O QUE COMPRAR
    PARA AS CRIANÇAS?
    A dificuldade dos adultos em achar o presente ideal para uma criança.




O QUE CO...
QUANDO VOCÊ ERA CRIANÇA,
ERA MUITO MAIS FÁCIL
ESCOLHER O PRESENTE.
Há alguns anos você sabia exatamente o que queria de Na...
METODOLOGIA E AMOSTRA

 Metodologia Qualitativa de pesquisa através de Discussões
  em Grupo.
 8 participantes para cada...
PREMISSAS
 Realizar a compra de brinquedos para seus filhos ou outras crianças.
 Utilizar a internet regularmente para p...
RESULTADOS
      O que descobrimos sobre o
      ato de dar presentes?




O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
INTERNET É USADA PARA
PESQUISA, NÃO PARA COMPRA
 Assim como no comportamento padrão observado na população brasileira,
  ...
POR QUE NÃO COMPRAR
BRINQUEDOS NA INTERNET?
 Falta de segurança da rede como um todo.
 Impossibilidade de se ver o model...
“É ESSENCIAL TOCAR NO
                                  BRINQUEDO, SENTIR SE ELE É
                                       ...
AS CRIANÇAS NEM SEMPRE ESTÃO
PRESENTES NA COMPRA ONLINE
 A compra de brinquedos vai muito pelo estímulo, pelo impulso, o ...
COMPRAR BRINQUEDOS É UM ATO
RECHEADO DE BENEFÍCIOS E
RECOMPENSAS EMOCIONAIS
 A compra de brinquedos é algo prazeroso, por...
OS SENTIMENTOS ADVINDOS DA
COMPRA DE BRINQUEDOS
 A escolha e compra de brinquedos, na grande maioria das vezes, remete à ...
“EU DEIXEI DE SER INDIVIDUALISTA E
                              COMPRAR COISAS PARA MIM, PREFIRO
                        ...
QUANDO COMPRAM BRINQUEDOS?
 As principais datas para a compra não trouxeram novidades: Natal,
  Dia das Crianças, Anivers...
QUANDO COMPRAM BRINQUEDOS?
PAIS E MÃES (0-3 ANOS)
 Compra muito mais frequente.
 Pequenos presentes no mínimo a cada 15 ...
QUANDO COMPRAM BRINQUEDOS?
PAIS E MÃES (4-9 ANOS)
 Compra é menos frequente
 Presentes de maior valor são dados em datas...
QUAIS SÃO AS PREOCUPAÇÕES
DURANTE A COMPRA?
PARENTES E AMIGOS
 Desconhecimento da criança e de seus interesses: Como sabe...
QUAIS SÃO AS PREOCUPAÇÕES
DURANTE A COMPRA?
PARENTES E AMIGOS

                                  MIGRAM O PRESENTE
    A T...
QUAIS SÃO AS PREOCUPAÇÕES
DURANTE A COMPRA?
PAIS E MÃES (0-3 ANOS)
 Segurança da criança é prioritária nessa faixa em que...
QUAIS SÃO AS PREOCUPAÇÕES
DURANTE A COMPRA?
PAIS E MÃES (0-3 ANOS)




O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
QUAIS SÃO AS PREOCUPAÇÕES
DURANTE A COMPRA?
PAIS E MÃES (4-9 ANOS)
 Presentes que não sejam descartados rapidamente ou qu...
ONDE COMPRAM BRINQUEDOS?
 Lojas especializadas em brinquedos: apresentam grande variedade, normalmente existem
  vendedor...
NÃO EXISTEM DESVANTAGENS NO
VAREJO FÍSICO?
Sim, existem, e estas podem ser exploradas em oportunidades no meio
online:
 N...
POR QUE NÃO COMPRAR ONLINE?
 Falta de atendimento humano – o vendedor funciona como um filtro e
  apoio durante a decisão...
OPORTUNIDADE: FACILITAR
PROCESSO DE COMPRA ATRAVÉS DE
EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS
 Estabelecer a confiança dos consumidores ...
MAIS INFORMAÇÕES?
      Tatiana Foresta Santa Paula
      tatiana.foresta@midiadesigners.com.br
      www.midiadesigners.c...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?

