Uma escola fantástica ecrama-pdf

2,859 views
2,793 views

Published on

Relato de experiências entre escolas.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,859
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,626
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Uma escola fantástica ecrama-pdf

  1. 1. PROGRAMA SABERES DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSE Relatório da visita a escola - ECRAMA Profesp – Raimundo Mizael Gonçalves da Luz Disciplina- Matemática UMA ESCOLA FANTÁSTICA - ECRAMAContinuando com a formação da primeira turma de educandos na área deEducação do Campo do Projeto Projovem Campo Saberes da Terra Bragança,já em fase de conclusão haja vista que estamos trabalhando o Módulo V.Fizemos uma visita em uma escola de mesma filosofia e metodologias educacionais, um centro educativo de valores didáticos pedagógicos no qual qualquer educador gostaria de atuar e desenvolver suas habilidades na formação jovens filhos de agricultores familiares, camponeses de nossa região. Com uma estrutura física de primeira qualidade localizada em uma fazenda cercada de verde e um conforto térmico excelente. A ECRAMA é uma Escola Comunitária Rural que surgiu da necessidade quefilhos de agricultores da região domunicípio de Santa Luzia tinham paraestudarem e trabalharem em função dadistância entre suas roças e a escola.Após fundarem uma Cooperativa, dentrodesta, a ideia foi tornando-se maisdivulgada os agricultores familiares nãodispõem finanças suficientes paracontratarem trabalhadores, seus filhos emembros das famílias são a mão de obra,porém perdem seus estudos, muito cedo param de estudar em razão de suasustentabilidade.
  2. 2. Sócios da cooperativa juntamente com educadores fundaram a escola Ecrama,que funciona em regime de internato, os educandos que no inicio eramsomente filhos de sócios ficam 15 dias na escola e quinze em suas casas paraajudarem seus pais com os trabalhos.No ambiente escolar, trabalha-se a filosofia de sustentação produzindo: feijão, arroz, milho, mandioca, frutas. Os alunos divididos em grupos desenvolvem projetos diversos dentro da agronomia e agroecologia, promovendo assim uma saudável competição no trato e no desenvolvimento dos pequenos projetos orientados por professores oriundos do quadro de funcionários do estado ou do município de Santa Luzia,(Km 47, rodv. Pará-maranhão), que prestam serviços na escola em parceriacomo cooperantes. De inicio segundo o missionário italiano Vicente Coordenador e donaLucia coordenadora Pedagógica e Monitora, a parte de agropecuária eratrabalhada com gado de corte hoje, porém, mudaram para gado de leite omotivo da mudança foi o aproveitamento de todos os derivados vindo dasvacas como: leite, queijo, yogurt naturale doce-de-leite, que são consumidosinternamente e também vendidos, parao ressarcimento das despesas com osprodutos. A Engenheira Agrônoma Cencetti(Cooperante), italiana da cidadeFlorença, trabalha a parte de agronomiae também auxilia no laboratório deinformática com aulas para os internos. Um de seus projetos é o de enxertia demangas, registrado pelo educador Mizael Luz, (ver vídeo).http://youtu.be/ZWvzKJ9EKUw Tudo indica que esse projeto vai ser mais um sucesso junto aos demaisdesenvolvidos da escola.Quantos ao andamento da visita quase tudo ocorreu como planejado, excetoalguns ajustes de cronograma, tivemos o encontro de troca de saberes. OPrograma Projovem Campo Saberes da Terra foi apresentado pelosprofessores do projeto; Mizael Luz e Jardel como, boas-vindas o Sr. Vicente fezas devidas apresentações fazendo assim a integração entre os educandos e
  3. 3. ducadores. A rotina dos alunos do Ecrama foi alterado um pouco mas, nadaque prejudicasse de forma didática nossos anfitriões.Após o almoço alunos divididos em grupos fizeram as devidas apresentaçõesdos projetos desenvolvidos por eles na escola em seu tempo-escola. Com informações precisas percorremos cada uma dos mesmos. Um dos quais chamou a atenção foi o de enxertia de manga, orientado pela Eng. Agronoma italiana, Tania Cencetti, mostrado em fotos e vídeos. Como não podia deixar de ser a diversão faz parte da educação destes jovens, fomos convidadosamistosamente para um pequeno torneio de futebol do qual saímos com trêsvitórias à quatro sobre o time que representava a ECRAMA.A noite houve uma dinâmica cultural com apresentações de cantos danças epiadas, um bingo em prol da formatura dos educandos foi jogado fazendo parteda dinâmica. Uma boa noite de sono e pela manhã café da manhã e retornoaté Bragança.

×