Your SlideShare is downloading. ×
Guia de diagnostico de p cs
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Guia de diagnostico de p cs

348

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
348
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Guia do Diagnóstico do PC
  • 2. Eis a verdade nua e crua: o computador tem mais doenças misteriosas do que pode imaginar nossa vã filosofia – mensagens de erro agonizantes, quedas de velocidade enjoativas e até a trágica tela azul da morte. Para curar esses males tecnológicos, você precisa da atenção de especialistas. Você precisa de nós. Recebemos toneladas de mensagens de leitores com problemas de PC, então unimos nossas cabeças para fornecer o conselho de diagnóstico mais útil: desde resolver problemas de impressora a acelerar conexões Web lentas.Obviamente, os especialistas dogmáticos nem sempreconcordam. Há quem tenha uma abordagem para diagnósticorápida e furiosa e vai logo abrindo o gabinete da máquina,quando um reparo de software talvez bastasse. Mas asdiferenças são uma boa notícia para você: pegamos osmelhores elementos dos diversos pontos de vista e compilamosum guia de diagnóstico completo que oferece soluções paratodo mundo, de usuários novatos a veteranos. RESOLVA SEUS PROBLEMAS DE HARDWARESim, abrir o computador é uma tarefa e tanto. A maioria dos problemas de PC,porém, não requer que você abra o gabinete, mesmo que envolva a placa de vídeoou uma unidade de disco rígido. Você mesmo pode encarregar-se de problemas dehardware comuns. Eis uma guia passo a passo.- Dores de cabeça com monitoresProblema: Seu monitor treme feito um louco. Quando você tenta aumentar a taxade renovação, só existe a opção de configuração de 60 Hz.Solução: Eu conheço sua dor. Uma tela trêmula é responsável por várias dores decabeça terríveis. Configurar a taxa de renovação do monitor – o número de vezespor segundo que o subsistema gráfico de um PC desenha uma imagem completa natela – para menos de 75 Hz quase sempre obriga o usuário a tomar umcomprimido.Dependendo das limitações do monitor, da placa gráfica ou do chip, talvez sejapossível aumentar a taxa de renovação do monitor para uma configuração mais
  • 3. confortável. No Windows 9x, 2000 e Me, clique com o botão direito do mouse naárea de trabalho, selecione Propriedades-Configurações e clique no botãoAvançadas.Sob a guia Adaptador (ou, no Windows 2000, a guia Monitor), você encontrará umalista de configurações de taxa de atualização. Selecione a configuração mais alta: oideal é 75 Hz ou acima. Às vezes, o Windows oferece 60 Hz como única opçãoquando não consegue encontrar a configuração Plug and Play do monitor. (Forçaruma taxa alta demais pode danificar o monitor.)Para encontrar a configuração, vá à guia Monitor, marque a opção Detectarautomaticamente monitores Plug & Play e reinicie o sistema. Ou clique no botãoAlterar e reinstale o monitor. Se o monitor não trabalhar acima de 60 Hz, diminua aresolução da tela e verifique novamente as taxas disponíveis.- Portas USB não confiáveisProblema: A porta USB no teclado é conveniente, mas inconsistente – algunsdispositivos conectados funcionam e outros não.Solução: O que você tem é escassez de energia. Uma porta USB não apenasconecta o PC a periféricos, mas também fornece eletricidade para fazê-losfuncionar. Algumas portas USB, como as encontradas em um PC ou na base de ummonitor, têm alimentação própria e podem alimentar dispositivos USB facilmente.Mas portas sem fonte de energia própria, incluindo as de um teclado, fornecemmenos energia.O acréscimo de um item com requisitos de energia limitados, como um mouse, emgeral, não representa um problema. Mas os dispositivos ávidos por energia, comoalto-falantes e scanners, podem causar sobrecarga ou, às vezes, até paralisar aporta USB inteira. Você tem duas opções: conectar o periférico ávido por energia auma porta com alimentação própria (como a de um computador) ou investir em umhub com várias portas e alimentação própria.- Não se deprimaProblema: De repente, você perde sua conexão com aInternet.Solução: É odioso quando isso acontece. Normalmente,ficamos tentados a comprar um novo modem para entregano dia seguinte e desencavar nosso kit de ferramentas.Mas não sejamos precipitados. Vamos resolver isso peloWindows. Provavelmente, o modem só está inundado comdados.
