Your SlideShare is downloading. ×

Seminários Dá-nos a Chuva Serôdia - pdf

3,290

Published on

Seminários Dá-nos a Chuva Serôdia - pdf

Seminários Dá-nos a Chuva Serôdia - pdf

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
3,290
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
162
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 1 SEMINÁRIOS DÁ-NOS A CHUVA SERÔDIA!SumárioApresentação ...........................................................................................................................02Documento: Apelo Urgente por Reavivamento, Reforma, Discipulado e Evangelismo.......03Introdução Geral ......................................................................................................................101º SeminárioO Senhor Jesus Cristo, o Reavivador e o Reformador! ..........................................................162º SeminárioReavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final!” .................253º SeminárioOs Resultados do Batismo do Espírito Santo: Chuva de Bênçãos!.........................................394º SeminárioCondições Para o Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o Que Não Fazer .....................575º SeminárioOs Adventistas do Sétimo Dia e o Pecado Contra o Espírito Santo! ......................................846º SeminárioCoisas Que os Adventistas do Sétimo Dia Fazem ou Podem Fazer e Entristece e Afugenta oDeus Espírito Santo!.................................................................................................................96Sugestões de Ações Práticas Para o Reavivamento, Reforma, Discipulado e EvangelismoFinal ........................................................................................................................................102Orientações Para os Programas das Quartas-Feiras, nas igrejas, de Orações e EstudosPara o Reavivamento Permanente e a Reforma Contínua ou Reuniões emGrupos....................................................................................................................................104Sugestão de Distribuição do Tempo nos Programas de Orações e Estudos........................106Observações:1ª. Nos site: www.projetomissoafinal.com.br estes seminários estão à disposição para serembaixados em PDF e Power Point, para serem estudados com a igreja, em grupo eindividualmente. Visite os ótimos sites da DSA: www.reavivamentoereforma.com e daAssociação Geral: www.revivalandreformation.org 2ª. Os textos são da Bíblia e do Espíritode Profecia, nos escritos de Ellen White, e publicados pela Casa Publicadora Brasileira (CPB),salvo outra menção. 3ª. Os parênteses nos textos foram acrescentados. 4ª. MM/ significa:Meditações Matinais, com o ano correspondente de publicação.
  • 2. 2 APRESENTAÇÃO Como parte do programa especial, urgente, de Reavivamento e Reforma,Discipulado e Evangelismo da Conferência Geral, surge a iniciativa “777 –Comunidade Mundial de Oração pelo Espírito Santo”. O objetivo é envolver todos os Adventistas do Sétimo Dia numa gigantescacorrente de oração pelo derramamento do Espírito Santo, sobre o povo de Deus.Assim, todos os Adventistas são convidados a orar ao Senhor, sete dias porsemana, em cada hora cheia, e especialmente, todos os dias, em duas ocasiões: às7 horas da manhã e/ou às 7 horas da tarde/noite. Desta forma, será estabelecidauma interminável corrente de oração, uma vez que cada um orará no seu fusohorário. Uma frase de Ellen White surge como particular motivação: “Uma correntede orações fervorosas feitas por crentes sinceros circundará o mundo... orando pelopoder do Espírito Santo.” (Review and Herald, 3 de janeiro de 1907). Faça planos para participar todos os dias, 7 da manhã ou 7 da tarde, orepelo derramamento do Espírito Santo em si mesmo e em nossa Igreja! Não seesqueça que “só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração.”Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 121. Atenda as orientações de Deus através dos textos destes seminários e tomeum banho na “chuva de bênçãos”, da bendita Chuva Serôdia. Junte-se a nós e ajude-nos! Seu companheiro de reavivamento, reforma, e evangelismo final e em breveseu companheiro de Céu. J. Abel A. Pompeuwww.projetomissaofinal.com.brwww.reavivamentoereforma.com (Site da DSA)www.revivalandreformation.org (Site da Associação Geral)
  • 3. 3 DIVISÃO SUL-AMERICANA DA IASD DOCUMENTO: APELO URGENTE POR REAVIVAMENTO, REFORMA, DISCIPULADO E EVANGELISMO. Deus chamou, de forma singular, a Igreja Adventista do Sétimo Dia paraviver e proclamar Sua mensagem de amor e verdade para os últimos dias do mundo(Apocalipse 14:6-12). O desafio de alcançar os mais de seis bilhões de pessoas noplaneta Terra com Sua mensagem para o tempo do fim parece impossível. A tarefaé esmagadora. De uma perspectiva humana, o rápido cumprimento da GrandeComissão de Cristo, em algum momento próximo, parece improvável (Mateus 28:19,20). A taxa de crescimento da Igreja simplesmente não está acompanhando ocrescimento da população mundial. Uma avaliação honesta de nosso impactoevangelístico atual no mundo leva à conclusão de que, a não ser que haja umamudança dramática, não concluiremos a comissão celestial nesta geração. Adespeito de nossos melhores esforços, todos os nossos planos, estratégias erecursos são incapazes de concluir a missão dada por Deus para Sua glória naTerra.Promessa de Cristo à Sua Igreja Do Novo Testamento O desafio de levar o evangelho ao mundo não é novo. Os discípulosenfrentaram esse desafio no primeiro século, e nos o enfrentamos no século 21. Aigreja do Novo Testamento foi, aparentemente, confrontada com uma tarefaimpossível. Porém, dotada do poder do Espírito Santo, a Igreja teve um crescimentoexplosivo (Atos 2:41; 4:4; 6:7; 9:31). Os primeiros cristãos compartilharam sua fé emtodas as partes (Atos 5:42). A graça de Deus transbordou do coração deles para sua família, amigos ecolegas de trabalho. Apenas poucas décadas depois da crucifixão, o apóstolo Paulorelatou que o evangelho “foi pregado a toda criatura debaixo do céu” (Colossenses1:23). Como foi possível a um desconhecido grupo de crentes relativamenteinsignificante exercer impacto no mundo em um período tão curto de tempo? Comotão poucos cristãos puderam ser usados por Deus para transformar o mundo parasempre? A Grande Comissão de Cristo foi acompanhada de Sua grande promessa. OSalvador “determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas queesperassem a promessa do Pai” (Atos 1:4). E também prometeu: “mas recebereispoder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto emJerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da Terra” (Atos 1:8). O amor de Cristo controlava cada aspecto da vida dos discípulos e os levavaa um compromisso fervoroso com Seu serviço. Eles rogaram a Deus o poderprometido do Espírito Santo e prostraram-se diante dEle em sincera confissão efervoroso arrependimento. Davam prioridade à busca das bênçãos de Deus ededicavam tempo para a oração e para o estudo das Escrituras. Suas mesquinhasdiferenças foram absorvidas por seu desejo todo abrangente de compartilhar o amorDocumento: Apelo Urgente por Reavivamento, Reforma, Discipulado e Evangelismo.
