5º P - Propaganda Marketing Digital

  • 708 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
708
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
17
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. MARKETING DIGITAL Profª. Maria Alice Jovinski Google Adwords
  • 2. PROMOÇÃO ONLINE  3 principais desejos do consumidor: 1. Informação  A ação deve informar sobre a oportunidade única disponível somente pela Internet.  A oferta pode estar associada diretamente ao produto, ou relacionada a alguma outra ação atraente para o público-alvo.
  • 3. PROMOÇÃO ONLINE  3 principais desejos do consumidor: 2. Entretenimento  A ação deve fazer com que o consumidor participe e se envolva em algum tipo de evento.  Os sorteios parecem atraentes, mas são muito estáticos para a Internet. Uma competição, uma gincana, ou um jogo geram resultados mais interessantes.
  • 4. PROMOÇÃO ONLINE  3 principais desejos do consumidor:  3. Relacionamento  A ação deve envolver a rede de relacionamento do consumidor.  Deve explorar de forma consciente a rede social a qual o consumidor pertence.  O consumidor deve se sentir importante, na medida que a promoção valoriza não só ele, mas também seus amigos.
  • 5. PLATAFORMAS OPERACIONAIS  Twitter promo  Metodologia e ferramenta que permite lançar ações promocionais no Twitter, utilizando a capacidade viral da rede.  Com ela, transformamos a oferta da promoção em uma competição onde o consumidor divulga a própria promoção, e ganham aqueles que trouxerem mais visitas ao site da promoção.  Assim o consumidor se envolve em uma promoção, informando seus amigos de uma oportunidade imperdível, e ao mesmo tempo se beneficia dela, sendo premiado pela divulgação.
  • 6. PLATAFORMAS OPERACIONAIS  Pollgate ( www.pollgate.com )  Uma rede social baseada em enquetes multimídia sobre diversos assunto.  Com ele uma empresa pode promover um produto ou serviço a partir de enquetes, a serem respondidas pelos internautas.  Além disso, é possível criar uma competição premiando aqueles que criarem uma pergunta relacionada ao produto e tiverem mais respostas
  • 7. PLATAFORMAS OPERACIONAIS  Meetango ( www.meetango.com )  Uma rede social onde o usuário informa “O que deseja fazer” – como assistir a um filme, ir a um show de rock, a uma exposição de arte – e encontra na rede alguém interessado em fazer a mesma coisa.  Trata-se de um novo conceito de “future activity streaming”.  Com ele é possível a promoção de eventos, onde os consumidores conseguem acompanhantes ou turmas para ir a Shows, ou a promoção de experiências com o produto, onde os consumidores montam seu próprio grupo de degustação ou experimentação.
  • 8. PLATAFORMAS OPERACIONAIS  Estilook ( www.estilook.com )  Rede Social para amantes e profissionais da Moda e Estilo, onde o consumidor mostra seu próprio estilo.  Nele a empresa pode criar uma promoção onde os consumidores publicam fotos de como usar o produto, e os melhores “Looks”, que são votados pelos próprios consumidores.  Além da promoção e da premiação, a rede ainda possibilita se entender as formas mais populares de uso dos produtos.
  • 9. PLATAFORMAS OPERACIONAIS  Go Zub ( www.gozub.com )  Rede Social que permite implantar em uma promoção o “estilo Twitter”.  Com ele a empresa pode se utilizar da infra-estrutura do Gozub, com seu próprio logo, e promover uma campanha promocional para seus clientes, integrada ou não ao Twitter.
  • 10. AÇÕES PROMOCIONAIS BÁSICAS Pesquisa Banners Vídeos Jogos Online
  • 11. AÇÕES PROMOCIONAIS BÁSICAS  Pesquisa  As mídias e veículos na Internet são mais dispersos e pulverizados, foque nos veículos menores, como sites dedicados ao seu consumidor e blogs.
  • 12. AÇÕES PROMOCIONAIS BÁSICAS  Banners  Para uma pequena empresa os banners são uma boa opção.  Crie um banner interativo para seu negócio.  Crie algo diferente e que chame realmente a atenção.  Não faça somente um banner: crie uma peça que atraia o consumidor e o leve a interagir com ela.  Desenvolva esse banner nos principais formatos disponíveis nos sites;  Reserve uma parcela de sua verba mensal de publicidade, que considere aceitável para sua empresa, e use-a na veiculação de banners.  Eles podem ser veiculados diretamente nas mídias de sua lista ou pela rede de conteúdo do Google AdWords.
  • 13. AÇÕES PROMOCIONAIS BÁSICAS  Vídeos  Crie vídeos sobre seu negócio. Não pense em publicidade de seus produtos. Pense em vídeos que reflitam os interesses de seu consumidor em relação a seu negócio.  Pense em educar, entreter ou divertir.  Veicule esses vídeos no YouTube e acompanhe os resultados.  Reproduza os vídeos em seu site ou blog, utilizando as ferramentas do YouTube.
  • 14. AÇÕES PROMOCIONAIS BÁSICAS  Jogos Online  Se o público jovem faz parte de seu mercado consumidor, invista na criação de um bom jogo online.  Divulgue o jogo nas redes sociais e ferramentas de comunicação, como o skype.
  • 15. CASES DE AÇÕES PROMOCIONAIS ONLINE  Spoleto, Porta dos Fundos  O vídeo faz uma engraçada crítica ao serviço da rede, em que o humorista Fábio Porchat interpreta um atendente da rede Spoleto que pressiona os clientes a escolher rapidamente os ingredientes. O sucesso motivou a criação de várias sequências e, de quebra, ajudou a popularizar a produtora em que Porchat é sócio, o Porta dos Fundos. Para Tourinho, esse foi o case mais completo de sucesso. “A Spoleto soube surfar a onda que estava se formando nas redes sociais e se integrou a essa linguagem de forma honesta e desnuda. Eles entenderam o que estava acontecendo e não quiseram comprar um sucesso investindo milhões no YouTube”, afirma. De acordo com Tourinho, a Spoleto entendeu que deveria assimilar o golpe e corrigir a rota com a mesma linguagem das redes sociais, em vez de fazer uma campanha muito cara e tradicional de reconstrução de imagem.
  • 16. CASES DE AÇÕES PROMOCIONAIS ONLINE  Dove Retratos da Real Beleza  Conduzida por publicitários brasileiros, a campanha global da Unilever para o sabonete Dove mostra várias mulheres sendo retratadas por um desenhista forense, baseado nas descrições das próprias mulheres e de outras pessoas. Quando comparados, os retratos mais bonitos eram os descritos por terceiros, revelando que as mulheres são muito críticas em relação à própria imagem. A campanha é a de maior audiência entre vídeos publicitários da história do YouTube. “O Dove tem a característica de enaltecer a beleza real, o que é emocional, e já direciona suas campanhas para as redes sociais. Não dá para fazer uma peça de três, quatro minutos, para a TV”, diz o publicitário Paulo Castro, sócio da agência Staff Brasil.
  • 17. CASES DE AÇÕES PROMOCIONAIS ONLINE  Vivo, Legião Urbana  A operadora Vivo criou um vídeo para a campanha de Dia dos Namorados de 2011 baseado na música Eduardo e Mônica, do grupo Legião Urbana. O videoclipe conta a história da música, com o popular casal se conectando em momentos importantes por meio de celulares e tablets. “A música e os aparelhos móveis são as coisas que mais se integram à internet, o que, somado ao sentimento de simpatia pela canção, fez o vídeo decolar”, diz Tourinho.
  • 18. CASES DE AÇÕES PROMOCIONAIS ONLINE  Sport Club do Recife, Fãs Imortais  A campanha do Sport Club do Recife para a doação de órgãos garantiu a adesão de mais de 51 000 torcedores do clube ao cadastro de doadores de Pernambuco e fez com que a lista de espera de doadores na região metropolitana do Recife fosse zerada. Segundo Virgílio Alexandre, a campanha teve o mérito de usar a paixão das pessoas por seu clube para uma finalidade social. “Se os usuários já compartilham naturalmente conteúdos sobre seu time, foi uma ação ainda mais forte o apelo a uma ação social, o que tornou o vídeo um sucesso”, afirma Alexandre.
  • 19. CASES DE AÇÕES PROMOCIONAIS ONLINE  Ponto Frio no Twitter  Um case de uso do Twitter para engajar usuários e, ao mesmo tempo, fazer vendas é o perfil @pontofrio, no Twitter, que soma mais de 200 000 seguidores. O perfil relaciona temas muito discutidos no microblog com ações comerciais da rede de varejo. “Quando todo mundo discutia a gravidez da Paloma, na novela das 9, o Ponto Frio publicou uma mensagem de parabéns e, ao mesmo tempo, um link para um saldão de fraldas”, diz Alexandre. Para o especialista, o perfil explora com sucesso a ideia de participar das conversas dos usuários, de forma pertinente e bem- humorada. “O anunciante não pode ser invasivo demais”, afirma.