  • 4. No Windows 9x, vá a Iniciar-Configurações-Painel de controle e abra o itemModems. Na guia Geral da caixa de diálogo Propriedades, seu modem deve estardestacado; clique em Propriedades e, na lista Velocidade máxima, selecione aconfiguração mais baixa seguinte. Isso talvez torne o modem mais lento, masimpedirá que a conexão Web caia. Em seguida, clique na guia Conexão e adote amesma abordagem com o botão Configurações da porta. Arraste o controledeslizante nas duas barras um nível abaixo e veja se seu problema foi resolvido.No Windows 2000, vá a Phone and Modem Options e clique na guia Modems.Destaque o modem e clique em Properties. A guia General permite que se reduza avelocidade máxima da porta. Clique no botão Change Default Preferences sob a guiaAdvanced para abrir a caixa de diálogo onde é possível ajustar a velocidade daporta.No Windows Me, abra o Painel de controle, selecione Ferramentas-Opções de pasta,clique na guia Modo de exibição e marque a opção Exibir todas as opções do Painelde controle e o conteúdo de todas as pastas. Vão surgir duas listas, ambas com asopções Baixo, Médio, Alto e Máximo.- Pc possuídoProblema: Seu PC tem vontade própria: o cursor aumenta e diminui; as letrasaparecem e desaparecem; as imagens ficam psicodélicas.Solução: Quando a tela tem um comportamento estranho, a primeira suspeita recaiimediatamente sobre o driver (um pequeno programa que funciona com o Windowspara controlar hardware) da placa gráfica.Para isolar ou eliminar o culpado, instale o driver gráfico Windows VGA. Clique como botão direito do mouse na área de trabalho e escolha Propriedades-Configurações-Avançadas-Adaptador. No Windows 95, selecione Alterar para abrir acaixa de diálogo e clique em Mostrar todos os itens de hardware. Na listaFabricantes, selecione a primeira opção, Tipos de vídeo padrão e, na lista Modelos,selecione Adaptador gráfico padrão (VGA).No Windows 98, selecione Alterar para abrir o assistente de atualização. Escolha aopção para exibir toda a lista de hardware. Sob Fabricantes, selecione Tipos devídeo padrão e instale o driver Adaptador gráfico padrão (VGA).No Windows Me, selecione Alterar para abrir o assistente de atualização. Selecione oitem Especificar o local do driver (avançado)-Avançar e depois a opção para exibiruma lista de todos os drivers, para que você possa selecionar o desejado. Clique emAvançar-Mostrar todos os itens de hardware. Sob Fabricantes, escolha Tipos devídeo padrão e instale o driver Adaptador gráfico padrão (VGA).
  • 5. Se isso curar os males da tela, faça o download da mais nova versão do driver desua placa de vídeo do site do fabricante. Se não encontrá-la, telefone para a equipede suporte técnico da empresa. - Pastas com anomalias Problema: Alguns arquivos e pastas parecem ter sido traduzidos para o russo. Pior ainda, tem pasta que desapareceu. Solução: Esses sinais de problema o deixam gelado, porque indicam que a unidade de disco rígido está pifando. Antes de tudo, resgate dados cruciais que não têm backup: copie tudo para outro disco rígido, um CD-RW, um Zip ou outro meio de armazenamento.Depois é recomendável que você use o utilitário ScanDisk do Windows. Vá a Iniciar-Programas- Acessórios-Ferramentas de sistema-ScanDisk e escolha a opçãoCompleto (que verifica danos físicos no disco).Se o ScanDisk descobrir um punhado de cluster perdidos ou cruzados, apague-os –são pedaços de arquivos perdidos e corrompidos que podem ser descartados. Omesmo vale para setores ruins; espere alguns resultantes de desgaste normal dodisco rígido. Se os setores ruins continuarem aparecendo (digamos, em execuçõessemanais do ScanDisk), o disco rígido pode estar próximo do fim da vida e talvezprecise ser trocado.Se você não puder fazer backup dos seus arquivos – e mais arquivos estiveremdesaparecendo –, você terá que desligar o computador, retirar a unidade de discorígido e levá-la para um serviço de recuperação de dados.- Ficando sem memóriaProblema: De repente, o sistema está com uma lentidão incomum, quebrando eemitindo erros de pouca memória.Solução: O primeiro pensamento talvez seja: comprar um novo processador ouacrescentar mais memória. Mas pode haver uma maneira menos drástica deresolver o problema. Usuários do Windows 98 e Me devem ter pelo menos 64 MB dememória. Se você executa vários aplicativos simultaneamente, qualquer coisaabaixo desse valor será como trabalhar na areia movediça. Se você já tem muitamemória, então existem duas outras opções: aumentar a memória virtual do PC epesquisar um vazamento de memória.
