• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Resumo sobre a Civilização Inca
 

Resumo sobre a Civilização Inca

on

  • 42,970 views

Algumas considerações: ...

Algumas considerações:

1- As informações aqui contidas estão adaptadas, especialmente, para alunos do ensino fundamental, médio e pré-vestibulares.

2- O resumo está vinculado ao História Digital (www.historiadigital.org), um blog que oferece conteúdo de história para todos os níveis de ensino, explorando diferentes linguagens e promovendo a acessibilidade.

3- Os termos em negrito são conceitos importantes que você deve aprender. Ao final desta aula, acesse o quiz e teste os seus conhecimentos.

4- Você também pode aprender mais assistindo aos vídeos e ouvindo o podcast (áudio mp3). Visite o blog para conhecer jogos, infográficos, visitas virtuais e muito mais sobre este resumo.

5- Se houver erros históricos ou problemas nos links, favor relatar no e-mail: contato@historiadigital.org

Statistics

Views

Total Views
42,970
Views on SlideShare
34,129
Embed Views
8,841

Actions

Likes
6
Downloads
271
Comments
0

13 Embeds 8,841

http://www.historiadigital.org 8516
http://passaporteparahistoria.blogspot.com.br 234
http://musica.divulgueconteudo.com 57
http://passaporteparahistoria.blogspot.pt 8
http://historiadigital.com.br 8
http://www.edmodo.com 6
url_unknown 3
http://webcache.googleusercontent.com 2
http://translate.googleusercontent.com 2
http://passaporteparahistoria.blogspot.no 2
http://www.slideshare.net 1
http://1.gravatar.com 1
http://platform.twitter.com 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Resumo sobre a Civilização Inca Resumo sobre a Civilização Inca Presentation Transcript

