• Save
A Escala de Tempo Geológico e as Formas de Vida em algumas eras
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

A Escala de Tempo Geológico e as Formas de Vida em algumas eras

  • 17,485 views
Uploaded on

 

More in: Education , Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Achei muito bom este slide. Explica tudo o que eu quero!!
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
17,485
On Slideshare
17,406
From Embeds
79
Number of Embeds
7

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
1
Likes
8

Embeds 79

http://www.slideshare.net 60
http://mybtech.blogspot.com 11
http://mybtech.blogspot.in 3
http://mybtech.blogspot.pt 2
http://www.mybtech.blogspot.in 1
http://www.mybtech.blogspot.com 1
http://mybtech.blogspot.com.br 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Ciências Naturais Escala de tempo geológico e Formas de Vida das Eras: Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica João Martins Prof. Patrícia Lopes Escola Secundária c/3ºCEB de Ponte de Sor
  • 2. Introdução  Pretendo com este trabalho fazer uma pequena apresentação sobre dois temas distintos. Esses temas são: A Escala de Tempo Geológico e as Formas de Vida nas eras: Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Espero que esta apresentação seja útil.
  • 3. I Escala de Tempo Geológico Nesta parte da apresentação irei falar sobre a Escala de Tempo Geológico.
  • 4. A Escala de tempo geológico é um diagrama que representa a linha do tempo desde a formação da Terra à actualidade.
  • 5.  Esta escala está dividida em éons (unidade de tempo geológico composto por eras), eras, períodos, épocas e idades.  Baseia-se nos grandes acontecimentos geológicos da história da Terra.  Embora devesse servir de marco cronológico absoluto à Geologia, não há concordância entre cientistas quanto aos nomes e limites das suas divisões. A versão aqui apresentada baseia-se na edição de 2004 do Quadro Estratigráfico Internacional da Comissão Internacional sobre Estratigrafia da União Internacional de Ciências Geológicas.
  • 6. II FORMAS DE VIDA DAS ERAS: PALEOZÓICA, MESOZÓICA E CENOZÓICA
  • 7.  A Era Paleozóica é dividida em seis Períodos, do mais antigo para o mais recente: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.  O Período Cambriano caracteriza-se pelo aparecimento de animais com carapaça. (ex. Trilobite)  o Ordoviciano, durou de 495 a 443 milhões de anos. A fauna deste período é composta por diferentes invertebrados (ex. conodontes), peixes primitivos e algas que foram extintos cerca de 60% dos géneros e 25% das famílias no final do período.  No Período Siluriano de 443 a 417 milhões de anos, surgem os cefalópodes e os recifes de coral. Começam a surgir os primeiros peixes com mandíbulas e as plantas terrestres.  O Período Devoniano (417 a 354 milhões de anos) caracteriza-se pela intensa sedimentação nos continentes. Neste período as trilobites deram lugar aos corais e cefalópodes (tipo amonite), peixes, etc. É nesse período que surgem os primeiros peixes dotados de pulmões. Habitantes de rios, deram início aos anfíbios (sapos, rãs etc.). As árvores já tinham o porte das árvores actuais.
  • 8.  O período Carbonífero (de 354 a 290 milhões de anos) tem este nome devido às grandes quantidades de carvão mineral encontradas em formações rochosas da época em Inglaterra.  Período Permiano, (290 a 248,2 milhões de anos atrás). A fauna deste período já tinha bastante biodiversidade. Já existiam moluscos, braquiópodes (trilobite) e insectos.
  • 9. Conodonte (reconstituição) Trilobite Amonite Spirifer (braquiópode) Cefalópode (polvo)
  • 10. Éon Fenerozóico Era Período  A Era Mesozóica é marcada pelo aparecimento dos dinossauros e compreende o período entre 250 a 65 milhões de anos atrás. Divide-se em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. Nesta era apareceram as plantas com flor e as aves.  O Período Triássico (de 250 a 205 milhões de anos atrás) todos os continentes estavam agrupados num continente gigante chamado Pangea. No final do Triássico são encontrados os primeiros fósseis de mamíferos, e em terra, aparecem diversos grupos de répteis, incluindo voadores, embora, a fauna deste período não seja tão diversificada quanto a do anterior uma vez que houve uma grande extinção no início do Triássico.  No Período Jurássico (de 205 a 142 milhões de anos atrás) a fauna volta a alcançar uma grande biodiversidade, embora não tanto quanto no Permiano. Surgem os marsupiais, e praticamente todos os peixes, anfíbios e as aves modernas já estavam presentes. Este período é conhecido também como a “Era dos Dinossauros”. Quanto à flora as coníferas (pinheiros, pseudotsugas, etc.) já eram bastante abundantes.
  • 11. Eon Fenerozóico Era Período  O último Período da Era Mesozóica é o Cretáceo (de 135 a 65 milhões de anos). O seu final é marcado por uma nova extinção em massa que, segundo alguns cientistas, se deveu ao impacto de um grande meteoro que teria causado uma mudança considerável no clima extinguindo os dinossauros.
  • 12. Canguru (marsupial) Dinossauro (reconstituição) Pseudotsuga (conífera) Pinheiro (conífera)
  • 13. Éon Fenerozóico Era Período  A Era Cenozóica ou Idade dos Mamíferos iniciou-se há 65 milhões de anos estende-se até à actualidade. Esta era tem duas épocas muito diferentes: o Terciário e o Quaternário. Dentro do terciário há dois períodos: o Paleogeno e o Neogeno.  Invertebrados, peixes, répteis eram essencialmente modernos, mas mamíferos, pássaros, protozoários e ainda plantas com flor evoluíram e desenvolveram-se durante este período.  O Paleogeno tinha uma grande biodiversidade de mamíferos e pássaros. Entre os muitos mamíferos que existiam, existiam mamíferos semelhantes aos rinocerontes. Havia grandes pássaros carnívoros.  Os crocodilos sobreviveram aos dinossauros. Apareceram no mar as primeiras baleias dentadas arcaicas.  Durante o Neogeno evoluem mamíferos e plantas com flor. Os mastodontes (hipopótamos, elefantes etc.) habitaram em todos os continentes excepto na Austrália. Durante o Neogeno Superior apareceram os hominídeos (Australopithecus).  Nos oceanos já habitavam baleias modernas que substituíram as dentadas arcaicas. Também apareceram os tubarões carnívoros.  O período Quaternário viu a flora e a fauna de insectos essencialmente moderna. Contudo muitos tipos de mamíferos extintos ainda existiam, e geralmente de grande porte, que sobreviveram até à idade do gelo do Pleistoceno.
  • 14. Rinoceronte Mamute Crocodilo Tubarão Baleia
  • 15. Conclusão Com este trabalho pretendia-se explicar o que é e como é a Escala de Tempo Geológico, As formas de vida nas eras: Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.
  • 16. Bibliografia http://blogs.clarin.com/blogfiles/lis/amonite.jpg http://cienciahoje.uol.com.br/banco-de-imagens/lg/web/images/ch-on- line/colunas/fosseis/125218a.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbon%C3%ADfero http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_tempo_geol%C3%B3gico http://www.algosobre.com.br/geografia/era-cenozoica.html http://www.infoescola.com/geografia/era-paleozoica/ http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos2/cefalopode.jpg http://torqueteam.files.wordpress.com/2009/02/trilobite.jpg
  • 17. Trabalho elaborado por: João Martins – Nº14 – 7ºA