Dispositivos de Armazenamento

315
-1

Published on

Diferenciação e Caracterização de CD/DVD/BLU-RAY, Memórias RAM/ROM.

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
315
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dispositivos de Armazenamento

  1. 1. Caracterização e Diferenciação de CD, CD-R, CD-RW, DVD e Blu- Ray Memórias RAM e ROM. Amanda Costamilan 126737@upf.br Melissa Rubert Heller 126768@upf.br
  2. 2. CD (Compact Disc) Criado para substituir os discos de vinil, oCD é um disco óptico usado para armazenarmúsicas, jogos, filmes ou softwares que sãocomercializados, e se tornou a mídia padrão para a distribuição de informações.
  3. 3. Foi desenvolvido pela Sony juntamente coma Philips. E em 1979 na Europa e no Japão,um sistema protótipo de CD é demonstrado. Apenas no ano de 1982 foi lançado.
  4. 4. O disco tem cerca de 1.2 mm de espessura e12 cm de diâmetro e é composto por 4camadas: Policarbonato Camada de alumínio Camada de acrílico Etiqueta
  5. 5. landspits
  6. 6. Usa um feixe de luz vermelha comcomprimento de onda de 780 nanômetros. A capacidade de um CD pode variar entre650 e 700 MB, podendo armazenar até 74minutos de música.
  7. 7. CD-R (Recordable) Disco sem depressões. Ao invés do alumínio, usa-se uma camadaespecial de corante. Permite que os dados sejam gravadossomente uma vez, pois o material quandoqueimado pelo laser do gravador, sofre umatransformação que não permite mais alterá-lo.
  8. 8. Azul - corantes azóicos e camadareflexiva à base de prata. Dourada - compostas de ftalocianino ecamada reflexiva contendo ligas de ouro 24K. Prateada - ftalocianino com prata. Verde - cianino ou ftalocianino, e camadareflexiva contendo ligas de prata.
  9. 9. CD-RW (Rewritable) Regravável, podemos apagar e acrescentardados, pois o material usado sofre ação dolaser do gravador para armazenar dados edepois pode sofrer outra ação para voltar aoestado original e permitir que informaçõessejam gravadas novamente.
  10. 10. Com 6 camadas:
  11. 11. DVD (Digital Versatile Disc) Lançado em dezembro de 1995, é a versãomais atual dos discos. Com maior capacidade de armazenamentoe qualidade de imagem, desenvolvido com oprincipal intuito de substituir as tradicionaisfitas VHS.
  12. 12. Tem 4,7 GB de capacidade e pode contersete vezes mais dados que um CD, porque ossulcos são quatro vezes menores, tornando aespiral mais justa e longa, aproveitandomelhor o espaço. Usa um laser de cor vermelha de 650nanômetros.
  13. 13. Blu-Ray É o sucessor do DVD, com capacidademaior: de 25 (camada simples) a 50 (camadadupla) GB. O disco Blu-Ray faz uso de um laser decor azul-violeta, com comprimento de onda de405 nanômetros. Logo, a leitura é maisprecisa.
  14. 14. Pode guardar e reproduzir grandesquantidades de vídeo e áudio em altadefinição, assim como fotos, dados e outrosconteúdos digitais. Requer uma TV full HD de LCD, plasmaou LED.
  15. 15. A durabilidade de um disco Blu-Ray émaior, pois os processos de fabricação sãobem mais modernos.
  16. 16. Comparação
  17. 17. Memória RAM (Random Acess Memory) Armazena tudo o que foi acessado recentemente no computador para que o próximo acesso a determinado arquivo seja mais rápido. Memória volátil: as informações guardadas se perdem quando o computador é desligado.
  18. 18. “pente” de memória RAM
  19. 19. Tecnologias de Memória RAMDRAM (Dinâmica): A mais usada hoje em dia. De acesso direto, lenta, necessitam que os seus dados sejam frequentemente atualizados.
  20. 20. SRAM (Estática): De acesso aleatório, mantém os dados armazenados desde que tenha energia elétrica. Mais rápida do que a dinâmica. Costumam ser utilizadas como cache.
  21. 21. Memória ROM (Read Only Memory) São chips de memória que podem ser lidospela CPU a qualquer instante, mas nãopodem ser gravados. A gravação é feita apenas pelo fabricantedo computador/memória: os dadosarmazenados nela já saem prontos de fábrica,não podendo ser apagadas nem alteradas. Memória permanente: seu conteúdo não éperdido, mesmo com o computador desligado.
  22. 22. Tipos de ROMPROM (Programmable ROM) Espécie de ROM que é produzida apagada. A gravação pode ser feita apenas uma vezutiliza um processo irreversível. Usa-se o termo queimar a PROM quando se grava nesta memória
  23. 23. EPROM (Eraseable PROM) Assim como a PROM, ela pode ser programada. Comporta-se como uma ROM comum, mantendo os dados armazenados mesmo sem corrente elétrica permitindo apenas operações de leitura. Pode ser apagada com raios UV: possuem uma "janela de vidro", através da qual os raios podem incidir nas operações de apagamento.
  24. 24. EEPROM (Electrically ErasablePROM) Memória não volátil, que pode serapagada e regravada eletricamente, sem oauxílio da luz ultravioleta. Os modelos mais comuns de EEPROMsão a EAROM, e a Memória Flash.
  25. 25. A cada dia o desenvolvimento denovas técnicas de armazenamento serenovam e são usadas em benefício dasociedade, pois é grande a facilidadecom que se pode obter informação empouco espaço físico.
  26. 26. Obrigada pela atenção!Amanda Costamilan 126737@upf.brMelissa Rubert Heller 126768@upf.br
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×