Blogosfera aprendendo com quem faz!

  • 829 views
Uploaded on

Entrevistas com Blogueiros feito por Camila Carrano para o post "Blogosfera: Aprendendo com quem faz" no Blog Mídia Boom em 14/05/2010.

Entrevistas com Blogueiros feito por Camila Carrano para o post "Blogosfera: Aprendendo com quem faz" no Blog Mídia Boom em 14/05/2010.

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
829
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
15
Comments
1
Likes
3

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Blogs Entrevistados Gestão Feminina | Estimulando Mulheres a Empreender Choco La Design A Bordo da Comunicação Blogcitário | O seu blog de publicidade
  • 2. Com matérias voltadas ao empreendedorismo, negócios, marketing e oportunidades de atualização profissional, o Blog Gestão Feminina tem o papel de contribuir para estimular mulheres de todas as idades e classes sociais a buscarem a liderança profissional em suas vidas, ou seja, empreender. http://www.gestaofeminina.com.br @gestaofeminina
  • 3. Quando foi a idéia de lançar o blog e quais os objetivos traçados inicialmente? A idéia de lançar o blog ocorreu em fevereiro de 2009 e em março ele já estava no ar. A idéia inicial era fazer uma revista, mas pela abrangência que o blog teria e a facilidade de ser gratuito para os leitores, optamos por este caminho. A linha editorial inicial era com foco na mulher executiva, não só empreendedora, era para todas as mulheres que lidavam com grandes decisões o dia inteiro, desde a pequena empreendedora até a presidente de uma multinacional. Com o tempo eu e a jornalista Laryssa Martins, que também é responsável pelo blog, começamos a estudar empreendedorismo e vimos que não havia nada específico para empreendedoras em fase inicial, foi quando passamos a focar neste tema, divulgando modelos de negócios, tirando dúvidas das leitoras e trazendo a opinião de especialistas para auxiliá-las no dia-a-dia.
  • 4. Com o tempo, qual as melhorias que as redes sociais trouxeram para a visibilidade do blog? Posso dizer que a visibilidade que o blog tem hoje deve-se às redes sociais. Logo que o blog foi fundado já providenciamos as contas de Twitter, Orkut e Facebook  para divulgar os posts. Aos poucos as pessoas foram conhecendo nosso trabalho e passaram a nos acompanhar por essas redes e indicar aos amigos. Lembro que no início recebi muitas mensagens de pessoas que chegaram ao blog por indicação de amigos e familiares, o mais engraçado era que as mulheres chegavam até a Gestão Feminina por intermédio de homens! Com isso nós fomos tema de diversas reportagens e até de uma participação em um programa de televisão. Mas isso é o de menos, o que considero válido é que as pessoas que nos acompanham, seja via redes sociais ou pelo próprio blog, gostam do nosso trabalho, opinam e ajudam a construir um blog com as informações que elas realmente precisam, tudo isso graças à interação que elas têm conosco via Twitter, Orkut e Facebook. Atualmente nós também temos uma página no Flickr com fotos de alguns eventos que nós fizemos e também temos um Formspring, mas ainda não divulgamos.
  • 5. Qual o acréscimo as mídias sociais oferecem para o tema abordado pelo blog? O blog é praticamente feito pela interação nessas mídias. Por lá eu percebo as necessidades das leitoras e também a opinião delas quanto ao conteúdo. Por ali vejo se uma informação que eu postei foi realmente válida, ela gera comentários positivos, e também recebemos comentários negativos também. Outro dia eu estava postando informações da GEM2009 que tratou do aumento da participação feminina no empreendedorismo brasileiro e fui chamada de sexista por um rapaz que nos seguia no Twitter, mas naquele dia eu só estava publicando as palavras da equipe do Sebrae, não as minhas. No Twitter da Gestão Feminina há muitas empreendedoras, daquelas que estão em início, trabalham em casa ou nos cafés e têm de lidar com os questionamentos dos familiares sobre se não seria melhor ter um emprego fixo e com carteira assinada do que trabalhar sem compensação (que para eles significa dinheiro). Há muitas pessoas que se encaixam nesse perfil e se não fosse pelas redes nós não teríamos acesso a elas e não saberíamos atender às suas necessidades. Sou jornalista e por amor à minha profissão defendo que um veículo de comunicação cujo objetivo é informar a população só pode desempenhar bem o seu trabalho se basear suas informações na opinião dos leitores, nada mais, pena que muitos colegas de profissão esquecem-se disso no meio do caminho, mas prefiro não comentar...
