Resumo sobre a Segunda guerra mundial

  • 55,782 views
Uploaded on

As informações aqui contidas estão adaptadas, especialmente, para alunos do ensino fundamental, médio e pré-vestibulares. …

As informações aqui contidas estão adaptadas, especialmente, para alunos do ensino fundamental, médio e pré-vestibulares.

O resumo está vinculado ao Historia Digital, um blog que oferece conteúdo de história para todos os níveis de ensino, explorando diferentes linguagens e promovendo a acessibilidade.

Os termos em negrito são conceitos importantes que você deve aprender. Ao final desta aula, acesse o quiz e teste os seus conhecimentos.

Você também pode aprender mais assistindo aos vídeos. Visite o blog para conhecer jogos, infográficos, visitas virtuais e muito mais sobre este resumo.

Se houver erros históricos ou problemas nos links, favor relatar no e-mail: contato@historiadigital.org

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
55,782
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
17

Actions

Shares
Downloads
843
Comments
0
Likes
3

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. SEGUNDA GUERRAMUNDIAL Resumo desenvolvido por: Prof. Michel Goulart http://historiadigital.org http://twitter.com/profmichel Copyright © Todos os direitos reservados.
  • 2. Algumas considerações As informações aqui contidas estão adaptadas, especialmente, para alunos do ensino fundamental, médio e pré-vestibulares. O resumo está vinculado ao Historia Digital, um blog que oferece conteúdo de história para todos os níveis de ensino, explorando diferentes linguagens e promovendo a acessibilidade. Os termos em negrito são conceitos importantes que você deve aprender. Ao final desta aula, acesse o quiz e teste os seus conhecimentos. Você também pode aprender mais assistindo aos vídeos e ouvindo o podcast (áudio mp3). Visite o blog para conhecer jogos, infográficos, visitas virtuais e muito mais sobre este resumo. Se houver erros históricos ou problemas nos links, favor relatar no e-mail: contato@historiadigital.org
  • 3. Antecedentes Desde o fim da Primeira Guerra Mundial, Hitler tinha a obsessão de livrar a Alemanha da humilhação do Tratado de Versalhes. Este tratado foi imposto pela França, Inglaterra e Estados Unidos, em 1919, desmoralizando e levando a Alemanha a uma crise econômica. Este fato, associado a outros, levou a Europa à Segunda Guerra Mundial, a mais destrutiva da história, que durou de 1939 a 1945. Morreram, nesta guerra, cerca de 40 milhões de pessoas, entre judeus, minorias étnicas, soldados e populações dos países envolvidos no conflito.
  • 4. Causas A principal causa da guerra foi o Tratado de Versalhes. O povo alemão estava bem convencido de que suas dificuldades econômicas estavam ligadas a este tratado. Hitler, através do movimento nazista, canalizou o descontentamento dos alemães para a realização de seu plano, visando anular as imposições do tratado. Para isso, ele defendia a necessidade de conquistar novos territórios, o que era a base da ideologia do espaço vital, conhecida como lebesraum. De acordo com esta ideologia, era preciso realizar a integração das comunidades alemãs espalhadas pela Europa, como a Áustria e Dantzig. Além disso, ele considerava importante conquistar a Polônia e a Ucrânia, esta última uma região fértil que produzia trigo, manganês e outras matérias-primas.
  • 5. A expansão O plano de expansão arquitetado por Hitler estava organizado segundo etapas bem calculadas. Em 1938, com apoio dos austríacos, anexou a Áustria à Alemanha. Em seguida, exigiu a integração das minorias germânicas que habitavam os Sudetos, região montanhosa da Tchecoslováquia. Em setembro de 1938, na Conferência de Berlim, os ingleses e franceses permitiram a anexação dos Sudetos, seguindo a política de apaziguamento, que consistia em tolerar algumas práticas para evitar conflitos. Em 20 de agosto de 1939, a Alemanha assinou um pacto de não-agressão com a União Soviética. Este pacto garantia que a União Soviética não ia interferir nos planos de Hitler. Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia. A Inglaterra e a França, aliadas da Polônia, declararam guerra à Alemanha. Estava iniciada a Segunda Guerra Mundial.
  • 6. Os grupos envolvidos Em 1940, a Itália, que já formava com a Alemanha o eixo Roma-Berlim, entrou na guerra. Algum tempo depois, o Japão se aliou a este bloco, pois tinha objetivos imperialistas no oriente. A Inglaterra perdeu o apoio da França, quando esta foi invadida pelas tropas nazistas. Em 1941, diante do ataque japonês à base americana de Pearl Harbor, a Inglaterra recebeu o apoio dos Estados Unidos. Neste mesmo ano, Hitler invadiu o território da União Soviética. Desta forma, foi rompido o pacto de não-agressão e os soviéticos declararam guerra aos alemães. Estava formado, assim, os principais grupos envolvidos na Segunda Guerra Mundial: o eixo, composto por Alemanha, Itália e Japão; e os aliados, composto por Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética.