5,666 views
5,447 views

Published on

Essa pesquisa se propõe a tentar apontar causas – e quem sabe ajudar a solucionar a dúvida de pais e caregivers sobre o que fazer durante esse processo.

Published in: Technology, Business
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,666
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
18
Actions
Shares
0
Downloads
31
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?

  1. 1. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS? A dificuldade dos adultos em achar o presente ideal para uma criança. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  2. 2. QUANDO VOCÊ ERA CRIANÇA, ERA MUITO MAIS FÁCIL ESCOLHER O PRESENTE. Há alguns anos você sabia exatamente o que queria de Natal, aniversário, dia das crianças. Seus pais ou qualquer outro adulto não precisavam perguntar duas vezes para descobrir qual o brinquedo preferido e qual você já estava namorando há dias, quem sabe meses. Então por que o ato de presentear uma criança hoje em dia virou uma epifania entre os adultos? Será que é tão difícil assim? Essa pesquisa se propõe a tentar apontar causas – e quem sabe ajudar a solucionar a dúvida de pais e caregivers sobre o que fazer durante esse processo. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  3. 3. METODOLOGIA E AMOSTRA  Metodologia Qualitativa de pesquisa através de Discussões em Grupo.  8 participantes para cada grupo, segundo perfis pré- determinados.  Roteiros pré-elaborados com grupos moderados.  6 discussões em grupo, realizadas na cidade de São Paulo. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  4. 4. PREMISSAS  Realizar a compra de brinquedos para seus filhos ou outras crianças.  Utilizar a internet regularmente para pesquisas ou compra de produtos.  Pertencer à classe A-B, segundo o critério Brasil de classificação econômica. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  5. 5. RESULTADOS O que descobrimos sobre o ato de dar presentes? O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  6. 6. INTERNET É USADA PARA PESQUISA, NÃO PARA COMPRA  Assim como no comportamento padrão observado na população brasileira, ainda existe desconfiança e insegurança na compra online.  A compra online de brinquedos é uma vontade, mas muitos param na pesquisa de opções e preços.  Normalmente, quando o fazem, restringem-se a brinquedos de valores mais altos devido às condições de parcelamento ou dificuldade de encontrá-los no varejo tradicional.  Marcas já conhecidas do varejo tradicional inspiram a experimentação. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  7. 7. POR QUE NÃO COMPRAR BRINQUEDOS NA INTERNET?  Falta de segurança da rede como um todo.  Impossibilidade de se ver o modelo ao vivo (dúvidas quanto a tamanho, especificações, materiais etc.).  Demora na entrega (quando não é realizada em 1 dia) faz com que a compra precise ser planejada (o que não é habitual entre os brasileiros) para evitar atrasos nas datas comemorativas. As crianças são muito impacientes – não ter o brinquedo na hora ou não cumprir o prazo de entrega pode estragar a festa.  Utilização apenas para busca do modelo ideal (não requer cadastro / digitação de dados pessoais).  Desconfiança em caso da necessidade de troca, e a demora para que isso ocorra. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  8. 8. “É ESSENCIAL TOCAR NO BRINQUEDO, SENTIR SE ELE É RESISTENTE E TAL.” O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  9. 9. AS CRIANÇAS NEM SEMPRE ESTÃO PRESENTES NA COMPRA ONLINE  A compra de brinquedos vai muito pelo estímulo, pelo impulso, o que é amenizado pela compra virtual.  Rouba o prazer de vivenciar esse momento mágico da compra com os filhos (para pais e mães).  A compra com a presença da criança pode cortar a surpresa, mas reforça a relação entre pais e filhos (experiência diferenciada que não se encontra no mundo online).  Quando a compra é de algo muito desejado pela criança, pode exigir sua participação. E isso tem que acontecer na loja física ou em um ambiente que desperte o senso de experimentação da criança. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  10. 10. COMPRAR BRINQUEDOS É UM ATO RECHEADO DE BENEFÍCIOS E RECOMPENSAS EMOCIONAIS  A compra de brinquedos é algo prazeroso, por tratar-se de agradar crianças.  Para a grande maioria, ver uma criança feliz é muito recompensador.  Entre os pais, isso se intensifica, eles próprios brincam junto com os filhos. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  11. 11. OS SENTIMENTOS ADVINDOS DA COMPRA DE BRINQUEDOS  A escolha e compra de brinquedos, na grande maioria das vezes, remete à criança interior, os adultos voltam no tempo, retornam ao antigo desejo e se projetam no filho presenteando-o com brinquedos que eles mesmos quiseram e nunca conseguiram ter.  Por esse motivo, fazem questão de estar presentes nas ocasiões de compra, participando de forma ativa.  Os pais de crianças de 0 a 3 anos demonstraram estar bastante envolvidos nessa tarefa, sinal de novos tempos, da mulher junto com o homem no mercado de trabalho e dos dois dividirem as tarefas domésticas, inclusive cuidar de crianças pequenas e preocupar-se com o seu desenvolvimento.  Para esses pais, a alegria dos filhos pequenos, a possibilidade de acompanhar seu desenvolvimento, de ser parte integrante da história, tem uma profunda compensação emocional.  Emocionam-se em contar as experiências vividas e o relacionamentos de seus filhos com os brinquedos. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  12. 12. “EU DEIXEI DE SER INDIVIDUALISTA E COMPRAR COISAS PARA MIM, PREFIRO GASTAR COM A MINHA FILHA, A MINHA FELICIDADE VEM ATRAVÉS DELA.” O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  13. 13. QUANDO COMPRAM BRINQUEDOS?  As principais datas para a compra não trouxeram novidades: Natal, Dia das Crianças, Aniversários.  Para presentear filhos de amigos ou parentes, a restrição às datas comemorativas é praticamente total.  Estas datas também são destinadas a presentes de maior valor ou pedidos especiais. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  14. 14. QUANDO COMPRAM BRINQUEDOS? PAIS E MÃES (0-3 ANOS)  Compra muito mais frequente.  Pequenos presentes no mínimo a cada 15 dias (mais comum entre os pais).  Busca por entregar à criança brinquedos que estimulem seu desenvolvimento.  Mudanças constantes nas crianças estimulam a necessidade de presentes frequentes (dentição, coordenação, resposta a estímulos como sons, luzes e outros).  Entre mães, a compra já nessa faixa etária mostra-se vinculada à compensação ou negociação (por se comportarem bem etc.). O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  15. 15. QUANDO COMPRAM BRINQUEDOS? PAIS E MÃES (4-9 ANOS)  Compra é menos frequente  Presentes de maior valor são dados em datas especiais.  Pais continuam comprando certos “agrados” com maior frequência, em passeios no shopping ou quando eles próprios gostam de alguma coisa.  Mães vinculam a compra à compensação ou negociação.  Maior controle quanto ao impulso de dar presentes. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  16. 16. QUAIS SÃO AS PREOCUPAÇÕES DURANTE A COMPRA? PARENTES E AMIGOS  Desconhecimento da criança e de seus interesses: Como saber do que a criança gosta?  Desconhecimento da adequação do brinquedo à faixa etária: Do que gostam as crianças dessa idade?  Desconhecimento quanto à segurança: Será seguro para ela?  Desconhecimento do que é atual, do que está na moda e é objeto de desejo: as modas mudam. O que será atual e desejado?  Presentear com itens repetidos.  Se derem a oportunidade de a criança escolher, a preocupação é o preço: Quanto custará o que ela deseja? Será compatível com o que desejo gastar? O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  17. 17. QUAIS SÃO AS PREOCUPAÇÕES DURANTE A COMPRA? PARENTES E AMIGOS MIGRAM O PRESENTE A TAREFA PODE SER PARA OUTRAS ÁRDUA, DIFÍCIL E CATEGORIAS (ROUPAS, DEMORADA ACESSÓRIOS, ETC.) O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  18. 18. QUAIS SÃO AS PREOCUPAÇÕES DURANTE A COMPRA? PAIS E MÃES (0-3 ANOS)  Segurança da criança é prioritária nessa faixa em que ela ainda não pode discernir por conta própria (tipos de materiais, encaixes, tamanho das peças, etc.).  