Vitaminas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Vitaminas

on

  • 869 views

 

Statistics

Views

Total Views
869
Views on SlideShare
868
Embed Views
1

Actions

Likes
0
Downloads
6
Comments
0

1 Embed 1

http://www.slideshare.net 1

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Vitaminas Vitaminas Document Transcript

    • VITAMINASFUNÇÕES GERAIS DAS VITAMINAS As vitaminas são elementos indispensáveis para a vida,necessários em doses muito baixas, algumas delas, medidas emmicrogramas. Elas desempenham a função de catalisadores noorganismo humano. Por esse motivo, são incluídas no grupo dosbiocatalisadores, juntamente com as enzimas, as hormonas e osoligoelementos. Graças aos biocatalisadores, torna-se possível a produçãode reações num meio tão difícil como é o organismo humano: ummeio aquoso, que deve manter uma temperatura constante de37°C. As vitaminas ativam a oxidação dos alimentos, as reaçõesmetabólicas e facilitam a libertação e a utilização de energia.Desta forma, permitem que o organismo possa aproveitar assubstâncias plásticas e energéticas proporcionadas pelaingestão de alimentos: as proteínas, os açúcares, as féculas e asgorduras. São compostos orgânicos imprescindíveis para algumasreações metabólicas específicas, agindo muitas vezes comocoenzimas ou como parte de enzimas responsáveis por reaçõesquímicas essenciais à saúde humana. São usualmenteclassificadas em dois grupos, com base na sua solubilidade,estabilidade, ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídoscorpóreos e sua capacidade de armazenamento nos tecidos.FUNÇÕES BIOQUÍMICAS DA VITAMINAS
    • Sabe-se que a maioria das vitaminas do grupo Brepresentam o grupo prostético das coenzimas na medida emque intervêm em múltiplas reações enzimáticas de degradação oude síntese, graças às quais os hidratos de carbono, os lipídios,os prótidos e todos os elementos nutritivos ingeridos com osalimentos são transformados e, deste modo, proporcionam aenergia indispensável para o trabalho celular, para constituir,eventualmente, reservas energéticas e para aportar os elementosnecessários para a manutenção e crescimento das estruturas doorganismo. Por outro lado, a sua atividade conhecida comocoenzimas faz das vitaminas elementos indispensáveis para astransformações incessantes e as renovações permanentes quecondicionam a vida celular. Principais funções vitamínicas:
    • Tendo por finalidade recordar a distribuição das grandesvias metabólicas relacionadas com o Ciclo de Krebs e com areserva de aminoácidos, a figura abaixo representa, de formaesquemática e muito simplificada, o conjunto das reações desíntese e degradação em que participam as vitaminas do grupo B. A importância das vitaminas no metabolismo celular. As suas principais funções são indicadas de forma esquemática.VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS A maioria das vitaminas hidrossolúveis são componentesde sistemas de enzima essenciais. Várias estão envolvidas emreações de manutenção do metabolismo energético. Estasvitaminas não são normalmente armazenadas no organismo emquantidades apreciáveis e são normalmente excretadas empequenas quantidades na urina; sendo assim, um suprimentodiário é desejável com o intuito de se evitar a interrupção dasfunções biológicas normais.
    • VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS Cada uma das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K, tem umpapel fisiológico separado e distinto. Na maior parte, sãoabsorvidos com outros lipídios, e uma absorção eficiente requera presença de bile e suco pancreático. São transportadas para ofígado através da ninfa como uma parte de lipoproteína e sãoestocadas em vários tecidos corpóreos, embora não todas nosmesmos tecidos, nem na mesma extensão. Normalmente sãoexcretadas na urina.HIPOVITAMINOSE Vitamina A (lipossolúvel) Cegueira Noturna, causada por falta de vitamina A, faltade capacidade de perceber detalhes em ambientes poucoiluminados. Cefaléia; lesões na pele, pele áspera e seca. Auxilia no tratamento de sarampo e rubéola em quasetodas as doenças infeccionadas. A falta de vitamina A facilitamais a pegar doenças infeccionadas. Alterações cutâneas: A pele se torna seca escamosa eáspera conhecida como pele de ganso ou pele de sapo. Vitamina B (Hidrossolúvel) Beriberi = doença por deficiência de tianina. Encontradana Vitamina B1. Pelagra= doença causada por deficiência de niacinaencontrada na vitamina B6 cansaço. Falta de apetite e causa atraso no crescimento. Vitamina C (Hidrossolúvel)
    • Deficiência causa gripe, resfriado e infecções; aumenta aresistência do organismo; provoca hemorragias nas gengivas ena pele ( conhecida como escorbuto). Vitamina D (Lipossolúvel) Provoca Raquitismo; desgaste dos ossos (osteoporose) edos dentes. Vitamina E (Lipossolúvel) Não causa deficiência. Vitamina K (Lipossolúvel) Com a má absorção de lipídeos pode causar destruição daflora intestinal. Não foi registrado casos de deficiências graves.HIPERVITAMINOSE Vitamina A (Lipossolúvel) Excesso pode causar náuseas, vômitos, fadiga, cefaléia,anorexia, coloração amarelada da pele. Vitamina B (Hidrossolúvel) Não há nenhum efeito tóxico conhecido pela tianina. Niocina (pelegra) = Doses grandes tem sido usado natentativa de abaixar a concentração de colestrol no sangue.Podeser tóxica para o fígado . Vitamina C (Hidrossolúvel)
    • Não há efeito tóxico.Vitamina D (Lipossolúvel)Anorexia, vômitos, dor de cabeça, sonolência e diarréia.Vitamina E (Lipossolúvel)Não apresenta efeitos tóxicos.Vitamina K (Lipossolúvel)Não apresenta efeitos tóxicos.