  • 7. A guerra na Europa A Alemanha registrou vitórias rápidas no início da guerra. Os generais utilizavam a técnica do Blitzkrieg, ou guerra relâmpago, que envolvia ataques pela terra e pelo ar. Em pouco tempo, os nazistas ocuparam rapidamente a Bélgica, Holanda, Noruega, Dinamarca e parte da França. Em 1940, a França foi completamente dominada. Em agosto de 1940, o governou alemão começou ataques aéreos em massa contra a Inglaterra, no episódio conhecido como Batalha da Inglaterra. A aviação inglesa, com o auxílio de radares, conseguiu resistir, causando enormes perdas à aviação alemã e levando Hitler a abandonar a ideia de invadir o território inglês. Derrotado na Inglaterra, Hitler passou a se concentrar no projeto de invadir a União Soviética. Ele achava que, com esta conquista, a Alemanha se transformaria em um império invencível.
  • 8. A guerra no Pacífico Além das batalhas travadas no continente europeu, ocorreram outras em pleno oceano pacífico e em suas inúmeras ilhas. Estas batalhas envolveram, em especial, o Japão e Estados Unidos. Em 1941, a aviação japonesa executou um ataque à base naval americana de Pearl Harbor, no pacífico. Este fato forçou a entrada dos Estados Unidos na guerra. Na guerra do pacífico, o porta-aviões representou o recurso mais importante, pois as batalhas foram travadas principalmente pela aviação e pela marinha. Esta guerra teve a presença de pilotos japoneses denominados kamikases. Este pilotos eram suicidas voluntários, que se lançavam com aviões cheios de bombas contra porta-aviões americanos.
  • 9. Virada dos aliados A Segunda Guerra Mundial pode ser dividida em duas partes. A primeira, até 1942, marcada pela expansão dos países do eixo. A segunda, a partir de 1942, foi marcada pela queda na expansão do eixo e pela reação dos aliados. Três batalhas vieram a inverter o curso dos acontecimentos: as batalhas de Stalingrado, na União Soviética; de El Alamein, no Egito; e de Midway, no pacífico. Na Batalha de Stalingrado, os soviéticos derrotaram o poderoso exército alemão, pondo fim ao mito de que a Alemanha era indestrutível. Na Batalha de El Alamein, os ingleses derrotaram os alemães e italianos. Enfim, na Batalha de Midway, os norte-americanos afundaram quatro grandes porta-aviões japoneses, pondo fim ao mito de que o Japão era indestrutível. Em 6 de julho de 1944, os aliados desembarcaram na Normandia, costa norte da França. Haviam reunido uma poderosa força para a invasão. Este dia ficou conhecido como Dia D, e representou o domínio total dos aliados na Europa.
  • 10. Fim da Segunda Guerra Após a sequência de derrotas alemãs na União Soviética, os soviéticos passaram a avançar cada vez mais com o objetivo de conquistar a Alemanha. No dia 30 de abril de 1945, Hitler cometeu suicídio junto com sua mulher, Eva Braun. Após sua morte, seu corpo e o de sua mulher foram queimados. No dia 7 de maio de 1945, a Alemanha, derrotada, resolveu se render. Porém,a guerra permaneceu forte entre os Estados Unidos e Japão, no pacífico. Com o argumento de que os japoneses jamais se renderiam, os americanos decidiram lançar uma bomba atômica sobre Hiroxima e Nagasaki, em agosto de 1945. As cidades foram destruídas e mais de 160 mil pessoas morreram. Diante deste espetáculo de destruição, neste mesmo mês, o Japão resolver assinar a sua rendição.
  • 11. Consequências A guerra representou o fim da superioridade europeia no mundo. Os Estados Unidos e União Soviética surgiram como as duas únicas grandes potências. Estes dois países se envolveram na Guerra Fria, até 1991. Outra consequência foi o declínio dos impérios coloniais europeus. Os países que lutaram contra o imperialismo alemão, não tinham como justificar seu imperialismo contra outros povos. A guerra marcou também o início da era atômica. Em pouco tempo, além dos Estados Unidos, a União Soviética e outros países passaram a possuir armas atômicas. Para resolver conflitos entre as nações, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas). Vários nazistas foram julgados por crimes de guerra e contra a humanidade no Julgamento de Nuremberg. A Alemanha foi dividida pelos aliados em dois países, a República Federal Alemã, controlada pelos ingleses e americanos; e a República Democrática Alemã, controlada pelos soviéticos.
  • 12. Para ir além! Você pode estudar sobre a Segunda Guerra Mundial no formato podcast (áudio mp3). Complemente seus estudos com vídeos e faça o quiz para testar seus conhecimentos!