Your SlideShare is downloading. ×
FICHAMENTOS


   •   FICHA TEMÁTICA:
Após a determinação de um tema central, registram-se múltiplas conceituações identifi...
FICHA TEMÁTICA: EPISTEMOLOGIA ¹
                                                                      RENATO SOUZA LIMA ²
...
FICHA DE CONTEÚDO ¹
                                                                      RENATO SOUZA LIMA ²




HÜHNE, L...
Ficha Resumo :


Traz somente as idéias do autor lido. Você escreve com as suas palavras as idéias do autor,
na 3a pessoa,...
O PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN: VIAS PARA UMA CIÊNCIA
COM COMPLEXIDADE¹
                                            ...
RESENHA¹
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 11 ed. Porto: Afrontamento, 1999.


                             ...
Construção do Texto Cientifico
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Construção do Texto Cientifico

2,153

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,153
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
27
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Construção do Texto Cientifico"

  1. 1. FICHAMENTOS • FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram-se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma de transcrição. • FICHA DE CONTEÚDO: Após a determinação de uma obra, registram-se múltiplas idéias do autor, na forma de transcrição.
  2. 2. FICHA TEMÁTICA: EPISTEMOLOGIA ¹ RENATO SOUZA LIMA ² • Segundo Lalande (1989) “é essencialmente o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, destinado a determinar sua origem lógica (não psicológica), seu valor e seu alcance objetivo” (p.293). • Para Japiassu (1992) “Por epistemologia, no sentido bem amplo do termo, podemos considerar o estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais” (p.16). REFERÊNCIAS JAPIASSÚ, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1992. LALANDE, M. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Atlas, 1989. _________________________________________________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MC, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth Teixeira. ² Aluno do Curso de Turismo da FAP, Turma 1TUN1P1, Matrícula 2003100234.
  3. 3. FICHA DE CONTEÚDO ¹ RENATO SOUZA LIMA ² HÜHNE, L. M.(org.) Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7 ed. Rio de Janeiro: Agir, 2000. • Primeira Parte: As formas de conhecimento 1. Sobre o conhecimento “No dia-a-dia, o ato de conhecer se manifesta tão natural que nós nem damos conta da sua complexidade” (p.27) 2. Sobre o senso comum [...] “o senso comum enquanto conhecimento apreendido à luz das experiências e observações imediatas do mundo circundante” [...] (p.51) ___________________________________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MC, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth Teixeira. ² Aluno do Curso de Turismo da FAP, Turma 1TUN1P1, Matrícula 2003100234.
  4. 4. Ficha Resumo : Traz somente as idéias do autor lido. Você escreve com as suas palavras as idéias do autor, na 3a pessoa, e também pode fazer transcrições, ou seja, trazer para o resumo trechos com as palavras do autor exatamente como estão no texto lido, que sempre estarão com destaque gráfico (aspas) Ficha Resenha : Além de trazer as idéias do autor, na 3 pessoa, traz uma análise própria, na 1a pessoa, sobre o conteúdo. Tal análise deve evidenciar seus comentários sobre o texto, questionamentos, posições, impressões etc
  5. 5. O PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN: VIAS PARA UMA CIÊNCIA COM COMPLEXIDADE¹ Sílvia Helena Gomes Freire ² RESUMO: O trabalho discute o pensamento complexo de Edgar Morin. Destaca de uma de suas obras, Ciência com Consciência, sete avenidas que o autor aponta como caminhos para atingir uma ciência com complexidade. Salienta, ainda, aspectos do pensamento complexo de Ilya Prigogine e Isabele Stengers, que complementam, com mais ênfase, a quarta avenida que o autor refere. PALAVRAS-CHAVE: Pensamento Complexo, Ciência com Complexidade, Ciência. INTRODUÇÃO ...DESENVOLVIMENTO...CONCLUSÃO... REFERÊNCIAS ____________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MC, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth Teixeira. ² Aluna do Curso de Direito da FAP, Turma 1DIN6P1, matrícula 2004100245.
  6. 6. RESENHA¹ SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 11 ed. Porto: Afrontamento, 1999. Elizabeth Rodrigues Maia² Santos (1999) elabora seu discurso sobre as ciências em três momentos. No primeiro, refere-se ao paradigma dominante ou paradigma da modernidade. No segundo, destaca a crise do paradigma dominante, que estamos vivendo atualmente. No terceiro, aponta quatro aspectos ou teses essenciais de um paradigma emergente. Segundo a visão do autor, vivemos em um tempo atônito, e se nos voltarmos para os progressos científicos dos últimos trinta anos, nos deparamos com uma ordem tão dramática de avanços que todo o período anterior parecerá uma pré- história longínqua. Vivemos uma sociedade sem limites para o progresso científico, uma sociedade de comunicação e interação, mas que convive “com perigos cada vez mais verossímeis da catástrofe ecológica ou da guerra nuclear” (p.6). Penso que tais perguntas devem ser dirigidas à ciência mas não somente a ela. Precisamos saber o que a ciência fez para melhorar quanti e qualitativamente a vida das pessoas, mas também o que o Estado, e suas políticas públicas, conseguiram fazer. _________________________________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MTC, sob a orientação do Prof. Paulo Castro. ² Aluna do curso de Administração da FAP, Turma 1ADMM4P3, matrícula 2001100345.

×