  • 20. GOOGLE ADWORDS  Funciona como um leilão de palavras-chave, no qual palavras mais disputadas possuem um preço maior;  Quando uma campanha é criada, são escolhidas primeiramente quais palavras-chave serão selecionadas e o valor que você aceita pagar por estas palavras;  Uma boa estratégia consiste em conseguir descobrir as melhores palavras chave ao melhor custo possível para seu nicho de mercado;  O maior diferencial é que você só paga pelos anúncios que são clicados, independente do número de veiculações (Pay Per Click);
  • 21. SISTEMA PAY PER CLICK (CUSTO POR CLICK)  No leilão de palavras-chave são avaliados vários fatores, o principal é o índice de qualidade do anúncio de AdWords;  O índice de qualidade é composto da seguinte forma:  Quantidade de cliques no anúncio – CTR – Aproximadamente 55% do peso;  Relevância do anúncio – palavras chave, linguagem, contexto – Aproximadamente 30% do peso;  Qualidade da página de destino – conteúdo relevante e original – Aproximadamente 15% do peso;
  • 22. SISTEMA PAY PER CLICK (CUSTO POR CLICK)  Para ter um índice de qualidade alto não é difícil, pensando pelo lado lógico é o seguinte, o google quer que seu anúncio seja o mais relevante possível para te atribuir um score mais alto;  Para ser mais relevante tem-se de segmentar o máximo possível a campanha e para cada variação de palavra-chave é necessário:  Usar a palavra-chave no título do anúncio;  A landing page (página que o anúncio redireciona) ser diretamente relacionada a palavra-chave;  O título do anúncio igual ao começo do título do seu site;  No conteúdo do seu site, estar as palavras utilizadas no anúncio;  Fórmula no Título: palavra-chave + descrição curta;  Usar negative keywords para deixar ainda mais focado seu anúncio. Esta prática garante que apenas tráfego relacionado será atraído pelo anúncio;
  • 23. CLASSIFICAÇÃO DOS ANÚNCIOS  É determinada pelo lance do anunciante vezes a qualidade do anúncio:  Lance Máximo x Índice de qualidade = Rank  Exemplo: Lance Máximo Índ. de Qualidade Rank Posição 3,00 X 3 = 9 2º Lugar 2,00 X 6 = 12 1º Lugar
  • 24. VALOR DO CLICK  Supondo que 3 pessoas – com diferentes índices de qualidade – deêm o mesmo valor de lance o preço do anúncio será o valor do anunciante de baixo dividido pelo valor do seu índice de qualidade;  Como só existem 3 anunciantes, o valor pago pelo terceiro anunciante é o valor mínimo determinado para este leilão; Lance Máximo Índ. de Qualidade Rank Custo por Click 4,00 X 8 = 32 24 / 8 = 3,00 4,00 X 6 = 24 12 / 6 = 2,00 4,00 x 3 = 12 Preço mínimo
  • 25. AUMENTO DE ÍNDICE DE QUALIDADE  Se um dos anunciante tem um aumento em seu índice de qualidade é divido o rank do concorrente, seu custo por click reduz (desconto);  Vamos supor que o melhor anunciante passou de 8 para 10: Lance Máximo Índ. de Qualidade Rank Custo por Click 4,00 X 10 = 40 24 / 10 = 2,40 4,00 X 6 = 24 12 / 6 = 2,00 4,00 x 3 = 12 Preço mínimo
  • 26. TIPOS DE CAMPANHA  O tipo da campanha indica para qual rede o anúncio será voltado;  Redes de Pesquisa e Display: o anúncio será exibido na Rede de Pesquisa do Google, que inclui a Pesquisa do Google, o Google Shopping, o Google Maps e os sites de pesquisa parceiros do Google como a AOL, e na Rede de Display do Google, que inclui sites e aplicativos parceiros do Google e sites do Google como Gmail, YouTube, Blogger e Google Finance;  Apenas Rede de Pesquisa: o anúncio será exibido nos sites da Rede de Pesquisa do Google, incluindo Pesquisa do Google, Shopping, Google Maps, Imagens e Grupos, bem como nos resultados de pesquisa em sites parceiros do Google, como AOL;  Apenas Rede de Display: o anúncio será exibido na rede de websites parceiros do Google, bem como em sites do Google, como Gmail, YouTube, Blogger e Google Finance;
