• Like
Livro de receitas digital
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Livro de receitas digital

  • 883 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
883
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
17
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Livro de Receitas
  • 2. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL PRINCESA DO JACUÍ – CAPITAL NACIONAL DO ARROZ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SMEd Livro de ReceitasSaberes e Sabores na Alimentação Escolar Organizadoras: Nutr. Gabriela Vargas Barchet Nutr. Ines Neida Longhi Coord. da Alim. Esc. Mara Torres
  • 3. Apresentação “A vida de um grupo tem vários sabores... No processo de construção de um grupo, o educador conta com vários instrumentos que favorecem a interação entre seus alimentos e a construção do círculo com ele. A comida é um deles. É comendo junto que os afetos são simbolizados. Pois, comer junto, também, é uma forma de conhecer o outro e a si próprio. A comida é uma atividade altamente socializadora num grupo, porque permite a vivencia de um ritual de ofertas. Exercício de generosidade. Espaço onde cada um recebe e oferece ao outro o seu gosto, seu cheiro, sua textura, seu sabor. Momento de cuidados e atenção. O embelezamento da travessa em que vai o pão, a ‘forma de coração’ do bolo, a renda bordada no prato... Frio ou quente? Que perfume falará de minhas emoções? Doce ou salgado? Todos esses aspectos compõem o ritual do comer junto que é um dos ingredientes facilitantes da construção do grupo.” (Madalena Freire, 1991)
  • 4. Higiene Alimentar Para assegurar a saúde do consumidor e evitar as doenças transmitidas pelos alimentos (DTAs) são necessários métodos seguros e higiênicos, pois mesmo apresentando aparência, sabor e odor normais, os alimentos podem estar contaminados por: Agentes biológicos: bactérias, fungos, vírus e protozoários; Agentes físicos: cabelos, unhas, parafusos, palito de fósforo; Agentes químicos: resíduos de detergentes, metais, agrotóxicos. A ingestão de alimentos contaminados pode levar a ocorrências clínicas caracterizadas por perturbações gástricas, envolvendo vômitos, diarréias, febres e dores abdominais, que podem ocorrer individualmente ou em combinação. A cocção insuficiente, a contaminação cruzada , a preparação muito antecipada dos alimentos podem levar a uma contaminação e proliferação de microorganismos. Também pode ocorrer contaminação durante a produção, processamento, manipulação, distribuição, estocagem e venda.
  • 5. Higiene Alimentar Para evitar muitas doenças decorrentes dessas contaminações é necessário: Higiene pessoal: o manipulador de alimento deve ter cuidados especiais em relação à higiene, sanitização e boas práticas de manipulação de alimentos, manter o cabelos presos e usar touca, não usar adornos como anéis, brincos e pulseiras, manter seu uniforme limpo, não falar, tossir, cuspir e cantar enquanto manipula os alimentos; Higiene ambiental: a higiene de equipamentos e utensílios está dividida em etapas; a limpeza é feita, primeiramente, utilizando-se água para a remoção de resíduos solúveis em água. Após, deve ser realizada a lavagem com detergente, colocando-se a solução detergente em contato direto com a sujidade; o enxágüe é feito para retirar os resíduos da limpeza; a sanitização visa a remoção de microorganismos patogênicos até níveis seguros.
  • 6. Aquisição de Alimentos Quando se trata de alimentos, todo o cuidado é pouco na hora de comprar, preparar e consumir. Para se obter um melhor aproveitamento dos produtos, devem-se observar alguns pontos como: Ler atentamente o rótulo da embalagem que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, precisa trazer informações claras e precisas, em português, sobre a quantidade, composição, nome e endereço do fabricante ou importador; Observar data de fabricação, o prazo de validade e a procedência do produto; Observar se os alimentos perecíveis estão expostos em balcões refrigerados; Observar se há cor, aparência ou cheiro incomum dos alimentos, o que pode indicar algum tipo de deteriorização;
  • 7. Aquisição de Alimentos Deixar para adquirir no final da compra os alimentos que necessitam de refrigeração, como os embutidos e as carnes, evitando assim que se estraguem; Separar produtos de higiene e limpeza dos gêneros alimentícios, ao colocá-los no carrinho de compras; Observar se os estabelecimentos comerciais estão limpos, arejados e iluminados; Não comprar carnes amolecidas e pegajosas, com cor escura, cor esverdeada ou odor forte; Escolher, para maior segurança, produtos que possam algum tipo de lacre em suas tampas, verificando antes se ele não está violado; Observar se as conservas estão em locais bem ventilados, sem incidência da luz do sol, já que o calor pode provocar a deteriorização do alimento;
  • 8. Aquisição de Alimentos Cuidar para não adquirir latas estufadas, amassadas, enferrujadas ou com vazamento, com rótulos manchados ou molhados, já que os enlatados deteriorados são alimentos que mais oferecem perigo; As salsichas e lingüiças devem ter consistência firme e estar bem aderida a embalagem; Não comprar embutidos de cor alterada, com líquido ou ar dentro da embalagem ou que esteja pegajoso; O leite e seus derivados como manteiga, margarina, queijos e iogurtes devem ser conservados sob refrigeração (de 0° a 5°), com exceção dos embalados tipo “longa vida”; Não se deve comprar laticínios ou frios que não contenham o carimbo do SIF (Serviço de Inspeção Federal); Os ovos não devem apresentar rachaduras nem qualquer tipo de sujeira.
  • 9. Aquisição de Alimentos As hortaliças e verduras não devem conter: Partes ou casca amolecidas, manchadas, mofadas ou com cor alterada; Polpa amolecida com mofo; Folhas, raízes,e talos murchos, mofados ou estragados; Qualquer alteração na cor normal; Qualquer modificação no cheiro característico; Consistência alterada, esponjosa; Perfurações, enrugamento; Excesso ou falta de umidade característica; Deve-se dar preferência às frutas e verduras da estação, pois, além de mais econômicas, conservam melhor os nutrientes.
  • 10. Conservação dos Alimentos Os métodos mais usados para a conservação de alimentos são: Calor (cocção): Etapa necessária no preparo de alimentos relacionada ao seu cozimento. Deve ser feito de maneira adequada, pois os alimentos podem perder seus nutrientes durante a cocção. Desidratação: Processo que remove água dos alimentos sem prejudicar o sabor, reduzindo cerca de 80% do volume inicial. Adição de substâncias químicas: Técnica eficiente na conservação dos alimentos, reduz as perdas naturais causadas pelos processos fisiológicos, eliminando ou reduzindo os microorganismos sendo utilizados sais de cobre, sal de cozinha, vinagre, açúcar. Refrigeração (frio): Usada como forma de conservação, para evitar a contaminação dos alimentos, pois baixas temperaturas dificultam e/ou retardam o desenvolvimento dos microorganismos em diversos alimentos.
