Your SlideShare is downloading. ×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

TEDxCampos - Paulo Roberto Al-Assal - Desejo Humano

804

Published on

7 milhões de bocas para alimentar, pressões ambientais e geopolíticas, hábitos pouco saudáveis. Como responder ao caos do dia-a-dia-dia e se satisfazer ao mesmo tempo? Paulo Roberto Al-Assal relaciona …

7 milhões de bocas para alimentar, pressões ambientais e geopolíticas, hábitos pouco saudáveis. Como responder ao caos do dia-a-dia-dia e se satisfazer ao mesmo tempo? Paulo Roberto Al-Assal relaciona alimentação ao comportamento social e discute sobre o futuro desse mercado baseado nas tendências de consumo mundiais.

// MonkeyBusiness is an brazilian agency that is specialized in presentations. All our energy is focused on creating memorable slides, which hold the attention of your audience and express your ideas.

// MonkeyBusiness é uma agência especializada em apresentações. Toda nossa energia é focada em criar slides inesquecíveis, que prendem a atenção do seu público e vendem suas idéias.

www.monkeybusiness.com.br
www.macacosmebloguem.com.br
www.facebook.com/mkbusiness
www.twitter.com/mkbusiness

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
804
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide
  • Boa tarde. Antes de começar a minha palestra eu queria dizer que tenho orgulho de ser brasileiro, ter chefs e profissionais como os que temos, o 4º melhor restaurante do mundo e uma culinária maravilhosa. Sou especialista em Comportamento Humano e Movimentos Culturais e anualmente desenvolvemos uma pesquisa sobre o futuro da alimentação, Food Futures, que tem muita coisa bacana mas como tenho pouco tempo, trouxe um resumo dos pontos mais importantes.
  • A importância do tema é óbvia. É um mercado global de 3 Trilhões de dólares com um crescimento de 40% nos últimos 3 anos.
  • Afinal, somos 7 Bilhões de bocas para alimentar!
  • Protagonista de inúmeros programas de TV, aberta e fechada…capa constante de várias revistas como Veja, Isto É, Época, entre outras.
  • No ranking de livros mais vendidos do NY Times os 4 primeiros são sobre alimentação!
  • Encontrei mais de 50 documentários no iTunes sobre alimentação…para essa palestra, assisti a pelo menos 20 desses… Fiz um pequeno filme com uma edição do que vi de mais importante nos documentários e na nossa pesquisa.
  • São dados alarmantes, catastróficos, preocupantes, e totalmente relevantes. Mas a ideia aqui não é só abordar e mostrar o lado pessimista mas também trazer um panorama global do mundo da alimentação. É importante monitorar e entender para onde o mundo está indo, quais são os grandes condutores e, principalmente, qual é a resposta que o ser humano tem para esses drivers, ou seja, DESEJO HUMANO.
  • Alimentação é um assunto complexo, em tudo isso pudemos identificar 3 macro movimentos principais:
  • Vivemos tempos turbulentos, pressões ambientais, demográficas, geopolíticas, econômicas. Colapso total. As pessoas estão muito mais conscientes e informadas com relação a comida, de onde ela vem, como é produzida e como afetará sua saúde. E como estamos cada vez mais conectados, vamos exigir ainda maiores padrões de qualidade dos produtores de comida e das marcas. Cada vez desejam autenticidade, transparência, simplicidade e saudabilidade.
  • Falando em saudabilidade, nos anos 70, 18% dos homens no Brasil eram obesos. Hoje são 50%! Um dado preocupante é que entre crianças de 5 a 9 anos essa porcentagem também é alta. Em 1974, apenas 1,4% das crianças eram obesas, saltando para 16,6% em 2009
  • Infelizmente a previsão para casos de Diabetes também é pessimista. Em 2010 285 milhões de pessoas no mundo tinham diabetes. A previsão é que em 2030 tenhamos 430 milhões. O mais maluco é que 80% do tipo 2 de diabetes pode ser evitado apenas adotando uma dieta mais saudável e praticando atividade física.