  • 27. REDE DE DISPLAY E PESQUISA  Rede de Pesquisa  Baseada no trabalho com palavras-chave, ou seja, o usuário está buscando por algo, por um termo de pesquisa, por uma palavra-chave, e então, de acordo com o tema procurado por ele os anúncios serão exibidos na página de pesquisa;  O Google define de acordo com o contexto e segmentação de mercado, qual é o melhor momento para o anúncio ser exibido;  Rede de Display  Constituída por uma série de sites parceiros do Google que exibem anúncios em formato de texto, em formato gráfico ou em vídeo;  Foco no contexto/tema gerado;  O gerente AdWords escolhe especificamente, com base no público-alvo o canal que deseja que os anúncios sejam exibidos;
  • 28. LANCE E ORÇAMENTO  Gasto diário real – varia e pode ser até 20% superior a seu orçamento diário para ajudar sua campanha a alcançar seu potencial;  Limite de cobrança mensal - se o orçamento diário for de R$10,00 durante o mês inteiro, você não receberá uma cobrança maior do que R$304,00 (orçamento diário de R$10,00 * 30,4 da média de dias por mês) naquele mês;
  • 29. DEMAIS CONFIGURAÇÕES  Dispositivos;  Locais;  Extensões dos anúncios:  Informações de local;  Vários links para as seções do site;  Número de telefone para chamadas;  Aumentar a relevância social com associação ao Google+ ;
  • 30. DICAS PARA ANÚNCIOS  A estrutura do anúncio no Adwords  Título: a primeira linha do anúncio, com tamanho máximo de 25 caracteres;  Descrição: as duas linhas de texto logo abaixo, com tamanho máximo de 35 caracteres cada;  URL de visualização: esse é o endereço “fictício”, mais curto, que aparece em verde, com no máximo 35 caracteres;  URL de destino: esse é o endereço real onde o usuário vai ser direcionado após clicar no link;
  • 31. DICAS PARA ANÚNCIOS  Produção do anúncio  A melhor forma de obter sucesso em um anúncio é dizer: “esse anúncio é pra você”;  Colocar a palavra-chave exata da busca no anúncio gera melhores resultados;  Título do Anúncio  Chame pelo público (ex: software para contadores);  Vá na ferida (ex: problemas com Internet?);  Seja provocador (ex: cansado da sua TV?);  Desperte a curiosidade (ex: descubra o segredo das vendas);  Faça uma promessa (ex: fique rico em um mês);  Ofereça uma informação (ex: como cozinhar melhor );
  • 32. DICAS PARA ANÚNCIOS  Linhas de descrição  O objetivo é apenas atrair o clique, demais informações estarão em seu site;  Formas de atrair o clique:  Descrição de recursos e funcionalidades;  Benefícios claros e concisos;  Mostre algo em que você é diferente;  Depoimento ou indicador de status;  Chamada atraentes(Faça download!);  Frase que definam a região do público-alvo;  Promoção;
  • 33. DICAS PARA ANÚNCIOS  URL de visualização  Segunda linha mais importante no seu anúncio;  Sintetize o benefício e a função principal da oferta que você tem para o usuário depois do clique;  URL de destino  Redirecione o usuário para uma página que tenha exatamente o que ele procura e que tenha total relação com o anúncio;  Redirecionar para página principais não é fornecer informação ao usuário;
  • 34. DICAS PARA ANÚNCIOS  Política Google  O Google possui uma política editorial e não aceita que determinados tipos de anúncio sejam exibidos;  Espaçamento: deve haver espaçamento adequado entre as palavras e depois de pontuação;  Pontuação e símbolos: a pontuação não pode ser usada para atrair a atenção do usuário. O título do anúncio não pode conter ponto de exclamação, e o anúncio pode conter apenas um ponto de exclamação no total;  Repetição: a mesma palavra não pode se repetir três vezes ou mais em uma linha;
  • 35. DICAS PARA ANÚNCIOS  Política Google  Linguagem imprópria: os anúncios, incluindo a URL de visualização, não podem conter linguagem considerada inadequada ou ofensiva para alguns usuários;  Frases inaceitáveis: certas frases de chamariz não podem aparecer nos textos do anúncio se não descreverem o produto, serviço ou website. Por exemplo, uma frase genérica como “clique aqui” não é permitida;  Uso de superlativo: superlativos são palavras que enfatizam a superioridade. Para que os usuários sintam que são tratados de maneira honesta e confiável, o texto do anúncio não pode conter frases comparativas ou subjetivas, como “O melhor” ou “Número 1″, a menos que o produto ou serviço seja avaliado por um terceiro. Essa avaliação deve estar claramente visível em seu website. Por exemplo, se um anúncio declara que um site é o “Melhor da web”, o site deve exibir a avaliação dessa declaração por terceiros;