  • 11. Conservação dos Alimentos Os alimentos que vão para a refrigeração devem ser colocados em envoltórios plásticos ou recipientes fechados (próprios a essa finalidade) para evitar o ressecamento dos produtos e para manutenção do sabor, bem como devem ser distribuídos no refrigerador de acordo com as temperaturas exigidas: carnes, leite e derivados devem ser colocados na parte superior do refrigerador; frutas e vegetais devem ser colocados, nas prateleiras centrais; ovos, manteiga e outros devem ser mantidos no refrigerador. A temperatura de conservação varia para cada tipo de alimento: temperatura de 4°C a 7°C são adequadas para alimentos armazenados por até três dias; em temperatura entre 7°C e 60°C, as bactérias patogênicas, que prejudicam os alimentos, crescem rapidamente. Para que a refrigeração seja adequada, é necessário que os alimentos estejam limpos e, caso haja partes deterioradas, elas devem ser removidas previamente.
  • 12. Conservação dos Alimentos O congelamento dos alimentos exige uma rápida redução da temperatura sem alterar as características iniciais do produto, tais como a aparência, sabor cor e odor. A velocidade do congelamento é o fator de maior importância para a conservação e a qualidade dos alimentos. Mesmo com temperaturas negativas, como ocorre no congelamento, a maioria das bactérias sobrevive o que exige, portanto, muito cuidado no processo de descongelamento. Após, o alimento deve permanecer em baixas temperaturas ou ser exposto rapidamente a altas temperaturas e não mantido em temperatura ambiente.
  • 13. Conservação dos Nutrientes A maneira de cozinhar é um indicativo de manutenção, perda ou favorecimento das propriedades nutricionais. A recomendação na rotulagem dos alimentos deve ser respeitada, quanto à forma de emprego de calor e ao tempo suficiente para que ocorra o processo. É recomendada a cocção em água fervente, pois, assim, as perdas de nutrientes é menor, sendo que a cocção por água fria ocasiona perda considerável, devido ao maior tempo de exposição. Com a cocção por vapor, o aroma, as vitaminas e os sais minerais permanecem na água de cozimento e, além disso, o cozimento por vapor não utiliza gordura, deixando a preparação mais saudável e menos calórica. O cozimento na panela de pressão proporciona melhor conservação de vitaminas, uma vez que elas resistem a altas temperaturas por período curto de tempo.
  • 14. Conservação dos Nutrientes A cocção no microondas é eficaz por não ocorrerem perdas nutritivas tão grandes. É recomendado que os alimentos não sejam cozidos demais e que sejam consumidos em pedaços grandes ou inteiros, se possível com casca. O uso de substancias que realçam a cor, como o bicarbonato de sódio, não é indicado, pois ocasiona perda de nutrientes. Após o cozimento de verduras, a água de cocção pode ser aproveitada em outras preparações, pois contém nutrientes perdidos no processo de cozimento; porém, quanto menos água for utilizada, melhor e também é importante manter a panela tampada para que não se percam as vitaminas na forma de vapor. O aproveitamento integral dos alimentos proporciona a ingestão de todos os seus nutrientes.
  • 15. Dicas Culinárias Para o molho branco não empelotar, mexer a farinha de trigo com o batedor de ovos. Para tirar a casca do tomate sem desperdício, deixar os tomates de molho na água quente para facilitar a retirada. Para amolecer a manteiga, encher uma tigela com água fervente. Depois, esvaziar a tigela e virar, ainda quente, sobre a manteiga. Assim, ela amolecerá sem derreter. Massas doces ficarão mais macias se usar gordura não gelada e mexer com movimentos leves. Para dar um sabor diferente ao café, misturar ao pó do coador uma colher (chá) de chocolate, antes de despejar água. Se o molho de carne ficar sem cor, acrescentar duas colheres (chá) de café solúvel.
  • 16. Dicas Culinárias Quando fizer um molho de tomate, sempre colocar uma cenoura ou beterraba descascada dentro do molho. Quando esta estiver cozida, o molho estará pronto e sem acidez, a cenoura ou beterraba tiram a acidez do molho. Para a carne suína, tipo lombo, não diminuir de tamanho depois de assada ou cozida, antes de temperar, passar em água fervente e depois secar em papel toalha. Depois, é só temperar de acordo com sua receita e assar ou refogar. Para a salada verde ficar bem fresquinha e crocante, acrescentar suco de limão e gelo na água em que deixar de molho. Depois, é só secar e servir. Para o peixe não grudar na assadeira e ficar com mais sabor, forrar o fundo da assadeira com uma camada de fatias de batatas cruas.
  • 17. Dicas Culinárias A polenta frita fica mais macia e com uma crosta crocante se passada na farinha da trigo antes de fritar. Para engrossar molhos, acrescentar uma colher (sopa) de farinha de trigo dissolvida em água fria ou batatas cozidas e passadas no espremedor. Antes de levar o bolo ao forno dê duas ou três batidas leves com o fundo da fôrma em cima da mesa, removendo assim as bolhas de ar. Para as claras em neve ficarem mais firmes e volumosas colocar uma pitada de sal ou gotas de limão antes de bater. Se achar que o seu bolo está muito corado e ainda cru no centro, cobrir com papel alumínio. Cuidar sempre para a parte brilhante ficar voltada para o alimento.
  • 18. Dicas Culinárias Para a massa de qualquer bolo ficar mais leve, adicionar, antes de levar ao forno, duas colheres de água morna e misturar delicadamente. Para dar um sabor especial ao peixe, deixar a posta mergulhada no leite antes de fritar. Para tirar o excesso de gordura do caldo de carne, colocar uma folha de couve em cima do caldo e logo após retirá-la. Quando fizer bolinhos de carne e não tiver ovos, os mesmos podem ser substituídos por batata cozida amassada. Para que um assado fique dourado, pincele molho de soja antes de levar ao forno. Quando você ralar a casca de um limão, nunca chegar até a parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o seu doce.
  • 19. Dicas Culinárias Nunca lavar uma fruta para ser guardada na geladeira. Lave somente na hora de comer, assim ela se conservará por mais tempo. A banana e a maçã da salada de frutas não ficaram escuras se cobrir com suco de limão e açúcar refinado. Aproveitar a água do cozimento dos legumes, pois contém sais minerais e vitaminas. Utilizar no cozimento de arroz ou para fazer sopas. Para dar sabor especial a frangos e peixes, espalhe um pouco de alecrim antes de grelhar ou assar. Quando a polenta ficar muito mole e você não tiver mais fubá para engrossar, substituir por um pouco de amido de milho e deixe ferver mais um pouco.
  • 20. Dicas Culinárias Para conservar os temperos de sua preferência, como salsa, manjericão, alecrim, manjerona, etc., colocá-los em uma assadeira e deixar secar. Depois guardar em um vidro bem fechado, na geladeira. Para substituir o óleo, que normalmente vai à água para cozinhar o macarrão acrescente algumas gotas de vinagre para o macarrão não grudar. Para fazer uma maionese verde, acrescentar folhas de agrião, espinafre ou tempero verde bem picadas e bater junto à maionese pronta. Para retirar o excesso de gordura do molho deixe-o no congelador durante 20 minutos. Assim a gordura ficará congelada na superfície e sua remoção será mais fácil.
