• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Resumo sobre o Ciclo do açúcar
 

Resumo sobre o Ciclo do açúcar

on

  • 25,205 views

Algumas considerações: ...

Algumas considerações:

1- As informações aqui contidas estão adaptadas, especialmente, para alunos do ensino fundamental, médio e pré-vestibulares.

2- O resumo está vinculado ao História Digital (www.historiadigital.org), um blog que oferece conteúdo de história para todos os níveis de ensino, explorando diferentes linguagens e promovendo a acessibilidade.

3- Os termos em negrito são conceitos importantes que você deve aprender. Ao final desta aula, acesse o quiz e teste os seus conhecimentos.

4- Você também pode aprender mais assistindo aos vídeos e ouvindo o podcast (áudio mp3). Visite o blog para conhecer jogos, infográficos, visitas virtuais e muito mais sobre este resumo.

5- Se houver erros históricos ou problemas nos links, favor relatar no e-mail: contato@historiadigital.org

Statistics

Views

Total Views
25,205
Views on SlideShare
17,721
Embed Views
7,484

Actions

Likes
5
Downloads
322
Comments
0

3 Embeds 7,484

http://www.historiadigital.org 7482
http://img.historiadigital.org 1
https://www.google.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Resumo sobre o Ciclo do açúcar Resumo sobre o Ciclo do açúcar Presentation Transcript

    • CICLO DO AÇÚCAR Resumo desenvolvido por: Prof. Michel Goulart http://historiadigital.org http://twitter.com/profmichel Copyright © Todos os direitos reservados.
    • Algumas considerações As informações aqui contidas estão adaptadas, especialmente, para alunos do ensino fundamental, médio e pré-vestibulares. O resumo está vinculado ao História Digital, um blog que oferece conteúdo de história para todos os níveis de ensino, explorando diferentes linguagens e promovendo a acessibilidade. Os termos em negrito são conceitos importantes que você deve aprender. Ao final desta aula, acesse o quiz e teste os seus conhecimentos. Você também pode aprender mais assistindo aos vídeos e ouvindo o podcast (áudio mp3). Visite o blog para conhecer jogos, infográficos, visitas virtuais e muito mais sobre este resumo. Se houver erros históricos ou problemas nos links, favor relatar no e-mail: contato@historiadigital.org
    • Antecedentes O ciclo do açúcar se refere ao período entre os séculos XVI e XVII em que o açúcar foi um dos produtos econômicos mais importantes no Brasil. O cultivo da cana-de-açúcar ocorreu pela necessidade de colonizar e explorar um território até então sem muita importância econômica para Portugal. O açúcar era um produto muito bem cotado no mercado europeu. As primeiras mudas de cana-de-açúcar foram trazidas da Ilha da Madeira por Martim Afonso de Souza, responsável pela instalação do primeiro engenho em São Vicente, no ano de 1533. Em seguida, muitos outros engenhos se espalharam pela costa brasileira. O Nordeste, principalmente o litoral pernambucano e baiano, recebeu a maior parte da produção açucareira da colônia. Vale lembrar que a produção de açúcar no Brasil foi favorecida pela existência do solo de massapê, ideal para o cultivo da cana-de-açúcar.
    • Os engenhos Os engenhos eram as fazendas onde ocorria a produção de açúcar. Pode se referir, também, às máquinas utilizadas para moer a cana-de-açúcar. Os engenhos se localizam principalmente no nordeste brasileiro. Ali se praticava a plantation, ou seja, a produção de um único produto, voltada para a exportação e utilizando o trabalho escravo. Os engenhos, no geral, eram divididos em casa-grande, senzala, capela, a moenda e o canavial. Este conjunto era chamado de engenho-banguê. A casa-grande era o local habitado pelo senhor-de-engenho e sua família. A senzala, por sua vez, eram os alojamentos destinados aos escravos negros. Na capela eram realizadas as missas, cerimônias e rituais religiosos, mostrando o forte poder do catolicismo no Brasil. A moenda era o local onde a cana-de-açúcar era moída.
    • A produção do açúcar No engenho, as etapas de produção iniciavam na moagem de cana. Era extraído o caldo-de-cana que, em seguida, era encaminhado para o tanque e armazenado. Na produção do açúcar, o caldo era colocado em tachos de cobre em fogo até se transformar em melaço, chamado de mel-de-engenho. O melaço, então, era distribuído em formas cônicas e dispostas em uma bancada, onde ficava até esfriar e se cristalizar. O açúcar cristalizado, retirado dos cones, era chamado de açúcar mascavo. No engenho, o clareamento do açúcar era realizado nas casas de purgar. Além da produção de açúcar, o melaço também era utilizado na produção de cachaça e rapadura.
    • Sociedade açucareira A sociedade açucareira era marcada pela grande diferenciação social. No topo, com poderes políticos e econômicos, estavam os senhores de engenho. Abaixo, aparecia uma camada média formada por trabalhadores livres e funcionários públicos. Na base da sociedade estavam os escravos de origem africana. À mulher cabia a tarefa de administrar o seu lar, devendo se manter recolhida e fiscalizando o trabalho dos escravos domésticos. O serviço escravo, realizado nas lavouras canavieiras, era supervisionado pelos feitores, que tinham a tarefa de vigiar os escravos e lhes aplicar punições.
    • Fim do ciclo do açúcar A prosperidade da produção açucareira no Brasil chamou a atenção dos holandeses que, em 1630, invadiram Pernambuco, maior produtor de açúcar da época. A invasão dos holandeses provocou uma série de conflitos com os portugueses pela posse das terras. Em 1645, os portugueses conseguiram explusar os invasores. Após a expulsão, os holandeses foram para as Antilhas, onde prosseguiram com a produção do açúcar, tornando-se concorrentes diretos do Brasil. Na segunda metade do século XVII, a Holanda já superava o Brasil na qualidade do açúcar e no abastecimento do mercado europeu. Isto provocou a queda das exportações brasileiras. Assim, a produção açucareira no Brasil entrou em decadência. O século XVIII põe fim ao ciclo do açúcar, abrindo caminho para uma nova etapa, conhecida como ciclo do ouro.
    • Para ir além! Você pode estudar o resumo sobre o Ciclo do Açúcar no formato podcast (áudio mp3). Complemente seus estudos com vídeos e faça o quiz para testar seus conhecimentos!