Your SlideShare is downloading. ×
Oceanos andreia 9º2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Oceanos andreia 9º2

450

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
450
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola EB 2,3 Forte da Casa GeografiaOceanos e mares: um património de risco Trabalho realizado por : Adriana nº1 Andreia nº2 Joana nº9
  • 2. ÍndiceIntrodução ---------------------------------------------- pág.3Oceanos e mares -------------------------------------- pág.4, 5 e 6Problemas ambientais ------------------------------ pág.7Soluções para os problemas ambientais------ pág.8Nota/Curiosidades ---------------------------------- pág.9Conclusão ---------------------------------------------- pág.10Bibliografia ------------------------------------------- pág.11
  • 3. IntroduçãoNeste trabalho nós vamos falar sobre osoceanos e mares. Vamos explicar-vos emque consistem, quais os seus problemas,tentar arranjar soluções para os evitar,porque isto é um problema muito actual nosdias de hoje e as suas consequências sãobastante visíveis.
  • 4. Oceanos e MaresO que são os Oceanos?Os Oceanos são grandes extensões de água salgada e são oprincipal componente da Hidrosfera. A superfície da Terra écoberta por 71% de água. A ciência que se ocupa do estudodos Oceanos é a oceanografia. Existem 5 Oceanos, o OceanoPacífico, o Oceano Atlântico, o Oceano Índico, o OceanoGlacial Ártico e o Oceano Glacial Antártico. Indiscutivelmenteo maior Oceano é o Pacífico.Ás regiões mais pequenas dos Oceanos dá-se o nome demares, golfos, etc.O ponto mais profundo dos Oceanos são as Fossas Marianas,localizadas no Oceano Pacífico.Como apareceram os Oceanos?Os Oceanos nasceram quando o planeta Terra nasceu. A vidacomeçou há cerca de 3,5 biliões de anos e a vida apareceuem primeiro lugar no mar.O que são os Mares?O mar é uma longa extensão de água salgada ligada com ooceano.Durante milhões de anos, todos os seres vivos habitavam nomar. Era um habitat de grande variedade como por exemplo:de vermes, de crustáceos, esponjas e alforrecas.
  • 5. Diferenças entre mares e oceanos: A diferença entre os mares e os oceanos é que os mares pela sua dimensão e posição geográfica são menos profundos e a cor do mar varia, isto deve-se ao reflexo do céu, às temperaturas das águas e à presença de substâncias coloridas ou substâncias no fundo do mar. As ondas do mar são causadas pelo vento e pela velocidade das ondas, variando muito, assim sendo depende da velocidade e da intensidade da ventania. Nos oceanos é diferente, estes estão divididos por dorsais, formando assim cadeias de montanhas submarinas. As dorsais são o primeiro ponto onde os terramotos vão atingir. É nessa região que o novo solo oceânico aparece com constante subir de magma e o seu resfriamento.Porque é que o mar está sempre a “mexer” ? O “mexer” das águas do mar tem como nome maré. Diz-se que acontece devido à lei da gravitação (Isaac Newton) que relacionou o movimento das marés com a posição do sol e da lua e com as forças de atracção correspondentes.Porque que as pessoas preferem sempre lugares nolitoral ? As pessoas escolhem lugares junto ao litoral pois a tem vistapara o mar, há maior acesso a nível educacional, hospitalar,comercial e a áreas de lazer, e também porque acaba por ser umlugar mais sossegado.
  • 6. É nomeadamente nestes locais, junto ao mar, que as pessoas fazem empreendimentos turísticos e é sobretudo onde se encontram os portos e as marinhas.Qual a importância dos Oceanos e dos mares para oplaneta?Os Oceanos e os Mares são importantes para o planeta Terra,pois é neles que se originou vida. Eles são os grandes produtoresde oxigénio, regulam a temperatura da Terra, interferem nadinâmica atmosférica e caracterizam tipos climáticos.São muito importantes devido a:  Fazem parte do ciclo da água;  Importantes vias de comunicação;  São habitats de várias espécies aquáticas;  Grandes reservatórios de água.O nível dos Oceanos evolui de forma imperceptível. Embora asalterações sejam mínimas, ao longo de milhares de anos, elasprovocam sensíveis modificações na paisagem.Um dos grandes problemas, é o aquecimento global que quando atemperatura deste aumenta dá-se a fusão das massas de gelo e onível das águas dos mares eleva-se.Ex: Se a calote glaciar que cobre a Antárctidaderretesse, o nível do mar elevar-se-ia o que muitascidades ficariam submersas.
  • 7. Problemas ambientais nos Oceanos e maresA poluição dos Oceanos e mares resulta de substânciastoxicas à marinha. As principais fontes poluidoras são:  Resíduos nucleares;  Marés negras (causadas pelos derrames de petróleo que acontece diariamente quando os navios se afundam acidentalmente ou quando estes decidem fazer “limpezas” mesmo sabendo que é um acto ilegal);  Dragagens (mantêm os portos e rios navegáveis);  Esgotos urbanos;  Sobrepesca;  Pesticidas e adubos utilizados na agricultura.A poluição marítima é sobretudo feita pela actividade doHomem e tem vindo a aumentar desde a Revolução Industrial.Consequências dos problemas ambientais para com osoceanos e mares:Uma grave consequência é a eutrofização causado pelosresíduos lançados aos rios e mares e esses resíduos podemter um excesso de fosfatos, azoto e nitratos que vai originaro crescimento exagerado das plantas aquáticas (uma manta-verde) á superfície que vai impedir qua a luz solar chegue aosseres vivos e assim não se vai poder realizar a fotossíntese enão há produção de oxigénio, logo os animais sem oxigénioacabam mortos. Outra consequência é que podem provocardoenças como a meningite, hepatite A, entre outras, devido àcontaminação dos oceanos e também a água fica imprópriapara consumo ou banhos.
  • 8. Soluções para evitar os problemas nosOceanos e Mares: As pessoas deveriam evitar deitar resíduos no mar; Deveriam ser tomadas medidas para evitar a poluição e a pesca excessiva; Deveria haver criações de zonas para preservar os animais marinhos; Protecção de zonas para que não se faça pesca.
  • 9. Nota/CuriosidadesSabias que a maior parte da população mora junto aomar (litoral) ??O mar é uma importante via de transporte. Há unsanos atrás, como não existia transportes como ocarro, o avião, etc, as mercadorias eram muitasvezes transportadas nos barcos através do mar.Sabias que em Abril de 1991, em Portugal, na costaalentejana deu-se um dos piores acidentes ecológicosnas águas portuguesas ??E a 24 de Janeiro de 1999,em Aveiro, deu-se umacidente com um navio petroleiro que poluiu as praiasaveirenses.E que o primeiro grande derrame de petróleo deu-seem 1967 ao largo da Cornualha.Sabias que a Terra é o único planeta que possui águaem estado líquido cobrindo a maior parte de sua área(aproximadamente 70,8 % da área da Terra écoberta por água).
  • 10. CONCLUSÃOCom este trabalho aprofundámos mais os nossosconhecimentos acerca do assunto. Ficámos asaber os graves problemas. Todos nós temos deadoptar medidas para proteger o ambiente, vistoque é um problema cada vez mais comum e quepode haver consequências ainda mais graves.
  • 11. BIBLIOGRAFIAhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Oceanohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Mar

×