  • 6. Memória virtual é um arquivo especial no disco rígido – freqüentemente chamadode swap file, arquivo de troca – onde o PC armazena o excesso de dados que nãocabe na memória física. O Windows ajusta o tamanho desse arquivo à medida que amemória precisa aumentar e diminuir. Mas, se o disco rígido começa a operar semespaço livre, o arquivo de troca talvez não possa crescer para o tamanho queprecisa e a máquina passa a funcionar com lentidão.Apague ou remova arquivos para fazer espaço na unidade de disco rígido. Ou movao swap file para uma partição ou um disco rígido adicional que tenha espaçodisponível. Na área de trabalho do Windows 9x ou Me, clique com o botão direito domouse em Meu Computador, selecione Propriedades, vá à guia Desempenho eescolha Memória virtual. Para ver uma lista de partições e discos disponíveis,selecione o item Especificar minhas próprias configurações de memória virtual. Osusuários do Windows 2000 devem selecionar Advanced-Performance Options-Change.A outra opção é checar se há vazamento de memória. Às vezes, um software – porestar com problemas ou ter sido mal projetado – não libera a memória que lhe éatribuída quando acaba de usá-la. Se você ficar abrindo e fechando o aplicativo, elevai engolindo mais memória até o sistema não ter mais RAM disponível. Reiniciar amáquina pode corrigir o problema temporariamente porque a memória retorna àsconfigurações normais.Descobrir a origem do vazamento dá muito mais trabalho. Selecione Iniciar-Programas- Acessórios-Ferramentas de sistema e use o utilitário Monitor do sistemapara controlar o uso de memória do seu PC. Se não estiver lá, instale-o via CD doWindows usando Adicionar ou remover programas. Encolha a janela do utilitáriopara um tamanho gerenciável e selecione Exibir-Gráficos numéricos e Exibir-Semprevisível. Depois selecione Editar-Adicionar item. Na lista que aparece, selecioneGerenciador de memória. Mantenha a tecla CTRL pressionada enquanto seleciona asseguintes estatísticas de memória na lista Item: Memória física não usada (Memórialivre no Windows 95), Uso do arquivo de permuta e Tamanho do arquivo depermuta.Observar essas estatísticas enquanto você abre, usa e fecha aplicativos diferenteslhe dará uma idéia de quais programas estão consumindo muito memória. Tambémfique de olho na estatística Segmentos (Threads) da categoria Núcleo; ela devediminuir quando você fecha um aplicativo.- Impressora não dá pistasProblema: Sua impressora está emitindo uma mensagem de erro.Solução: Primeiro, encarregue-se do óbvio: garantir que a impressora esteja on-line e que tenha papel na bandeja. Depois esvazie a memória da impressora:desligue a unidade, espere alguns segundos e ligue-a novamente.
  • 7. Em seguida, verifique se o cabo está firmemente conectado à impressora e ao PC.Se o cabo for velho, mal fabricado ou longo demais, os sinais do PC talvez nãoestejam alcançando a impressora. Considere a compra de um novo cabo compatívelcom o padrão IEEE 1284, que permite comunicação bidirecional. A impressora – setiver essa capacidade – pode enviar informações ao PC, como uma mensagem defalta de papel.Antes de comprar um novo cabo, porém, instale novamente o driver da impressorapara o caso de estar corrompido ou desatualizado. Faça o download do driver maisrecente do site do fabricante. Depois, selecione Iniciar-Configurações-Impressoras,clique com o botão direito do mouse no ícone da impressora e selecione Excluir.Reinstale-a clicando no ícone Adicionar impressora, na mesma pasta.Se você ainda não conseguir imprimir, verifique as configurações de porta paralelado PC. Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e selecionePropriedades. Vá até o Gerenciador de dispositivos e dê um duplo clique em Portas(COM e LPT). Dê um duplo clique em Porta de impressora (LPT1), selecione a guiaRecursos e veja na caixa Lista de dispositivos em conflito se há algum problemacom IRQ (Interrupt Request line) ou DMA (Direct Memory Access, um canal velozpara a RAM do seu computador). Se outro dispositivo estiver usando a interrupçãoda porta da impressora, desabilite-o ou atribua-lhe um novo IRQ. Para desabilitar odispositivo, encontre-o no Gerenciador de dispositivos, abra a caixa de diálogoPropriedades, selecione a guia Geral e marque o item Desativar neste perfil dehardware.Para procurar um conflito de DMA, primeiro veja se a porta da sua impressora estáconfigurada como ECP (a tecnologia de porta paralela mais recente projetada paraacelerar a impressão usando um DMA; as configurações mais antigas são Standard,Bi-directional e EPP). Se a sua porta for ECP, atribua a porta paralela a um DMAsem uso – em geral, isso se faz no programa de setup do CMOS do PC. Caso suaimpressora não seja compatível com ECP, configure a porta paralela para um valormais lento compatível: a melhor opção seguinte é EPP. Se sua impressora tambémnão trabalhar com essa tecnologia, escolha Standard – a configuração mais lenta,porém mais compatível
