Your SlideShare is downloading. ×
Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1
Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1
Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1
Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1
Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1
Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1
Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1
Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1
Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1
Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1
Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1
Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1
Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Influência do desenvolvimento na biodiversidade lúcia albano 9º1

1,134

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,134
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Influência doDesenvolvimento naBiodiversidadeDisciplina: GeografiaDocente: Maria João ValérioAno e Turma: 9º1Número: 19Aluna: Lúcia Albano
  • 2. 2ÍndiceIntrodução ........................................................................... 3Desenvolvimento................................................................. 4Definição ..................................................................... 4Desenvolvimento Sustentável..................................... 4Biodiversidade..................................................................... 5Definição ..................................................................... 5Importância da Biodiversidade.................................... 6Influência do Desenvolvimento na Biodiversidade.............. 8Perda da Biodiversidade ............................................. 8Alteração da Biodiversidade........................................ 9Preservação da Biodiversidade aliada ao contínuoDesenvolvimento............................................................... 10Conclusão ......................................................................... 11Bibliografia......................................................................... 12Webgrafia.......................................................................... 12
  • 3. 3IntroduçãoO tema deste trabalho é a “Influência doDesenvolvimento na Biodiversidade”.Este assunto foi escolhido por ser atual, pertinente elevantar algumas questões que serão abordadas ao longodo trabalho, tais como: “O que é o desenvolvimento?”; “Oque é a biodiversidade?”; “Quais são as influências dodesenvolvimento na biodiversidade?” e “O que se podefazer para continuar o desenvolvimento sem afetar abiodiversidade?”.A biodiversidade, que está constantemente amodificar-se, é essencial à vida. Toda a biodiversidade estáligada entre si e todos os seres vivos dependem uns dosoutros.Com o crescente desenvolvimento, a biodiversidadetem sido afetada, através de perdas e de alterações.Surgem, cada vez mais, soluções para preservar abiodiversidade aliada a um desenvolvimento sustentável.
  • 4. 4DesenvolvimentoDefiniçãoO desenvolvimento traduz-se pela melhoria daqualidade de vida da população, através da satisfação dassuas necessidades e da igualdade de oportunidades,presumindo progressos económicos e sociais.Desenvolvimento SustentávelO termo desenvolvimento sustentável foi utilizado pelaprimeira vez no Relatório Brundtland1, em 1987.Este relatório afirmava que desenvolvimentosustentável era “o desenvolvimento que procura satisfazeras necessidades da geração atual, sem comprometer acapacidade das gerações futuras de satisfazerem as suaspróprias necessidades, significa possibilitar que aspessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório dedesenvolvimento social e económico e de realizaçãohumana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um usorazoável dos recursos da Terra e preservando as espéciese os habitats naturais.”1Relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelaAssembleia das Nações Unidas, em 1983.
  • 5. 5BiodiversidadeDefinição de BiodiversidadeBiodiversidade é uma abreviação para diversidadebiológica. Define-se como a multiplicidade de formas devida, a variedade genética numa mesma espécie e adiversidade de ecossistemas2e habitats3.2Conjunto formado por um meio ambiente e pelos seres vivos que ocupam esse meio.3Ambiente próprio de um ser vivo ou de uma espécie; meio natural.Grupo de organismos que fazem parte da biodiversidade. O tamanho dos organismos estáde acordo com a proporção com que existem na natureza.
  • 6. 6Importância da BiodiversidadeOs seres vivos necessitam uns dos outros parasobreviver, pois providenciam alimentos, habitats, oxigéniouns aos outros.A redução da biodiversidade afeta a regulação dosclimas mundiais, a purificação do ar, a proteção dos solos edas bacias hidrográficas contra a erosão4e o controlo daspragas.A biodiversidade é utilizada para melhorar a qualidadede vida da população através da alimentação, da produçãode novas substâncias farmacêuticas (cerca de 70% dosmedicamentos são extraídos de outros seres vivos), daroupa e dos cosméticos. É também crucial para a reduçãoda pobreza e para a implementação do desenvolvimentosustentável.As plantas têm um papel fundamental no ciclo docarbono5, absorvendo os gases libertados pelas atividadeshumanas e pelos outros seres vivos, evitando que estessejam soltos paras a atmosfera, transformando-os emoxigénio. A flora serve também de alojamento a muitosoutros seres vivos, fornece alimento a todos os animaisherbívoros e omnívoros e quando morre fertiliza o solo,possibilitando o crescimento de novas plantas.Microorganismos como bactérias, fungos, algas eprotozoários habitam os solos férteis e asseguram atransformação de nutrientes como o azoto, o fósforo e oenxofre em substâncias químicas que as plantas podemabsorver. São também estes microorganismos osresponsáveis pela decomposição da matéria orgânica4Fenómeno resultante da atividade dos agentes externos que alteram o relevo terrestre.5Libertação de carbono na atmosfera, sendo este depois absorvido pelas plantas e outros seres vivosque fazem a fotossíntese e assim sucessivamente, fazendo um ciclo.