  • 4. 4de Cristo com todos a seu redor e de alcançar o mundo com o evangelho. Nada eramais importante. Eles reconheceram que eram incapazes de cumprir a missão semo poderoso derramamento do Espírito Santo. Descrevendo a experiência dos discípulos, Ellen G. White escreveu:“Pondode parte todas as divergências, todo o desejo de supremacia, uniram-se em íntimacomunhão cristã. A tristeza lhes inundava o coração ao se lembrarem de quantasvezes O haviam mortificado por terem sido tardos de compreensão, falhos ementender as lições que, para seu bem, estivera buscando ensinar-lhes. Os discípulossentiram sua necessidade espiritual, e suplicaram do Senhor a santa unção que osdevia capacitar para o trabalho de salvar almas. Não suplicaram essas bênçãosapenas para si. Sentiam a responsabilidade que lhes cabia nessa obra de salvaçãode almas. Compreendiam que o evangelho devia ser proclamado ao mundo, ereclamavam o poder que Cristo prometera” (Atos dos Apóstolos, p. 37). Cristo cumpriu Sua palavra. O Espírito Santo foi derramado no poderpentecostal. Milhares se converteram em um dia. A mensagem do amor de Cristoexerceu impacto no mundo. Em um curto período de tempo, o nome de Jesus Cristoestava nos lábios de homens e mulheres em todas as partes. “Mediante acooperação do Espírito divino, os apóstolos fizeram uma obra que abalou o mundo.O evangelho foi levado a todas as nações numa única geração” (Atos dos Apóstolos,p. 593).A Promessa de Cristo Para a Igreja do Tempo do Fim O derramamento do Espírito Santo no Pentecostes, na chuva temporã, foiapenas um prelúdio do que está para acontecer. Deus prometeu derramar SeuEspírito Santo em abundância nos últimos dias (Joel 2:23; Zacarias 10:1). A Terraserá iluminada “com Sua glória” (Apocalipse 18:1) e a obra de Deus neste mundoserá rapidamente concluída (Mateus 24:14; Romanos 9:28). A Igreja experimentaráum reavivamento espiritual e a plenitude do poder do Espírito Santo como nuncaocorreu antes em sua história. Falando do derramamento do Espírito Santo noPentecostes, Pedro nos dá esta certeza: “Pois para vós outros é a promessa, paravossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor,nosso Deus, chamar” (Atos 2:39). Ellen White acrescenta: “Antes de os juízos finaisde Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor, tal avivamento daprimitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos. OEspírito e o poder de Deus serão derramados sobre Seus filhos. Naquele tempo,muitos se separarão das igrejas em que o amor deste mundo suplantou o amor aDeus e à Sua Palavra. Muitos, tanto pastores como leigos, aceitarão alegremente asgrandes verdades que Deus providenciou fossem proclamadas no tempo presente, afim de preparar um povo para a segunda vinda do Senhor” (O Grande Conflito, p.464). Centenas de milhares de pessoas aceitarão a mensagem dos últimos dias,dada por Deus, mediante o ensino e a pregação de Sua Palavra. Oração, estudo daBíblia e testemunho são os elementos de todo verdadeiro reavivamento. Amanifestação do Espírito Santo se intensificará à medida que o fim se aproxima. “Aoavizinhar-se o fim da ceifa da Terra, uma especial concessão de graça espiritual éprometida a fim de preparar a igreja para a vinda do Filho do homem” (Atos dosApóstolos, p. 55) e “Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra, será dadaa advertência. Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais emaravilhas seguirão aos crentes” (O Grande Conflito, p. 612).Documento: Apelo Urgente por Reavivamento, Reforma, Discipulado e Evangelismo.