  • 8. FAÇA UMA CIRGURGIA NO PC Alguns problemas só podem ser resolvidos se você arregaçar as mangas, remover a tampa do PC e colocar as mãos na massa. Trocar uma placa de expansão ou ajustar os jumpers da placa-mãe soa complicado demais? Não é. Simplesmente siga estas etapas 1. Encontre o espaço de trabalho certo. Boa iluminação e muito espaço são essenciais. Trabalhar em espaços apertados ou sob a mesa só beneficiará seu médico de acupuntura e a loja de reparos local2. Evite cargas inesperadas. Desligue o computador da tomada. Mesmo quandodesligados, alguns PCs liberam cargas para a placa-mãe e tanto você quanto seu PCpodem receber um choque prejudicial. Procure ficar sempre aterrado; cargasestáticas podem destruir sua máquina. Use uma pulseira para aterragem ou toqueem uma parte de metal não pintado do chassi antes de desligar o PC e manusearcomponentes 3. Remova a tampa. Alguns PCs possuem tampas que saem facilmente sem ferramentas; outros requerem uma pequena chave Philips. Coloque os parafusos (e qualquer outro hardware que você retirar) em uma xícara ou caixa. 4. Limpe o caminho. Se um ninho de cabos e fios de energia atrapalhar seu acesso ao interior do gabinete, remova-os. Coloque uma etiqueta em cada fio e conector para poupar tempo durante a remontagem5a. Retire ou troque a placa de expansão... com cuidado. Comece removendoo parafuso que prende a placa ao chassi. Segure a placa somente pelas bordas;evite o contato direto com chips ou conjuntos de circuitos. Aplique pressão uniformeao longo do comprimento da placa quando inseri-la ou removê-la e tome cuidadopara não entortá-la. Tente não fazer nenhum movimento bruto.
  • 9. 5b. Mude um DIP switch ou jumper. Se você não tiver documentação que mostre a localização do switch ou jumper na placa-mãe e descreva como ajustá-lo, não tente adivinhar. Um erro pode fritar a placa-mãe. E seja gentil; os pinos do jumper entortam com facilidade. 5c. Adicione ou remova uma unidade. Prepare a unidade: ajuste qualquer jumper ou switch na sua unidade de disco rígido para as configurações EIDE ou SCSI adequadas antesde introduzi-la em um compartimento de unidade difícil de alcançar.As unidades EIDE precisam ser ajustadas como escrava ou mestre e as unidadesSCSI, com o número de ID SCSI (Veja detalhes no manual da unidade). Às vezes, éútil usar um pequeno pedaço de espuma comprimida ou papelão para alinhar osburacos dos parafusos da unidade com os do compartimento.6.Verifique as conexões. Antes de recolocar a tampa da máquina, verifique todosos cabos e conexões pela última vez. Os conectores de energia, às vezes, precisamde um empurrão firme para se encaixar direito.Ferramentas do ofícioAntes de se dedicar a reparar qualquer problemade hardware dentro do PC, consiga as ferramentasadequadasUm kit básico de ferramenta de reparos nãocusta muito e contém: • Chaves de fenda e Philips para acrescentar ou remover a tampa, placas e unidades de um PC; • Alicates de ponta para ajustar jumpers; • Pinças para pegar peças que caíram e manipular componentes pequenos.Outras ferramentas úteis: • Pulseiras antiestática para evitar cargas inesperadas; • Marcador com ponta de feltro e fita para marcar cabos e fios; • Xícara ou caixa para guardar as peças em um lugar; • Prendedores de plástico para amarrar os cabos; • Pequena lanterna para iluminar dentro do PC.
  • 10. MANTENHA O PC LIMPO E ORGANIZADO. Um PC limpo é um PC feliz. O acúmulo de sujeira, pó e fumaça pode causar todos os tipos de problemas, desde um mouse nervoso a uma pane total do sistema. A execução das tarefas a seguir a cada seis meses – ou com mais freqüência se o computador habitar uma sala excepcionalmente empoeirada ou enfumaçada – deverá manter seu sistema funcionando sem sobressaltos. 1. Consiga as ferramentas certas. Oscomputadores precisam de material especial para limpeza. Veja no Kit de limpezaabaixo uma lista de itens de limpeza apropriados. E lembre-se da regra suprema dalimpeza do PC: nunca aplique um líquido de limpeza diretamente sobre a máquina.Sempre o coloque em um pedaço de pano. 2.Limpe o gabinete. Respiradouros entupidos levam a superaquecimento, que pode matar o PC lentamente. Retire das aberturas do gabinete – em especial, do respiradouro da ventoinha da fonte de alimentação – poeira acumulada ou outra obstrução qualquer com um pano sem fiapos ou com ar comprimido. Ao borrifar o ar, procure não soprar o pó de volta para o gabinete3. Limpe a placa-mãe. Abra seu sistema (siga as diretrizes descritas no quadroPasso a passo: Faça uma cirurgia no PC). Tente remover o pó com um pequenoaspirador ou ar comprimido. Tome o cuidado de remover a poeira do gabinete e nãosimplesmente a realocar. Limpe as superfícies com um pedaço de pano sem fiaposou uma estopa absorvente 4. Limpe o mouse. Cure cursores nervosos com uma rápida limpeza no mouse. Gire a tampa circular na parte de baixo do equipamento e remova a esfera. Pegue uma estopa absorvente ou a ponta de um clipe de papel e raspe sujeira acumulada de cada uma das rodas deslizantes na cavidade. Esfregue a esfera do mouse com um pano para remover óleo ou sujeira 5.Limpe o teclado. Expulse a poeira que está entre as teclas com um jato de ar comprimido. Limpe assuperfícies com um pano macio embebido em um líquido de limpeza de computadordiluído (ambos são vendidos em lojas do ramo).
