• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Xamanismo
 

Xamanismo

on

  • 2,196 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,196
Views on SlideShare
2,180
Embed Views
16

Actions

Likes
2
Downloads
32
Comments
0

2 Embeds 16

http://vivermagico.blogspot.com 15
http://buscadoresdivinaluz.blogspot.com.br 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Xamanismo Xamanismo Presentation Transcript

    • XAMANISMO-É uma forma de prática curativa, mas também é umamaneira de entender a vida, o mundo e o universo, comos quais o xamã está em permanente contato, poisforma com eles uma unidade. “O DESPERTAR DA ALMA”-É possível ser xamã por vocação espontânea, porherança ou por decisão própria.-Os requisitos básicos para ser xamã incluem:capacidade para criar uma atmosfera de reverencia,poder espiritual e resistência para manter umdesempenho que exige concentração durante horas eaté mesmo semanas.
    • O XAMÃ: MeStre curAdOr dOS reINOS IMAgINárIOS. A imaginação é um processo de pensamento que invoca e usa os sentidos. É a maior e mais antiga fonte de cura do mundo, há pelo menos 20.000 anos. Ela está presente nas expectativas que cercam rituais xamânicos, nas promessas aos santos milagreiros, na resposta a um determinado tipo de tratamento, e até mesmo em nossas reações físicas quando antecipamos alguma situação de tensão ou de prazer. Há uma profunda relação entre cérebro, comportamento, fatores psicológicos e sistema imunológico. A utilização de técnicas e terapias que incluem a imaginação (com um nítido toque xamanico), tem o potencial de aumentar a capacidade do sistema imunológico e de se contrapor a doença.
    •  O trabalho do xamã se dá no reino da imaginação. Os caminhos do xamã são, em primeiro lugar e acima de tudo, espirituais.  Inspirado pelos espíritos é o significado da palavra xamã, que tem raiz da Sibéria, “Saman” ou “Sramana” (sânscrito). É o especialista do invisível. Para os xamas não há distinção entre corpo,mente e espírito. O corpo é mente e a mente é espírito.
    •  O xamanismo é considerado como um sistema de cura que compreende técnicas para penetrar e interpretar a paisagem da imaginação que é encontrada durante a viagem ou “ vôo mágico”. O xamã é identificado como alguém que tem espíritos guardiães (animais de poder, espíritos guias, totens), dos quais poder e conhecimentos são obtidos.
    • curA / SAÚde X dOeNÇA (PerdA dO POder PeSSOAL) A cura para o xamã é uma  A doença é vista como algo questão espiritual. que penetra de fora no corpo, algo que deve ser removido ou destruído ou de O objetivo de boa parte da que é preciso proteger-se. cura xamanica é, nutrir e  No sistema xamânico, o preservar a alma, e protegê- problema básico não é o la de vagar eternamente . elemento externo, mas a perda de poder pessoal Para as culturas xamanicas, que permite a invasão. saúde é estar em harmonia Portanto o tratamento com a visão de mundo. É xamânico de todas as comunicar-se com animais, enfermidades da ênfase, em plantas, estrelas e minerais. primeiro lugar, ao aumento É conhecer morte e vida, e do poder da pessoa doente não ver diferenças entre (restaura o equilíbrio), em elas. É buscar todas as segundo lugar se opõe ao experiências da criação e poder do agente que vivenciá-las. produziu a doença.
    • A dOeNÇA e O cHAMAdO INIcIátIcO “A doença torna-se veículo para um plano mais elevado de consciência.” A pessoa que tem algumas doenças pode ser considerado um xamã em potencial. O chamado iniciático, em que a vocação é revelada, normalmente acontece durante uma crise física ou mental aguda . A provações das iniciações relatam, repetidas vezes, o tema de morte e renascimento, em visões bastante comuns de desmembramento e reconstituição física . Iniciação xamânica - “aprender bem a lição”
    • O eStAdO de cONScIÊNcIA XAMÂNIcOÉ um aspecto universal da prática xamanica .Essa prática compreende a capacidade de entrar e sair de um estado especial de consciência , com o objetivo de ajudar.Os xamãs utilizam de alguns rituais e instrumentos para entrar em estado alterado de consciência: - Tenda do suor; - Privações (jejum,ficar sem dormir, abstinência sexual, isolamento, escuro ( a procura de visões); - Uso de plantas sagradas (cogumelos, cactos, ayahuasca. Na Europa, as bruxas, usam beladona, raiz de mandrágora, datura); -Auxílio auditivo – a estimulação repetida e monótona modifica o foco da consciência. (tambor, maracás, instrumentos de percussão, zumbidos, cantilenas e cantos- que se assemelham ao mantra para yoga); -Aliados espirituais ( animais de poder, pessoas que já existiram – protegem os xamãs); - Fumo (fumaça) – Conexão com os espíritos.