  • 5. 5 Não há nada mais importante do que conhecer Jesus, estudar Sua Palavra,compreender Sua verdade e buscar Sua promessa do derramamento do poder doEspírito Santo na Chuva Serôdia para o cumprimento da comissão evangélica. Aprofetisa de Deus para o remanescente nos últimos dias escreveu de forma muitoclara para ser mal compreendida que “Um reavivamento da verdadeira piedadeentre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo,deve ser nossa primeira ocupação” (Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 121). Se um verdadeiro reavivamento espiritual é a maior e a mais urgente denossas necessidades, não deveríamos, como líderes, dar prioridade à busca dabênção prometida pelo Céu, com todo o nosso coração?Nossa Grande Necessidade: Reavivamento e Reforma Quando buscamos Jesus, Ele nos preenche com Sua presença e podermediante a dádiva do Espírito Santo. Anelamos por conhecê-Lo melhor e o EspíritoSanto reaviva as faculdades espirituais adormecidas da alma. Não há nada quedesejemos mais do que ter um relacionamento profundo e transformador com Jesus.O coração reavivado experimenta uma conexão vital com Jesus mediante a oraçãoe a Palavra, e a reforma é a mudança correspondente que ocorre em nossa vidacomo resultado do reavivamento. “Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração doEspírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diversas. Reavivamentosignifica renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e docoração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização,uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bomfruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito.Reavivamento e reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la,precisam fundir-se. Review and Herald, 25 de fevereiro de 1902” (MensagensEscolhidas, v. 1, p. 128). A reforma não é manifestada com uma atitude de justiçaprópria que condena outros. É a transformação do caráter que revela os frutos doEspírito na vida (Gálatas 5:22-24). A obediência à vontade de Deus é evidência detodo verdadeiro reavivamento. Nosso Senhor anela por um povo reavivado, cujavida reflita a amabilidade de Seu caráter. Não há nada que Jesus anseie mais doque um povo desejoso de conhecer pessoalmente Seu amor e compartilhá-lo comos outros.Compromisso e Apelo Como líderes e representantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia naDivisão Sul-Americana, agradecemos a nosso grande e maravilhoso Deus por Suafidelidade e bênçãos abundantes à Sua Igreja, desde seu início. A rápida expansãomundial de Sua Igreja, em membros e em instituições, é simplesmente um milagrede Deus. Embora O louvemos pela obra maravilhosa de cumprir Seu propósito pormeio de Sua igreja, e Lhe agradeçamos pelos líderes piedosos que guiaram Seupovo no passado, reconhecemos humildemente que, devido às nossas fragilidadeshumanas, até mesmo nossos melhores esforços são maculados pelo pecado enecessitam de purificação por meio da graça de Cristo. Reconhecemos que nemsempre temos dado prioridade ao dever de buscar a Deus pela oração e em SuaDocumento: Apelo Urgente por Reavivamento, Reforma, Discipulado e Evangelismo.
  • 6. 6Palavra pelo derramamento do poder do Espírito Santo na chuva serôdia.Humildemente confessamos que, em nossa vida pessoal, em nossas práticasadministrativas e nas reuniões das comissões, com frequência, temos agido comnossas próprias forças. Muitas vezes, a missão de Deus de salvar o mundo perdidonão tem ocupado o primeiro lugar em nosso coração. Às vezes, em nossa intensabusca por fazer boas coisas, temos negligenciado o mais importante: conhecê-Lo.Com frequência, ambições mesquinhas, inveja e relacionamentos pessoaisfragilizados têm subjugado nosso anelo pelo reavivamento e pela reforma e noslevado a trabalhar em nossa força humana, em vez de no de Seu divino poder. Aceitamos a clara instrução de nosso Senhor de que “O tempo decorridonão operou nenhuma mudança na promessa dada por Cristo ao partir, promessaesta de enviar o Espírito Santo como Seu representante. Não é por qualquerrestrição da parte de Deus que as riquezas de Sua graça não fluem para a Terra emfavor dos homens. Se o cumprimento da promessa não é visto como poderia ser, éporque a promessa não é apreciada como devia ser. Se todos estivessem dispostos,todos seriam cheios do Espírito” (Atos dos Apóstolos, p. 50). Confiamos no fato de que todo o Céu espera derramar o Espírito Santo, compoder infinito, para a conclusão da obra de Deus na Terra. Reconhecemos que avinda de Jesus tem sido atrasada e que o anelo de nosso Senhor era ter vindodécadas atrás. Arrependemo-nos de nossa indiferença, de nosso mundanismo e denossa falta de paixão por Cristo e Sua missão. Sentimos que Cristo nos chama a umrelacionamento profundo com Ele, mediante oração e estudo da Bíblia, e a um maisardente compromisso de transmitir Sua mensagem para os últimos dias ao mundo.Regozijamo-nos de que “é privilégio de todo cristão não somente aguardar, masapressar a vinda do Salvador” (Atos dos Apóstolos, p. 600). Assim sendo, como representantes da Igreja Sul-Americana e em nome detodos os membros, comprometemo-nos a: 1. Pessoalmente dar prioridade ao dever de buscar a Deus para umreavivamento espiritual e o derramamento do Espírito Santo, no poder da chuvaserôdia, em nossa vida, família e ministério. 2. Individualmente dedicar tempo significativo, a cada dia, para mantercomunhão com Cristo mediante a oração e o estudo da Palavra de Deus. 3. Examinar nosso coração e pedir ao Espírito Santo para nos convencer detudo que nos esteja impedindo de revelar o caráter de Jesus. Desejamos ter umcoração disposto a fim de que nada em nossa vida impeça a plenitude do poder doEspírito Santo. 4. Incentivar os ministros da Igreja a dedicar tempo à oração, ao estudo daPalavra de Deus e a buscar o coração de Deus, a fim de compreenderem Seusplanos para Sua Igreja. 5. Incentivar cada uma das organizações da Igreja a separar tempo para queos administradores, pastores, obreiros da saúde, das publicações, educadores,estudantes e todos os colaboradores busquem a Jesus e o prometido derramamentodo Espírito Santo mediante o estudo da Palavra de Deus e da oração. 6. Priorizar o Seminário de Enriquecimento Espiritual e a Jornada Espiritualcomo meios de envolver os membros, servidores da Igreja e instituições em um fortemovimento de comunhão e reavivamento, buscando a Deus na primeira hora decada dia. 7. Usar cada mídia disponível, bem como diferentes reuniões, seminários eprogramas para apelar aos membros da Igreja a buscar um relacionamento profundocom Jesus, com vistas ao reavivamento e à reforma prometidos.Documento: Apelo Urgente por Reavivamento, Reforma, Discipulado e Evangelismo.
  • 7. 7 8. Urgentemente apelar e convidar todos os membros da Igreja a se unir anós no abrir o coração ao poder transformador da vida, que é o Espírito Santo, oqual transformará nossa vida, nossa família, nossas organizações e nossascomunidades. Especialmente, reconhecemos que Deus usará as crianças e os jovensneste último e poderoso reavivamento e encorajará todos os nossos jovens aparticipar na busca de Deus para o reavivamento espiritual em sua vida e acapacitação do Espírito Santo para compartilhar sua fé com outros. Apelamos a cada membro de igreja a se unir aos líderes da Igreja e amilhões de outros adventistas do sétimo dia, buscando um relacionamento maisprofundo com Jesus e o derramamento do Espírito Santo na primeira hora de cadadia, e também participando da corrente mundial de oração às sete horas de cadamanhã ou tarde, sete dias na semana. Esse é um apelo urgente que deve alcançartodo o nosso território e circundar o globo com sincera intercessão. Esse é ochamado para um compromisso total com Jesus e para experimentar o podertransformador de vidas do Espírito Santo, e que nosso Senhor anela nos dar agora. Cremos que o propósito do derramamento do Espírito Santo no poder daChuva Serôdia é concluir a missão de Cristo na Terra, a fim de que Ele possa vir embreve. Reconhecendo que nosso Senhor somente derramará Seu Espírito, em Suaplenitude, sobre uma igreja que tiver paixão pelas pessoas perdidas, determinamosapresentar e manter o reavivamento, a reforma, o discipulado e o evangelismo notopo de todas as nossas agendas de atividades da Igreja. Mais do que tudo o mais,anelamos pela vinda de Jesus. Apelamos a cada administrador, líder de departamento, obreiro institucional,obreiro da saúde, colportor, capelão, pastor e membro da Igreja a se unir a nós emtornar o reavivamento, a reforma, o discipulado e o evangelismo as prioridades maisurgentes e importantes de nossa vida pessoal e em nossas áreas no ministério.Estamos certos de que, ao buscarmos a Deus juntos, Ele derramará Seu EspíritoSanto sem medida, a obra de Deus na Terra será concluída e Jesus virá.Juntamente com o idoso apóstolo João, na Ilha de Patmos, clamamos: “Vem,Senhor Jesus!” (Apocalipse 22:20). Documento votado no Concílio Anual da Associação Geral em 11 de outubrode 2010, um chamado ao reavivamento, reforma, discipulado e evangelismo entreos líderes e membros em todo o mundo. Revista Adventist World - Janeiro/2011 Documento: Apelo Urgente por Reavivamento, Reforma, Discipulado e Evangelismo.
  • 8. 8 SEMINÁRIOSDÁ-NOS A CHUVA SERÔDIA! INTRODUÇÃO GERAL
  • 9. 9 INTRODUÇÃO GERALParte – I1. Definição de Batismo do Espírito Santo: Para efeito destes seminários, o significado do batismo do Espírito Santo éser “Cheio do Espírito Santo”, “Refrigério Pela Presença do Senhor”, a “SantaUnção”, “Derramamento”, tê-Lo na Sua Plenitude ou a Chuva Serôdia, que caipara amadurecer os cereais, encher os grãos, preparando-os para a colheita. “Em atos 1:5, Jesus prometeu aos discípulos o batismo do Espírito Santo,“Não muito depois destes dias.” Essa promessa cumpriu-se no dia de Pentecostes, ea palavra empregada é “cheia”. “Todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2:4).Daí, concluirmos que as expressões “batismo do Espírito Santo” e “ser cheios doEspírito Santo” são sinônimos (a mesma coisa, equivalem).” Intimidade com Deus3º. Seminário de Enriquecimento Espiritual - Recebereis Poder..., p.31. Grifos eparênteses acrescentados.2. Devemos Diariamente Receber um Novo Batismo do Espírito Santo: “Cotidianamente recebia Jesus novo batismo do Espírito Santo.” Parábolasde Jesus, p. 139.3. Só o Espírito Santo pode fazer a Mudança, a Reforma Espiritual! Ricos,Pobres, Baixos ou Altos, Quem Quer ser Salvo, Precisa Dele! “É despertada a consciência que até então estava morta. Mas o homem nãopode fazer essa mudança por si mesmo. Ela só pode ser efetuada pelo EspíritoSanto. Todos os que querem ser salvos, quer sejam altos ou baixos, ricos oupobres, precisam submeter-se à atuação desse poder.” E Recebereis Poder-MM/1999, p. 18.Parte - IIApelos e Considerações Iniciais4. Assegure a sua Salvação, Obedecendo as Mensagens que Deus dá à SuaIgreja! “Asseguremos a nossa redenção obedecendo às mensagens que Ele dá aSua igreja.” E Recebereis Poder- MM/1999, p. 366.5. Nunca Cessar a Busca! Se Não Recebermos a Chuva Serôdia, aResponsabilidade Será Nossa! “Nunca dá resultado cessarmos os nossos esforços. Se não progredirmos,se não nos colocarmos na atitude em que tanto possamos receber a chuva temporãcomo a serôdia, perderemos nossa alma e a responsabilidade jazerá à nossa porta.”E Recebereis Poder - MM/1999.Seminários: Dá-nos a Chuva Serôdia! – Introdução Geral
  • 10. 106. Buscar Continuamente Mais do Espírito Santo! “Podemos ter tido uma medida do Espírito de Deus, mas tanto pela oraçãocomo pela fé devemos buscar continuamente mais do Espírito.” Eventos Finais, p.188.7. Atenção! Muitos já Estão Recebendo o Espírito Santo! “Muitos já estão recebendo o Espírito Santo, e o caminho não será maisbloqueado pela apática indiferença (sonolência, insensibilidade).” E RecebereisPoder - MM/1999, p. 316.8. É essencial, Isto é, não Pode Faltar, é Fundamental, que o CristãoCompreenda a Promessa do Espírito Santo, Agora! “É essencial que o cristão compreenda o significado da promessa do EspíritoSanto pouco antes da segunda vinda de nosso Senhor Jesus... pois o Senhor estámais disposto a conceder o Espírito Santo do que os pais a dar boas dádivas a seusfilhos.” Review and Herald, 15 de novembro de 1892.9. O Batizador Com o Espírito Santo é Jesus, Para a Capacitação de Transmitira Verdade! a) “Disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem oque é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correiasdas sandálias: ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Luc. 3:16. b) “Ao que deveras busca por meio da mediação de Cristo, sãocomunicadas as benignas influências do Espírito Santo, para que o recebedor possatransmitir o conhecimento da verdade que salva.” E Recebereis Poder - MM/1999.305.10. A Bênção do Derramamento do Espírito Santo Pode Acontecer Agora! OCéu Espera Concedê-la! “A descida do Espírito Santo sobre a igreja é olhada como estando no futuro;é, porém, o privilégio da igreja tê-la agora. Buscai-a, orai por ela, crede nela.Precisamos tê-la, e o Céu espera para concedê-la.” Review and Herald, 19 de marçode 1895.11. Estamos no Momento Profético Para o Movimento Profético doReavivamento e Reforma! Enfermos Serão Curados, Milhares Levarão aMensagem com Poder e Muitos Milagres Serão Realizados! a) “Em breve haverá um reavivamento que surpreenderá a muitos.”Manuscript Releases, vol. 15. p. 312. b) “Em visões da noite passaram perante mim representações de um grandemovimento reformatório entre o povo de Deus. Muitos estavam louvando a Deus. Osenfermos eram curados, e outros milagres eram realizados. Viam-se centenas emilhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de Deus. Os coraçõeseram convencidos pelo poder do Espírito Santo, e manifestava-se um espírito degenuína conversão. Portas se abriam por toda parte para a proclamação daverdade. O mundo parecia iluminado pela influência celestial. Grandes bênçãosSeminários: Dá-nos a Chuva Serôdia! – Introdução Geral
  • 11. 11eram recebidas pelo fiel e humilde povo de Deus.” Testemunhos Seletos, vol. 3, p.345. c) “Fiquei profundamente impressionada pelas cenas que recentementepassaram diante de mim, à noite. Parecia existir um grande movimento - um trabalhode reavivamento - em ação em vários lugares. Nosso povo movia-se em linha erespondia ao apelo de Deus. Meus irmãos, o Senhor está falando a cada um de nós.Não ouviremos Sua voz? Não espevitaremos nossas lâmpadas e não agiremoscomo homens que esperam a vinda de seu Senhor?” Testemunhos Para Ministros eObreiros Evangélicos, p. 515.12. Reavivamento e Reforma - Urgente – é a Ordem de Deus! Deve ser NossoPrimeiro Trabalho. Deus Diz o Que Fazer e em que Ordem Fazer! a) “Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração(direção) do Espírito Santo.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 128. b) “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a maisurgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeiraocupação. Importa haver diligente esforço para obter a bênção do Senhor, nãoporque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramoscarecidos de preparo para recebê-la.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 121.Parte - III13. A Promessa da Chuva Serôdia na Bíblia e no Espírito de Profecia a) A Promessa é Para mim e Para Você que “foi Chamado das Trevas ParaSua Maravilhosa Luz”! (I Pedro 2:9): “Porque a promessa é para vós, para vossos filhos e para os que estãolonge, a quanto o Senhor nosso Deus Chamar.” Atos 2:39. b) “E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor, vosso Deus,porque Ele vos dará ensinador de justiça e fará descer a chuva, a temporã e aserôdia, no primeiro mês.” Joel 2:23. c) “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será aSua saída; e Ele a nós virá como a chuva, como Chuva Serôdia que rega a terra.”Oséias. 6:3. d) “Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor, que faz osrelâmpagos, lhes dará chuveiro de água e erva no campo a cada um.” Zac. 10:1. e) “O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi a "chuvatemporã", e glorioso foi o resultado. Mas a Chuva Serôdia será mais abundante.Qual é a promessa para os que vivem nos derradeiros dias? - "Voltai à fortaleza, ópresos de esperança; também hoje vos anuncio que vos recompensarei em dobro."Zac. 9:12. "Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor, que faz osrelâmpagos, lhes dará chuveiro de água, e erva no campo a cada um." Zac. 10:1.”Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 210 e 211. f) “A Chuva Serôdia há de cair sobre o povo de Deus. Um poderoso anjodescerá do Céu, e toda a Terra se iluminará com a Sua glória. Estamos preparadospara tomar parte na gloriosa obra do terceiro anjo? Estão os nossos vasospreparados para receber o orvalho celestial? Temos alguma contaminação e pecadono coração? Se é assim, purifiquemos o templo da alma e preparemo-nos para osSeminários: Dá-nos a Chuva Serôdia! – Introdução Geral
  • 12. 12aguaceiros da chuva serôdia. O refrigério pela presença do Senhor nunca virá acorações cheios de impureza. Que Deus nos ajude a morrer para o próprio eu, paraque Cristo, a esperança da glória, seja formado interiormente!” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 295. g) “É certo que no tempo do fim, quando a causa de Deus na Terra estiverprestes a terminar, os sinceros esforços dos consagrados crentes sob a guia doEspírito Santo serão acompanhados por especiais manifestações de favor divino.Sob a figura das chuvas temporã e serôdia, que caem nas terras orientais ao tempoda semeadura e da colheita, os profetas hebreus predisseram a dotação de graçaespiritual em medida extraordinária à igreja de Deus. O derramamento do Espíritonos dias dos apóstolos foi o começo da primeira chuva, ou temporã, e glorioso foi oresultado. Até ao fim do tempo, a presença do Espírito deve ser encontrada com averdadeira igreja. Ao avizinhar-se o fim da ceifa da Terra, uma especial concessãode graça espiritual é prometida a fim de preparar a igreja para a vinda do Filho dohomem. Esse derramamento do Espírito é comparado com a queda da chuvaserôdia; e é por esse poder adicional que os cristãos devem fazer as suas petiçõesao Senhor da seara "no tempo da chuva serôdia". Em resposta, "o Senhor, que fazos relâmpagos, lhes dará chuveiro de água". Zac. 10:1. "Ele... fará descer a chuva, atemporã e a serôdia, no primeiro mês." Joel 2:23.” Atos dos Apóstolos, p. 55.14. Conceito de Chuva Serôdia Pelo Espírito de Profecia: Poder Adicional eAnalogia: Comparação Com as Chuvas a) “Esse derramamento do Espírito é comparado com a queda da chuvaserôdia; e é por esse poder adicional que os cristãos devem fazer as suas petiçõesao Senhor da seara "no tempo da chuva serôdia". Atos dos Apóstolos, págs. 54 e55. b) “Sob a figura das chuvas temporã e serôdia, que caem nas terrasorientais ao tempo da semeadura e da colheita, os profetas hebreus predisseram adotação de graça espiritual em medida extraordinária à igreja de Deus. Oderramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi o começo da primeira chuva,ou temporã, e glorioso foi o resultado. ... Ao avizinhar-se o fim da ceifa da Terra,uma especial concessão de graça espiritual é prometida a fim de preparar a igrejapara a vinda do Filho do homem. Esse derramamento do Espírito é comparado coma queda da chuva serôdia.” Atos dos Apóstolos, págs. 54 e 55. c) “No Oriente a chuva temporã cai no tempo da semeadura. Ela énecessária, para que a semente possa germinar. Sob a influência de fertilizantesaguaceiros, brota o tenro rebento. Caindo perto do fim da estação, a Chuva Serôdiaamadurece o grão, e o prepara para a foice. O Senhor utiliza esses elementos danatureza para representar a obra do Espírito Santo. Como o orvalho e a chuva sãodados primeiro para fazer com que a semente germine, e então para amadurecer acolheita, assim é dado o Espírito Santo para levar avante, de um estágio para outro,o processo de crescimento espiritual. O amadurecimento do grão representa aterminação do trabalho da graça de Deus na alma. Pelo poder do Espírito Santodeve a imagem moral de Deus ser aperfeiçoada no caráter. Devemos sercompletamente transformados à semelhança de Cristo. A chuva serôdia, amadurecendo a seara da Terra, representa a graçaespiritual que prepara a igreja para a vinda do Filho do homem. Mas a menos que achuva temporã haja caído, não haverá vida; a ramagem verde não brotará. Se aSeminários: Dá-nos a Chuva Serôdia! – Introdução Geral
  • 13. 13chuva temporã não fizer seu trabalho, a serôdia não desenvolverá a semente até aperfeição.” Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 50615. Quando Deus nos Derramará a Santa Unção, a Chuva Serôdia (a PlenitudeEspírito Santo)? Pode ser Agora! Isto foi Dito há mais de 116 anos! a) “A resposta pode vir com súbita velocidade e sobrepujante poder, ou podedemorar dias e semanas, e nossa fé receber uma prova. Deus, porém, sabe como equando responder à nossa oração.” História da Redenção, p. 247. b) “A descida do Espírito Santo sobre a igreja é olhada como estando nofuturo; é, porém o privilégio de tê-la agora buscai-a, orai por ela, crede nela!Precisamos tê-la, e o Céu espera para concede-la.” Review and Herald, 19 de marçode 1895.16. Onde (em que lugar) o Espírito Santo Pode ser Derramado? Pedir nasReuniões Para, “Agora Mesmo”, não Para Amanhã, no Futuro! a) “Devemos aproveitar toda a oportunidade de nos colocarmos no condutoda bênção. Cristo disse: “Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, aíestou no meio deles. As convocações da igreja, como nas reuniões campais (nocampo, mata) as assembléias (nas reuniões) da igreja local, e todas as ocasiões emque há trabalho pessoal em favor das almas, são oportunidades determinadas porDeus para dar tanto a chuva temporã como a serôdia.” Testemunhos Para Ministros,p. 508. b) “Em todas as reuniões em que estivermos presentes, nossas oraçõesdevem ser feitas no sentido de que, agora mesmo, Deus conceda fervor e ânimo anosso coração... Se com fé orarmos pela bênção, recebê-la-emos conforme Deusnos prometeu.” Testemunhos Para Ministros, p.509.17. Como Satanás Faz: No Gelo da Indiferença ou no Fogo do Fanatismo! “Temos visto, em nossa experiência, que, se Satanás não consegue prenderas pessoas no gelo da indiferença (desinteresse, sonolência, insensibilidade) eleprocurará impeli-las para o fogo do fanatismo (extremismo, intransigência,desequilíbrio, entusiasmo falso, inconveniente excitação). Quando o Espírito doSenhor Se faz notar entre o Seu povo, o inimigo aproveita a oportunidade paratambém atuar sobre várias mentes, levando-as a misturar seus próprios peculiarestraços de caráter com a obra de Deus...” Mente, Caráter e Personalidade, vol. I, p.38.18. Temos que Imitar os Pioneiros: Lutar com Deus em Oração! Não Espere umPoder Impelente , que Força, Arrasta! a) “Os antigos porta-bandeiras sabiam o que significava lutar com Deus emoração, e fruir o derramamento de Seu Espírito. Estes, porém, estão se retirando docenário; e quem está surgindo para preencher-lhes o lugar? Como é com a geraçãoque surge? Estão eles convertidos a Deus? Estamos nós alerta quanto à obra quese está desenvolvendo no santuário celeste, ou estamos à espera de algum poderimpelente que venha sobre a igreja antes de despertarmos?” MensagensEscolhidas, vol. 1, p. 122. b) “Não lutaremos nós com Deus em oração, pedindo que o Espírito Santoentre em cada coração?” Testemunhos Para Igreja, vol. 8. p. 44.Seminários: Dá-nos a Chuva Serôdia! – Introdução Geral
  • 14. 1419. Nunca Toda a Igreja Será Reavivada! Temos Muito Mais que Temer os deDentro Contra o Êxito do Reavivamento, da Reforma e do Evangelismo, do queos de Fora! “Temos esperança de ver toda a igreja reavivada? Tal tempo nunca há devir. Há na igreja pessoas não convertidas, e que não se unirão em fervorosa,prevalecente oração. Precisamos entrar na obra individualmente. Precisamos orarmais, e falar menos. Abundante é a iniquidade, e o povo deve ser ensinado a não sesatisfazer com uma forma de piedade sem o espírito e o poder. Se intentarmosesquadrinhar o próprio coração, afastando nossos pecados, corrigindo nossas mástendências, nossa alma não se inchará em vaidade; desconfiaremos de nósmesmos, possuindo permanente senso de que nossa suficiência é de Deus.Temosmuito mais a temer de dentro do que de fora. Os obstáculos à força e ao êxito sãomuito maiores da parte da própria igreja do que do mundo.” Mensagens Escolhidas,vol. I, p. 122.20. Apelo de Ellen White: Em Cada Cidade Apegar-se com DeterminadoEmpenho em Favor do Batismo do Espírito Santo! “Apelo aos membros da igreja em cada cidade para que se apeguem aoSenhor com determinado empenho em favor do batismo do Espírito Santo.”Conselhos Sobre Saúde, p. 548.Seminários: Dá-nos a Chuva Serôdia! – Introdução Geral
  • 15. 15DÁ-NOS A CHUVA SERÔDIA! 1º. SEMINÁRIO O SENHOR JESUS CRISTO, OREAVIVADOR E O REFORMADOR!
