• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Panchakarma - Rita Quintas
 

Panchakarma - Rita Quintas

on

  • 2,707 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,707
Views on SlideShare
1,979
Embed Views
728

Actions

Likes
1
Downloads
0
Comments
1

20 Embeds 728

http://ayur-amrita.blogspot.pt 228
http://www.ayur-amrita.blogspot.pt 138
http://www.ayur-amrita.blogspot.com.br 111
http://ayur-amrita.blogspot.com.br 104
http://www.ayur-amrita.blogspot.com 67
http://ayur-amrita.blogspot.com 56
http://ayur-amrita.blogspot.in 4
http://www.ayur-amrita.blogspot.in 3
http://ayur-amrita.blogspot.com.es 3
http://ayur-amrita.blogspot.fi 2
http://ayur-amrita.blogspot.fr 2
http://www.ayur-amrita.blogspot.mx 2
http://ayur-amrita.blogspot.de 1
http://www.ayur-amrita.blogspot.fr 1
http://ayur-amrita.blogspot.ru 1
http://www.ayur-amrita.blogspot.ca 1
http://www.ayur-amrita.blogspot.jp 1
http://ayur-amrita.blogspot.co.uk 1
http://ayur-amrita.blogspot.it 1
http://www.ayur-amrita.blogspot.ro 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

11 of 1 previous next

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Panchakarma - Rita Quintas Panchakarma - Rita Quintas Presentation Transcript

