Power po

135 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
135
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Power po

  1. 1. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIAS DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS EAD CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA O USO DAS NTICS NA EDUCAÇÃO INICIAÇÃO DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: Natal
  2. 2. COMPONENTES:Azenaite de Sousa MelloIvanias Mello PereiraJacilda Géssia Duarte de LimaJuarez Inácio do NascimentoValéria de Souza Fernandes
  3. 3. INICIAÇÃO DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS:NATAL Este é um projeto desenvolvido pelos componentes citados acima referente a ultima atividade do módulo II da turma Zila Mamede do Curso de NTICs, sob orientação da professora Illana do IFRN.
  4. 4. TURMA DE APLICAÇÃOANO ATENDIDO: 4º ANOAPRESENTAÇÃO JUSTIFICATIVA A proposta de trabalhar este subtema Natal reforça a importância da paz e solidariedade em nosso contexto, pois educar para a convivência solidaria e com respeito, promove reflexão e incentivo de atividades positivas para a construção de um mundo mais justo e fraterno. As atividades lúdicas e interdisciplinar facilitara a aquisição e construção de conhecimentos das tradições natalinas pelos alunos envolvendo aspectos históricos, sociais e culturais. Através da utilização das novas tecnologias.
  5. 5. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM OBJETIVOS GERAIS: O projeto tem objetivo de contribuir para inserção dos alunos no mundo digital. Oportunizando informações através de pesquisas como: Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheiro, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presente, o presépio? Qual o significado histórico religioso do Natal?
  6. 6. Pretende-se conduzir uma série deatividades que facilitem a aquisição econstrução de conhecimentos das tradiçõesde Natal pelos alunos de forma participativa,descontraída buscando integrar aperspectiva de diversas áreas permitindo aintegração e colaboração das pessoas dediferentes pontos do Brasil e ajudar ascrianças desenvolver competências ligadasàs novas tecnologias, onde um vai ajudandoo outro, que ainda está começando a sefamiliarizar com o uso dos recursos digitais,promovendo ou favorecendo a autonomia.
  7. 7. PERÍODO DE APLICAÇÃOPERÍODO: NOVEMBRO A DEZEMBRO CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS OBJETIVOS ESPECIFÍCOS: Saber sobre a origem da data da quem foi Jesus? Reconhecer a importância das boas ações para a nossa vida. Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos.
  8. 8.  Porque as pessoas trocam presentes de Natal? Porque tem gente que como peru no Natal? Qual o significado dos enfeites como pinheiro, bolas de vidro, neve, principio, meia na lareira. Qual pode ser o motivo dos “amigos secretos” entre os familiares? (economia) E os filmes, contos, sobre o Natal?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles. Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando o verdadeiro significado espírito natalino. Valorizar a família Perceber o significado de boas ações e continuar a fazê-las todos os dias de sua vida.
  9. 9. METODOLOGIA Leitura de textos históricos, poesias que falem sobre o assunto; Pesquisas na internet sobre o tema; Produção e digitalização de textos no Word, que abordem o tema; Músicas; Pinturas; Atividades diversificadas sobre o assunto; Recorte e colagem; Dobraduras; Confecções de caixas para presentes.
  10. 10. RECURSOS DIDÁTICOS Word Internet Tesoura, livros, revistas, jornais, vídeo, CD e DVD Som Computador.
  11. 11. AVALIAÇÃO Continua, observando o desempenho e a participação dos educandos nos trabalhos individuais e em grupos.
  12. 12. REFERÊNCIAS Correa, Avelino Antonio. De mãos dadas: ensino religioso: 4 Série, 5º ano do Ensino Fundamental / Avelino A. Amélia Schneiders. – Ed. reform. – São Paulo: Scipicione, 2006. – (Coleção De mãos dadas), p. 17 caderno complementar.

×