  • 21. Dicas Culinárias Para dar um sabor especial ao risoto colocar um pouco de cravo-da- índia ou noz-moscada ao tempero. Para a omelete não grudar esfregue sal no fundo da frigideira. Para tirar o cheiro de arroz queimado, colocar algumas fatias de pão de forma por cima e tampar a panela por alguns minutos. Para que o fígado não endureça, temperar com um tomate maduro amassado. O bolo de chocolate fica mais úmido se misturar à massa uma maçã ralada. Se o molho ficar salgado demais, juntar uma fatia de pão ou batata inglesa e cozinhar mais um pouco. O açúcar utilizado no preparo de doces e sobremesas pode ser aromatizado com raspas de limão ou laranja.
  • 22. Receitas dasManipuladoras
  • 23. Arroz Doce de MelIngredientes:- 4 xíc. de arroz- 500g de leite em pó- 5 copos de água- ½ xíc. de mel- 3 col. (sopa) de amido de milho- 1 xíc. de açúcar branco Juliana Teixeira da RosaModo de preparo: EMEI Favo de Mel- Cozinhar o arroz.- Bater no liquidificador o leite em pó, o mel, o amido de milho, o açúcar e a água.- Acrescentar a mistura batida ao arroz cozido. Levar ao fogo mexendo até dar a liga.- Desligar e está pronto. Rendimento: em média 50 porções
  • 24. Arroz TailandêsIngredientes:- 1 brócolis pequeno cozido - 1 peito de galinha cozido- 1 couve-flor pequena cozida - 300 ml de molho shoyu - sal a gosto- 1 pimentão amarelo - óleo de soja a gosto- 1 pimentão vermelho - 1 kg de arroz- 2 cebolas grandes Maria Beloni da Silva Cunha EEI Rica Carvalho BernardesModo de preparo:- Refogar no óleo a cebola, os pimentões, o brócolis e a couve-flor. Após acrescentar 150ml de molho shoyu e sal a gosto.- Fritar o frango para dar uma corada depois de cozido.- Acrescentar o frango ao molho já pronto.- Cozinhar o arroz com sal e óleo a gosto e acrescentar mais 150ml de molho shoyu e em seguida o molho pronto. Mexer bem a servir. Rendimento: em média 60 porções
  • 25. Assado à MilanesaIngredientes:- 4kg de coxa e sobrecoxa- 1 xíc. (chá) de tempero verde picado- 1 xíc. (chá) de cebola picada- 2 xíc. de farinha de rosca- 2 col. (sopa) de óleo de soja- sal a gosto Ingrid SeveroModo de preparo: EMEF Dora Abreu- Temperar a carne de frango com o sal, o tempero verde e a cebola.- Passar a carne temperada na farinha de rosca.- Colocar em um refratário untado com o óleo.- Levar ao forno por mais ou menos 45 minutos.- Servir quente. Rendimento: em média 10 porções
  • 26. Biscoito de MelIngredientes:- 80g de manteiga -4 ovos batidos- 300g de açúcar branco - 600g de farinha de trigo- 2 col. (sopa) de mel - 2 col. (sobr.) de fermento em pó químico- 1 col. (chá) de cravo moído - 200g de nozes moídas- 1 col. (chá) de canela em póModo de preparo: Regilaine Maria Rodrigues EMEF Aldo Porto dos Santos- Misturar a manteiga, o mel, o açúcar, o cravo e a canela.- Adicionar a farinha, as nozes e o fermento. Amassar bem até que fique uma massa homogênea.- Deixar a massa descansar por 30 minutos, na geladeira.- Abrir a massa na espessura desejada e cortar com forminhas no modelo desejado.- Assar em forno pré-aquecido até que fiquem levemente corados. Rendimento: em média 70 unidades
  • 27. Bolinho de ClarasIngredientes:- 2 ovos (claras em neve)- 1 xíc. de açúcar branco- 1 col. (sopa) de sal amoníaco- 2 xíc. de amido de milho Olga Teresinha Rosa Kiefer EMEF Manoel Carvalho PortellaModo de preparo:- Bater as claras em neve, acrescentando o açúcar aos poucos.- Acrescentar o sal amoníaco e o amido de milho. Misturar até formar uma massa homogênea.- Fazer bolinhas com as mãos e dispor em forma untada e enfarinhada.- Assar em forno alto por aproximadamente 15 minutos, ou até dourar de leve. Rendimento: em média 25 unidades
  • 28. Bolinhos de FubáIngredientes:- 3 xíc. de farinha de milho- 3 xíc. de farinha de trigo- ½ xíc. de óleo de soja- 3 ovos- 2 xíc. de açúcar branco- ½ xíc. de leite- 1 col. (sopa) cheia de fermento em pó químico Regilaine Maria Rodrigues EMEF Aldo Porto dos SantosModo de preparo:- Misturar os ovos e o açúcar, bater bem com um garfo. Adicionar o restante dos ingredientes, amassar e fazer as bolinhas.- Colocar em forma untada.- Assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Rendimento: em média 70 unidades
  • 29. Bolo ColoridoIngredientes:- 3 claras em neve - 1 caixa de gelatina (sabor- 6 col. (sopa) de açúcar de sua preferência) branco - 1 xíc de açúcar branco - 1 col. (sopa) de fermento- 3 gemas em pó- 3 xíc. de farinha de trigo- 1 col. de margarida Lisete Oliveira da SilvaModo de preparo: EMEI Pró Inf. Patr. Marisa Timm Sari- Bater, na batedeira, as claras em neve e adicionar as 6 colheres de açúcar.- Acrescentar as gemas e mexer.- Adicionar a farinha, a margarina, a gelatina e o açúcar, sempre batendo.- Colocar em forma untada com óleo de soja e farinha.- Assar por mais ou menos 40 min. Rendimento: em média 28 pedaços
  • 30. Bolo de Fubá com Banana e Maçã CarameladaIngredientes massa:- 2 xíc. de farinha de milho- 2 xíc. de farinha de trigo- ½ xíc. de açúcar branco- ½ xíc. de óleo de soja ou nata- 2 col. (sopa) de fermento em pó- Iogurte até dar o ponto Ione Souza Lima EEI Rica Carvalho BernardesModo de preparo:- Em um recipiente bater as claras em neve. Acrescentar as gemas, o açúcar, as farinhas, o óleo de soja e o iogurte.- Bater bem até ficar uma massa homogênea. Por último acrescentar o fermento.- Reservar. Continua na próxima página
  • 31. Bolo de Fubá com Banana e Maçã CarameladaIngredientes cobertura:- 2 xíc. de açúcar branco- 8 bananas em fatia- 5 maçãs em rodelas- 2 col. (sopa) de canela em póModo de preparo:- Caramelizar o fundo de um prato refratário com 1 xícara do açúcar branco e colocar as fatias de frutas. Polvilhar em cima das fatias de frutas 1 xícara de açúcar branco com a canela em pó.- Acima acrescentar a massa e assar por mais ou menos 50 minutos. Depois de frio desenforme o bolo. Rendimento: em média 60 fatias
