L I D E R E S
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

L I D E R E S

on

  • 2,858 views

Liderança nas organizações

Liderança nas organizações

Statistics

Views

Total Views
2,858
Views on SlideShare
2,857
Embed Views
1

Actions

Likes
0
Downloads
177
Comments
0

1 Embed 1

http://www.slideshare.net 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

L I D E R E S L I D E R E S Presentation Transcript

  • LIDERES NAS ORGANIZAÇÕES
  • SER LÍDER
    • O objetivo de um líder é exercer influência em um determinado grupo de pessoas a fim de que elas façam o que ele desejam, porém esta influência não deve ser COERCITIVA e por meio do poder de um cargo, obrigando as pessoas a fazerem o que você deseja, e sim, deve se usar da AUTORIDADE e RESPEITO com elas. Oferecendo um meio de trabalho propicio para que todas desenvolvam suas atividades por vontade própria.
    • Todo líder deve ser um servidor para seus funcionários, estimulando-os e dando a eles sua devida importância, sabendo medir seus atos e decisões, pois poderão influenciar em todo o trabalho de equipe.
    • Sabemos que o líder deve possuir amor por seus comandados. Agora, este amor não é apoiado em sentimento e sim em comportamentos, como cuidar, ajudar, elogiar, entre outros.
    • Existem dois tipos de lideres. Existe os lideres que são treinados para isso e existe o líder que já nasce com o espírito de liderança. Esse ultimo não precisa que ninguém o ensine, já é da sua natureza liderar. Apesar de já ser um líder nato, os que nascem com este dom, devem e podem melhorar, pois um líder está constantemente aprendendo, buscando, inovando e principalmente compartilhando.
  • Características de um líder do século 21:
    • O líder deve apresentar a característica de um profissional que possua integridade de caráter, sendo um exemplo a ser seguido pelos demais na organização, com capacidade de mostrar tanto na sua vida pessoal como profissional ética e bons valores; ser visionário, com clareza do futuro, prevendo e antecipando o futuro; deve ser uma pessoa entusiasta que motive seus subordinados sempre que se acharem desmotivados; ser competente em suas atividades para com a empresa; nunca esquecer que as pessoas como causa principal da existência da liderança jamais deve ser por ele esquecidas, elogiando e valorizando sua contribuição para o sucesso da organização; ser um estimulador da criatividade; sempre está pronto para ajudar, ensinar e aconselhar e possui a capacidade de transformar erros e falhas gerenciais em oportunidades. Líder é definido como a pessoa que possui capacidade de influenciar um grupo de pessoas de maneira não coercitiva utilizando do poder de seu cargo de chefia na organização, medindo seus atos e decisões que poderão afetar toda a equipe de trabalho, que deve por ele ser valorizada.
  • Motivando seus colaboradores
    • Motivar os seus trabalhadores e mantê-los motivados não é fácil. Uma boa remuneração não é suficiente. Um carro da empresa, benefícios extra e um aumento, funcionam mas continuam a não ser suficientes.
    • Na maioria das pessoas, os fatores que as motivam encontram-se nos desejos humanos como o reconhecimento, o apreço, o estar ocupado com coisas que fazem sentido, etc. Motivar é de fato complicado, por isso deixamos-lhe algumas dicas para motivar a sua equipa:
    • - Deixe os seus colaboradores determinarem como fazer o seu trabalho. Não rejeite propostas para uma nova abordagem sem mais nem menos. Mostre-se receptivo. - Encoraje as pessoas a tomarem responsabilidades. Mostre-lhes que aprecia quando alguém se encarrega de uma tarefa.. -Tenha uma atitude positiva em relação à inteiração social e ao trabalho de equipa. - Mantenha as pessoas informadas sempre que possível. - As incertezas podem desmotivar a sua equipa. - Tolere os erros das pessoas quando ainda não dominam totalmente uma tarefa ou uma função. -Tenha tempo para uma pequena conversa em vez de se limitar a dar o bom dia. - Dê aos seus trabalhadores objetivos e desafios concretos, refira-se a eles durante reuniões de trabalho e mostre que as pessoas fizeram progressos. - Encoraje as pessoas regularmente e mostre-lhes o seu apreço. - Respeite as suas combinações e promessas e, sobretudo, não as faça sem saber que as pode cumprir. -Defenda a sua equipa. Em caso de conflito, ouça sempre a versão dos seus colaboradores antes de se pronunciar. -Não espere a reunião anual de avaliação para discutir o empenho de cada um. -Deixe as pessoas falar sobre o que as motiva e escute-as com atenção.
