Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
303
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
5
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE COMPUTAÇÃO ELETRÔNICAPGTIAE - Pós-Graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação PPOA - Produção e Publicação de Objetos de Aprendizagem Prof. Cesar Bastos Grupo 1 Antonio Jorge Borges dos Santos Marcelo Massao Osava Maria Delcina Feitosa Olivia Mauricio Dornelles OBJETOS DE APRENDIZAGEM: DEFINIÇÕES 2011
  • 2. SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 32 DEFINIÇÕES 43 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6 BIBLIGRAFIA 7
  • 3. 3INTRODUÇÃOEste trabalho objetiva recolher na internet definições de objetos de aprendizagem.As definições foram agrupadas cronologicamente a fim de vislumbrar oamadurecimento do conceito.
  • 4. 4DEFINIÇÕESPara a Wikipedia “Objeto de aprendizagem (OA) é uma unidade deinstrução/ensino que é reutilizável”.O IEEE define os Objetos de aprendizagem como: “Learning Objects are definedhere as any entity, digital or non-digital, which can be used, re-used or referencedduring technology supported learning” (1).Muzio (2001 apud Antonio Junior; Barros, 2005, p.3), define objetos deaprendizagem como “objeto que é designado e/ou utilizado para propósitosinstrucionais. Esses objetos vão desde mapas e gráficos até demonstrações emvídeos e simulações interativas.”Wiley (2001, apud Gama, 2006, p.1) afirma que objetos de aprendizagem são:“qualquer recurso digital que possa ser utilizado para o suporte ao ensino”Beck (2002, p.1 apud Antonio Junior; Barros, 2005, p.3) diz que os objetos deaprendizagem são “Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para osuporte ao ensino [...] em diferentes ambientes de aprendizagem, em um espíritode programação orientada a objetos.”Para Sá Filho e Machado (2003 apud Antonio Junior; Barros, 2005, p.4) osobjetos de aprendizagem são recursos digitais, que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. Seu uso pode reduzir o tempo de desenvolvimento, diminuir a necessidade de instrutores especialistas, bem como, os custos associados com o desenvolvimento baseado em web. Esses objetos de aprendizagem podem ser usados como recursos simples ou combinados para formar uma unidade de instrução maior. Podem também ser usados em um determinado contexto e depois ser reutilizados em contextos similares.Sosteric & Hessemeier (2003, apud Gama, 2006, p.1) afirmam que “objetos deaprendizagem são “arquivos digitais (imagem, filme...) que pretende ser utilizadopara finspedagógicos e que possui, internamente ou através de associação, sugestõessobre o contexto apropriado para a sua utilização”. _____________________ (1) Objetos de Aprendizagem são definidos aqui como qualquer entidade, digital ou não digital, que pode ser utilizada, reutilizada ou reutilizada no processo educacional apoiado pelas tecnologias. (tradução nossa)
  • 5. 5Pimenta e Batista (2004, apud Gama, 2006, p.1) afirmam que os objetos deaprendizagem constituem em: “unidades de pequena dimensão, desenhadas edesenvolvidas de forma a fomentar a sua reutilização, eventualmente em mais doque um curso ou em contextos diferenciados, e passíveis de combinação e/ouarticulação com outros objetos de aprendizagem de modo a formar unidades maiscomplexas e extensas”.Para Nunes (2004) “Os objetos de aprendizagem permitem a construção decontextos digitais para os conteúdos que serão explorados. Esses contextosfazem uso de uma série de ferramentas midiáticas, tais como música, desenhos,gráficos, simulações, jogos etc.”.Para Antônio Junior; Barros (2005, págs. 1 e 4) objetos de aprendizagem seconfiguram como construções virtuais, programadas, além de permitir designers, cores, movimentos, efeitos, são um novo tipo de instrução utilizando outras linguagens de computação. Configuram-se em imagens virtuais que formam um constructo de informações e saberes que têm por objetivo facilitar o processo de ensino e aprendizagem, exatamente pela mediação técnica das tecnologias, aqui denominadas pela pesquisadora como tecnologias da inteligência. [...] Objetos de aprendizagem podem ser definidos como recursos digitais, que são usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível.Para Souza (2005, p.337) “um objeto consiste na construção da sequência deimagens, telas, animações, etc. que comporão o mesmo, é necessário um roteiroque oriente a equipe técnica. Este roteiro é construído pela equipe pedagógica”.Segundo Weller (apud MONTEIRO, et al, 2006, p.4) “um objeto da aprendizagemé uma parte digital do material da aprendizagem que se dirige a um tópicoclaramente identificável ou resultado da aprendizagem e se tem o potencialreutilização em contextos diferentes.”Para Balbino (2007) objetos de aprendizagem são definidos como: uma entidade, digital ou não digital, que pode ser usada, reusada ou referenciada durante o ensino com suporte tecnológico. Exemplos de ensino com suporte tecnológico incluem sistemas de treinamento baseados no computador, ambientes de aprendizagem interativa, sistemas instrucionais auxiliados por computador, sistemas de ensino a distância e ambientes de aprendizagem colaborativa. Exemplos de Objetos de Aprendizagem incluem conteúdo multimídia, conteúdos instrucionais, objetivos de ensino, software instrucional e software em geral e pessoas, organizações ou eventos referenciados durante um ensino com suporte tecnológico.
  • 6. 6CONSIDERAÇÕES FINAISExistem diversas definições de objetos de aprendizagem, o que é recorrente nagrande maioria é a questão da possibilidade de reutilização do objeto emprocessos educacionais, que é o fator que aponta para os objetos como umapossibilidade de incremento do processo de aprendizagem.
  • 7. 7BIBLIOGRAFIAANTONIO JUNIOR, Wagner; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Objetos de aprendizagemvirtuais: material didático para a educação básica. In: Anais... Congresso ABED, 2005. Disponívelem: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/006tcc1.pdf. Acesso em: 09.02.2011.BALBINO, Jaime. Objetos de Aprendizagem: contribuições para sua genealogia, 2007.Disponível em: http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia. Acesso em:09.02.2011.GAMA, Carmem Lúcia Graboski da. Método de construção de objetos de aprendizagem comaplicação em métodos numéricos. Tese de Doutorado apresentada a Universidade Federal doParaná. Orientador: Prof. Dr. Sérgio Scheer. Curitiba, 2007. Disponível em:http://www.ppgmne.ufpr.br/arquivos/teses/9.pdf. Acesso em: 09.02.2011.IEEE. WG12: Learning Object Metadata Position Statement on 1484.12.1-2002. Disponível em:http://ltsc.ieee.org/wg12/. Acesso em: 09.02.2011.MONTEIRO, Bruno de S. Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com focona aprendizagem significativa. Anais... XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Brasília, 2006. Disponível em: http://rived.mec.gov.br/artigos/2006_XVIISBIE.pdf. Acesso em:09.02.2011.NUNES, César Augusto. Objetos de aprendizagem a serviço do professor. Microsoft, 2004.Disponível em: http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/objeto_texto.mspx#EVB.Acesso em: 09.02.2011.SOUZA, Antonio Carlos dos Santos. Objetos de Aprendizagem Colaborativos. In: Anais...Congresso abed. Anais...http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/viewFile/909/895.Acesso em: 09.02.2011.WIKIPEDIA. Objetos de aprendizagem. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Objeto_de_aprendizagem. Acesso em: 09.02.2011.