  • 32. Bolo de IogurteIngredientes massa:- 5 ovos inteiros- 4 xíc. de farinha de trigo- 2 xíc. de açúcar branco- 1 ½ xíc. de iogurte sabor morango- 2 col. (sopa) de margarina- 1 col. (sopa) de fermento em póModo de preparo:- Em um recipiente bater as claras em neve. Acrescentar as gemas e o açúcar, bater até ficar uma massa homogênea.- Acrescentar a margarina e bater.- Adicionar a farinha, o iogurte e o fermento em pó, batendo até formar uma massa homogênea.- Dispor a massa em uma forma untada com óleo e polvilhada de açúcar.- Assar em forno com temperatura média, por mais ou menos 30 minutos. Continua na próxima página
  • 33. Bolo de IogurteIngredientes cobertura:- 1 ½ xíc. de leite- ½ xíc. de açúcar branco- 1 col. (sopa) de margarina Eliane Aparecida Rosa da Costa EEI Padre Renato TononModo de preparo:- Ferver todos os ingredientes até formar uma calda grossa.- Espalhar sobre o bolo pronto. Rendimento: em média 90 pedaços
  • 34. Bolo de Laranja com CascaIngredientes massa:- 2 laranjas com casca- 4 ovos- 1 xíc. de óleo de soja- 3 xíc. de açúcar- 4 xíc. de farinha de trigo- 2 col. (sopa) de fermento em pó químicoModo de preparo:- Cortar as laranjas em quatro partes e retirar a parte branca e as sementes. Cortar em pedaços menores e bater no liquidificador com um pouco de água.- Logo após acrescentar os ovos, o óleo e o açúcar. Bater bem e reservar.- Em um recipiente peneire a farinha e o fermento, acrescentando aos poucos à mistura reservada.- Depois de bem misturada, bater um pouco com uma colher.- Untar uma forma e polvilhar com um pouco de açúcar. Colocar a massa e levar para assar em forno pré-aquecido por 40 minutos. Continua na próxima página
  • 35. Bolo de Laranja com CascaIngredientes cobertura:- 2 xíc. de açúcar branco- 8 col. de suco de laranjaModo de preparo: Angelita dos Santos Oliveira- Misturar tudo e levar ao fogo até dissolver bem. EMEF Francisco de Souza Machado- Espalhar quente sobre o bolo e deixar esfriar. Rendimento: em média 30 pedaços
  • 36. Bolo de MaracujáIngredientes massa:- 3 ½ xíc. de farinha de trigo- 2 xíc. de açúcar branco- ½ xíc. de óleo de soja- 3 ovos inteiros- 1 copo de suco de maracujá- 2 col. (sopa) de fermento em póModo de preparo:- Bater no liquidificador o óleo de soja, o suco de maracujá, o açúcar e os ovos, por alguns minutos.- Colocar a farinha e o fermento em um refratário e juntar à mistura do liquidificador.- Misturar bem e assar por 40 minutos Continua na próxima página
  • 37. Bolo de MaracujáIngredientes cobertura:- 2 copos de leite em pó- 1 ½ copo de açúcar- ½ copo de água fria- polpa de 1 maracujá Carina Silva da Silva EEI Madre Regina ProthmannModo de preparo:- Bater tudo no liquidificador e se ficar muito firme colocar mais um pouco de açúcar e água.- Cobrir o bolo. Rendimento: em média 40 pedaços
  • 38. Bolo de Milho com CenouraIngredientes:- 5 xíc. de farinha de milho - 5 cenouras cruas grandes- 5 xíc. de farinha de trigo - 3 colh. (de sopa) de fermento em pó químico- 3 xíc.de açúcar - Suco de laranja ou água- 2 xíc. de óleo de soja suficiente para que a- 6 ovos massa fique no ponto Dalma Denise Alberto de AraújoModo de preparo: EMEF Sagrado Coração de Jesus- Bater no liquidificador as cenouras com o óleo e os ovos.- Misturar com as farinhas e o açúcar até obter uma massa lisa.- Acrescentar o suco de laranja até que a massa fique no ponto de bolo.- Colocar o fermento e mexer novamente.- Assar em forno médio por aproximadamente 35 minutos. Rendimento: em média 40 pedaços
  • 39. Bolo de Milho de LiquidificadorIngredientes:- 3 ovos- 1 ½ copo de água- ½ copo de óleo de soja- 1 copo de farinha de trigo- 2 copos de farinha de milho- 1 col. (sopa) de fermento em pó- 2 col. (sopa) de leite em póModo de preparo:- Bater no liquidificador os ovos, a água e o leite em pó. Adicionar o óleo de soja e asfarinhas, bater bem até ficar uma massa homogênea.- Colocar tudo em uma forma grande untada levar ao forno por 30 minutos emtemperatura de 180oC Rendimento: 12 fatias Continua na próxima página
  • 40. Bolo de Milho de LiquidificadorIngredientes cobertura:- 6 col. (sopa) de chocolate em pó- 6 col. (sopa) de açúcar- 6 col. (sopa) de água- 2 col. (sopa) de margarina Maria Cristina Konig EMEF Imperatriz LeopoldinaModo de preparo: - Colocar em uma panela todos os ingredientes, deixar cozinhar mexendo sempre atédesgrudar do fundo da panela.- Após, colocar em cima do bolo. Rendimento: 12 fatias
  • 41. Brigadeiro de AipimIngredientes:- 1 e ½ xic. (de chá) de aipim- 2 colh. (de sopa) de manteiga ou margarina- 10 colh. (de sopa) de açúcar- 1 xíc. (de chá) de leite em pó- 3 colh. (de sopa) de achocolatado em pó- Chocolate granulado Daniela Dornelles Magalhães eModo de preparo: Vilma Arlete Pacheco- Cozinhar o aipim até desmanchar, escorrer e amassar. EMEF Milton da Cruz- Derreter a manteiga, acrescentar o aipim e misturar bem.- Juntar os demais ingredientes e cozinhar até desprender do fundo da panela.- Deixar esfriar e modelar os brigadeiros. Passar no chocolate granulado e está pronto. Rendimento: 45 unidades
  • 42. Broinhas de amido de milhoIngredientes:- 3 ovos inteiros- 1 xíc. de açúcar- ½ xíc. de óleo de soja- ½ xíc. de margarina- 1 col. (sopa) cheia de fermento em pó químico- amido de milho até dar o ponto Beatriz Simone de Oliveira AlmansaModo de preparo: EMEF Dinah Néri Pereira- Em um recipiente bater as claras em neve.- Acrescentar as gemas, o açúcar, o óleo, a margarina e o fermento.- Misturar todos os ingredientes acrescentando o amido de milho, aos pouco, até dar oponto da massa.- Fazer bolinhas com as mãos e dispor em forma untada e enfarinhada.- Assar em forno médio por aproximadamente 35 minutos. Rendimento: em média 65 unidades