  • 36. ROTEIRO PARA CAMPANHA ADWORDS  Escolha uma oferta do seu site  Toda boa campanha inicia com uma boa oferta ou idéia;  Defina qual é a oferta que será promovida na campanha;
  • 37. ROTEIRO PARA CAMPANHA ADWORDS  Separe as palavras chave relacionadas à oferta  Relembre as palavras-chaves definidas nas etapas de pesquisa e projeto;  Aproveite para conferir a coluna do Custo por Clique médio (CPC) e veja se não há nenhuma dessas palavras chave onde esse custo excede um valor razoável para o qual ainda faz sentido para a empresa comprar o anúncio. Se tiver muito acima, deixe essa palavra-chave de lado;
  • 38. ROTEIRO PARA CAMPANHA ADWORDS  Verifique a concorrência das palavras-chave em Ferramentas e análise / Ferramenta de palavras-chave:
  • 39. ROTEIRO PARA CAMPANHA ADWORDS  Agrupe as palavras chave similares  Essa tarefa é importante para poder criar anúncios diferentes que reflitam o mais próximo possível o texto da pesquisa que o usuário digitou no Google. A recomendação geral é que cada grupo contenha no máximo quatro palavras chave;  Exemplo de grupos:  Grupo 1: como criar (...) como enviar (...) como incorporar (...)  Grupo 2: curso de (...)  Grupo 3: relacionamento (...)
  • 40. ROTEIRO PARA CAMPANHA ADWORDS  Crie os anúncios para cada grupo  Os anúncios devem reflitam o máximo possível o que o usuário estava desejando quando fez a busca no Google;  Recomenda-se criar pelo menos dois anúncios para cada grupo para facilitar a otimimização futura da campanha, pois possibilitará identificar a causa de uma determinada palavra chave não estar com bom desempenho;
  • 41. ROTEIRO PARA CAMPANHA ADWORDS  Configurando as informações de pagamento  Para configurar as informações de pagamento da empresa entre no Google Adwords com a sua conta criada, clique na aba Faturamento, e selecione a opção “Preferências de Faturamento”;  Com cartão de crédito a conta é ativada automaticamente e com boleto demora um pouco mais para processar o pagamento;
  • 42. ROTEIRO PARA CAMPANHA ADWORDS  Crie e e ajuste as configurações iniciais da campanha  A opção mais simples é o “Lance automático para tentar maximizar os cliques para seu orçamento-alvo”.  Atente para marcar a opção “Limite de lance de CPC” e colocar um valor para lance máximo;  Para ter uma noção do valor a ser pago, relembre suas palavras-chave e verifique o custo médio das palavras e defina um limite um pouco maior que esse valor;  Os limites são importantes no começo, enquanto não se sabe bem qual vai ser o resultado de cada palavra e ainda não foi feita nenhuma otimização;
  • 43. ROTEIRO PARA CAMPANHA ADWORDS  Integrar as contas do Google Analytics e Google Adwords  É importante garantir que as contas do Google Analytics e do Google Adwords estejam integradas para que se possa acompanhar com mais detalhes os resultados dos investimentos nas campanhas;
  • 44. AÇÃO PROMOCIONAL TSI  Atividade em grupo de até 5 integrantes.  Valor: 2,0  Entrega 02/10  Criar um hangout de 5 min sobre o curso (pelo menos 1 vídeo);  Criar um banner de anúncio do lançamento do site do curso (960x430 px)  Próximo passo: viralizar esses materiais
  • 45. ROTEIRO VÍDEO  Apresentação do curso  Principais conhecimentos adquiridos a partir das disciplinas  Localização e infraestrutura  Mercado de trabalho
  • 46. BANNER 960X430 PX  GRUPO 01  Video  Viviane  Cesar R.  Rubens  Jackson  Marina  Bruno  Cleverson  GRUPO 02  Banner  Rafael  Marcelo  Tiago  Willian  Guilherme  GRUPO 03  Banner  Lucas  Luis  Cesar K.