  • 11. 6. Limpe o monitor. Monitores são, literalmente, ímãs de poeira. Limpe a tela comum pano macio úmido. Se você precisar usar um líquido de limpeza para remover apoeira que estiver encruada, verifique se o monitor não tem nenhuma coberturaespecial que possa ser danificada por solventes de limpeza. Lembre-se também deremover pó de respiradouros e aberturas.Kit de limpezaEis uma lista de material de limpeza de que vocêprecisará: • Ar enlatado: O melhor amigo do zelador do PC. Chega aonde lenços e pincéis não alcançam; • Líquido para limpeza de contatos: Uma solução especial para remover pó, sujeira e corrosão dos contatos de metal das placas de expansão; • Aspirador de pó de bolso: Economiza muito tempo em ambientes empoeirados; • Lenços sem fiapos e estopas absorventes: Não deixarão resíduos indesejáveis como faz a maioria dos panos e toalhas de papel; • Líquido para limpeza de PC: Uma solução para limpar o interior do computador que não afeta a placa de circuitos; • Pincéis pequenos e médios: Maravilhosos para limpar cantos e frestas difíceis de alcançar. LIVRE-SE DOS ERROS DO WINDOWSTodo mundo sofre com erros do Windows. Ficamos irritados, sim, mas você não vêninguém indo para um Mac (ainda). A seguir, destacamos os erros que a maioriadas pessoas recebe, os modos como resolvê-los e como fazer para que não serepitam. Tome fôlego e continue lendo.- Desligando rápido demaisProblema: Quando você fecha o Windows, o sistema, com freqüência, trava,deixando-o com uma tela vazia e um cursor piscante.Solução: O culpado é o recurso de desligamento rápido da Microsoft. Em geral,quando você desliga o computador, o Windows remove drivers da memória. OWindows 98, sem cerimônia, fecha os drivers de maneira rápido e o desligamentomais abrupto faz muitos aplicativos travaremDesabilitar esse recurso é fácil: selecione Iniciar-Executar, digite msconfig epressione ENTER. Selecione o botão Avançado. Marque Desativar o desligamentorápido. Boa notícia: se você usa o Windows 95 ou 98 SE, está livre desse problema.
  • 12. - Ataque de vírus e pânicoProblema: Seu sistema talvez tenha um vírus – e você não tem utilitário antivírus.Solução: Entre em pânico (Você fará isso mesmo que ainda não seja preciso).Depois que se acalmar e tiver acesso ao seu navegador e à Internet, recorra aoHouseCall (http://housecall.antivirus.com), utilitário para busca e remoção de vírus,gratuito, da Trend Micro. Depois que uma cópia desse pequeno programa étransferida para seu PC, o HouseCall varre a unidade de disco rígido do computador,descobrindo e removendo vírus desagradáveis.Não consegue conectar? Você deveria ter um utilitário antivírus, protegendo-o emtempo integral. Se tiver um programa contra vírus, desencave o disquete derecuperação ou seu backup (Você tem backup, certo?)O melhor conselho? Manutenção preventiva: sempre verifique arquivos anexados ae-mails anexados e novos downloads, faça backup de seus dados pelo menos umavez por semana e atualize programa antivírus com freqüência.- Ressuscite arquivosProblema: Você apagou um arquivo e, de repente, percebeu que precisa dele paraalguma coisa.Solução: Você conseguiu. Tinha tanta certeza que não queria aquele arquivo, queaté nem o mandou para a Lixeira e o apagou para sempre pressionando a teclaSHIFT quando o removeu. Solução? Faça o download de uma versão dedemonstração do EasyRetampay da Ontrack (www.ontrack.com/easyrecovery).Esse utilitário ressuscita os cinco primeiros arquivos que você mandou para otúmulo. Você também pode comprar o Lost & Found, da PowerQuest. Ambos osprogramas tiram os arquivos da cova, mesmo que você já tenha formatado suaunidade.- Corrija falhas de páginas inválidasProblema: O Windows lhe diz calmamente que o “Msgsrv32 caused an invalid pagefault in module Kernel32.dll”. O que isso significa, você pergunta.Solução: Pode parecer um capricho, mas o Windows não emite mensagens de erroà toa. Infelizmente, as mensagens não são explícitas. Por isso, você precisaobservar tudo – tudo, incluindo mudanças ou coisas novas no seu PC – paradiagnosticar o problema. Em seguida, visite a página de Base de conhecimento(http://search.support.microsoft.com/kb/c.asp) no site da Microsoft e veja o que elatem a dizer sobre o erro. O erro “Msgsrv32” pode ser causado por um dos doiseventos, dependendo do que aconteceu com seu sistema.