  • 43. Carreteiro ColoridoIngredientes:- 1 kg de carne moída - 3 tomates- ½ kg de arroz - 1 maço de tempero verde - 4 ovos cozidos- 3 cenouras - sal a gosto- 1 brócolis - óleo de soja a gosto- 1 maço de espinafre- 1 maço de couve- 3 cebolas Simone da Silva AlbertoModo de preparo: EMEF Dr. Getúlio Vargas- Aquecer o óleo, acrescentar a cebola picada, a carne moída, o sal e deixar fritar.- Após colocar a couve, a cenoura, o espinafre, o brócolis e o tomate, todos bem picados.- Quando a carne com legumes estiver quase pronta acrescentar o arroz, fritar um pouco,colocar água quente e deixar cozinhar.- Depois que tudo estiver cozido, desligar o fogo e adicionar os ovos cozidos e picadospara decorar. Rendimento: 6 porções
  • 44. Lasanha à moda Cristo ReiIngredientes molho de carne: Ingredientes molho branco:- 1 ½ kg de carne bovina moída - 1 litro de leite- 1 cebola média - 3 col. (sopa) de amido de milho (rasas)- pimentão a gosto - 2 col. (sopa) de óleo de soja- 2 dentes de alho - ½ cebola pequena picada- sal a gosto - 1 dente de alho- salsinha e cebolinha a gosto - 1 pedacinho de pimentão verde- 1 ramo de manjerona - sal a gosto- 2 col. (sopa) de molho de tomate - salsinha a gosto- 2 col. (sopa) de óleo de soja - 1 col. (chá) de molho de tomateModo de preparo: Modo de preparo:- Aquecer o óleo de soja e fritar os - Aquecer o óleo, fritar a cebola, o alho etemperos (menos a manjerona, salsa e o pimentão e colocar sal.cebolinha) e por último a carne - Acrescentar o leite com o amido decolocando sal a gosto. milho dissolvido.- Reservar. - Mexer até engrossar. - Reservar. Continua na próxima página
  • 45. Lasanha à moda Cristo ReiIngredientes da panqueca:- 3 ovos- 2 cenouras médias raladas- 4 xic. de farinha de trigo- 2 copos de leite- 1 copo de água- sal a gosto Simone Dutra da Silva Modo de preparo: EMEI Cristo Rei - Bater todos os ingredientes no liquidificador. - Fazer as massas de panquecas em frigideira, untando de vez em quando. Reservar. Montagem da preparação: -Colocar no fundo do prato refratário um pouco de molho branco e molho com carne. A seguir montar camadas: massa de panqueca, molho de carne e um pouco de molho branco e repetir até terminar, por último molho branco. Rendimento: em média 40 porções
  • 46. Lasanha de BerinjelaIngredientes molho de carne: Ingredientes molho branco:- 1kg de carne bovina moída - 1 litro de leite- 2 cebolas grandes - 2 col. (sopa) de farinha de trigo- 2 tomates grandes - 50g de queijo parmesão- Sal a gosto - Tempero verde a gosto- Tempero verde a gosto - Sal a gosto- 2 col. (sopa) de óleo de sojaModo de preparo: Modo de preparo:- Refogar, com óleo de soja, as cebolas e - Levar ao fogo todos os ingredientes,os tomates, até formar o molho. mexendo sempre até engrossar.- Adicionar a carne, o tempero verde e o - Reservar.sal.- Deixar apurar o molho e reservar. Continua na próxima página
  • 47. Lasanha de BerinjelaMontagem:- 3 berinjelas médias- 200g de queijo mussarela- Cortar as berinjelas em fatias e colocar na água. Trocar 3 vezes de água e temperar com sal. Após secar bem as berinjelas levar ao fogo em frigideira untada com manteiga ou margarina para dourar.- Untar uma forma com margarina ou Elsita Pohlmann e Marli de Freitas Araújo manteiga e montar a lasanha Esc. Met. de Ed. Inf. Emma de Bem Garcia alternando com camadas de berinjela, molho de carne e molho branco. Finalizar com uma camada de berinjela e molho branco. - Levar ao forno em temperatura média até dourar. Após retirar do forno e acrescentar uma camada de queijo mussarela. Servir quente. Rendimento: 1 forma grande - em média 20 porções
  • 48. Lasanha de Panqueca NutritivaIngredientes molho de carne: Ingredientes molho branco:- 1 ½ kg de carne bovina moída - 1 litro de leite- 4 cebolas grandes - 2 col. (sopa) de amido de milho- 4 tomates grandes - 1 col. (sopa) de margarina- Sal a gosto - Sal a gosto- 2 col. (sopa) de óleo de soja- 1 lata de milho verde- 1 lata de ervilha- 1 lata de molho de tomateModo de preparo: Modo de preparo:- Dourar a carne com o óleo. - Levar ao fogo todos os ingredientes,- Acrescentar as cebolas e os tomates, mexendo sempre até engrossar.até refogar. - Reservar.- Adicionar o molho de tomate, a ervilhae o milho verde.- Deixar apurar o molho e reservar. Continua na próxima página
  • 49. Lasanha de Panqueca NutritivaIngredientes da panqueca:- 1 litro de leite- ½ kg de farinha de trigo- 3 ovos inteiros- Sal a gosto- 1 maço de espinafre (cru)- 5 beterrabas médias (cruas)- 5 cenouras médias (cruas) Édila Glaci Goelzer EMEF Alarico Ribeiro Modo de preparo: - Para a massa básica da panqueca, bater no liquidificador o leite, a farinha, os ovos e o sal. - Como variação acrescentar o espinafre, a beterraba ou a cenoura e bater junto com a massa básica. - Fazer as massas de panquecas em frigideira, untando de vez em quando. Reservar. Montagem da preparação: - Montar a lasanha alternando com camadas de panqueca, molho de carne e molho branco. Finalizar com uma camada de molho branco. - Levar ao forno em temperatura média até dourar. Servir quente. Rendimento: 1 forma grande - em média 20 porções
  • 50. Lentilhada com talosIngredientes:- 1,5 kg de lentilha- 2 kg de carne bov. moída de 1ª- 5 cenouras grandes raladas- 1 pimentão pequeno- 1 repolho médio- talos de couve-manteiga, espinafre e brócolis- 3 cebolas Patricia Gonçalves da Silva Valdovino- 4 batatas raladas e Juliana Raffa Bittencourt- sal e óleo de soja o suficiente EMEI Taufik GermanoModo de preparo:- Fritar a carne moída com um pouco de óleo de soja.- Acrescentar as verduras, os talos e os temperos com água o suficiente para cozinhá-los.- Cozinhar a lentilha separadamente na panela de pressão.- Após cozida a lentilha acrescentá-la aos legumes e talos já cozidos.- Deixar engrossar o caldo e verificar o sal e servir. Rendimento: em média 80 porções