Presentes que tenham como finalidade o desenvolvimento da criança: aprendizado, desenvolvimento dos sentidos, etc. (mais perceptível nos grupos de pais).  Mães procuram mostrar limites e valores quando a criança já começa a entender.  Agradar aos filhos em seus desejos - embora o discurso seja sobre a preocupação de que a criança fique mimada, quase sempre, atender aos desejos dos filhos é irresistível.  Pais e mães gostariam de obter informações junto aos fabricantes sobre os significados/funções dos brinquedos para as crianças. Ou seja, que tipo de influência esse objeto “estranho”, seja uma boneca ou um herói da TV, pode ter junto à psique de seus filhos. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  19. 19. QUAIS SÃO AS PREOCUPAÇÕES DURANTE A COMPRA? PAIS E MÃES (0-3 ANOS) O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  20. 20. QUAIS SÃO AS PREOCUPAÇÕES DURANTE A COMPRA? PAIS E MÃES (4-9 ANOS)  Presentes que não sejam descartados rapidamente ou que não agradem.  Planejar o número de presentes para que as crianças não fiquem mimadas.  Passar a noção de que o custo pode ser impeditivo na compra de um brinquedo. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  21. 21. ONDE COMPRAM BRINQUEDOS?  Lojas especializadas em brinquedos: apresentam grande variedade, normalmente existem vendedores capacitados a orientar e ambiente que diverte crianças e pais. Seu ponto negativo é estimular as crianças em excesso, fazendo com que peçam presentes fora de hora.  Grandes magazines/armarinhos: boa variedade, preços atrativos e produtos mais simples.  Shoppings: variedade de lojas de diferentes padrões são uma opção para o início do processo de compra.  Grandes hipermercados: menor variedade, mas preços atrativos.  Mercado de rua popular (ex: 25 de março): brinquedos mais baratos, mas nem sempre originais. Gera insegurança quando se trata de crianças pequenas, pois não apresentam a mesma qualidade que os de marca.  Lojas especializadas para bebês: mais frequentadas por pais de filhos entre 0 e 3 anos, boa gama de brinquedos educativos e vendedores capacitados para saber as necessidades de crianças de diferentes idades. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  22. 22. NÃO EXISTEM DESVANTAGENS NO VAREJO FÍSICO? Sim, existem, e estas podem ser exploradas em oportunidades no meio online:  Necessidade de locomoção até o local (expostos a trânsito, violência etc.).  Gastos com gasolina e estacionamento.  Fluxo muito grande de pessoas em datas especiais torna o programa cansativo e demorado.  Não encontrar o produto procurado.  Exposição das crianças a um número de estímulos muito grande leva- as a desejarem vários brinquedos (ou irmãos).  Menor flexibilidade de pagamentos (parcelamento). O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  23. 23. POR QUE NÃO COMPRAR ONLINE?  Falta de atendimento humano – o vendedor funciona como um filtro e apoio durante a decisão de qual brinquedo escolher.  Entrega imediata – retira o produto na hora e reconhece o estado do mesmo; não existe o medo do produto vir defeituoso ou o pedido estar incorreto. O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  24. 24. OPORTUNIDADE: FACILITAR PROCESSO DE COMPRA ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS  Estabelecer a confiança dos consumidores através de depoimentos/reviews e outros tipos de conteúdo gerado por quem já comprou.  Explorar na web a deficiência de contato físico através de conteúdo multimídia que torne a experiência mais rica (vídeos, imagens 3D, fotos em escala real).  Ajudar os pais e caregivers a entender melhor os benefícios dos presentes escolhidos.  Otimizar o processo de escolha, oferecendo um maior número de filtros (personagem preferido, tipo de brinquedo) e utilizando perfis pré-definidos (esportista, aventureiroetc.). O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?
  25. 25. MAIS INFORMAÇÕES? Tatiana Foresta Santa Paula tatiana.foresta@midiadesigners.com.br www.midiadesigners.com.br | +55 11 50925770 O QUE COMPRAR PARA AS CRIANÇAS?

×