  • 13. Se o Windows pifou ou o PC travou recentemente, é provável que sua lista desenhas esteja corrompida. Na área de trabalho do Windows, pressione F3, digite*.pwl no campo Nome e C:Windows no campo Examinar. Na lista de arquivosencontrados, apague cada arquivo terminado em .pwl (talvez haja mais de um). OWindows vai recriar os arquivos da próxima vez que você iniciar o sistema.Por outro lado, se você estiver usando o Windows 95 e instalou um dispositivo Plug& Play recentemente, talvez precise de um driver mais atualizado. Uma sugestão éremover o dispositivo e consultar o Gerenciador de dispositivos. Uma atitude menosprecipitada seria visitar o site do fabricante de hardware, ir à página de suporte eprocurar um driver atualizado.- Drivers perdidos e achadosProblema: Quando você inicia seu sistema, recebe uma mensagem de erro enormeexplicando que o Windows não consegue encontrar um driver específico, em geral,terminado em .vxd ou .386. O Windows reclama, dizendo que você precisa doarquivo, mas ele não existe mais.Solução: Mantenha os dedos cruzados – se houve uma interrupção quando vocêdesinstalou um programa recentemente ou o processo não foi completado, acorreção será rápida. Reinstale o programa, depois o desinstale novamente e dênovo boot. Ainda está recebendo a mensagem de erro? Se o nome do arquivoterminar com .386, vá a Iniciar-Executar, digite sysedit e pressione ENTER.Selecione System.ini e digite o nome do arquivo. Digite um ponto e vírgula (;) noinício da linha que começa com “device=”, feche o sysedit e responda sim quando oWindows pedir para salvar o system.ini.Se o nome do arquivo terminar com .vxd, porém, sua vida se complicou. Você teráque colocar a mão no Registro. Primeiro faça um backup do seu PC, para manteruma cópia do Registro. Vá a Iniciar-Executar, digite regedit e pressione ENTER.Selecione Registro e depois Exportar arquivo do Registro, digite regseguro nocampo para o nome do arquivo e pressione ENTER.Em seguida, selecione Editar-Localizar e digite o nome exato do arquivo no campoLocalizar. Clique em Localizar próxima e, quando a pesquisa é interrompida, removao item destacado – o nome do arquivo .vxd. Pressione ENTER para confirmar e F3para continuar buscando até aparecer a mensagem “Pesquisa do Registroconcluída”.
  • 14. DERROTE A ENIGMÁTICA TELA AZUL DA MORTE!É grande, azul e enche sua tela – é o abominável Falha geral de proteção doWindows. Se você recebe GPFs (General Protection Fault) com freqüência, seu PCtalvez tenha duas ou mais DLLs atrasando sua vida. Não tema. Pegue suas luvas eseus óculos de proteção: vamos mergulhar no Windows e ver o que está causando oproblema.1. Desinstale aquele programa novo. Se seu PC pifar ou travar depois que vocêinstalar um programa novo, desinstale-o; o computador talvez volte ao normal.2. Verifique DLLs. Dynamic link libraries são pequenos programas usados – ecompartilhados com freqüência – por muitos aplicativos Windows. Primeiro procureDLLs duplicadas, compare as versões e se livre das antigas. Agora sigas estasetapas.Na área de trabalho do Windows, pressione F3, o que traz a caixa Localizar: Todosos Arquivos. Certifique-se de que a opção Incluir subpastas esteja marcada e ocampo Examinar mostre Meu Computador. Digite *.dll no campo Nome. A janela deresultados ficará atulhada de arquivos. Classifique-os selecionando Exibir-Detalhes eclicando no cabeçalho Nome.Dica de pesquisa: Para facilitar sua busca, primeiro procure as DLLs que causam amaioria dos problemas, em geral, arquivos começando com as seguintes letras:BWCC, CO, CTL, MFC, MSV e OLE. Use o truque do curinga (wild card) e acrescente*.dll depois de cada conjunto de letras, por exemplo, MFC*.dll.3. Compare e elimine entradas duplicadas. Clique com o botão direito do mouseem cada arquivo duplicado, selecione Propriedades e clique na guia Versão.Compare as versões (aposto que os arquivos com números de versão maiores vãoestar na pasta WindowsSystem). Lembre-se: a data não importa, o essencial é onúmero da versão.4. Renomeie DLLs. Se você descobrir uma DLL com um número de versão maisbaixo na pasta de um aplicativo e na pasta WindowsSystem, não a apague.Selecione o arquivo e pressione F2 para renomear a extensão do arquivo para .d_l.Isso impede que a antiga versão do DLL seja carregada e obriga o programa aprocurar a DLL correto na pasta System. Após a cerimônia de rebatismo de cadaDLL, dê novo boot no PC. Se tudo estiver bem, renomeie mais DLLs antigas.Atalho: Faça o download de uma cópia de DLL Checker(www.vb2java.com/sw.html), um programa shareware que encontra e destacaDLLs duplicadas, facilita e agiliza a renomeação de DLLs.