  • Em 2012 teremos 520 mil novos casos de câncer no Brasil. 1,640,000 nos EUA! E 580 mil americanos morrerão esse ano da doença. Muitos desses casos tem relação com obesidade, falta de atividade física, e portanto poderiam ser evitadas. Entendo bem disso, pois tenho a ONG FUCK CANCER e lidamos com essa doença no dia a dia.
  • Com tudo isso e ainda o envelhecimento da população mundial, a consequência é o aumento da demanda e da produção de alimentos funcionais… Hoje já se existem ingredientes antioxidantes para doenças do coração, cosméticos, anti-stress, etc.
  • Se a busca é pela saudabilidade, claro que também esperamos o crescimento da procura por alimentos mais saudáveis, mas naturais, ou seja os orgânicos. Ainda existe uma grande confusão do que realmente é considerado orgânico e o que não é, além da percepção de que orgânico é muito mais caro. E globalmente, simplesmente ser orgânico já não é suficiente…tem que ser ético. E os consumidores estão demandando padrões altos de ética. Fairtrade e localismo são resultados desse desejo.
  • O Segundo macro movimento que vimos foi a busca pela PRATICIDADE: Estamos vivendo a era do excesso....excesso de estímulos, de informação...de escolhas. Alta competitividade, pressão para tudo quanto é lado, etc. No mercado de alimentação, chegamos no que chamamos de “Food Fatigue”: consumidores cansaram Tudo isso leva a uma percepção de que não temos mais tempo para nada...o famoso “tudo ao mesmo tempo agora”. Por isso, cresce também a busca pela PRATICIDADE. Até pouco tempo atrás, vista como uma contra tendência à Saudabilidade, a busca pela PRATICIDADE agora mudou. É a mistura do Prático com o Saudável...na medida do possível, claro.
  • Portanto tudo que for conveniente é muito bem vindo. Mais rápido, mais simples e mais barato. Descomplicação das receitas, dos utensílios para cozinhar, design minimalista dos produtos, dos menus, das embalagens, etc. Aplicativos: FOODSPOTTING, REAL ALE HUNTER que nos ajudam a encontrar restaurantes, produtos, confrarias, etc.
  • Com isso, o mercado de congelados também vai crescer a uma taxa anual de 4%. A previsão é de um mercado de 262 Bi em 2014. O que vimos é uma tendência a alimentos congelados mais saudáveis e mais premium. Um exemplo brasileiro e muito bacana é a Voilá!
  • O terceiro macro movimento é a busca pelo prazer, indulgência, o crescimento dos connoiseurs, o gourmet: Cozinhas gourmet em casa, cursos para virar um connoiseur, Gourmet Junk, Pop Up Gourmet ou Trucks, Festivais de comida Principalmente o prazer da convivência! Receber amigos em casa Professionais Amadores, Food Rituals, Slowing Down Food (design)
  • Esse é um exemplo muito legal...Um portal que vende ingredientes para os Profissionais Amadores que até então estavam disponíveis apenas para os Chefs
  • Até agora a gente viu os 3 macro movimentos com relação ao mercado de alimentos. Vamos falar de Futuro.
  • A gente olha para o futuro monitorando a cadeia de difusão da inovação. Desde os Criadores e Disseminadores de Tendências até aqueles que chamamos de Anti Inovadores. Fiz uma edição de 40 segundos das duas pontas e a relação com a comida. É bastante curioso…
  • Basicamente existem duas formas de inovar: Brand Driven que é a inovação através da essência da nossa marca e a Inovação a partir do desejo humano. O Ideal é que a consiga unir as duas coisas. Mas são poucas as marcas que conseguem unir as duas coisas, e as poucas que conseguem são consideradas inovadoras: Apple por exemplo.
