VisãO TempláRia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,995
On Slideshare
1,995
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
30
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. IGREJA NEO-TESTAMENTÁRIA VISÃO TEMPLÁRIA
  • 2. (2SM 7:5) - Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação? (2SM 7:6) - Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo.
  • 3. ONDE COMEÇARAM OS TEMPLOS CRISTÃOS?
  • 4. O PRIMEIRO TEMPLO FOI CONSTRUIDO NO ANO 562AD
  • 5. (AT 10:9) - E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta. (AT 3:1) - E PEDRO e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
  • 6. O Caminho para Sair da Confusão Religiosa Quando Deus deu sua lei, através de Moisés, a Israel, ele não providenciou a divisão de seu povo em seitas e partidos. Mas, na época em que Jesus veio ao mundo, as seitas e os partidos estavam bem fixados. Havia fariseus, saduceus, essênios e, sem dúvida, outros. Supunha-se que todos os que eram sérios a respeito de religião, seriam associados a uma dessas seitas. A qual destes partidos Jesus pertenceu? Todos têm que concordar que ele não pertenceu a nenhum deles. Ele manteve sua independência; até o fim ele manteve relação com Deus sem pertencer a nenhuma seita. Por esta razão, todos se opunham a ele. Jesus não providenciou para que seus seguidores fossem divididos em seitas e partidos. Ele, antes, desejava que pudessem ser unidos. Depois de orar por seus apóstolos, ele acrescentou: "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti; também sejam eles em nós…" (João 17:20-21). Através dos anos, contudo, desenvolveram-se divisões e estas se perpetuaram pela escrita dos credos e da formação de organizações denominacionais. O resultado é que, agora, entre os seguidores que professam ser de Jesus, há muitos corpos (denominações), muitos senhores (autoridades religiosas), muitas fés (credos) e muitos batismos. Que diferente é a situação presente da unidade descrita no Novo Testamento: "…há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos" (Efésios 4:4-6).
  • 7. A Igreja do Senhor Jesus prometeu construir sua própria igreja. Ele disse: "…sobre esta pedra edificarei a minha igreja…" (Mateus 16:18). Ele prometeu construir só uma igreja e ela seria dele. A rocha sobre a qual ela tinha que ser edificada não era Pedro, mas a verdade que Pedro confessou: "Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo" (1 Coríntios 3:11). A palavra igreja significa "convocado". Pregando o evangelho no dia de Pentecostes, Pedro e os outros apóstolos "convocaram" aqueles que creram em Jesus. "…acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos" (Atos 2:47). Grupos destas pessoas salvas encontravam-se em várias cidades e cada grupo era uma igreja. Ainda que unidos em Cristo, eles eram independentes de qualquer associação ou federação humana. Cristo os dirigia através de seus apóstolos inspirados, ensinando-lhes como deveriam adorar e trabalhar juntos. Para Evitar a Divisão, Seguir a Jesus
  • 8. IGREJA SEM PLACA QUAL É A SUA DENOMINAÇÃO? Esta é uma pergunta que de um modo geral se faz quando se dá um folheto, ou quando convidamos alguém para alguma reunião de estudo da Palavra de Deus. Sem dúvida é uma pergunta válida, especialmente nestes dias de tanta confusão. Mas, o que teria acontecido se a mesma pergunta houvesse sido feita nos dias dos apóstolos? Suponhamos que você tivesse vivido naquela época e um dia se encontrasse com o apóstolo Pedro e lhe perguntasse: - Pedro, que denominação é esta? Você pode imaginar a resposta? Pedro, sem dúvida, teria coçado a cabeça completamente perplexo, porque não haviam denominações na sua época. O crente procurava seguir a ordem divina. Deus tem uma Igreja neste mundo, mas não é uma organização da qual você pode por si próprio tornar-se membro. É possível fazer-se membro de uma "igreja" feita por homens, e depois "deixá-la" se você não ficar satisfeito. Mas você nunca poderia fazer a si mesmo membro da Igreja de Deus, a qual é chamada "a Igreja do Deus vivo" (1Timóteo 3:15). Sua Igreja. É chamada "Igreja, que é o Seu Corpo" (Efésios 1:22,23). Sua Igreja não é "denominada". Isto é, não tem nome dado pelos homens, nem é uma organização humana, porém é composta de pessoas salvas, tanto judeus como gentios. Não tem lista de membros na terra, e ninguém pode fazer-se membro dela. Passa a levar, então, o nome de seu Salvador, e é feito uma "nova criatura" em Cristo (2 Coríntios 5.17). Não necessita outro nome e nem precisa fazer-se membro de algo inventado pelo homem. Durante o tempo primitivo da Igreja, os crentes se reuniam para estudar e desfrutar da palavra, de uma maneira simples e viva (Atos 2:42-47). Não tinham nomes ou organizações denominacionais, e nem o mecanismo da atualidade. Mas as idéias mundanas penetraram mais e mais, e a simplicidade devida a Cristo desapareceu (2 Coríntios 11:3). O homem religioso sempre está acrescentando algo à ordem simples de Deus.
  • 9. COMO FUNCIONA A IGREJA NEO-TESTAMENTÁRIA? SERVIÇO COMUNHÃO MULTIPLICAÇÃO EDIFICAÇÃO
  • 10.
    • IGREJA EM NÚCLEOS
    • A igreja é constituída dos milhares de servos de Deus espalhados pelo mundo. Ora, é impossível reunir todo esse povo em um único lugar. Mas nosso Deus é sábio e criativo. Ele estabelecer a sua igreja com base na localidade. Assim, para cada cidade, uma única igreja. Era assim no Novo Testamento. E para que todos pudessem se reunir e ter comunhão os irmãos foram espalhados, por estratégia divina, pelas casas, em reuniões aquecidas pelo poder de Deus. Ali havia proximidade, intimidade, liberdade e fraternidade.
    • A casa sempre foi muito importante na vida da igreja. Sim a casa a igreja do Novo Testamento fica totalmente descaracterizada. As pequenas reuniões familiares foram o motivo para o crescimento da igreja. Nas casas a igreja mantinha acesa a chama do amor fraternal. Essa comunhão irresistível atraiu multidões a Jesus.
    • 1) É o método bíblico, por excelência, no Novo Testamento, do ajuntamento do povo de Deus para a comunhão, edificação, serviço e multiplicação da igreja.
    • COMUNHÃO At. 2.46-47 - Comunhão, a vida dos irmãos era a “palavra viva” que atraia os ímpios de forma irresistível a Jesus. O grupo familiar é a forma mais eficaz de evangelismo. O grupo só cresce se houver vida e testemunho dos seus membros.
    • EDIFICAÇÃO At. 5.42 - nossas casas devem estar abertas para a edificação da Palavra de Deus. E isso é feito através das reuniões dos núcleos em nossa casa.
    • SERVIÇO At. 6.3 – as casas eram lugar de serviço aos irmãos necessitados
    • MULTIPLICAÇÃO At. 2.47 - a casa do irmão é o lugar por excelência para multiplicação: os irmãos partiam o pão de casa em casa e caíam na simpatia de todos e Deus ia acrescentando dia a dia.
  • 11. A PROFECIA DE JESUS JÁ FOI CUMPRIDA. (Mateus 24:1) - E, QUANDO Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. (Mateus 24:2) - Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
  • 12. NA ETERNIDADE NÃO EXISTIRÁ TEMPLOS (AP 21:22) - E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.