  • 6. Com a experiência do blog, qual dica poderia ser dada para os iniciantes na blogosfera? Planejamento. A gente pensa que ter um blog é só fazer a inscrição no Wordpress ou Blogspot e sair escrevendo De maneira alguma! Você tem que pensar nele como uma empresa, visualizar que um dia ele pode crescer e se tornar rentável para você e que você precisará estar preparado para quando este momento chegar. Antes de iniciar um blog você deve pensar: para que eu quero um blog, para escrever coisas pessoais ou para informar pessoas? Se e para informar pessoas, para quem eu vou escrever? Quando vou escrever, com que periodicidade? O que o meu leitor pode esperar de mim? Sobre o que eu vou escrever? É relevante para os outros, agrega conhecimento? Quais podem ser os meus possíveis parceiros? E aí quando você pensa em parceria pode ser desde a troca de links e banners até a criação de espaços publicitários. Descobri um blog interessante chamado Escola de Dinheiro que tem dicas para blogueiros iniciantes, acessem, leiam os posts e confiram as publicações especiais para quem está começando nessa estrada. Saiam da toca, conheçam outros blogueiros, estabeleçam um relacionamento estreito com os blogueiros que trabalham com o mesmo tema que você, a troca de experiência é sempre válida e eles têm muito a nos ensinar, acredite!
  • 7. Com a experiência do blog, qual dica poderia ser dada para os iniciantes na blogsfera? Planejamento. A gente pensa que ter um blog é só fazer a inscrição no Wordpress ou Blogspot e sair escrevendo De maneira alguma! Você tem que pensar nele como uma empresa, visualizar que um dia ele pode crescer e se tornar rentável para você e que você precisará estar preparado para quando este momento chegar. Antes de iniciar um blog você deve pensar: para que eu quero um blog, para escrever coisas pessoais ou para informar pessoas? Se e para informar pessoas, para quem eu vou escrever? Quando vou escrever, com que periodicidade? O que o meu leitor pode esperar de mim? Sobre o que eu vou escrever? É relevante para os outros, agrega conhecimento? Quais podem ser os meus possíveis parceiros? E aí quando você pensa em parceria pode ser desde a troca de links e banners até a criação de espaços publicitários. Descobri um blog interessante chamado Escola de Dinheiro que tem dicas para blogueiros iniciantes, acessem, leiam os posts e confiram as publicações especiais para quem está começando nessa estrada. Saiam da toca, conheçam outros blogueiros, estabeleçam um relacionamento estreito com os blogueiros que trabalham com o mesmo tema que você, a troca de experiência é sempre válida e eles têm muito a nos ensinar, acredite!
  • 8. O Blog Gestão Feminina ainda está na fase de parcerias, ou seja, não ganhamos dinheiro com ele, mas pela dimensão que ele está atingindo precisaremos fazer isso em breve, por isso disse da importância de um planejamento. Quando comecei o blog não imaginei que ele chegaria onde está hoje e ele ainda está em fase de crescimento! Agora tivemos de dar uma pausa em outras atividades que tínhamos assumido para “arrumar a casa” e oferecer às leitoras um serviço melhor e mais completo, aguardem os próximos meses, muita novidade vem por aí. Contato: E se alguém quiser contato com a Gestão Feminina para saber mais da história ou tirar dúvidas pode mandar um e-mail para [email_address] .
  • 9. O Choco la Design é um blog onde postamos ilustração, design, webdesign, exposições, design editorial, motion design, design gráfico e todos os assuntos relacionados ao design. Nosso principal objetivo além de manter sempre um padrão alto de qualidade dos posts e informações do mundo do design, é dar espaço para novos talentos e divulgar artistas brasileiros que estão escondidos por todo Brasil. http://chocoladesign.com/ @ chocoladesign
  • 10. Quando foi a idéia de lançar o blog e quais os objetivos traçados inicialmente? Inicialmente o Filipe S. Fernandes tinha um blog pessoal onde ele postava screencasts (video-tutoriais) e o Willian Matiola um blog de entretenimento chamado Macacumor. Mesmo o Willian tendo um blog de entretenimento ele sempre foi muito ligado em design e sempre procurou extrair o máximo de informação possível sobre o assunto. Com o fechamento do Macacumor, o Filipe o chamou para postar em seu blog pessoal. Aceitando a proposta e já começando a postar assuntos que envolviam principalmente ilustrações e tipografia o blog começou a ter um tráfego consideravelmente bom e rápido. Em vista disso, precisávamos de um lugar especifico para postar, um lugar com nome e conceito. Meses antes, o Filipe tinha os projetos de lançar um blog que estava na gaveta. Já tinha nome, conceito e até layout definidos, mas estacionados. Foi ai que surgiu a idéia de retomar o projeto do Choco La Design, um blog de design brasileiro que fosse bom em todos os aspectos (visuais, conteúdo de qualidade, interação com os visitantes, etc.).
