• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Resumo sobre o Feudalismo
 

Resumo sobre o Feudalismo

on

  • 137,711 views

As informações aqui contidas estão adaptadas, especialmente, para alunos do ensino fundamental, médio e pré-vestibulares. ...

As informações aqui contidas estão adaptadas, especialmente, para alunos do ensino fundamental, médio e pré-vestibulares.

O resumo está vinculado ao História Digital, um blog que oferece conteúdo de história para todos os níveis de ensino, explorando diferentes linguagens e promovendo a acessibilidade.

Os termos em negrito são conceitos importantes que você deve aprender. Ao final desta aula, acesse o quiz e teste os seus conhecimentos.

Você também pode aprender mais assistindo aos vídeos. Visite o blog para conhecer jogos, infográficos, visitas virtuais e muito mais sobre este resumo.

Se houver erros históricos ou problemas nos links, favor relatar no e-mail: contato@historiadigital.org

Statistics

Views

Total Views
137,711
Views on SlideShare
107,064
Embed Views
30,647

Actions

Likes
13
Downloads
929
Comments
10

17 Embeds 30,647

http://www.historiadigital.org 29492
http://www.profisabelaguiar.blogspot.com 423
http://profisabelaguiar.blogspot.com 238
http://profisabelaguiar.blogspot.com.br 208
http://eucontandohistoria.blogspot.com.br 140
http://www.slideshare.net 85
http://ead.cachoeirinha.rs.gov.br 37
http://webcache.googleusercontent.com 5
https://www.google.com.br 5
http://profisabelaguiar.blogspot.pt 5
http://www.profisabelaguiar.blogspot.com.br 2
http://historiadigital.com.br 2
http://74.125.93.132 1
http://1.gravatar.com 1
http://0.gravatar.com 1
http://osystem32.forumeiros.com 1
https://twitter.com 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

110 of 10 previous next Post a comment

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Resumo sobre o Feudalismo Resumo sobre o Feudalismo Presentation Transcript

    • FEUDALISMO Resumo desenvolvido por: Prof. Michel Goulart http://historiadigital.org http://twitter.com/profmichel Copyright © Todos os direitos reservados.
    • Algumas considerações As informações aqui contidas estão adaptadas, especialmente, para alunos do ensino fundamental, médio e pré-vestibulares. O resumo está vinculado ao História Digital, um blog que oferece conteúdo de história para todos os níveis de ensino, explorando diferentes linguagens e promovendo a acessibilidade. Os termos em negrito são conceitos importantes que você deve aprender. Ao final desta aula, acesse o quiz e teste os seus conhecimentos. Você também pode aprender mais assistindo aos vídeos. Visite o blog para conhecer jogos, infográficos, visitas virtuais e muito mais sobre este resumo. Se houver erros históricos ou problemas nos links, favor relatar no e-mail: contato@historiadigital.org
    • Antecedentes Feudalismo foi um tipo de organização política, social e econômica que caracterizou a Europa em boa parte da Idade Média. As invasões bárbaras e a queda de Roma fez com que muitos romanos abandonassem as cidades e fossem morar em propriedades rurais. Estas propriedades, denominadas Vilas, deram origem aos feudos. Muitos camponeses buscavam proteção e trabalho nestes locais. Os senhores da terra, em troca, pediam parte da produção agrícola. Esta relação de trabalho ficou conhecida como Colonato. Com o tempo, o poder foi ficando concentrado nas mãos dos senhores de terra, que administravam suas vilas da forma que achavam melhor. A agricultura era praticamente a única atividade econômica. Podemos dizer que o feudalismo foi um sistema criado a partir da fusão dos costumes dos povos romanos e germânicos.ATENÇÃO: Para compreender melhor este conteúdo, leia também o resumo sobre os Reinos Bárbaros e Igreja Medieval.
    • O feudo O feudo era a unidade de produção do feudalismo e estava sob o domínio de um senhor feudal. Alguns historiadores consideram que o tamanho de um feudo variava entre 120 e 150 hectares. Geralmente, o feudo era dividido em manso senhorial, manso servil e manso comunal. Também contava com uma igreja ou capela para orações. O manso senhorial era de uso exclusivo do senhor feudal; o manso servil, era a parte arrendada aos servos; e o manso comunal, terras comuns a todos, como bosques e pastos.
    • Suserania e vassalagem O sistema feudal funcionava através da concessão de terras entre nobres, que entre os bárbaros germânicos era chamado de comitatus. Um senhor de terra, chamado suserano, concedia a terra a outro, chamado vassalo. Ao receber a terra, o vassalo jurava fidelidade ao suserano. Suseranos e vassalos estavam ligados por obrigações, pois os vassalos deviam serviço militar ao suserano. Este, por sua vez, oferecia proteção militar ao vassalo. Neste sistema, um grande proprietário de terras podia ter vários vassalos. Abaixo dos vassalos estavam os camponeses, que recebiam terra e proteção. Ofereciam, em troca, seu trabalho. A cerimônia de entrega das terras do suserano para o vassalo era chamada de homenagem.
    • Sociedade feudal A sociedade feudal era composta de três grupos principais: o clero (oratore), a nobreza (belatore) e os camponeses (laboratore). Havia um discurso, considerado ideológico, que dizia que cada grupo tinha um papel específico na sociedade. Assim, cabia ao clero rezar e assegurar a salvação; cabia à nobreza lutar para defender a população; e cabia ao camponês trabalhar para o sustento de todos. A posição social não dependia totalmente do nascimento. A Igreja possibilitava alguma forma de ascensão e mobilidade, ainda que pequena. A Igreja Católica detinha 2/3 das terras medievais, sendo considerada a grande proprietária de terras. Exerceu grande poder política e social. A nobreza era composta pelos senhores feudais. A hierarquia tinha o rei no topo. Em seguida, vinham os senhores com títulos, como duques, condes, viscondes, entre outros. Depois vinham os barões e, por fim, os cavaleiros.
    • A servidão Os camponeses eram chamados de servos e estavam ligados à terra. Para viver no feudo, ofereciam sua força de trabalho aos senhores. Um grupo de camponeses, chamados vilões, não estavam presos à terra. Descendentes dos pequenos proprietários de terras romanos – os clientes –, os vilões entregavam suas terras em troca de proteção. O servo tinha uma série de obrigações com os senhores e a Igreja. Entre as principais, podemos destacar a Corveia, que consistia em trabalhar alguns dias por semana na terra do senhor feudal. A Talha consistia em entregar parte da produção para o senhor feudal. A Banalidade consistia em pagar uma taxa para usar equipamentos do feudo. A Mão Morta, por sua vez, consistia em pagar uma taxa em caso de falecimento do pai de família.