  • 7. 7acumulada nas florestas e pela reciclagem dos seusnutrientes.Os animais servem de alimento a outros animaiscarnívoros e omnívoros e também a plantas carnívoras. Osseus dejetos também fertilizam o solo, potenciando ummelhor crescimento das plantas.Partindo dos exemplos acima dados, conclui-se quetoda a biodiversidade está interligada entre si e que alterá-la trará consequências negativas ao planeta Terra e aosseres vivos.As cadeias e teias alimentares são bons exemplos parademonstrar a interligação da biodiversidade.
  • 8. 8Influência do Desenvolvimento na BiodiversidadePerda da BiodiversidadeCom o desenvolvimento, a perda da biodiversidadetem-se intensificado, sobretudo devido a:Destruição dos habitats, através da poluição da água,do solo e da atmosfera, erosão e desertificação dossolos, intenso pastoreio, derrame de petróleo (marésnegras) e outros poluentes no mar, expansão urbana,industrial e agrícola;Exploração excessiva de espécies, como adesflorestação6e exploração madeireira, a pescaexcessiva, a caça furtiva7e o comércio ilegal deespécies ameaçadas;Introdução de novas espécies nos habitats eecossistemas, ameaçando as espécies autóctones8;Exploração excessiva dos recursos naturais devido aocrescimento populacional.6Destruição intensiva de árvores.7Que é ilegal ou clandestina.8Espécies indígenas, que são naturais da própria terra que habitam.A desflorestação provocada pelos seres humanos é um grandeexemplo da perda de biodiversidade.
  • 9. 9Alteração da BiodiversidadeA principal alteração que a biodiversidade sofre com odesenvolvimento é o uso de organismos geneticamentemodificados (OGM).Os genes destes organismos são manipulados atravésde engenharia genética, de maneira a alterar certascaracterísticas como a cor e o tamanho.Não se sabe ao certo, quais serão os efeitos a longoprazo na biodiversidade e no planeta Terra destesorganismos. Poderão resultar na alteração e até na perdade biodiversidade genética.O milho é um dos exemplos de organismosgeneticamente modificados. Os seus genes sãoalterados para resistirem melhor a pragas.
  • 10. 10Preservação da Biodiversidade aliada ao contínuoDesenvolvimentoPara atingir um desenvolvimento sustentável, énecessário preservar a biodiversidade. Existem inúmerasmaneiras de a conservar, tais como:Criar bancos de património genético;Criar Reservas da Biosfera, que são locais onde setestam e demonstram abordagens inovadoras dedesenvolvimento sustentável, aliadas à conservaçãoda biodiversidade e ao desenvolvimento económico esocial;Monitorizar as espécies, os habitats e osecossistemas;Reintroduzir os genótipos9e as espécies selvagensnos seus habitats e ecossistemas;Avaliar os riscos dos organismos geneticamentemodificados (OGM) para a biodiversidade;Proteger as espécies ameaçadas ou em vias deextinção;Colaborar com organizações não governamentais(ONG) e associações de proteção dabiodiversidade, como a World WideFund for Nature (WWF), Greenpeace,Quercus, entre outros.Promover e apoiar projetos deeducação ambiental sobre aconservação da biodiversidade.9Constituição hereditária de um organismo formada pelos genes existentes nas suas células.Logotipo da ONG WorldWide Fund for Nature(WWF).
  • 11. 11ConclusãoAo finalizar este trabalho, destaco que os objetivosque delineei no início foram atingidos.Foi exposto o que era o desenvolvimento e abiodiversidade.Também explicou-se qual a influência dodesenvolvimento na biodiversidade, salientando-se adestruição dos habitats, a exploração das espécies e dosrecursos naturais e o uso de organismos geneticamentemodificados.Ainda referiu-se como se poderia preservar abiodiversidade e continuar o desenvolvimento, destacando-se a criação de Reservas da Biosfera, a monitorização dasespécies, habitats e ecossistemas, a avaliação dos riscosdos OGM e a colaboração com organizações nãogovernamentais e associações que protegem abiodiversidade.
  • 12. 12BibliografiaDOBSON, A. P. (1996), Conservation and Biodiversity, NewYork, Scientific American LibraryRODRIGUES, A. Et al. (2012), Viagens – Contrastes deDesenvolvimento, Ambiente e Sociedade – Geografia 9ºano, Lisboa, Texto EditoresSANTOS, F. D. (2007), Que Futuro? Ciência, Tecnologia,Desenvolvimento e Ambiente, Lisboa, GradivaDicionário Língua Portuguesa (2008), Porto, Porto EditoraEstratégia Nacional de Conservação da Natureza e daBiodiversidade (2002), s.l., Ministério do Ambiente e doOrdenamento do Território, Secretaria de Estado doOrdenamento do Território e da Conservação da Natureza,Instituto da Conservação da NaturezaWebgrafiahttp://1.bp.blogspot.com/_ZjVjRe0QSiI/TC4vU6cprlI/AAAAAAAAAZ8/pse5cFmzknE/s400/6ceff2ca443162d6bce8b89d039fe322.jpghttp://2.bp.blogspot.com/_Txf4cIITiWE/S6x4vEy_ReI/AAAAAAAABu4/lhMn_20Y7Os/s1600/eco_debate_desmat6a.jpghttp://4.bp.blogspot.com/_seXpqen0aQo/SadZR0sToYI/AAAAAAAACVE/fRD2KJch6-I/s400/teia+alimentar.jpghttp://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/biodiversidade-e/mais-informacao-1/sobre-a-importancia-da-biodiversidade
  • 13. 13http://bpfma-rj.blogspot.pt/2007/09/o-que-biodiversidade-e-desenvolvimento.htmlhttp://naturezaecologica.com/wp-content/uploads/2011/01/biodiversidade.jpghttp://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_sustent%C3%A1velhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%A9cie_amea%C3%A7adahttp://pt.wikipedia.org/wiki/OGMhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Quercus_(organiza%C3%A7%C3%A3o)http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Fund_for_Naturehttp://www.ecodebate.com.br/2010/06/10/biodiversidade-e-desenvolvimento-artigo-de-antonio-silvio-hendges/http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/http://www.infoescola.com/biologia/ciclo-do-carbono/http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/ecological-sciences/biosphere-reserves/http://www.unesco.org/new/pt/rio-20/conserving-biodiversity-is-life/

×