As tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
3,705
On Slideshare
3,705
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
64
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. As Tecnologias deInformação e Comunicação na Saúde 1º Período de Enfermagem Acadêmicas: Luana e Markiany
  • 2. Tecnologias da informação e comunicação na saúde A introdução de tecnologias da informação e comunicação (TIC), no âmbito dos sistemas de saúde, nas suas diferentes dimensões e níveis de ação, produzem potenciais benefícios para os cidadãos e para os prestadores dos serviços. A utilização de tecnologias de informação e comunicação no campo da saúde constitui-se como um elemento essencial para a promoção de modos de relacionamento mais seguros, acessíveis e eficientes com os cuidados de saúde. Também ao nível da eficiência econômica e do controle da despesa pública, a introdução de novas tecnologias da informação e da comunicação, no contexto dos sistemas de saúde, desempenha um papel preponderante .
  • 3. Sistema de Informação e comunicação na Saúde São sistemas formais e tecnológicos utilizados em contexto institucional na área da saúde, para fins de prestação de cuidados de saúde ou para fins administrativos ou de gestão, tanto em hospitais, públicos e privados, como em clínicas, consultórios, farmácias, prestadores de serviços relacionados com exames auxiliares de diagnóstico, serviços de enfermagem e de terapias de apoio aos tratamentos, entre outros não descritos.
  • 4. Sistema de Informação e comunicação na Saúde Possui uma ferramentas personalizada para os pacientes, tais como: o registro eletrônico, a telemedicina, e todo um conjunto de instrumentos de base tecnológica desenhadas para a prevenção, diagnóstico, tratamento, monitoramento e gestão da saúde do paciente.
  • 5. Sistema de Informação e comunicação na Saúde Os sistemas de informação em saúde incluem todos os procedimentos necessários à criação, gestão, atualização e utilização dos registros eletrônico dos utentes, necessários ao exercício dos profissionais de saúde. Estes registros permitem que os profissionais de saúde tenham em tempo útil e com segurança todas as informações de caráter pessoal e médico dos pacientes, que facilitem a avaliação, o tratamento, e a prescrição médicas.
  • 6. Sistemas Implantados Agenda Possibilita a marcação de consultas no médico de família, por meios não presenciais, com recurso a plataformas tecnológicas multicanal (Internet, telefone, sms, etc.), envolvendo os serviços de saúde dos cuidados primários (centros de saúde, unidades de saúde familiares –USF). SIGIC (Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia) permite que utentes inscritos para cirurgia consultem a sua situação através da Internet, ou seja, é possível a qualquer pessoa em lista de espera para cirurgia, saber da sua situação na respectiva lista através da Internet.
  • 7. Sistemas Implantados RSE A criação de um registro de saúde eletrônico dos cidadãos, que permite aos profissionais de saúde o acesso à informação clínica relevante para a prestação de serviços, independentemente do momento e local da sua prestação, poderá contribuir de modo significativo para a qualidade e celeridade da prestação do serviço ao utente. WEBSIG Plataforma web assente num sistema de informação geográfica, que disponibiliza os Indicadores e Metas do Plano Nacional de Saúde (PNS) sob a forma de mapas e tabelas.
  • 8. ExemplosPrograma Nacional de Telessaúde Foi criado em 16 de março de 2006. Instrumento que usa a tele consultoria como apoio às Equipes de Saúde da Família, para aperfeiçoar a qualidade e eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS), a Telessaúde permite que as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) contatem os centros de referência, por meio da internet, para trocar informações sobre os casos, evitando muitas vezes o deslocamento de pacientes. O programa também possibilita o acesso a cursos de capacitação aos profissionais a partir da utilização de multimeios (biblioteca virtual, videoconferência, canais públicos de televisão.
  • 9. ExemplosUna - SUS Apresenta a proposta de usar a tecnologia para qualificar os profissionais de saúde. É uma rede colaborativa de instituições acadêmicas, serviços de saúde e gestão do SUS destinada a atender as necessidades de formação e educação permanente. A rede serve para que os profissionais de saúde tenham acesso a cursos à distância. Já participam da rede 11 universidades públicas e duas Secretarias Estaduais de Saúde. A rede funciona por meio do intercâmbio de experiências, cooperação para desenvolvimento e implementação de ações educacionais mediadas por tecnologias interativas, compartilhamento de recursos educacionais e apoio tutorial ao processo de aprendizagem em saúde.
  • 10. Saúde e Robótica Telemedicina O robô cirurgião pode operar como um médico cirurgião na mesma sala ou em outro hospital ou em outra cidade ou em outro país. Isso é chamado de téle-presença do médico cirurgião. A tele-presença tem aplicações militares, por exemplo, em feridos no campo de batalha, que podem ser operados por um médico cirurgião no hospital sem precisar deslocar-se para a guerra.Também é possível a tele- colaboração, quando mais de um médico cirurgião (podendo ser de hospitais diferentes), participam da mesma operação. Há ainda a formação e treino de médicos cirurgiões a distância e a disseminação de técnicas de operação por cirurgiões especialistas sendo os tele-mentores. A tele-presença, a tele-colaboração e o tele-mentor são assuntos que dizem respeito à telemedicina, ou seja, medicina remota, com o uso de recursos virtuais.
  • 11. Telemedicina Membros Artificiais Robôs Cirurgião
  • 12.  A Tecnologia veio ajudar e facilitar toda e qualquer área, não só possibilitou o avanço inimaginável da medicina, como revolucionou a mesma. A tecnologia avançou de tal forma que já não é necessário a presença de um médico na sala de cirurgias.
  • 13. OpiniãoE a relação medico – Paciente ? Como Fica? Qual a sua opinião sobre a Telessaúde?
  • 14. Obrigada!