    • OS INCAS Resumo desenvolvido por: Prof. Michel Goulart http://historiadigital.org http://twitter.com/profmichel Copyright © Todos os direitos reservados.
    • Algumas considerações As informações aqui contidas estão adaptadas, especialmente, para alunos do ensino fundamental, médio e pré-vestibulares. O resumo está vinculado ao História Digital, um blog que oferece conteúdo de história para todos os níveis de ensino, explorando diferentes linguagens e promovendo a acessibilidade. Os termos em negrito são conceitos importantes que você deve aprender. Ao final desta aula, acesse o quiz e teste os seus conhecimentos. Você também pode aprender mais assistindo aos vídeos e ouvindo o podcast (áudio mp3). Visite o blog para conhecer jogos, infográficos, visitas virtuais e muito mais sobre este resumo. Se houver erros históricos ou problemas nos links, favor relatar no e-mail: contato@historiadigital.org
    • Espaço e Tempo A civilização inca foi uma cultura andina pré-colombiana que existiu na América do Sul. Era um Estado-nação que durou de cerca de 1200 até a invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do imperador Atahualpa, em 1533. O Império Inca incluía regiões desde o Equador e o sul da Colômbia, todo o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capital do império era a atual cidade de Cuzco, que, na língua quíchua, significa “umbigo do mundo”.
    • Política A civilização inca passou a tomar a feição de um grande império a partir do governo do imperador Pachacuti, que incorporou outras populações ao poderio inca militarmente. O imperador era chamado de “O Inca” ou “Sapa Inca”. O Sapa Inca era o principal guardião de todos os bens pertencentes ao Estado, incluindo a propriedade das terras. Os terrenos cultiváveis eram divididos em três parcelas distintas: a terra do Inca, destinada ao rei e seus familiares; a terra do deus-sol, controlada pelos sacerdotes; e a terra da população. O Sapa Inca era venerado como descendente do deus-sol Inti, sendo carregado em liteiras com grande pompa e estilo. Usava roupas, cocares e adornos especiais que demonstravam sua superioridade.
    • Sociedade A sociedade inca era estratificada e dividida em quatro classes principais. A primeira era a família real, nobres, líderes militares e líderes religiosos. Estas pessoas controlavam o Império Inca e muitos viviam em Cuzco. A seguir, estavam os governadores das quatro províncias em que o Império Inca era dividido. Eles tinham muito poder pois organizavam as tropas, coletavam os tributos, cabendo-lhes impor a lei e estabelecer a ordem. Abaixo dos governadores, estavam os oficiais militares locais, responsáveis pelos julgamentos menos importantes e a resolução de pequenas disputas, podendo inclusive atribuir castigos. Mais abaixo estavam os camponeses, que eram a maioria da população. Entre os camponeses, a estrutura básica da organização territorial era o ayllu. O ayllu era composto por diversas famílias cujos membros consideravam possuir um antepassado comum. A cada ayllu correspondia um determinado território. O chefe do ayllu era chamado de kuraca.
    • Economia No Império Inca, a agricultura era a base da economia e todos os níveis da sociedade pagavam tributos ao imperador. A agricultura era escalonada, feita em terraços nas montanhas, e já usavam a adiantada técnica das curvas de nível, sendo os primeiros a usar o sistema de irrigação. Os incas usavam varas afiadas e arados para revolver o solo. A chave do sucesso da agricultura inca era a existência de estradas e trilhas que possibilitavam uma boa distribuição das colheitas numa vasta região. Usavam a lhama e alpaca para transporte das colheitas, embora tais animais fornecessem também lã para fazer tecidos, mantas e cordas, couro e carne. As principais culturas vegetais eram as batatas, batatas doce, milho, pimentas, algodão, tomates, amendoim, mandioca, e um grão conhecido como quinua. Os incas não usavam dinheiro. Eles faziam trocas de produtos agrícolas ou escambos. Serviam como moedas sementes de cacau e também conchas coloridas, que eram consideradas de grande valor.
    • Religião Os Incas eram extremamente religiosos e viam o Sol e a Lua como entidades divinas. Inti, o deus Sol, era o deus masculino e acreditavam que o imperador descendia dele. Alguns animais, como o condor, também eram considerados sagrados. A religião era politeísta, constituída de forças do bem e do mal. O bem era representado por tudo aquilo que era importante para o homem como a chuva e a luz do Sol, e o mal, por forças negativas, como a seca e a guerra. Os huacas, ou lugares sagrados, estavam espalhados pelo território inca. Huacas eram entidades divinas que viviam em objetos naturais como montanhas, rochas e riachos. Os incas ofereciam sacrifícios tanto humanos como de animais nas ocasiões mais importantes. Na maioria das vezes, os sacrifícios humanos eram impostos a grupos recentemente conquistados ou derrotados em guerra, como tributo a dominação. Os incas também praticavam o processo de mumificação, especialmente das pessoas falecidas mais importantes da sociedade. Junto às múmias era enterrado uma grande quantidade de objetos do gosto ou utilidade do morto. Normalmente, o defunto era enterrado sentado.
    • Legado cultural Os incas deixaram grandes contribuições culturais em áreas como cálculo, medicina, arte, arquitetura e infra-estrutura urbana. Como não havia um sistema de escrita, para gerir o império eram utilizados os quipus, constituídos por um cordão a que se liga a cordões menores de diferentes cores. Através do quipu, os incas mantinham estatísticas atualizadas do império, como número de habitantes, tributos pagos e quantidade de armas. Entre as práticas medicinais dessa civilização, que até hoje intrigam os pesquisadores, está o procedimento cirúrgico conhecido como trepanação, ou perfuração no crânio, feito geralmente em adultos. Os incas produziam artefatos destinados ao uso diário ornados com imagens e detalhes de deuses. Eles produziam belos objetos de ouro e prata e as mulheres produziam tecidos finos com desenhos surpreendentes. Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. Eram resistentes a terremotos. A cidade-sagrada de Machu Picchu, descoberta em 1911, é exemplo da bela arquitetura inca e infra-estrutura urbana.
    • Dominação espanhola No século XVI, momento que marca a chegada dos espanhóis à América, a civilização inca sofria com uma série de conflitos de ordem interna. Aproveitando dessa instabilidade, os colonizadores europeus empreenderam um violento processo de dominação. Em 1533, o último Sapa Inca, Atahualpa, foi executado pelas tropas do espanhol Francisco Pizarro. A morte de Atahualpa foi o começo do fim do Império Inca. Remotas partes do império se rebelaram e, em alguns casos, formavam alianças com os espanhóis.
    • Para ir além! Você pode estudar o resumo dos Incas no formato podcast (áudio mp3). Complemente seus estudos com vídeos e faça o quiz para testar seus conhecimentos!