Estratégias de pesquisa na internet

1,332 views
1,266 views

Published on

Estratégias de pesquisa na internet

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,332
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
52
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Estratégias de pesquisa na internet

  1. 1. ESTRATÉGIAS DE PESQUISA NA INTERNET Mª José Romão Escola Secundária Miguel Torga
  2. 2. Para pesquisar na Internet podes recorrer a dois modos de pesquisa: pesquisa simples pesquisa avançada Para ambas, será sempre útil conhecer e aplicar a lógica matemática booleana.
  3. 3. A lógica matemática booleana permite efectuar diferentes combinações de: termos descritores palavras-chave assuntos é utilizada em algumas bases de dados e motores de pesquisa da Internet como o Google. a pesquisar
  4. 4. A ligação dos termos a pesquisar, através dos 3 operadores booleanos, fornece resultados bem diferentes: E restringe, afina, torna mais específica o nosso campo de pesquisa NÃO restringe também o campo de pesquisa OU alarga o campo de pesquisa
  5. 5. OPERADORES BOOLEANOS PORTUGUÊS INGLÊS SINAIS GRÁFICOS E AND + NÃO NOT - OU OR I
  6. 6. A maioria dos motores de pesquisa na Internet, tais como o Google ou o Altavista, encontra páginas que contêm todas as palavras registadas na caixa de pesquisa. Seguidamente, veremos como desenvolver uma pesquisa com o motor de busca que, de momento, parece ser o mais abrangente, o Google.
  7. 7. 1- Modo de PESQUISA SIMPLES na Internet 1.1. Pesquisa com o operador booleano AND deixando um espaço em branco entre os termos
  8. 8. TAREFA A REALIZAR: Procura informação sobre fontes de poluição. a) Digita os termos [fontes poluição]. Não precisas de digitar o operador booleano AND, já que motor de busca Google interpreta a tua pesquisa como se ele lá estivesse. b) Observa os resultados obtidos.
  9. 9. PESQUISA SOBRE FONTES DE POLUIÇÃO
  10. 10. Fica atento ao número de documentos recuperados com este modo de pesquisa.
  11. 11. TAREFA A REALIZAR Procura agora informação sobre fontes de poluição em Portugal. a) Digita as palavras [fontes poluição portugal] simplesmente com um espaço entre elas. (“Portugal” poderá ser digitado sem maiúscula, já que o motor de busca Google não faz essa distinção.) b) Observa os resultados obtidos.
  12. 12. PESQUISA SOBRE FONTES DE POLUIÇÃO EM PORTUGAL
  13. 13. RESULTADO: Foram encontrados todos os documentos que contêm simultaneamente os 3 termos.
  14. 14. RESULTADO DA PESQUISA Como podes constatar, comparando a primeira pesquisa com a segunda, o número de resultados diminui. Porquê?
  15. 15. Porque os documentos têm agora de conter forçosamente os três termos de pesquisa. Com este modo de pesquisa (com o operador booleano E) restringimos e tornamos mais específico o nosso campo de pesquisa.
  16. 16. 1- Modo de PESQUISA SIMPLES na Internet 1.2. Pesquisa com o operador booleano OU digitando a palavra OR em maiúsculas em inglês
  17. 17. TAREFA A REALIZAR Digita [fontes OR poluição] e observa os resultados obtidos.
  18. 18. PESQUISA com o operador booleano OR
  19. 19. RESULTADO: Foram encontrados todos os documentos com, pelo menos, um dos termos procurados. Desta forma, recuperaste mais documentos, apesar de nem todos serem sobre” fontes de poluição”
  20. 20. 1- Modo de PESQUISA SIMPLES na Internet 1.3. Pesquisa com o operador booleano NÃO digitando o sinal (-) antes de um termo
  21. 21. TAREFA A REALIZAR Procura documentos sobre fontes de poluição que não contenham o termo “água”. a) Digita [fontes poluição –água]. Não te esqueças de deixar um espaço antes do sinal (-). b) Observa os resultados obtidos.
  22. 22. PESQUISA com o operador booleano NOT (-)
  23. 23. RESULTADO: O motor de pesquisa apresenta-te todos os documentos que não incluem o termo precedido de (-). Foram recuperados documentos sobre diferentes tipos de poluição, mas o termo água não aparece.
  24. 24. 1- Modo de PESQUISA SIMPLES na Internet 1.4. Pesquisa com uma expressão entre aspas “ ”
  25. 25. TAREFA A REALIZAR Procura informação sobre fontes de poluição atmosférica. a) Digita [“fontes de poluição atmosférica”] e [fontes de poluição atmosférica]. b) Compara os resultados obtidos com as 2 pesquisas.
  26. 26. PESQUISA com aspas “ ”
  27. 27. RESULTADO: Só são recuperadas as páginas que contêm a expressão “fontes de poluição atmosférica” nessa combinação exacta.
  28. 28. PESQUISA sem aspas “ ”
  29. 29. RESULTADO: Ao digitares as palavras sem as aspas, consegues mais resultados. Só que estes não surgem exactamente como pretendias.
  30. 30. Cuidado com o recurso às aspas a precisão obtida poderá impedir a recuperação de um documento interessante.
  31. 31. MODO DE PESQUISA SIMPLES na Internet 1.5. Algumas notas sobre a pesquisa com o motor Google Particularidades Acentos Termos vazios Singular / plural Busca direccionada
  32. 32. TAREFA A REALIZAR Particularidades: o botão “sinto-me com sorte” Procura o jornal Público. Digita [público] e depois clica no botão “sinto-me com sorte”. Observa o resultado.