    • Medicina Ayurvédica Rita Quintas
    • Ama – “cru”, “não Mala – digerido”; subproduto substância/residuos que tóxico gerado pela necessitam sair do corpo inadequada ou (suor, fezes, urina) incompleta digestãoDhatu – tecidos do corpo que são responsáveis Agni – fogo biológico dopelo funcionamento dos corpo sistemas, orgãos e estrutura do corpo.
    •  Shamana significa suprimir, reduzir ou eliminar os sintomas. Shodana significa ir embora, nesta terapia a origem do processo da doença é erradicado. Controla o ama e mala do corpo e restabelece o equilibrio dos doshas.
    •  Purvakarma; Pradhanakarma; Paschatkarma
    •  Purva significa “antes” e karma significa “acção”. Estes tratamentos auxiliam a perder o ama e a movê-lo das estruturas mais internas dos tecidos para o tracto gastrointestinal. Sem uma preparação especial apenas expelimos o ama que se encontra no tracto gastro- intestinal não havendo libertação do ama alojado no dhatus. O Poorvakarma inclui um processo de oleação interna (sneahana), oleação externa (abhyanga, shyrodhara, etc.), e um tipo de sauna terapêutica (swedana).
    •  Meios de lubrificação interna (Snehana): Basti (aplicação de óleo medicado no recto); Nasya (óleo medicado aplicado nas narinas); Snehapana (ingestão de óleo ou ghee medicado). Snehana usa quatro tipos de subtância oleaginosas: óleos vegetais (taila), manteiga purificada (ghee), gordura animal (vasa) e medula óssea (majja).
    •  Abhyanga (massagem); Parisheka (Banho de Óleo pelo corpo); Shyrodhara (fluxo de óleo medicado sobre o Ajna Chakra) e outros dharas em outros locais;
    •  Shyro Basti (reter óleo medicado na cabeça); Kati Basti (retenção de óleo medicado sobre a lombar); Netra Basti (retenção de ghee medicado sobre os olhos).
    •  Estimula o fogo  É sempre realizado após sistemico (agni) do corpo o abhyanga (massagem) para retirar toxinas (ama) e nunca como uma e expulsa-las pela pele prática isolada, além de através do suor. preconizar o uso de ervas e óleos essenciais específicos para cada pessoa não permitindo que a cabeça receba o calor ao mesmo tempo que o corpo - apenas uma modalidade permite a cabeça dentro da sauna.  Ver contra-indicações
    •  Uma utilização correcta do Snehana e Swedana são essenciais para o sucesso da terapia panchakarma. Sem a oleação e o aquecimento do corpo os procedimentos principais da panchakarma não atingirão uma limpeza profunda.
    •  Panchakarma significa “cinco processos de limpeza” onde, (pancha, significa – cinco e karma, significa – processo). Panchakarma significa apenas uma das fases da terapia radical, chamada Shodana Chiktisa – que tem a tradução literal de “Terapia radical de eliminação do dosha do corpo”. Os cinco meios terapêuticos de eliminar as toxinas do corpo, que constituem o Panchakarma, são Vamana, Virechana, Nasya, Basti e Raktamoskshana
    •  O vamana, ou vomito terapêutico remove o excesso de kapha acumulado presente no estômago e no tracto respiratório. O tratamento leva em média sete dias para ser efectuado, sendo necessário que o paciente se prepare para o momento da emesis. Para a indução do vomito são utilizadas ervas com características potentes, penetrantes e aquecedoras, que penetrem profundamente nos canais para facilitar a fluidificação do muco: Cálamo (achorus calamus); Cardamomo; Ervas eméticas (com capacidade de produzir vómito) como o Yashtimadhu ou Alcaçuz (glycyrrhiza glabra) Madan phal (radia dymotorum) entre outras.
    • doenças crónicas como indigestão cronica; tosse, diabetes;alergias respiratórias; resfriados frequentes, edema; sinusite e renite; bronquite obesidade obstrução linfática; lentidão e sono excessivo; amigdalites repetitivas; hipotiroidismo; leucorréias de natureza Pitta e kapha apego e vontade fraca;
    •  É um tratamento de desintoxicação profundo utilizado pela Medicina Ayurvédica para eliminar impurezas do intestino delgado, estômago, fígado, vesícula biliar e pâncreas através de uma purgação terapêutica induzida por ervas. É uma prática especialmente indicada para eliminar o excesso do dosha Pitta – que tem como órgão de acúmulação o intestino delgado e secundariamente o fígado. Também é indicado para kapha pois também limpa o pâncreas e estômago, órgãos de acumulação deste dosha.
    • febre crónica, doenças de pele: comichão e ardência nos olhos e doenças oculares em psoríase, acne, dermatites, lepra, coceiras, descoloração da geral; diarreia; pele, vitiligo fistula anal; asma; anemia;dores de cabeça de origem digestiva e enxaquecas; doenças cardíacas e inflamatórias; parasitose intestinal e eripisela síndrome do cólon irritável; icteríricia; hipertiroidismo;desordens glandulares; estomatite e hiperacidez estomacal; sangue tóxico e edema; sudorese excessiva; diabetes; gota
    •  Ervas para o virechana, mais utilizadas são a triphala (composto à base de três ervas indianas: amalaki, haritaki e bibitaki), o óleo de rícino, o trivrut e a raiz do ruibarbo. Mais do que uma limpeza física profunda, o virechana – e todas as terapias que envolvem o panchakarma, promove a desintoxicação da mente e dos sentidos, promovendo clareza de pensamentos sentimentos e sensação de pureza e conexão interna. A melhor época do ano para fazer o virechana é na primavera e secundariamente no outono. Ver contra-indicações
    •  O Nasya é a administração de medicamento em forma de pó ou óleo na cavidade nasal. É indicado para desequilíbrios no subdosha prana, responsável principalmente pela clareza mental e pelas funções sensoriais. A sua aplicação ajuda a corrigir disturbios ligados à mente, criatividade, desorganização e embotamento enegético na região da cabeça.
    • Renites, Alergias, sinusites dores de cabeça Excesso deInsonia ou sono muco e secagem agitado e leve na região
