• Like
Monumentos de lisboa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Monumentos de lisboa

  • 3,079 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
3,079
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
18

Actions

Shares
Downloads
26
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Monumentos de Lisboa Lisboa é uma cidade virada para o Tejo, para o Mar e para o Mundo.
  • 2. Mosteiro dos Jerónimos Este monumento do séc. XVI, do reinado de D.Manuel I, foi consagrado à descoberta do caminho marítimo para a Índia. Aumentado e concluído por D. João III (1502-1557) é uma das mais importantes construções nacionais e está classificada pela UNESCO como Património Mundial.
  • 3. Padrão dos Descobrimentos Inaugurado em 1960, no quinto centenário da morte do Infante D. Henrique (1394-1460), tido como um dos grandes impulsionadores dos Descobrimentos portugueses. Inclui auditório, salas de exposições e miradouro sobre a foz do Tejo.
  • 4. Torre de Belém Esta construção em forma de barco estacionado no estuário do Tejo foi idealizado por D. João II (1455-1495) para interditar o acesso de navios hostis, mas acabou por ser D. Manuel I (1469-1521) a erguer a fortificação. Na arquitectura sobressai a arte magrebina do arquitecto e escultor Francisco Arruda.
  • 5. Centro Cultural de Belém Este espaço moderno que fica na Praça do Império em frente ao Mosteiro dos Jerónimos é um dos maiores centros culturais da Europa e um marco da arquitectura contemporânea portuguesa: inclui exposições, espectáculos, jardins, restaurantes, lojas e um Centro de Congressos.
  • 6. Palácio da Ajuda O Palácio Nacional de Belém fica situado na Praça Afonso de Albuquerque em Belém, sendo actualmente a residência oficial do Presidente da República Portuguesa.
  • 7. Aqueduto das Águas Livres Ainda hoje, causa admiração a grandeza desta obra, pelo seu comprimento e também pelas técnicas e materiais utilizados, tendo em conta a época da sua construção (o século XVIII). Entre as nascentes das Águas Livres (Caneças) e a Mãe-de-Água, nas Amoreiras (Lisboa), o Aqueduto tem uma extensão de 18,5 Km, chegando aos 60 Km se contarmos com todos os seus ramais e condutas distribuidoras para os diversos chafarizes.
  • 8. Castelo de São Jorge O Castelo de São Jorge surge sobranceiro a Lisboa e guarda a memória de vários episódios da História de Portugal. Por ali passaram romanos, suevos, visigodos e muçulmanos. Foi reconstruído nos anos 40 e foi recentemente restaurado dando acesso a lindas vistas panorâmicas também através do periscópio na Torre de Ulisses.
  • 9. Elevadores Do topo do Elevador de Santa Justa , inaugurado em 1902, descobre-se toda a Baixa lisboeta e o Castelo de São Jorge. O Elevador da Glória é um dos poucos elevadores que restam em Lisboa e situa-se na baixa, mais precisamente na Praça dos Restauradores. Faz a ligação entre esta praça e o Bairro Alto numa viagem de 265 metros para cima e para baixo .
  • 10. Praças da Baixa Lisboeta Praça do Rossio A praça também conhecida como 'Praça D. Pedro IV', continua a ser um ponto de encontro tradicional não só para os lisboetas, como também para todos os que visitam Lisboa. Praça do Comércio também conhecida como Terreiro do Paço foi, em tempos, a principal entrada marítima da cidade. Os espaçosos edifícios arqueados, que se estendem pelos outros três lados da praça, são hoje sede de departamentos governamentais. No centro da Praça do Comércio encontra - se a estátua do Rei José I, rei de Portugal na altura do terramoto de 1755.
  • 11. Praça de Marquês de Pombal A Praça do Marquês de Pombal situa-se entre a Avenida da Liberdade e o Parque Eduardo VII. No centro da rotunda, de frente para o Tejo e para a Baixa, ergue-se o magnífico monumento em honra do Marquês de Pombal, o homem que ficou à frente da reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755.
  • 12. Santuário do Cristo Rei Do outro lado do Tejo, a estátua do Cristo Rei abraça e protege Lisboa. Foi erguido em 1959, na margem sul e tem110 metros e uma vista única sobre Lisboa e o estuário. Ponte 25 de Abril
  • 13. FILOMENA NETO LURDES AUGUSTO ONDINA RIBEIRO
    • Trabalho realizado por: