• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
O que é e quem desenvolveu o odf
 

O que é e quem desenvolveu o odf

on

  • 470 views

 

Statistics

Views

Total Views
470
Views on SlideShare
470
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
2
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    O que é e quem desenvolveu o odf O que é e quem desenvolveu o odf Document Transcript

    • O que é e quem desenvolveu o ODF?? *Antonio Jorge Borges dos Santos (antonioprofinfo@gmail.com) Marcelo Massao Osava (marcelo_massao@yahoo.com.br) Maria Delcina Feitosa (mdfeitosa@gmail.com) Olivia Mauricio Dornelles (oliviacursos@uol.com.br)Introdução Este artigo pretende introduzir o formato ODF, prospectar sua utilizaçãonos softwares de produção de documentos e averiguar sua relação com apadronização de arquivos digitais.O padrão OpenDocument Format O ODF (Open Document Format for Office Applications) foi desenvolvidopela OASIS (Organization for the Advancement of Structured InformationStandards), organização internacional que objetivava desenvolver e promoverpadrões para formatos digitais. Segundo Silva (2007) O ODF (Open Document Format) é uma evolução de ideias. Ele surgiu quando a Sun Microsystemas comprou Star Division, que fabricava o pacote de produtividade Star Office, e iniciou o projeto do OpenOffice. Naquela época, não fazia sentido criar um pacote open source sem um padrão de armazenamento aberto. Então foi criado um subcomitê na entidade Organization for the Advancement of Structured Information Standards (OASIS), para trabalhar com um padrão aberto de documentos. Foi um trabalho de seis anos para chegar à versão atual, incluindo a atuação de empresas privadas e de colaboradores da comunidade de software livre do mundo inteiro. Segundo Alecrim (2009), um documento ODF é um conjunto de arquivose pastas: Quando um documento em ODF é criado, na verdade, um conjunto de arquivos e pastas o constitui. Eis os principais: - content.xml: arquivo que armazena o conteúdo do documento criado pelo usuário;_____________________Os autores são alunos da Disciplina Produção e Publicação de Objetos de Aprendizagem doCurso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação do Núcleo deComputação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    • - meta.xml: armazena os "metadados" do documento, ou seja, informações como autor, data de modificação, quantidade de palavras, etc.; - styles.xml: contém estilos para o documento, por exemplo, formatações específicas para parágrafos e listas; - Pictures (pasta): pasta que armazena as imagens do documento. Esses e outros arquivos ou pastas "se juntam" para formar um documento único no final. É claro que os arquivos e pastas variam conforme a extensão trabalhada, mas o princípio vale a praticamente todos os formatos do ODF.A NORMA BRASILEIRA ODF é padrão brasileiro de arquivo digital, “foi aceito pela ISO em 2006,já sendo, portanto, um padrão mundial, sob o nome ISO/IEC 26300:2006. Em12 de maio de 2008, o ODF foi oficialmente aprovado pela AssociaçãoBrasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a norma NBRISO/IEC26300:2008”. (TAURION, p.5) “Em agosto foi assinado o Protocolo de Brasília, que formalizou a claraintenção de órgãos públicos brasileiros na adoção de formatos abertos dedocumentos, na troca de documentos eletrônicos entre seus signatários, cujalista contempla instituições de porte significativo”. (TAURION, p.47)Tais informações indicam que o formato ODF, por ser reconhecido por força daNBR ISO/IEC26300:2008, tende a ser cada vez mais utilizado como padrão dearquivo digital.Softwares compatíveis com ODF Segundo a Wikipédia os softwares compatíveis com ODF são:AbiWord, BrOffice.org, Firefox ODFReader plugin, Gnumeric, Google Docs,Google Spreadsheet, Office Suite Go-OO, Haansoft Office, Just Suite, KOffice,ODF Easy, API de geração de documentos ODF para a plataforma Java, ODF.NET, OpenDocument API para .NET Framework e .NET Compact Framework,OfficeShots, OOo Label Templates - para fazer etiquetas com o OpenOffice,baseado em XML. Licença GNU GPL, OpenOffice.org, StarOffice, LotusSymphony, Microsoft Office - apenas na versão 2010, TextMaker Viewer - para
    • ver documentos em OpenDocument, Microsoft Word, e seu formato próprioTextMaker, Viewer Visioo-Writer e WordPerfect Office.Conclusão Trabalhar com formato padrão de arquivos digitais facilita o intercâmbiode documentos, independente do software ou plataforma utilizados. Importantetambém por garantir sua longevidade, apesar das mudanças de versão ouobsolescência dos softwares. O padrão ODF é amplamente utilizado nos cinco continentes, o quepode ser corroborado pela lista de afiliados da ODF Alliance, disponível emhttp://www.odfalliance.org/members.php#viewallBibliografiaALECRIM, Emerson. OpenDocument Format. Disponível em:http://www.infowester.com/odf.php. Acesso em: 02.02.2011.SILVA, Josemar. ODF x OpenXML: entenda a importância dos formatos de documentos.Disponível em: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/08/24/idgnoticia.2007-08-24.8798273273/. Acesso em: 02.02.2011.TAURION, Cezar. Adotando o ODF como padrão de documento aberto. Disponível em:http://www.smashwords.com/books/download/2969/1/latest/0/0/adotando-odf-como-padrao-aberto-de-documentos.pdf. Acesso em: 02.02.2011.WIKIPEDIA. OpenDocument. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Odf. Acesso em:02.02.2011.