    •  Basti é o nome do tratamento ayurvédico de limpeza e nutrição do intestino grosso (cólon). Para o ayurveda, o intestino grosso é a sede do dosha vata e todo desequilíbrio inicia em vata: ele governa os outros doshas. Por esta razão, o basti é considerado o tratamento ayurvédico mais importante, não apenas para reduzir vata, mas para equilibrar os outros dois doshas – Pitta e Kapha. O objectivo de um tratamento com basti não é unicamente lavar o cólon, mas também nutri-lo.
    •  Os de limpeza chamado de niruha ou asthapan basti; Os de nutrição chamado de anuvasana ou sneha basti tem como principal função a redução e tonificação de vata e o fortalecimento de apana-vayu.  Função terapêutica a que se destina: snehana: nutrição shodhana: purificação lekhara: para reduzir algum tecido em excesso brimhana: para aumentar algum tecido com deficiência doshahara: para reduzir ou remover algum dosha shamana: para pacificação de algum dosha em desequilíbrio
    •  É usado para eliminar  A sangria também toxinas que são estimula o baço para absorvidas para a produzir substâncias corrente sanguínea antitóxicas que ajudam através do trato a estimular o sistema gastrointestinal. Este imunológico. processo purifica o sangue. Extrair uma pequena quantidade de sangue de uma veia alivia a tensão criada pelas toxinas no sangue.
    • Urticária, Acne, comichão crónica,erupções cutâneas, sarna, aumento do fígado eczema leucoderma e do baço Hemocromatose Gota
    •  Paschat significa "depois". Esta terapia é administrada dentro do panchakarma após os pré-procedimentos e as cinco principais terapias de desintoxicação. (Pradhankarma) Esta terapia restaura o equilíbrio dos doshas, concluindo o panchakarma. Trata-se de um re-estabelecimento das enzimas digestivas e reposição dos tecidos do corpo que foram desentoxicados. É indicada uma dieta especial para o paciente, mediante o seu prakruti.
    •  ObesidadeA obesidade responde bem à terapia do panchakarma.Removendo o ama e a gordura excessiva do meda dhatuaumentando também o metabolismo da gordura.A um homem de 32 anos com um caso grave de obesidade usou-se o tratamento prescrito em textos antigos chamado udvartana. Neste processo pó de ervas seco é massajado vigorosamente na pele em vez do óleo, durante a snehana, para animar o metabolismo meda dhatus.Em complemento foi usado um tipo especial de basti chamado lekhana basti para activar e eliminar o excesso de gordura. Foram também medicados nasyas especiais para remover o ama relacionado com o kapha da região da cabeça, o que ajudou a restaurar as funcões endócrinas do paciente.
    • Menstruação irregularDra. Shalmani Joshi, médica ayurvedica, especializada em saúde feminina e ginecológica, aplicou o panchakarma em diversos tipos de problemas ginecológicos. Uma mulher que foi ter com ela por causa da obesidade, recebeu o diagnóstico que a obesidade estava relacionada com amenorreia secundária – cessação subita do ciclo menstrual causada pela insuficiência do rasa dhatu agni – o que naturalmente provoca uma acumulação de kapha. A mulher recebeu vamana, virechana e basti que reacendeu o seu agni; o seu ciclo menstrual retornou à normalidade e o problema com o peso desapareceu.
    •  Artrite A Artrite é considerada como uma doença auto-imune, mas a medicina ocidental não descobriu ainda a sua causa. Como resultado apenas são possíveis alguns tratamentos amenizantes. No entanto quando os textos da medicina ayurvédica foram escritos, há milhares de anos, descreviam uma doença chamada amavat, na qual o ama bloqueava os shrotas ou canais do corpo e restringia os movimentos do vata. Isso provocava perda de mobilidade nos ligamentos, resultando em dores e inchaço ou no que nós actualmente chamamos - artrite reumatóide. A terapia Panchakarma pode controlar esta doença e se a tratarmos no estádio inicial podemos revertê-la. Ela limpa as toxinas dos shrotas para que o vata possa novamente transportar prana e nutrição para ashti dhatu ou ossos. A primeira abordagem a um paciente com reumático é sempre reforçar o seu agni digestivo e incrementar a digestão, assimilação e eliminação; e em segundo lugar reforçar o sistema imunitário.
    •  Doença de Parkinson Um homem de 58 anos que sofria de parkinson há 17. Só conseguia andar com a ajuda de duas pessoas. Ele já estava a tomar a dose máxima de dopamina de forma a reduzir os tremores e aumentar a coordenação muscular. Este tipo de doença tem a haver com uma desordem do vata envolvendo uma degeneração do majja dhatu (medula óssea) e o tratamento foca-se na apaziguação do vata. Inicialmente, efectua-se snehana, nasya e bastis para limpar e acalmar a zona vata e depois altera-se para o tratamento de nutrição e rejuvenescimento com pinda swedana, Pishinchhali e ksheer bastis para nutrir o mamsa (músculo) e a majja dhatus (medula óssea). Em três meses ele andava sem apoios e conseguiu diminuir a dopamina para metade. Ainda sem estar totalmente curado, sentia-se tão melhor que fez uma longa viagem, sózinho, ao norte da India.
    •  Cancro O cancro pode responder bem à shodhana embora a maioria dos doentes com cancro só procurem ajuda num estado muito avançado, ou seja, praticamente incurável. Pelo ponto de vista Ayurvédico, o cancro é resultado de um agni ou força vital esgotados o que ocorre porque o funcionamento do vata está seriamente danificado. Um dos principais efeitos da panchakarma é restaurar o funcionamento normal do vara e aumentar a força vital. A chave é tratar esta doença mesmo no inicio.
    •  www.ibrata.com.br/ibrata/ps/terapias/panchakar ma.html www.ayurvedatravelmall.com/ayurvedatrearment s.html www.panchakarma.com/ www.ayurindus.com/treatments/panchakarma.ht ml http://www.saladeayurveda.com/p/terapias- ayurvedicas.html Swami SADA SHIVA TIRTHA; “The Ayurvedic Encyclopedia” Sunil Joshi V. ; “Ayurveda e Panchakarma”