STNB-NT2-M1

1,751 views

Published on

Published in: Education, Travel, Business
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,751
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
77
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

STNB-NT2-M1

  1. 1. As Grandes Epístolas - Romanos, 1 E 2 Coríntios, Gálatas, 1 e 2 Tessalonicenses - Profª. Daiane Peinado
  2. 2. O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Ordem cronológica – das Epistolas Paulinas
  3. 3. O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Ordem Canônica – das Epistolas Paulinas
  4. 4. Paulo foi um missionário extraordinário em seu tempo, não somente pelas vastas regiões percorridas, mas também pelo interesse que demonstrava ter por seus “filhos espirituais”, interesse que se vê refletido em cada carta deste grupo. Ele pregava o evangelho e também pastoreava, ensinava e instruía os crentes sobre a vida nova para a qual tinham sido chamados. da doutrina cristã.
  5. 5. O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Contexto: Tessalônica foi a principal cidade na Macedônia, no que é hoje a Grécia. O porto é mostrado no próximo slide. De acordo com Atos e I Tessalonicenses , havia muita hostilidade contra a comunidade cristã em Tessalônica. Embora Atos 17:3-4 diga que alguns judeus vieram para a fé cristã, I Tessalonicenses 1:9-10 indica que a maioria dos cristãos tessalônicos vieram da religião grego-romana. I E II TESSALONICENSSES
  6. 6. Porto de Tessalônica Porto de Tessalônica Divindades Tradicionais
  7. 7. O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Destinatários Os destinatários de 1 Tessalonicenses eram muito amados por Paulo e seus colaboradores, de forma que desejariam não só entregar-lhes o evangelho, mas também suas vidas. (2.8) .
  8. 8. O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Ocasião e propósito • defender seu próprio ministério em Tessalonica; corrigir uma falsa impressão com respeito à segunda vinda de Cristo. Sobre isto, assegurou-lhes que os seus entes queridos já mortos participariam de tal evento .
  9. 9. O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Caminho Egnatan
  10. 10. Culto ao Imperador Os romanos começaram a governar Tessalônica no segundo século a.C. . No final do primeiro século a.C. a adoração a divindades romanas e aos imperadores foi estabelecida. Há evidências de um templo a Júlio César e de um sacerdote de Augusto, o "filho de Deus".
  11. 11. TEMA PRINCIPAL - I TESSALONINCES O tema da vinda do Senhor está presente nos cinco capítulos, colocando-o em posição de tema principal de toda a carta. Não somente fala do que está por vir, como também da maneira de viver aqui e agora (a vida de santidade). No Livro texto os temas são melhores abordados com Aplicações práticas .
  12. 12. TEMA PRINCIPAL – II TESSALONINCES O tema principal se encontra nos dois primeiros capítulos: A Vinda de Cristo e a reunião dos crentes com Ele (2.1). Cristo dará sua justa retribuição, em sua vinda, aos opressores dos cristãos(1.3-10). Antes de sua vinda, ocorrerão certas coisas como a apostasia (2.3) e a aparição do “Anticristo” (2.3).
  13. 13. “ Bema" corinto, uma plataforma onde uma pessoa ou autoridade podia sentar-se para ouvir casos jurídicos. I e II CORINTIOS
  14. 14. Contexto Histórico Corinto era um dos grandes centros comerciais do mundo no Mar Mediterrâneo oriental dos tempos de Paulo, por ser uma cidade portuária sua população era bem mesclada. Esse contexto pode ser aplicado tanto em I Coríntios como em II Coríntios.
  15. 15. Igreja Sabendo da importância estratégica de Corinto Paulo passou um ano e meio estabelecendo as igrejas dessa cidade, mas, na sua segunda viagem missionária, teve mais dificuldades que na anterior. A atmosfera não era muito apropriada à vida santa, era formada por judeus e gentios.
  16. 16. Destinatários Os destinatários desta epístola são os membros da Igreja de Corinto (1.2-3). Ocasião e Propósito Ao lermos atentamente a carta fica evidente que o motivo principal da carta é de caráter corretivo. Problemas morais e doutrinários foram tratados na carta.
  17. 17. Tema principal de I Corintios. A definição do tema principal da 1 Coríntios numa frase só seria: “A resposta de Deus por meio do Apóstolo Paulo, aos problemas da igreja, para que haja uma vida de santidade em todas as áreas”. Os temas centrais serão abordados com aplicações práticas no livro texto
  18. 18. Data e lugar de redação – I Corintios. É provável que tenha sido escrita em Eféso entre os anos 54 e 57 d.C, sendo possível a data de redação o ano 55 d.C. .
  19. 19. Data e lugar de redação – II Corintios. Paulo escreveu, de Filipos, a segunda carta aos Coríntios. A data da redação geralmente aceita é o ano 56 d.C. .
  20. 20. Tema principal A definição do tema principal da 1 Coríntios numa frase só seria: “A resposta de Deus por meio do Apóstolo Paulo, aos problemas da igreja, para que haja uma vida de santidade em todas as áreas”. Os temas centrais serão abordados com aplicações práticas no livro texto. . .
  21. 21. “ Bema" corinto, uma plataforma onde uma pessoa ou autoridade podia sentar-se para ouvir casos jurídicos. GALATAS
  22. 22. Contexto Histórico Os gálatas eram um povo de origem celta, conhecidos como gauleses. Habitavam uma região que aos poucos foi denominada como província Gálatas, que compreendia as cidades de gálatas de Antioquia da Pisídia, Icônio,Listra e Derbe, cidades que Paulo evangelizou em sua primeira viagem missionária e que visitou em sua segunda viagem Ruínas de um templo
  23. 23. Tumbá gálata em Górdio A Igreja Foi fruto das primeiras viagens missionárias de Paulo e estava localizada em toda a província de Gálatas. . Aspectos Literários Autoria Não existem dúvidas quanto à autoria paulina de Gálatas (1.1). Destinatários A carta é endereçada “às Igrejas da Galácia” (1.2).
  24. 24. Arte de Távio - gálata Tema Principal O tema principal da carta aos Gálatas é a “Liberdade Cristã”. Este conceito está solidamente apoiado na doutrina da justificação e da santificação pela fé. “Uma adequada compreensão da liberdade cristã, liberta os crentes e lhes permite viver por fé, gozando de pureza e liberdade espiritual.
  25. 25. ROMANOS
  26. 27. Contexto Histórico A cidade Nos dias do Apóstolo Paulo, Roma era a capital do Império Romano que se estendia da Inglaterra até a Arábia. Era uma cidade rica e cosmopolita, o centro diplomático e comercial do mundo conhecido. No tempo do imperador Augusto César possuía aproximadamente um milhão de habitantes.
  27. 28. Destinatário Paulo endereçou sua carta aos fiéis de Roma, tanto judeus como gentios (1.7). Ocasião e Propósito A grande controvérsia entre a lei e a graça. Judaizantes e gentios.
  28. 29. Local e Data É praticamente certo que foi escrita na primavera de 56 d.C, em sua última visita a Jerusalém
  29. 30. Tema Principal A Epístola aos Romanos apresenta os grandes temas da redenção: a culpa da humanidade; nossa incapacidade pessoal de ganhar o favor de Deus; a morte redentora de Cristo e o presente gratuito da salvação que só é recebido pela fé, para a justificação e santificação.

×