  • 51. LentilhadaIngredientes: - 2 peitos de frango- 2 pacotes de massa (1kg) - 1 kg de salsichão- 1 moranga - 1 repolho médio - 2 maços de couve-- 12 ovos manteiga- 8 tomates - 2 maços de espinafre- 6 pacotes de lentilha (3 kg) - ½ kg de beterraba- 5 cenouras grandes - cebola, alho, sálvia,- 5 mandiocas alecrim, manjericão, manjerona e sal à gosto. Carla Rosana da LuzCorrêa- 1 kg de batata inglesa EMEF Maria Pacicco de FreitasModo de preparo:- Cozinhar o frango com água e desfiar.- Em outra panela fritar o salsichão e após acrescentar os demais ingredientes picados(lentilha, cenoura, moranga, mandioca, batata inglesa, peito de frango desfiado, repolho, beterraba e temperos à gosto).- Quando a lentilha estiver cozida acrescentar a massa, o espinafre e a couve-manteiga. Depois de cozida a massa adicionar os ovos batidos e mexer. Aguardar o cozimento dos ovos e servir. Rendimento: em média 135 porções
  • 52. Massa PrimaveraIngredientes molho: Ingredientes refogado de vegetais:- 1 kg de salsicha - 5 cenouras raladas- 4 cebolas médias - 1 maço de espinafre- 6 tomates grandes - 1 unid. de brócolis- Sal a gosto - 2 col. (sopa) de óleo de soja- 2 col. (sopa) de óleo de soja - Sal a gosto- 1 lata de milho verde- 1 lata de ervilhaModo de preparo: Modo de preparo:- Refogar a cebola no óleo de soja até - Refogar a cenoura no óleo de soja.ficar bem dourada. - Acrescentar o espinafre e a couve,- Acrescentar os tomates e água refogar brevemente.suficiente para formar o molho. - Reservar.- Adicionar a ervilha, o milho verde e asalsicha.- Deixar apurar alguns minutos ereservar. Continua na próxima página
  • 53. Massa PrimaveraMontagem:- 3 pacotes de massa tipo Parafuso (1 ½ kg) Modo de preparo: Glaci Grings Guedes EMEI Irmão Pedro - Cozinhar a massa até o ponto “al dente”. - Adicionar o molho de salsicha e os vegetais refogados à massa. - Misturar e servir quente. Rendimento: em média 50 porções
  • 54. Panqueca ColoridaIngredientes molho de carne: Ingredientes molho branco:- 3 kg de carne moída - 1 col. (sopa) de margarina- Sal a gosto - 3 alhos picados- 6 cebola - 1 litro de leite- 6 tomates - 3 col. (sopa) de maisena- 4 alhos - orégano a gosto- orégano a gosto - sal a gosto- 5 col. (sopa) de óleo de soja - 1 tablete de caldo de galinha- 1 pacote de molho de tomateModo de preparo: Modo de preparo:- Refogar a carne moída com o alho e - Refogar o alho, o caldo de galinha e oóleo. orégano na margarina.- Após acrescentar a cebola e o tomate - Após acrescentar o leite, o sal e abatidos no liquidificador. maisena (dissolvida no leite), mexer- Adicionar o molho de tomate e o sal. sempre até engrossar.- Apurar o molho. - Cobrir as panquecas e servir.- Montar as panquecas. Continua na próxima página
  • 55. Panqueca ColoridaIngredientes da panqueca:- 3 ovos inteiros- 2xíc. de farinha de trigo- 1 copo de leite em pó- 1 copo de água quente- 1 col. (sopa) rasa de sal- 1 pitada de açúcar branco- 1 cenoura cozida- 1 beterraba cozida- ½ maço de espinafre Lisete Oliveira da Silva EMEI Pró-Infância Patrona Marisa Timm Sari Modo de preparo: - Bater no liquidificador os ovos, a farinha, o leite (dissolvido na água quente), o sal e o açúcar. - Adicionar a cenoura cozida e picada. Bater até formar uma massa homogênea. - Repetir o processo de modo de preparo da massa substituindo a cenoura pela beterraba e pelo espinafre separadamente. - Fazer as panquecas e reservar. Rendimento: em média 32 panquecas
  • 56. Panqueca da AlegriaIngredientes massa:- 3 xíc. de farinha de trigo- sal a gosto- 1 col. (sopa) rasa de açúcar- 2 ovos inteiros- 4 copos de leite- 4 cenouras- 4 beterrabas- 3 folhas de couve-manteigaModo de preparo:- Bater no liquidificador separadamente a cenoura com 1 copo de leite, após abeterraba com o leite e ainda a couve-manteiga, reservar.- Bater todos os ingredientes da massa (farinha, sal, açúcar, ovos e leite) noliquidificador.- Após dividir a massa em 3 partes adicionar a cada uma delas uma mistura.- Se precisar pode acrescentar mais farinha para dar o ponto.- Fazer as panquecas e reservar. Continua na próxima página
  • 57. Panqueca da AlegriaIngredientes molho:- 1 kg de carne moída- Sal a gosto- 1 cebola- 2 tomates- 2 colheres de extrato de tomate Aline Silva de Oliveira EMEI Trem da Alegria Modo de preparo: - Refogar a carne moída e após acrescentar a cebola e o tomate batidos anteriormente no liquidificador. - Adicionar o extrato de tomate e o sal. - Apurar o molho. - Montar as panquecas e servir. Rendimento: em média 45 panquecas
  • 58. Pastel de FornoIngredientes massa:- 1 kg de farinha de trigo- 2 col. (sopa) de margarina- 1 col. (sopa) de óleo de soja- 2 ovos- 1 copo de água morna- ½ col. (sopa) de sal- 1 col. de açúcar branco- 1 col. (sopa) de fermento em pó químico Rosiara Lima de Freitas EMEI Recanto dos Baixinhos Modo de preparo: - Amassar em uma tigela todos os ingredientes, até ficar uma massa homogênea. - Passar no cilindro e cortar no tamanho desejado. - Rechear com o sabor de sua preferência. - Distribuir os pasteis montados em uma forma e pincelar com ovos e orégano. - Assar por aproximadamente 15 minutos. Rendimento: em média 100 unidades
  • 59. Pizza de SardinhaIngredientes massa:- 1kg de farinha de trigo- 2 ovos inteiros- 4 col. (sopa) de óleo de soja- 1 col. (chá) de sal- 1 col. (sopa) de açúcar branco- 2 col. (sopa) de fermento biológico- 1 copo de água mornaModo de preparo:- Em um recipiente misturar a farinha, os ovos, o óleo, o sal e o açúcar.- Em um copo misturar o fermento biológico e a água morna com 1 colher de farinha detrigo. Após iniciar a fermentação adicionar aos demais ingredientes.- Amassar todos os ingredientes acrescentando água morna até dar o ponto da massa.- Untar a forma com óleo e dispor a massa.- Levar ao forno para pré-assar por mais ou menos 15 minutos. Continua na próxima página
