Your SlideShare is downloading. ×
0
Alimentao 1
Alimentao 1
Alimentao 1
Alimentao 1
Alimentao 1
Alimentao 1
Alimentao 1
Alimentao 1
Alimentao 1
Alimentao 1
Alimentao 1
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Alimentao 1

713

Published on

Published in: Health & Medicine
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
713
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
29
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A ALIMENTAÇÃO Ciências Naturais - 9º Ano
  • 2. Como se distingue alimento de nutriente ?Alimento - qualquer substância líquida ou sólida que proporciona nutrientesao organismo. Existem alimentos simples (constituídos por um úniconutriente) e alimentos compostos (constituídos por vários nutrientes).Nutriente - constituinte alimentar que é utilizado pelo organismo._________________
  • 3. Funções dos nutrientesOs nutrientes podem ser classificados de acordo com a função principal que desempenham nonosso organismo. Assim, temos nutrientes: ● essencialmente plásticos; ● essencialmente energéticos; ● essencialmente reguladores. A maior parte dos nutrientes desempenha mais de uma função. Portanto, ao dizer que um nutriente é essencialmente regulador, estamos a indicar que essa função é predominante mas não exclusiva. Os nutrientes contidos numa alimentação equilibrada são essenciais para o crescimento e renovação dos tecidos, garantindo o bom funcionamento do organismo.
  • 4. Funções dos nutrientesOs prótidos Onde estão presentes:Função: Na carne, no peixe, no leiteEssencialmente plástica, e seus derivados (queijo,mas iogurte, manteiga…), bemtambém podem ter, como nas leguminosasentre outras, (feijão, soja, grão, lentilhas,função energética, entre outros).de defesa ou hormonal.Os prótidos são constituintes essenciais das membranas 1 grama decelulares e asseguram, isolados ou combinados com outras moléculas, prótidoso transporte de substâncias através dessas mesmas membranas. fornece 4 kcalO colagénio abundante nos tendões, na cartilagem e na peleé um exemplo de um prótido.
  • 5. Funções dos nutrientesOs glícidos Onde estão presentes:Função: Nos cereais (trigo, centeio,Essencialmente energética cevada) e seus derivados(devem fornecer cerca de (pão, bolos, massas…), na60% da energia de que batata, em legumes e emnecessitamos), mas também frutos.podem ter, entre outras,função plástica. Alguns glícidos, mais concretamente, as fibras, têm um papel regulador muito importante no funcionamento dos intestinos. 1 grama de glícidos A sacarose (que constitui o açúcar) e o amido (presente, por exemplo, fornece no pão e no arroz) são glícidos que, após serem degradados durante a 4 kcal digestão, podem ser armazenados sob a forma de glicogénio, formando uma pequena reserva energética no fígado.
  • 6. Funções dos nutrientesOs lípidos Onde estão presentes:Função: No azeite, nos óleos, naEssencialmente manteiga, na margarina,energética, mas também nos frutos oleaginosospodem ter, (nozes, avelãs,entre outras, amêndoas…) e nos queijosfunção plástica, gordos, entre outros.de reserva ou hormonal.Os lípidos (ou gorduras) são classificados em gorduras saturadas(normalmente sólidas à temperatura ambiente) e gorduras insaturadas 1 grama de(normalmente líquidas à temperatura ambiente). lípidos forneceO colesterol, fornecido principalmente por alimentos de origem animal mas 9 kcaltambém produzido pelo fígado e outros órgãos, é um lípido com uma duplafunção: reguladora e plástica.
  • 7. Funções dos nutrientesAs vitaminas (I)Função: Onde estão presentes:Essencialmente reguladora. Em todos os alimentos. As vitaminas lipossolúveisAs vitaminas são agrupadas de são mais abundantes emacordo com a sua solubilidade e alimentos ricos em lípidos,dizem-se: enquanto as hidrossolúveis ● hidrossolúveis (solúveis em predominam nos frutos e água); legumes frescos.● lipossolúveis (solúveis em lípidos/gorduras). As vitaminas apesar de serem necessárias em quantidades muito pequenas, são fundamentais para o bom funciomento do organismo. O consumo excessivo de vitaminas – que resulta numa hipervitaminose – é tão prejudicial como a sua carência – chamada avitaminose.
  • 8. Funções dos nutrientesAs vitaminas (II) )
  • 9. Funções dos nutrientesAs vitaminas (III)
  • 10. Funções dos nutrientesOs sais mineraisFunção: Onde estão presentes:Essencialmente plástica e Em todos os alimentos,reguladora. variando conforme os minerais em questão. Destacam-se, no entanto, o leite e seus derivados, os legumes, os ovos ou o fígado.Os sais minerais apesar de serem necessários em quantidades muito pequenas, são fundamentaispara o bom funcionamento do organismo.A função plástica dos sais minerais é evidenciada, por exemplo, por elementos como o cálcio (naconstituição dos dentes e dos ossos) e o ferro (componente essencial dos glóbulos vermelhos dosangue).
  • 11. Funções dos nutrientes A águaFunção:Essencialmente plásticae reguladora.Todas as células e fluidos internos (sangue e linfa), emmenor ou maior percentagem, são constituídos por água;logo, esta tem uma importantíssima função plástica.A água é um meio de transporte de substâncias, estando envolvidana absorção de nutrientes e na eliminação de substâncias tóxicas.A água tem ainda um papel fundamental na regulação datemperatura do corpo.

×