  • 15. AFASTE OS INFORTÚNIOS DA WEB! Você reparou quantos problemas enfrenta quando está vasculhando a Web? Se você se debate com conexões lentas e navegadores que congelam, vá em frente. Existem muitas soluções. DILEMAS DO DOWNLOAD Problema: Você encontra um arquivo interessante e quer fazer o download. Você clica no link, mas ele se faz de morto, exibindo-se no navegador em vez de iniciar a operação.Solução: Não se exaspere, essa é fácil: no Internet Explorer, coloque o cursorsobre o link de download e clique com o botão direito do mouse. SelecioneSalvar link como ou Salvar destino como. Se você usa o Netscape, mantenhaa tecla SHIFT pressionada enquanto clica no link.IE PÁRA DE FUNCIONARProblema: Você está navegando tranqüilamente na Web e a vida vai bem.Um belo dia, seu sistema trava. Não entre em pânico, você pensa e reinicia osistema, mas o IE não é carregado.Solução: A primeira coisa a fazer é telefonar para Bill Gates e reclamar.Enquanto espera na linha, execute o ScanDisk: selecione Iniciar-Programas-Acessórios-Ferramentas de sistema-ScanDisk. Se você tiver sorte, nãoprecisará de mais nada para resolver o problema. Mesmo que o programacontinue sem funcionar, é a primeira coisa que você precisa fazer para passarà etapa seguinte.Se você usa o IE 5.5 (e sugiro que você atualize rapidamente, nem que sejapor causa do recurso que se segue), pode reparar o programa facilmente. Váa Iniciar-Configurações-Painel de controle e abra o item Adicionar ou removerprogramas. Percorre a lista até o IE e clique em Adicionar ou remover.Escolha Reparar o Internet Explorer e dê adeus às suas aflições. (O MicrosoftOffice 2000 tem o mesmo recurso para o Word e seus outros aplicativos.)
  • 16. SITE NÃO ENCONTRADOProblema: Você pode mandar e receber e-mails, mas não consegue navegarna Web.Solução: Treine seus dedos se você estiver vendo mensagens de erro da Webtípicas – “400 - Bad request”, “404 - Not Found” ou “File Not found”.Qualquer um desses erros significa que você digitou o endereço errado.Verifique a sintaxe e tente de novo. Se isso não resolver o problema, vocêterá que checar se outro programa (ou outra pessoa usando seu PC) mexeunas configurações do proxy do seu navegador, que determinam o modo comoo computador busca dados na Internet.Se você usa o IE, terá que ir a Ferramentas-Opções da Internet e clicar emConexões. Clique em Configurações da LAN e marque a opção Usar umservidor proxy. Clique em Avançado e veja se existe algum programa que lhesoe familiar listado no campo HTTP. Meu palpite é que talvez você tenhadesinstalado um programa que mudou as configurações proxy do navegador.Se você usa o Netscape Navigator, tem que, primeiro, clicar em Editar-Preferências, dar um duplo clique na categoria Avançado e selecionar Proxies.No painel à direita, escolha Conexão Direta à Internet. Como no IE, verifiquea configuração manual do proxy.CONEXÕES PREGUIÇOSASProblema: Sua conexão com a Internet está lenta – pequenos arquivosbaixam como se estivessem vindo do Afeganistão via Noruega.Solução: Vá para a Noruega. Brincadeirinha! Você terá que fazer algumasexperiências. Se estiver usando uma linha de telefone comum para seconectar à Internet, tente outro número de acesso. Quando estiver on-line,verifique sua velocidade de conexão clicando no ícone do modem na bandejado sistema. Não viu diferença? Experimente outra linha ou ligue para seuprovedor e reclame.Há uma pequena chance de que as propriedades do Registro do Windows,que controlam o modo como seu PC se conecta à Web, estejam bagunçadas.As configurações – MTU (Maximum Transmission Unit), RWIN (tamanho doReceive Window) e outras – são obscuras. Em vez de mexer no Registro,porém, arranje uma cópia do EasyMTU(http://members.tripod.com/~EasyMTU/easymtu). Com um clique no botãoSuggested do EasyMTU, reinicie e veja se sua velocidade de conexão melhora