  • 60. Pizza de SardinhaIngredientes molho:-5 peixes pequenos- 1 xíc. de vinagre branco- ½ xíc. de óleo de soja- 4 cebolas- 5 tomates- Sal a gosto Marlete da Silva Silveira- Água até cobrir EEI Amélia Silveira Modo de preparo: - Colocar em panela de pressão os peixes, o vinagre, o óleo, o sal, e a água até cobrir. Deixar por 1 hora na pressão. - Após retirar as espinhas restantes adicionar ao molho feito com as cebolas e os tomates. - Reservar. Montagem: - Cobrir a massa com molho e polvilhar com queijo e orégano. - Levar ao forno por mais 15 minutos ou até dourar e está pronto. Rendimento: 3 pizzas – em média 90 fatias
  • 61. Pudim de Leite em PóIngredientes pudim:- 3 ovos inteiros-16 col. (sopa) de leite em pó- 8 col. (sopa) de açúcar branco- 3 xíc. de águaModo de preparo:- Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar.Ingredientes calda: Marta Elisa Abich- 2 xíc. de açúcar branco EMEI APCRIM- 1 xíc. de águaModo de preparo: - Misturar em uma panela o açúcar e a água.- Levar ao fogo sem tornar a mexer até que a calda fique no ponto de caramelo.- Desligar e untar uma forma (com a calda) própria para pudim em micro-ondas e colocar a mistura que foi batida no liquidificador. Levar ao forno até dourar. Rendimento: em média 25 porções
  • 62. Rapadura de Leite em PóIngredientes :- 1kg de açúcar cristal- 1 copo americano de água- 500g de leite em póModo de preparo: Rosângela Barbosa Flores- Colocar o açúcar e a água para ferver. EMEF Mário Godoy Ilha- Quando a calda estiver grossa, colocar aos poucos o leite em pó.- Mexer até soltar do fundo da panela.- Untar uma forma e colocar a massa.- Para cortar, a massa deve estar morna.- Cortar no formato desejado. Rendimento: em média 25 unidades
  • 63. Risoto de Paleta com PirãoIngredientes risoto:- 4kg de paleta sem osso - 4 kg de arroz- 10cebolas picadas - 1 pimentão-2 ½ kg de tomate picado - tempero verde a gosto - sal a gosto- 5 col. (servir) de óleo de sojaModo de preparo:-Na panela de pressão cozinhar a paleta, as cebolas, 2 kg de tomates, tempero verde, ½pimentão, sal, e 2 colheres (sopa) óleo de soja. Cobrir com água.- Deixar na pressão por 40 minutos. Após desfiar a carne.- Em outra panela fritar a carne desfiada com ½ pimentão e ½ kg de tomate. Iracrescentando o molho do cozimento da carne para formar um molho em quantidadesuficiente para misturar no arroz. Reservar- Em panela a parte, fritar bem o arroz com 4 colheres (sopa) de óleo de soja e sal agosto. Acrescentar água quente para o cozimento.- Quando o arroz estiver quase secando acrescentar mais água para terminar ocozimento.- Mexer o arroz e acrescentar o molho da carne.- Misturar bem e servir. Continua na próxima página
  • 64. Risoto de Paleta com PirãoIngredientes pirão:- molho do cozimento da carne de paleta utilizada para fazer o Risoto de Paleta- 500g de farinha de mandioca- sal a gosto Clélia Regina Fontoura de FreitasModo de preparo: EMEF Dr. Baltazar de Bem- Em uma panela desmanchar a farinha no molho.- Levar ao fogo mexendo sempre, até o ponto de pirão (tipo polenta mole).- Servir. Rendimento: em média 80 porções
  • 65. Sopa de FeijãoIngredientes :- 1kg de feijão preto - 1kg de cenoura- 1 kg de carne de gado - 2 unid. chuchu - 1 unid. moranga- 500g de linguiça - 1 maço de tempero verde- 100g de bacon - 1 maço de couve- 250g de massa - sal, alho, cebola e tomate a- ½kg de batata gosto para temperar Rosária Machado Escola Especial Ponche Verde - APAEModo de preparo:- Cozinhar bem o feijão, após, bater no liquidificador e reservar.- Refogar os vegetais com os temperos, reservar.- Refogar as carnes, reservar.- Colocar o caldo do feijão para ferver, quando estiver fervendo colocar as carnes e os vegetais. Por último acrescentar a massa e a couve, ferver até a massa cozinhar.- Servir quente. Rendimento: em média 12 porções
  • 66. Suco de Laranja e CenouraIngredientes :- 7 laranjas pequenas- 3 cenouras médias cruas- 2 xíc. de açúcar branco- 4,5 litros de água Elaine Ivonize Cardoso Barbosa EEI Padre Renato TononModo de preparo:- Bater as cenouras e as laranjas com casca com 1 litro de água.- Coar as cenouras e as laranjas batidas.- Acrescentar mais 3,5 litros de água e o açúcar.- Servir gelado. Rendimento: 4,5 litros
  • 67. Suco MistoIngredientes :- 1 mamão médio- 10 laranjas- 1 cenoura crua sem casca- 1 folha de beterrabaModo de preparo:- Descascar e cortar o mamão. Arcimara Rosa Lopes- Espremer as laranjas. EMEI Sonho Meu- Lavar bem a folha de beterraba.- Liquidificar tudo e coar.- Servir gelado Rendimento: 20 copos
  • 68. Suflê de CenouraIngredientes :- 5 cenouras médias- 2 tomates picados e sem pele- 1 cebola pequena picada- Tempero verde e sal a gostoModo de preparo: Cleusa Maria Gomes Hoppe- Ralar as cenouras já descascadas. EMEI Sagrado Coração de Jesus- Acrescentar os temperos e o sal.- Colocar numa panela e levar ao fogo por uns cinco minutos após fervura com 2 xícaras de água.- Retirar e colocar num refratário.- Bater os ovos com um pouco de sal e colocar por cima espalhando com o auxílio de uma colher.- Levar ao forno por aproximadamente 20 minutos em forno quente. Rendimento: em média 30 porções
  • 69. Torta de Bolacha com Leite em PóIngredientes creme de baunilha: Ingredientes creme de chocolate:- 4 xíc. de leite em pó - 4 xíc. de leite em pó- 4 gemas - 4 gemas- 1 ½ xíc. de água - 1 ½ xíc. de água- 2 col. (sopa) de essência de baunilha - 1 xíc. de achocolatado- 2 col. (sopa) de margarina - 2 col. (sopa) de margarina- 1 xíc. de açúcar - 1 xíc. de açúcarModo de preparo: Modo de preparo:- Em uma panela, misturar o leite em pó - Em uma panela misturar o leite em pócom a água fria. Acrescentar o açúcar, a com a água fria. Acrescentar o açúcar, amargarina, as gemas e a baunilha. margarina, as gemas e a baunilha.- Misturar bem e levar ao fogo ate - Misturar bem e levar ao fogo atéengrossar. engrossar.- Reservar até esfriar. - Reservar até esfriar. Continua na próxima página
