Your SlideShare is downloading. ×
Monografia   geo ana e andreia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Monografia geo ana e andreia

183
views

Published on

Este trabalho não foi objeto de qualquer correção! …

Este trabalho não foi objeto de qualquer correção!
Foi postado tal e qual como foi enviado por o(s) autor(es).
O mérito (se for caso disso) é exclusivo dele(s)!


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
183
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. O gigante flutuanteA Ilha de Lixo do Oceano PacíficoTrabalho realizado por:Ana Gonçalves, nº1Andreia Pereira, nº5Turma 9º3Escola Padre José RotaGeografia
  • 2. Página2Introdução.........................................................................Pág.3Desenvolvimento do tema:1. Qual é o tamanho e localização desta ilha? .................................. Pág.42. Em que consiste esta ilha? .................................................. Pág.53. Quem é que a descobriu e quando?........................................... Pág.64. Como é que os resíduos se juntam nesta ilha? ................................ Pág.75. Quais são as suas consequências? ........................................... Pág.86. O que podemos fazer para que não hajam tantos resíduos?.................... Pág.9Conclusão ........................................................................ Pág.10Bibliografia........................................................................Pág.11Índice:Introdução
  • 3. Página3Neste trabalho iremos falar da ilha de lixo que se formou no Oceano Pacífico.Cada dia que passa, esta enorme ilha cresce e tem graves consequências, tanto para os seresvivos, como para nós próprios.Mesmo com a sua extensa dimensão, uma grande parte da população desconhece este giganteflutuante.Ao desconhecerem esta ilha, também desconhecem as suas graves consequências, que já estão aser sentidas nas Ilhas do Hawaii, e as consequências futuras, como o aumento da mesma e oaparecimento de novas ilhas nos outros oceanos no Mundo.
  • 4. Página4Este aglomerado de lixo localiza-se a norte das ilhas do Hawaii, ligeiramente para ocidente.Não se sabe ao certo o seu tamanho, mas muitos cientistas acreditam que provavelmente serádo tamanho do segundomaior estado americano, o Texas – 695,661.56 Km2Grande parte desta ilha é constituída por resíduos compostos porEm que consiste esta ilha?Qual a localização e o tamanhodesta Ilha?
  • 5. Página5plástico, provenientede países Asiáticos e Americanos.Grande parte do plástico encontrado no Oceano Pacífico é:Pequenos resíduos de plástico;Resido domésticos (embalagens, tampas, etc);Sacos de plástico.Foi no ano de 1997 que pela primeira vez, o pesquisador CharlesMoore deparou-se com este grave problema ecológico. EsteQuem é que a descobriu e quando?
  • 6. Página6pesquisador afirma que outrora esta área do OceanoPacífico era bela e limpa, mas nestemomento encontra-se suja e crescendo progressivamente.Numa das pesquisas feitas por Charles Moore, foi descoberto que em 670 pequenos peixesforam encontrados 1400 fragmentos de plástico juntamente com eles, o que dá uma média de2 pedaços de plástico por cada peixe.Nas regiões em que o Oceano Pacifico abrange (Asia oriental e América ocidental), osresíduos que são deitados fora vão para o Oceano, através dos esgotos. Depois de lançados nooceano, as correntes oceânicas levam osaté á área coberta de lixo.Como é que os resíduos se juntamnesta ilha?
  • 7. Página7Existem consequências graves para todos os seres vivos:Poluição nas costas marítimas – As costas das Ilhas do Hawaii e da Califórniatornaram-se muito poluídas, graças a estes resíduos;Ingestão de resíduos– Vários Animais marinhos confunde estes resíduos com alimento,acabando por morrer intoxicados ou sufocados.Entrelaçamento de seres vivos– Devido a muitas redes de pesca abandonadas, muitosseres vivos acabam por ficar presos, até á sua morte.Quais são as suas consequências?
  • 8. Página8Fotodegradação – com a luz solar em permanente contato com os plásticos na água,acaba por fazer com que certos químicos que o plástico contém acabam por ir para aágua, poluindo-a.Para que não haja tantos resíduos no Oceano Pacífico,poderemos reciclar e reutilizar os objectos de plástico, para que estes não tenham umafinalidade semelhante aos resíduos de gigante flutuante.Informar a população deste problema, tornando o processo da reciclagem e dareutilização de produtos mais aceite e usada.Os cientistas pensam que uma outra forma de reutilizar os plásticos da ilha é atransformação desses mesmos em combustível, que dá a estes resíduos uma novautilidade.E também, em vez do uso excessivo de plástico (como por exemplo nas embalagens esacos) ser utilizado o papel reciclado.O que podemos fazer para que não hajamtantos resíduos?
  • 9. Página9Concluído este trabalho, descobrimos os enormes perigos destadesconhecida ilha no Pacífico, que ao longo dos anos tem vindo aaumentar e infelizmente terá uma grande continuidade pois a população mundial está poucosensibilizada para esta causa. Por este nosso erro, muitos seres vivos inocentes morrerão.A poluição nas ilhas do Hawaii e na costa da Califórnia aumentará progressivamente, paraalém de outras ilhas de lixo serem formadas noutros Oceanos, como o Oceano Índico e noOceano Atlântico.Com uma maior sensibilização da população e recorrendo à reciclagem e reutilização, aindapodemos ter salvação para este erro.Apesar de, na nossa opinião, o plástico é usado excessivamente pelas fábricas, como porexemplo nas embalagens dos produtos e nos sacos de plástico. Como alternativa a esteproblema, poderia ser utilizado matérias não tão poluentes e que têm a possibilidade de seremreciclados.Conclusão
  • 10. Página10Imagens retiradas dos seguintes sites:http://3.bp.blogspot.com/-k7gsMiJuQeU/Tdg8vdefPMI/AAAAAAAABww/5bSfp1jaIYU/geografismos%2Blixo%2Bno%2Bgiro%2Bpac%25C3%25ADfico%2Bnorte.gifhttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:Texas_counties_blank_map.pnghttp://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/ilha-plastico-pacifico-aumenta-tamanho-100-vezes-sio-684230.shtmlhttp://memoriasfuturass.blogspot.pt/2012/04/uma-ilhade-lixo-poreduardo-gazola-nao.htmhttp://diariogauche.blogspot.pt/2010/07/uma-enorme-sopa-de-lixo-no-oceano.htmlhttp://ecologicamente-correto.blogspot.pt/2011/03/ilha-de-lixo.htmlhttp://d-maps.com/carte.php?num_car=3262&lang=eshttp://sustentabilidade.allianz.com.br/?515/Pacific-Garbage-Patch-Plasticos-contaminam-o-Pacificohttp://blognalata.blogspot.pt/2009_10_01_archive.htmlBibliografia