  • 11. Com o tempo, qual as melhorias que as redes sociais trouxeram para a visibilidade do blog?   As redes sociais se fazem presente no Choco La Design desde a sua criação, foi através delas que começamos a espalhar o projeto. Usamos principalmente o Twitter para divulgar nossos posts e interagir com nossos visitantes. Depois fomos aderindo a outras redes sociais como o Facebook, Flickr e Formspring. Sabendo usar as redes sociais corretamente você terá bons resultados, alias, tudo que é usado da maneira correta traz bons resultados, às vezes a curto prazo e outras a longo prazo, mas sempre trazendo os resultados que almejamos alcançar. Hoje podemos dizer que 1/3 da visibilidade que o blog tem é devido às redes sociais, principalmente do Twitter.
  • 12. Qual o acréscimo as mídias sociais oferecem para o tema abordado pelo blog? Utilizando as mídias sociais para promover nosso blog de design podemos dizer que os maiores acréscimos foram a troca de experiências com outras pessoas da área, o networking estabelecido pelo Choco La, ou seja, nós temos uma lista enorme de pessoas que se interessam e tem os mesmos objetivos que nós e sem contar as várias novas referências que descobrimos blogando. E por ser um meio onde você está sempre em contato com os leitores, e precisa deles para gerar uma discussão sobre o que você escreve, acaba que você mostra como é o blog de verdade, sem máscara, sem muitas formalidades, mostra transparência, e os leitores gostam disso. Podemos concluir dizendo que o maior e mais impactante acréscimo que as mídias sociais oferecem para nós que escrevemos num blog de design é a interação e as amizades que fizemos e continuamos fazendo.
  • 13. Com a experiência do blog, qual dica poderia ser dada para os iniciantes na blogosfera? Blogar requer tempo, dedicação e principalmente paixão pelo que você está fazendo. Não adianta você criar um blog, postar sobre um assunto que você não gosta e esperar chover visitas. Você precisa, antes de tudo, planejar e estruturar cada detalhe do seu blog, saber quais assuntos serão abordados e como eles serão abordados. Você também precisa de tempo, pois administrar um blog não é uma tarefa tão simples. Uma coisa que é ótima e nós recomendamos é ter uma boa equipe. Com uma boa equipe você pode debater assuntos relacionados ao blog e pedir auxilio na elaboração dos posts, também é preciso que aja uma ajuda mútua entre os integrantes da equipe, como Eu (Willian Matiola) e o Filipe S. Fernandes estamos fazendo ao responder estas perguntas, um complementa o outro e assim a coisa vai caminhando. Outra coisa para quem está começando é ter em mente que um blog não cresce sozinho. É preciso divulgação e parcerias. Use as mídias sociais para promover e divulgar seus projetos e procure por blogs do mesmo nicho que o seu para trocar visitas.
  • 14. Por fim, interaja com seus visitantes, todos eles tem opiniões, criticas, sugestões e gostam de ser ouvidos, assim como você gosta que eles te "ouçam" quando você expressa sua opinião em algum artigo. Faça com que os leitores do seu blog se sintam como parte da equipe, quanto mais próximo eles se sentirem do blog e sua equipe, melhor. Não devem existir hierarquias, todos somos iguais e normais. Não é porque você tem um blog de sucesso que faz com que você seja uma celebridade e que trate os outros como "inferiores", em outras palavras: seja humilde. Contato: Entre em contato com os idealizadores e fundadores do Blog Willian Matiola e Filipe S. Fernandes: [email_address]
  • 15. Blogcitário é um blog sobre o mundo da publicidade, onde são postados os principais comerciais, ações de guerrilha, virais e mídias alternativas com a visão do publicitário Caio Costa, que atualmente é Diretor da Orfeu Comunicação, agência de publicidade de Salvador http://blogcitario.blog.br @ blogcitario
  • 16. Quando foi a idéia de lançar o blog e quais os objetivos traçados inicialmente? A idéia de ter o meu próprio espaço virtual veio em 2004, após comentar em um post sobre como a Bahia fornece publicitários de qualidade para São Paulo. Fiz um comentário relativamente longo e a blogueira elogiou o texto. Depois disso, conheci a ferramenta e estou até hoje escrevendo no continente publicitário da blogosfera.