  • 17. ou piora. Caso ainda esteja lenta, carregue EasyMTU de novo e clique emDefault para restaurar sua antigas configurações.Se você gosta de fazer ajustes, experimente o Ispeed, da High MountainSoftware (www.hms.com); ele tem muitos recursos de ajuste fino paraacelerar a conexão com a Internet. Mesmo que você tenha acesso à Web emalta velocidade, como cable modem ou DSL, pode enfrentar problemas deconexão; nesses casos, experimente o EasyMTU e o ISpeed. Mas você devevisitar a página Registry Tweaks de SpeedGuide.net(www.speedguide.net)para se orientar sobre as melhores configurações paracabo e DSL. Um aviso: é preciso conhecer o jargão para freqüentar esse site. EXTERMINE AS PANES DO NAVEGADOR! Passo a Passo Às vezes, até o navegador trava. É um fato da vida na Internet. Aplicativos Java mal escritos, freqüentemente, são os culpados, assim como páginas Web mal projetadas (e talvez manchas solares errantes). Você pode parar de navegar totalmente ou seguir estas dicas: 1.Cache e Histórico. Arquivos corrompidos no Internet Explorer e no Netscape podem causar erros e panes subseqüentes. Apagar arquivos das pastasCache e Histórico talvez ajude. No IE 5, selecione Ferramentas-Opções daInternet e, na área Arquivos de Internet temporários, clique em Excluirarquivos. (Em versões mais antigas do IE, vá ao menu Exibir para encontrarOpções da Internet.) Em seguida, clique em Limpar Histórico. Você podemanter o histórico de apenas 10 dias, o que ajuda a reduzir o risco dearquivos corrompidos. É igualmente fácil no Netscape: vá a Editar-Preferências, clique em Navigator (Histórico no Navigator 6) na árvore daesquerda e depois selecione Limpar Histórico quando o menu aparecer àdireita. Dê um duplo clique em Avançado, selecione Cache e clique em Limparcache de disco.2.Desative ActiveX. Você ainda fico ansioso quando vê o erro “Invalid PageFault in Kernel32.DLL”? Sempre que você sai do IE, a mensagem surgealegremente? Um controle ActiveX corrompido pode estar provocando o erro.No IE, selecione Ferramentas-Opções da Internet e clique nos botõesConfigurações e Exibir objetos. Lá, escolha Exibir-Detalhes. Se você vir itensdo ActiveX listados como corrompidos, clique com o botão direito do mouseem cada um e remova-o. Nenhum item danificado? Atualize cada um clicando
  • 18. com o botão direito do mouse nele e selecionando Atualizar (será preciso seconectar).Usuários do Netscape devem, antes, fechar o navegador e usar o WindowsExplorer para ir à pasta C:Arquivos deProgramasNetscapeNavigatorPrograma. Renomeie a pasta Plugins paraPlugseguro (marque o arquivo e pressione F2), por exemplo, e recarregue oNetscape. Se você não sofrer mais panes, copie um arquivo de cada vez dePlugseguro para a nova pasta Plugins que o Netscape criou quando você orecarregou. Depois de acrescentar cada arquivo novo, reinicie o Netscape efique atento a panes, para poder detectar – e remover – o culpado.3.Atualize drivers de vídeo. Se você continua recebendo mensagens deerro, talvez seus drivers de vídeo estejam corrompidos ou desatualizados.Faça o download de drivers novos a partir do site do fabricante.4.Procure DLLs na área de trabalho. É pouco provável, mas coisasestranhas acontecem: certifique-se de que você não arrastou e soltouinadvertidamente alguma DLL na área de trabalho. Para checar, clique com obotão direito do mouse em cada ícone, selecione Propriedades e procure aextensão .dll no campo Objeto.ATENÇÃO: SE VOCÊ TIVER ALGUMA DÚVIDA NAS CONFIGURAÇÕES OUDICAS DADAS AQUI, PROCURE UM TÉCNICO, NÃO FAÇA NADA SE NÃO TIVER CERTEZA DE QUE SABE FAZER.

×