Composto de Marketing na Internet

1,433 views

Published on

Composto de Marketing para ações Digital

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,433
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
364
Actions
Shares
0
Downloads
45
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Composto de Marketing na Internet

  1. 1. COMPOSTO DE MARKETING NA INTERNET Prof. Márcio Duarte
  2. 2. E QUAL A DIFERENÇA? O Marketing Digital é uma maneira de fazer marketing usando os recursos digitais disponíveis, como a Internet.
  3. 3. DE QUE MANEIRA? Redes sociais; Newsletters; Websites; Banners; E-mails (MKT); Celular (SMS e Bluetooth); Blogs…
  4. 4. VANTAGENS Maior capacidade de segmentação; Comunicação personalizada; Economia em relação às ações de comunicação convencionais.
  5. 5. ENTRANTO… Segmentação é técnica aliada à experiência; Banco de dados preciso e completo; Resultados analisados e atualizados.
  6. 6. MARKETING DIGITAL É MARKETING! Lembrar que o conceito de marketing é muito mais amplo do que comunicação e propaganda! O Universo digital não é o meio ideal para enviar mensagens, mas o é para iniciar um relacionamento. Preguiça de pesquisar podem transformar marcas de futuro em spams!
  7. 7. É um conjunto de soluções: Tipos de e-mail (focos da prospecção à fidelização); Campanhas tradicionais; Contéudos interativos; Ferramentas interativas. Podem custar pouco ou milhões.
  8. 8. MARKETING NA INTERNET Planejamento Design e desenvolvimento Monitoramento Performance e Sucesso Promoção e publicidade
  9. 9. COMPOSTO E MARKETING ON-LINE  Idêntico ao composto de Marketing “off -line”;  O composto de Marketing é um dos principais conceitos do Marketing moderno, e consiste em ações que a empresa pode fazer para direcionar a demanda para seu produto;  Às diversas possibilidades podem ser reunidas em quatro grupos de variáveis: produto, preço, praça e promoção.
  10. 10. PRODUTO NA INTERNET  Na internet, assim como fora dela, o produto deve ter qualidade e atender as necessidades de seu consumidor.  Independente se este produto é um livro, informações ou notícias, eletrônico ou automóvel; na web este produto também passa a ser conteúdo e precisa ser condizente com o seu público – e aberto as suas interações.  Uma das importantes contribuições da Internet às decisões de Produto parece ser a maior facilidade de “customização”, ou seja, oferecem-se ao consumidor condições de solicitar um produto feito especialmente para ele, respeitando suas especificações, de maneira mais ágil.
  11. 11. PREÇO NA INTERNET  Cada empresa pode escolher entre vender seus produtos na web conforme a maioria dos concorrentes, brigando por preços e condições; ou pode ser pioneira ao estabelecer seu VALOR para o cliente e internauta. Valor não são apenas números cobrados por um bem, são um conjunto de ações como respeito, qualidade, entrega, e (principalmente) abertura com o seu consumidor.
  12. 12. PODEROSAS FERRAMENTAS: 1. Comparação instantânea de preços; 2. Leilão reverso; 3. Mecanismo “defina seu preço”; 4. Métodos de pagamento digitais.
  13. 13. PRAÇA NA INTERNET Antes a vizinhança, agora o mundo! Este é o pensamento de muitos empresários quando o assunto é internet. E eles estão certos! Se quer atender o mundo, precisa estar preparado para isso, seu website precisa se adaptar a idiomas e culturas dos países que deseja atender.
  14. 14. PROMOÇÃO NA INTERNET  Na internet as ações realizadas para maximizar o seu VALOR são tão – ou mais – importantes que a sua visibilidade.  Os investimentos que costumavam ser destinados para banners grandes portais e blogs, têm sido redirecionados para a parte de conteúdo e relevância, capazes de transformar o seu consumidor no seu principal meio de comunicação. Mesmo no mundo virtual, a indicação é o fator mais importante da sua promoção.
  15. 15. COMPOSTO POR SEIS FORMAS ESSENCIAIS DE COMUNICAÇÃO:  1. Propaganda: qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoais de ideias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado.  2. Promoção de vendas: uma variedade de incentivos de curto prazo para estimular a experimentação ou a compra de um produto ou serviço.  3. Eventos e experiências: atividades e programas patrocinados pela empresa e projetados para criar interações relacionadas à marca, diariamente ou em ocasiões especiais.
  16. 16.  4. Relações públicas e assessoria de imprensa: uma variedade de programas elaborados para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos.  5. Marketing direto: utilização de correio, telefone, fax, e mail ou internet para se comunicar diretamente com clientes específicos e potenciais ou lhes solicitar uma resposta direta.  6. Vendas pessoais: interação pessoal (cara a cara) com um ou mais compradores potenciais, com vistas a apresentar produtos ou serviços, responder a perguntas e tirar pedidos.
  17. 17. MAS EXISTEM VANTAGENS: As mensagens podem ser personalizadas; Não há custo adicional para alcançar o público mundial; A mensagem pode incluir palavras, figuras, sons e vídeos.
  18. 18. E DESVANTAGENS: Nem todos os usuários entendem o idioma utilizado no anúncio; A qualidade das imagens varia em função do equipamento e da banda disponíveis; A audiência restringe-se a usuários da Internet que têm algum interesse na empresa ou no produto;

×