  • 70. Torta de Bolacha com Leite em PóIngredientes creme de abacaxi:- 1 abacaxi- 1 xíc. de água- 4 col. (sopa) de açúcar- 2 col. (sopa) de amido de milhoModo de preparo:- Picar o abacaxi, levar ao fogo com a água e o açúcar.- Deixar ferver por alguns minutos e após adicionar o amido de milho. Cozinhar até engrossar.- Reservar até esfriar. Tânia Mara Gomes Vieira Tischler EMEI Mundo AzulMontagem:- 2 pacotes de bolacha tipo Maria- Leite suficiente para molhar as bolachas- Em um refratário montar a torta alternando com camadas de bolacha, creme de baunilha ecreme de chocolate.- Para finalizar, como última camada, acrescente o creme de abacaxi.- Levar a geladeira e está pronto para servir. Rendimento: 1 refratário grande – em média 40 porções
  • 71. Torta de EspinafreIngredientes :- 2xíc. de farinha de trigo - 1 tablete de caldo de galinha- 2 xíc. de leite morno - ½ maço de espinafre cru - 3 salsichas- 2 ovos inteiros - 100g de queijo mussarela- ½ xíc. de óleo de soja - 2 col. (sopa) de fermento em- 1 col. (sopa)rasa de sal pó- 1 pitada de açúcar branco Lidiane da Silva MarquesModo de preparo: EMEI Nª. Srª. Aparecida- Bater no liquidificador, a farinha, leite, ovos, óleo de soja, sal, açúcar e caldo de galinha até formar uma massa homogênea (tipo panqueca).- Após, acrescentar o espinafre picado, o queijo picado, a salsicha picada e o fermento em pó.- Misturar bem e levar ao forno em forma untada com óleo de soja.- Assar por mais ou menos 20 minutos ou até o cozimento completo da massa.- Servir quente. Rendimento: 1 forma grande - em média 28 porções
  • 72. Torta de MaçãIngredientes massa:- 5 maçãs- 1 copo de óleo de soja- 4 ovos inteiros- 2 xíc. de farinha de trigo- 2 xíc. de açúcar branco- 1 col. (sopa) de fermento em póModo de preparo:- Descascar as maçãs e reservar as cascas.- Colocar no liquidificador as cascas, o óleo de soja e os ovos e bater bem. Reservar.- Em um recipiente coloque as maçãs cortadas em cubos pequenos acrescentando afarinha e o açúcar. Após, acrescentar à mistura batida no liquidificador e por último ofermento sem bater (não usar batedeira).- Assar em forno com temperatura de 200°C por mais ou menos 50 minutos.- Colocar a massa em forma (untada) de bolo com fundo removível. Continua na próxima página
  • 73. Torta de MaçãIngredientes cobertura:- ½ xíc. água fervendo- 1 xíc.de açúcar branco- 1 ½ xíc. de leite em pó Elisiane Goulart da Silveira EMEI Nossa Srª. de FátimaModo de preparo:- Colocar os ingredientes no liquidificador e bater deixando consistente.-Espalhar sobre o bolo pronto e morno. Rendimento: em média 20 fatias
  • 74. Torta Fria com Maionese de CenouraIngredientes maionese: Ingredientes molho:- 2 cenouras cozidas - 1 peito de frango- 1xíc. de leite - 2 tomates- sal a gosto - 1 cebola- 1 col. (sopa) de vinagre - sal a gosto- óleo de soja até engrossar- 200g de queijo picado- 250g de presunto picado- 1 lata de milhoModo de preparo: Modo de preparo:- Bater no liquidificador as cenouras, o - Bater os tomates e a cebola noleite, o sal e o vinagre. liquidificador. Levar ao fogo junto com o- Acrescentar o óleo em quantidade peito de frango cozido e desfiado,suficiente até dar o ponto de cozinhar até formar o molho. Reservar.maionese.Reservar.- Separadamente misturar o milho, oqueijo picado o presunto picado emetade da maionese. Reservar. Continua na próxima página
  • 75. Torta Fria com Maionese de CenouraMontagem:- Utilizar 1 pão fatiado para torta fria.- Montar a torta fria intercalando uma camada de pão, uma de molho e uma de maionese temperada.- Após a montagem das camadas, cobrir a torta com o restante da maionese.- Levar a geladeira e servir. Ana Beatriz Huff Programa AABB Comunidade Rendimento: em média 18 fatias
  • 76. Torta Salgada de Talos e FolhasIngredientes :- 3 ovos inteiros- 1 xic. de leite- sal a gosto- 2 col. (sopa) de açúcar branco- 3 xic. de farinha de trigo- 2 xic. de talos e folhas (de sua preferência)- 1 cebola- 3 col.(sopa) de óleo de soja Arcimara Rosa Lopes- 1 col. (sopa) de fermento químico. EMEI Sonho MeuModo de preparo:- Refogar os talos com o óleo de soja e a cebola picada. Reservar.- No liquidificador misturar os ovos, o leite, o sal, o açúcar e a farinha de trigo. Bater até formar uma massa homogênea.- Acrescentar o fermente e os talos refogados. Misturar bem.- Dispor em forma untada e assar em forno médio por mais ou menos 40 minutos. Rendimento: em média 40 porções
  • 77. Torta SalgadaIngredientes massa: Ingredientes molho:- 2 ovos inteiros -1 kg de carne moída- 4 xíc. de farinha de trigo - 2 cebolas médias- ½ col. (sopa) de sal - 4 tomates médios- 2 col. (sopa) de açúcar - Sal a gosto- 2 col. (sopa) de óleo de soja - 2 col. (sopa) de óleo de soja- 3 xíc.de águaModo de preparo: Modo de preparo:- Em um liquidificador, bater bem todos - Dourar a carne no óleo de soja.os ingredientes até formar uma massa - Acrescentar as cebolas para refogar.homogênea (tipo panqueca). - Adicionar os tomates e deixar apurar- Reservar. para formar o molho. - Reservar. Continua na próxima página
  • 78. Torta SalgadaMontagem:- Colocar a massa em uma forma e adicionar o molho como cobertura.- Levar ao forno para assar em temperatura média por mais ou menos 40 minutos ou até a massa estar completamente assada.- Servir quente. Maria Cristiana da Silva Ribeiro EMEF Emília Vieira da Cunha Rendimento: 1 forma grande – em média 20 porções pequenas
  • 79. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL PRINCESA DO JACUÍ – CAPITAL NACIONAL DO ARROZ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SMEd Livro de ReceitasSaberes e Sabores na Alimentação Escolar Endereço: Rua Moron, nº1013 alimentacao.smedcds@gmail.com (51)3724-6039 (51)3724-6022