  33. 33. RESULTADO: Acedeste directamente à página do jornal. O botão “sinto-me com sorte” remete para os sites mais visitados sobre esse assunto.
  34. 34. TAREFA A REALIZAR Particularidades: ferramentas de idiomas Procura informações sobre fontes de poluição. Clica em ferramentas de idiomas do lado direito da caixa de pesquisa. Digita [fontes de poluição] e observa os resultados. RESULTADO: Esta ferramenta traduz textos ou páginas da Internet.
  35. 35. Particularidades: roda mágica Procura informações sobre poluição. Digita [poluição] na caixa de pesquisa. Quando surgirem os resultados, clica em “mais opções” na barra vertical, do lado esquerdo, e depois em “roda mágica”. Observa os resultados. CLICA AQUI
  36. 36. PESQUISA com a roda mágica
  37. 37. Ao clicar num termo, a roda desenvolve-se em novas ramificações. Os resultados surgem na coluna à direita da roda.
  38. 38. Funções da roda mágica:  permite realizar pesquisas sobre termos associados;  ajudar a estruturar e enriquecer a pesquisa;  oferece uma representação global dos resultados (termos, noções, acontecimentos…);  afina a pesquisa em alguns pontos e alarga-a noutros;  suscita a reflexão antes de prosseguir a pesquisa;  permite especificar uma palavra ou um conceito;  facilita as associações de ideias, convida a explorar noções conexas e assuntos relacionados;
  39. 39. Particularidades: a linha cronológica Procura informações sobre poluição. Digita [poluição] na caixa de pesquisa Quando surgirem os resultados, clica em “mais opções” na barra vertical e depois em “linha cronológica”. Observa os resultados.
  40. 40. Pesquisa com a linha cronológica
  41. 41. TAREFA A REALIZAR Acentos: Digita [papa] e observa os resultados. Agora, procura [papá]. Observa as diferenças entre a 1ª e a 2ª pesquisas. Digita [+papa -papá]. Que resultados obténs?
  42. 42. RESULTADO: O Google não considera acentos. Se quiseres indicar que esta distinção é importante, coloca o sinal de (+) imediatamente antes do termo que procuras.
  43. 43. TAREFA A REALIZAR Termos vazios: Podes digitar o sinal (+) antes de termos vazios (o, a, os, as, um, uma, uns, umas, com, sobre, em, no, na, etc.) para forçar a pesquisa a incluir esses termos.  Experimenta e verifica a diferença com e sem o sinal (+). Singular / plural: Para encontrares documentos que contenham os termos quer no singular quer no plural, digita OR entre os termos. Ex. direito OR direitos.  Experimenta e verifica a diferença com e sem o operador OR.
  44. 44. TAREFA A REALIZAR Pesquisa direccionada para: imagens; vídeos; mapas; notícias; livros e mais. Digita [fontes de poluição]. Clica em vídeos e observa os resultados da tua pesquisa.
  45. 45. 2- Modo de PESQUISA AVANÇADA na Internet Determinados motores de pesquisa, tais como Google e Altavista, fornecem ainda um modo pesquisa avançada. Recorrem aos operadores booleanos no formulário onde podes registar os termos que procuras. Também podes escolher a língua, a data, a região, o tipo de ficheiro, etc., na definição da tua pesquisa.
  46. 46. Para obteres ainda melhores resultados:  Prepara antecipadamente a tua pesquisa na Internet. Como?
  47. 47. TAREFA A REALIZAR Supõe que queres fazer um trabalho sobre os direitos humanos. Começa por registar 3 conjuntos de palavras que corresponderiam a uma página perfeita para iniciar a tua pesquisa.
  48. 48. Palavras indispensáveis à tua pesquisa, que desejas mesmo encontrar nos teus resultados. Palavras aceitáveis que também podem aparecer nas páginas que procuras (sinónimos ou termos relacionados). Palavras que não queres recuperar. Aquelas que têm probabilidades de aparecer, mas que preferes rejeitar, porque se afastam do teu tema.
  49. 49. A roda mágica pode ajudar-te nesta fase do trabalho: facilita as associações de ideias; convida a explorar noções conexas e assuntos relacionados.
  50. 50. Uma vez o teu quadro elaborado, clica em pesquisa avançada no motor de busca:
  51. 51. TAREFA A REALIZAR Digita os termos que constam do teu quadro e acrescenta ainda dois parâmetros de pesquisa:  a data (por ex. páginas apresentadas no último mês)  o domínio (páginas de uma entidade governamental: -gov)
  52. 52. Resultado da pesquisa avançada Resultado da pesquisa avançada : Apenas 6 resultados! Como vês, quanto mais específicas forem as condições de pesquisa, mais probabilidades terás de não te afastares muito do tema que procuras investigar.
  53. 53. Se não obtiveres resultados suficientes, deves então fazer o contrário, ou seja, não colocares tantas condições à tua pesquisa. Neste exemplo, o facto de ter pedido páginas publicadas no último mês, e por uma entidade governamental, contribuiu certamente para reduzir o número de resultados.
  54. 54. BIBLIOGRAFIA Dodge, B. Four NETS for Better Searching. actual. 22 Jan. 2008. [Consult. 17 Out. 2010]. Disponível em http://webquest.sdsu.edu/searching/fournets.htm Google - Pesquisa Avançada. 2010. [Consult. 17 Out.2010] Disponível em http://www.google.com/advanced_search

×