  • 17. Com o tempo, qual as melhorias que as redes sociais trouxeram para a visibilidade do blog? O Twitter é praticamente a única mídia social que uso para divulgar os meus posts. Agora que o Orkut e o Facebook oferecem atualizações parecidas, de vez em quando uso esses espaços também.
  • 18. Qual o acréscimo as mídias sociais oferecem para o tema abordado pelo blog? Como o Twitter é um point de notícias e polêmicas que se espalham em poucos minutos, às vezes aproveito a onda e escrevo um artigo sobre o hype do momento, como o caso da Bem Devassa. E esses posts despertam muito interesse para a audiência.
  • 19. Com a experiência do blog, qual dica poderia ser dada para os iniciantes na blogosfera? Sempre escreva os seus próprios textos. Além de aprimorar a escrita, você começa a ser respeitado pelos seus leitores, que certamente irão voltar mais vezes por saber que encontrarão algo original no blog. Contato: Entre em contato com o autor do blog: [email_address] .
  • 20. A Bordo tem o significado de estar “dentro de”, logo relacionamos a embarcação.Comunicação exerce um poder de equilíbrio, desenvolvimento e expansão, esses poderes representam para a humanidade uma conquista e um desafio. Conquista, na medida em que propicia possibilidades de difusão de conhecimentos e de informações em uma proporção antes inimaginável. É uma equipe de estudantes e profissionais de Relações Públicas e de Comunicação. http://www.abordodacomunicao.com.br @blogabordo
  • 21. Quando foi a idéia de lançar o blog e quais os objetivos traçados inicialmente? O blog surgiu para cumprir uma atividade acadêmica, na disciplina de Comunicação Organizacional, ministrada pela professora Cláudia Nociolini Rebechi. O intuito era falar sobre CO e mostrar aos leitores a importância da área. Enquanto ele era acadêmico nunca saímos do nosso mundo, publicávamos e não visitávamos outros blogs. Assim que terminou a disciplina íamos parar, porém dias depois recebemos um release da empresa de telefonia Oi. Paramos para conversar sobre o assunto da publicação e eu (Cibele) e a Daniele resolvemos continuar. Publicamos o release da Oi e demos prosseguimento.
  • 22. Com o tempo, qual as melhorias que as redes sociais trouxeram para a visibilidade do blog? Em termos de visita as redes sociais é um grande benefício para o blog, depois que criamos o twitter as visitas aumentaram em 80%. E percebo que os comentários dos posts, o feedback agora vem do twitter, poucas pessoas comentam nos posts, mas sim mandam DM ou deixam comentários no twitter, indicam como uma boa leitura. O twitter é uma grande rede de relacionamento, nos ajuda muito. Claro, sem contar as excelentes pessoas que conheci por aqui, acho que tudo que contei das oportunidades que tive pelo blog, 70% veio do twitter, posso dizer que conheci as pessoas certas na hora certa pelo twitter. Outra rede social que nos proporciona credibilidade e visibilidade é o ning, especificamente o Horizonte RP, administrada pelo Pedro Souza e Alana, com os melhores posts da semana selecionados pelo Pedro, felizmente o A Bordo sempre está lá e é uma honra para nós e também nos ajuda na divulgação do blog.
  • 23. Qual o acréscimo as mídias sociais oferecem para o tema abordado pelo blog? Antes as relações públicas mapeava simplesmente seus públicos estratégicos, aquilo que a gente chama de stakeholders, através desde mapeamento podíamos controlar o nosso mundo estratégico. Hoje as redes sociais e as tecnologias digitais quebram com essa lógica e mapeamento. Hoje, independente da grau de escolaridade ou de nível hierárquico, qualquer pessoas pode criar a identidade, fazer da visão ou da missão de uma empresa. Isso que mudou para Relações Públicas, é o que o Paulo Nassar chamar de Nova Relações Públicas, que tem um poder de mensurar as mídias, que tem o poder de administrar valores e diálogos com diversos públicos, não tendo hoje como 'escolher' os públicos e sim sermos aptos para trabalhar com diversos públicos.
  • 24. Com a experiência do blog, qual dica poderia ser dada para os iniciantes na blogosfera? Interagir com os blogs já existentes, comentar neles. E o bom conteúdo claro. Trazer boas notícias e seguir os bons exemplos.. os bons blogs. Contato: Entre em contato com a administradora do blog: [email_address]