  • Como desmotivar colaboradores
    • Deixo-lhe uma lista de pontos com os quais pode desmotivar o seu colaborador mais entusiasta. Aplique-os e pode ter a certeza que até os mais motivados não tardam a perder o ânimo.
    • -Dê uma resposta vaga e pouco clara quando os colaboradores lhe perguntam o que espera deles e despache-os o mais rapidamente possível. - Elabore uma quantidade de regras desnecessárias que devem ser rigorosamente cumpridas pelos seus colaboradores. - Planifique reuniões improdutivas e obrigue os seus colaboradores a estarem presentes. - Estimule a competição interna. - Esqueça-se propositadamente de passar informações importantes, impedindo assim os seus colaboradores de trabalharem como deve ser. -Não seja construtivo no seu feedback e nas suas observações. - Não use os talentos dos seus colaboradores nem dê mais responsabilidades aos mais eficientes. - Nunca pergunte aos seus colaboradores se eles estão desmotivados. - Não repare nunca nas coisas mal feitas. Assim, os colaboradores que fazem bem o seu trabalho ficam com a sensação de que são explorados. - Trate os seus colaboradores de forma injusta. Faça promessas que não pode ou não quer cumprir (mas não ponha nada no papel).
  • Apesar dos seus esforços, você não está a conseguir agradar a quem quer? Saiba vender-se para seu próprio benefício.
    • Não é fácil vender a imagem, mas este é, no entanto, um passo fundamental para chegar perto daquelas pessoas que você quer alcançar. Os seus clientes apreciam a sua empresa consoante o valor emocional que você proporciona à relação que estabelece com eles.
    • Essa relação não abrange apenas a questão da imagem, inclui também os produtos. Saiba estabelecer este tipo de relação com o cliente.
  • Estas são algumas sugestões:
    • Ligação com o cliente A lealdade consiste na ligação emocional entre as pessoas e ocorre quando elas conseguem exprimir, partilhar e entender os seus verdadeiros interesses. Para isso, cada pessoa tem de conhecer as necessidades da outra parte. Integridade Os clientes querem confiar na palavra da sua empresa e dos seus empregados. Deve existir um clima de confiança, onde a honestidade e a transparência estejam sempre presentes. Criatividade Quando existe um elo emocional num clima de perfeita integridade, uma empresa consegue servir os seus clientes com criatividade. Para isso, tem de se permitir que os empregados fujam à rotina, tudo para agradar aos consumidores. Espírito Grande gerador de energia, é o que define a nossa personalidade, temperamento e identidade. A manifestação do espírito que os clientes mais apreciam é a honestidade do carácter e a forma como demonstramos as nossas maiores qualidades.
    • -Há determinados comportamentos que devemos ter sempre em mente quando estabelecemos este tipo de contacto. Como por exemplo: -O olhar, este é o elo emocional mais poderoso. Com o olhar pode cativar a atenção da pessoa em causa. -Deve ser tolerante, ou seja, não fique desesperado se por acaso não conseguir uma resposta de imediato. - O seu comportamento deve revelar integridade. Tem de ter consciência de todos os movimentos que faz e de todas as palavras que diz. Aproveite todas as oportunidades para mostrar ao cliente que se interessa. -Para servir bem o cliente você tem de ser ambicioso, tem de acreditar que pode fazer sempre melhor. Quando os valores dos empregados coincidem com os da empresa, então as pessoas passam a gostar da sua organização. E quando existe um clima de confiança, os empregados conseguem ser incrivelmente criativos na forma como tentam agradar aos clientes e, com isso, conseguem transmitir uma boa imagem deles próprios.
  • Trabalho X Resultados
      • Nenhum colaborador terá sucesso caso a empresa viva de autos e baixos.
      • Nenhum líder trabalha pelo hoje, ele deve ser visionário e saber o que poderá enfrentar futuramente, a empresa que trabalha pensando no hoje tende a nunca ser uma empresa no futuro.
      • As verdadeiras empresas trabalham hoje para seu futuro ser promissor.
    • Quando uma equipe deixa de acreditar na empresa, não haverá líder que a faça mudar de opinião.
    • Lideres natos, não aceitam desafios de sempre ter que buscar o posicionamento por falhas administrativas, porque sabem que a empresa nunca sairá na frente.
    • Empresas que não acreditam nos seus líderes e colaboradores tende a nunca chegar a lugar algum.
    • FIM