    • O FIO dOurAdO: A IMAgINAÇÃO e A HIStórIA dA MedIcINA.  “Juro por Apolo, o Médico, por Asclépio, por Higéia, Panacéia e por todos os deuses e deusas, tomando-os como testemunha, que, de acordo com minha capacidade e meu discernimento cumprirei este juramento e este pacto”.
    • A terAPIA ONÍrIcA de AScLÉPIO Ou SONO dIVINO Foram erguidos 200 templos na Grécia, Itália e Turquia, chamados de Asclepia, os primeiros centros de tratamentos Holísticos que haviam banhos, spas, teatros e locais de recreação e culto religioso. Nos Asclepia, a terapia onírica ou sono divino, também chamado do sono de incubação pelos médicos cristãos, alcançou a perfeição como instrumento de cura .
    • Aristóteles, Hipócrates (pai da medicina) e Galeno, foramformados na tradição de Asclépio, e fizeram referencia ao papel da imaginação na saúde.  Aristóteles acreditava que o sistema emocional não funcionava na ausência de imagens. Hipócrates, declarou, “onde há amor pelahumanidade, há amor pela cura”.  Galeno, influenciou a medicina por 45 gerações, trouxe a importância da relação entre corpo e mente (sonhos).
    • Da época Grega à Renascença a imaginação foi considerada responsável por muitas curas. Os métodos usados se misturam com as raízes xamânicas.A cura, na idade média, era território das curandeiras(bruxas) e da igreja católica. Paracelso, gigante da medicina renascentista, jogou seus livros de medicina no fogo, e voltou- se para a sabedoria da medicina das mulheres.. “ O homem é seu próprio médico e encontra as ervas curativas apropriadas em seu próprio jardim; o médico está em nós e em nossa própria natureza encontram-se todas as coisas que necessitamos”.
    •  A prática do sono de incubação continuou nas igrejas cristãs da Inglaterra, e ganharam reputação por promoverem curas excepcionais. Assim, os métodos dos xamãs e das curandeiras – curar na realidade não-ordinária e invocar visões de espíritos guias – fizeram parte do cristianismo desde seus primórdios, só os nomes mudaram.
    •  Em 1518, período que se considera o fim oficial da medicina popular, quando os médicos e cirurgiões se agruparam, se organizaram e fundaram o colégio dos médicos. De 1500 a 1650 de milhares a 9 milhões de mulheres foram mortas por suspeitas de prática da medicina – caça as bruxas (movimento reconhecido por feministas, da mesma categoria da mutilação dos pés, da excisão do clitóris, das cirurgias mutiladoras em mulheres do mundo civilizado). Se um médico licenciado falhasse, a bruxa era culpada. Mesmo sendo perigoso para as mulheres praticar a cura, na Renascença, a imaginação continuou a ser incorporada a medicina.
    •  O xamã confia em elementos comuns para promover a saúde: uma atmosfera de confiança e expectativa, uma compreensão do significado da doença em um contexto social e pessoal, e o uso de rituais e símbolos culturalmente sancionados. Aquilo que se perdeu, em termos do mistério do poder do xamã na cura (e o mistério, sem dúvida, tem poder),certamente foi recuperado com as contribuições do conhecimento científico.
    • ANIMAIS de POderUm animal de poder é o seu próprio aliado espiritual .O que esse espírito representa para si?Que poder transmite ele?O que lhe ensina?
    • O MuNdO dOS SONHOS Entrar no mundo do sonho é entrar num lugar onde tudo pode acontecer. É um mundo mágico de possibilidades ilimitadas. O sonho é a forma de o próprio espírito comunicar com o corpo físico, transmitindo informações em imagens que se relacionam com a vida e experiências do sonhador. Sonhar é uma importante atividade humana. Um xamã reconhece a validade desses outros mundos e aceita igualmente que este mundo que habitamos é a fuga de uma outra realidade para o sonho. È dessa forma que xamãs fortes e experientes podem realizar feitos mágicos ou sobre-humanos; podem entrar a vontade noutros mundos .