  • Pensando nisso, a minha ideia foi trazer alguns movimentos ou desejos humanos para inspirar um pouco vocês e quem sabe podem ser oportunidades de inovação. Antes de entrar nos comportamentos, é fundamental pontuar os CONDUTORES ou DRIVERS, que estão levando a essas respostas do ser humano. Techno overload, crises, impessoalidade nas relações, sustentabilidade, falta de tempo, etc.. Mas principalmente o fato das pessoas estarem repensando o conceito de felicidade (entra smile)
  • O primeiro comportamento importante é a REVOLUÇÃO RURBANA: e as tribos que estão adotando esse comportamento são: Rurbanities e os DYI Foodies
  • É a busca pelo que tem de bom no mundo do campo, rural, porém nas cidades. Ser chamado pelo nome na vendinha da esquina, a vida mais tranquila do campo, alimentos mais naturais, orgânicos, Nature on Demand…até o mais extremo que é plantar sua própria comida! LATTE: Local, Autentico, Traceable, Transparent e Ético
  • O Segundo comportamento emergente é o Revivalismo.
  • Essa insegurança que a gente vem falando, leva a uma busca por suas raízes. Há um desejo por se retornar a um tempo onde tudo era mais vagaroso e menos tecnológico. A resposta das pessoas ao caos e colapso é através da busca por aquilo que é seguro…o passado… Também faz sentido tudo aquilo que é artesanal…o feito a mão. Produtos com herança, com uma história para contar. Esse consumidor é um connoisseur: quer saber a história por trás do que ele compra e quer se surpreender…ficar fascinado por essa história. Querem conhecer o criador, os bastidores, viver o processo, experimentar…ex: Mast Brothers Chocolate
  • O Terceiro e último é o que chamamos da Cultura do Convívio: O Social Networking virou Social NOTWORKING: tudo virou impessoal...tecnologizado, multi-tarefas, falta de tempo. Temos milhares de amigos online mas percebemos que precisamos de contato físico...de convívio, de relacionamentos menos superficiais e mais profundos. Crise econômica força a população a passar mais tempo em casa e buscar alternativas de lazer diferentes e mais baratas. Aqui no Brasil a violência... As pessoas agora estão mais interessadas em sua comunidade local, e o convívio que vem com ela...novas experiências Hoje elas estão interessadas em estar juntas, onde esquecem de seus trabalhos e partilham uma refeição juntas, compartilhando idéias. Eventos: ALIVE: ACCESSIBLE, LIVE, INTIMATE, VISCERAL, EXCLUSIVE Microfestivais, The city is a Theatre, Play with your food, Salon Culture, Face to Face networking, Participatory Dining
  • O Social Networking virou Social NOTWORKING: tudo virou impessoal...tecnologizado, multi-tarefas, falta de tempo. Temos milhares de amigos online mas percebemos que precisamos de contato físico...de convívio, de relacionamentos menos superficiais e mais profundos. Crise econômica força a população a passar mais tempo em casa e buscar alternativas de lazer diferentes e mais baratas. Aqui no Brasil a violência... As pessoas agora estão mais interessadas em sua comunidade local, e o convívio que vem com ela...novas experiências Hoje elas estão interessadas em estar juntas, onde esquecem de seus trabalhos e partilham uma refeição juntas, compartilhando idéias. Microfestivais, Face to Face networking, Participatory Dining
  • Para concluir...temos que refletir sobre esse momento caótico que estamos vivendo e principalmente como vamos responder e agir daqui para frente. O que me deixa mais aliviado depois de tudo isso que vimos é saber que as pessoas estão realmente arregaçando as mangas e mudando de atitude. Fazendo acontecer. A mensagem que gostaria de deixar é quando decidirem inovar...abrir um novo restaurante, lançar uma nova marca...que pensem nesses macro movimentos e pincipalmente no Desejo Humano. Só assim seremos relevantes e podemos, quem sabe, fazer a diferença.
  • ×