Um património em
risco!
Os oceanos Pacífico, Atlântico, Índico, Árctico, Antárctico,
juntamente com os mares, formam a grande massa de água sobre
...
Aliás nesta região encontra-se o maiorAliás nesta região encontra-se o maior
desnível da Terra, pela proximidade da Cordil...
Da hidrosfera da Terra queDa hidrosfera da Terra que
compreende os lagos, mares, rios e ascompreende os lagos, mares, rios...
MarMarlagoslagos
RiosRios
salobrassalobras
97,497,4
2,62,6
Segundo a
teoria
dominante, a
vida na Terra
teve origem
há 4 bilhões
de anos com o
surgimento
de bactérias
que se
desenvol...
Além disso, as algas microscópicas que flutuamAlém disso, as algas microscópicas que flutuam
na parte superior das águas o...
Dessa forma os oceanos são considerados
berços da vida, representando sistemas
complexos de manutenção das milhões de
form...
A poluição vem prejudicando sua plena
actividade enquanto ecossistema pois está
possibilitando o rompimento do curso
evolu...
Marés negras
esgoto
Resíduos sólidos – O lançamento para a
água de embalagens de plástico e de alumínio,
cordames sintéticos, filtros de cigar...
Derrames acidentais de petróleo – As
marés negras têm consequências nefastas e
prolongadas no tempo. Infelizmente, a
regul...
Poluição biológica – Na origem deste tipo
de poluição encontra-se uma má gestão dos
resíduos naturais, humanos e animais, ...
Oceanos 9a
Oceanos 9a
Oceanos 9a
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Oceanos 9a

496 views
312 views

Published on

Este trabalho não foi objeto de qualquer correção!
Foi postado tal e qual como foi enviado por o(s) autor(es).
O mérito (se for caso disso) é exclusivo dele(s)!

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
496
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Oceanos 9a

  1. 1. Um património em risco!
  2. 2. Os oceanos Pacífico, Atlântico, Índico, Árctico, Antárctico, juntamente com os mares, formam a grande massa de água sobre a terra cobrindo mais de 2/3 de sua superfície, com zonas de profundidade com 11.000 metros, como no Pacífico próximo à costa chilena.
  3. 3. Aliás nesta região encontra-se o maiorAliás nesta região encontra-se o maior desnível da Terra, pela proximidade da Cordilheiradesnível da Terra, pela proximidade da Cordilheira dos Andes com mais de 7.000 m./alt., formandodos Andes com mais de 7.000 m./alt., formando uma diferença de mais de 14.000 mil metros.uma diferença de mais de 14.000 mil metros.
  4. 4. Da hidrosfera da Terra queDa hidrosfera da Terra que compreende os lagos, mares, rios e ascompreende os lagos, mares, rios e as águas subterrâneas as e aguas marinhaságuas subterrâneas as e aguas marinhas e as salobras correspondem a 97,4% e ose as salobras correspondem a 97,4% e os restantes 2,6% são água doce, o querestantes 2,6% são água doce, o que mostra a imensidão das águas marinhasmostra a imensidão das águas marinhas e consequentemente sua importânciae consequentemente sua importância sob vários aspectos como fontesob vários aspectos como fonte alimentar, meio de transporte, depósitoalimentar, meio de transporte, depósito petrolífero e de minerais, por exemplo.petrolífero e de minerais, por exemplo.
  5. 5. MarMarlagoslagos RiosRios salobrassalobras 97,497,4 2,62,6
  6. 6. Segundo a teoria dominante, a vida na Terra teve origem há 4 bilhões de anos com o surgimento de bactérias que se desenvolvera m nas profundezas dos oceanos e que se alimentavam da matéria inorgânica expelida do interior da Terra através das rachaduras provenientes do movimento das placas tectónica. Aliás como até hoje acontece.
  7. 7. Além disso, as algas microscópicas que flutuamAlém disso, as algas microscópicas que flutuam na parte superior das águas oceânica sãona parte superior das águas oceânica são responsáveis por 90% da fotossíntese da Terra,responsáveis por 90% da fotossíntese da Terra, ou seja pela existência do oxigénio naou seja pela existência do oxigénio na atmosfera.atmosfera.
  8. 8. Dessa forma os oceanos são considerados berços da vida, representando sistemas complexos de manutenção das milhões de formas de vida.
  9. 9. A poluição vem prejudicando sua plena actividade enquanto ecossistema pois está possibilitando o rompimento do curso evolutivo de muitas espécies, bem como colocando em risco eminente de extinção muitas outras
  10. 10. Marés negras esgoto
  11. 11. Resíduos sólidos – O lançamento para a água de embalagens de plástico e de alumínio, cordames sintéticos, filtros de cigarros e outros resíduos de materiais não biodegradáveis é sobretudo da responsabilidade dos utilizadores do mar. Pouco estudados, estes resíduos são de difícil quantificação, se bem que haja notícias regulares de algumas das suas consequências, como a sufocação de mamíferos marinhos ou a danificação das redes de pesca.
  12. 12. Derrames acidentais de petróleo – As marés negras têm consequências nefastas e prolongadas no tempo. Infelizmente, a regulamentação sobre segurança marítima, em contínua evolução, jamais conseguirá impedir a 100% o risco de acidentes. Presentemente existe ainda outro risco: no mar do Norte, a proliferação de plataformas petrolíferas aumenta os riscos deste tipo de acidentes.
  13. 13. Poluição biológica – Na origem deste tipo de poluição encontra-se uma má gestão dos resíduos naturais, humanos e animais, que contêm bactérias. Geralmente, a fonte deste problema situa-se nas regiões do interior e a sua causa são as povoações que não tratam as suas águas residuais e as pastagens junto aos rios. Esta poluição ameaça particularmente a saúde dos banhistas e dos praticantes de desportos náuticos. Uma aplicação rigorosa da regulamentação relativa às águas balneares e à gestão das águas residuais seria suficiente para reduzir este risco

×