  • 16. 16 1º. Seminário O Senhor Jesus Cristo, o Reavivador e o Reformador!Introdução:1. A Necessidade e a indispensabilidade de Manter Jesus no Centro Para oSucesso do Reavivamento e a Reforma Espiritual Permanentes. Isto é a Base(o fundamento, apoio, suporte, alicerce) Para Todas as Outras Reformas: Desaúde, na fidelidade nos dízimos e ofertas, no uso do tempo, na guarda dosábado, no vestuário, na música, na linguagem, na pregação, no batismo, etc. O Senhor Jesus Cristo, Disse: “Porque sem mim nada podeis fazer.” Jo. 15: 5. Definição de nada: “Nenhuma Coisa, Coisa alguma.” Dicionário Aurélio daLíngua Portuguesa. O reavivamento e a reforma espiritual verdadeiros, são milagres da divinagraça. Assim sendo, impossíveis sem Jesus! “Jesus veio para "desfazer as obras do diabo" I João 3:8. "NEle estava a vida"(João 1:4) e Ele diz: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância".João 10:10. Jesus é "espírito vivificante". I Cor. 15:45. E possui ainda o mesmopoder vitalizante que tinha quando na Terra curava o doente, e assegurava o perdãoao pecador. "Perdoa todas as tuas iniqüidades", "sara todas as tuas enfermidades."Sal. 103:3.” O Desejados de Todas as Nações, p. 270. “... Eis aí a obra dos ministros de Cristo. Visto que esta obra não tem sidorealizada, visto que Jesus e Seu caráter, Suas palavras e Sua obra não têm sidoapresentados ao povo, a situação religiosa das igrejas testifica contra seus mestres.As igrejas estão prestes a morrer porque é apresentada pouca coisa de Cristo. Elasnão têm vida espiritual e discernimento espiritual.Os ministros do evangelho seriamhomens poderosos se pusessem sempre o Senhor diante de si e dedicassem seutempo ao estudo de Seu admirável caráter. Se fizessem isto, não haveriaapostasias, ninguém seria separado da associação por haver, pelas suas práticaslicenciosas, desonrado a causa de Deus e exposto Jesus ao vitupério...O caráter deCristo é um caráter infinitamente perfeito, e Ele precisa ser exaltado, precisa serrealçado proeminentemente, pois é o poder, a força, a santificação e a justiça detodos os que crêem nEle... O pastor deve, ele mesmo, demorar-se no caráter deCristo...” Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 183-189.1º. Sem.: O Senhor Jesus Cristo, o Reavivador e o Reformador!
  • 17. 17Parte I - Jesus o Reavivador, o Ressuscitador Espiritual2. Sem Jesus Estamos Mortos Espiritualmente, “em Ofensas e Pecados” Ef.2:1, e não Podemos Ressuscitar por nós Mesmos!Definição de Reavivamento: “Reavivamento significa renovação da vida espiritual,um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morteespiritual.” Eventos Finais, p. 190.3. O Reavivamento é o Deus Espírito Santo na Alma:a) “O Espírito Santo é o sopro da vida espiritual na alma. A comunicação do Espíritoé a transmissão da vida de Cristo. Reveste o que O recebe com os atributos deCristo. Unicamente os que são assim ensinados por Deus, os que possuem aoperação interior do Espírito, e em cuja vida se manifesta a vida de Cristo, devem-secolocar como homens representativos, para servir em favor da igreja.” O Desejadode Todas as Nações, p. 805.b) “Seja qual for a má prática, a paixão dominante que, devido a longacondescendência, prende tanto a alma como o corpo, Cristo é capaz de libertar, eanseia fazê-lo. Ele comunicará vida à alma "morta em ofensas". Efés. 2:1.” Exaltai-O- MM/1992, p. 88.c) “O coração destes (do povo de Israel) poderia parecer agora tão morto como aspedras do deserto, mas o Espírito de Deus o poderia vivificar para fazer Suavontade, e receber o cumprimento da promessa.” O Desejado de Todas as Nações,p. 107.4. O Agente (representante, que pratica a ação) do Senhor Jesus Cristo Para oReavivamento da Morte Espiritual, da Alma: O Deus Espírito Santo:a) Jesus: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e doEspírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e oque é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vosé nascer de novo." João 3:5-7.b) “O Senhor Jesus atua por meio do Espírito Santo; pois Ele é representante Seu.Por meio dEle, Jesus infunde vida espiritual na pessoa, avivando-lhe as energiaspara o bem, purificando-a da contaminação moral, e adaptando-a para Seu reino.”Filhos e Filhas de Deus - MM/1956, p. 282.1º. Sem.: O Senhor Jesus Cristo, o Reavivador e o Reformador!
  • 18. 185. Mediante o Crer, o Confiar em Deus, que se Obtém Nova Vida: “Então o Espírito de Deus, mediante a fé, produz uma nova vida na alma. Ospensamentos e desejos são postos em obediência à vontade de Cristo. O coração, oespírito, são novamente criados à imagem dAquele que opera em nós para sujeitar aSi mesmo todas as coisas. Então a lei de Deus é escrita na mente e no coração, epodemos dizer com Cristo: "Deleito-Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meu". Sal.40:8.” O Desejado de Todas as Nações, p. 176.6. Relacionamento com Deus Mediante a Sua Palavra, a Santa Bíblia, é que seMatem Vida Espiritual. “Como a vida física se mantém pela comida, assim é a espiritual mantida pelaPalavra de Deus. E toda alma deve receber, por si própria, vida da Palavra de Deus.Como temos de comer por nós mesmos a fim de receber nutrição, assim devemosreceber a palavra por nós mesmos. Não a haveremos de obter simplesmente pormeio de outra pessoa. Cumpre-nos estudar cuidadosamente a Bíblia, pedindo aDeus o auxílio do Espírito Santo, para que possamos compreender a Palavra.” ODesejado de Todas as Nações, p. 390.7. Mediante o Relacionamento com Deus Através da Oração:Meio pelo qual oser humano se põe em intima relação com Deus. “Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração.” MensagensEscolhidas, vol. 1, pág. 121.Parte II - Jesus o Reformador do Caráter!8. O que precisa ser Reformado, Mudado, Transformado, Afinal? O Caráter, deCada Membro e “Coletivo” da Igreja!O que é o caráter que precisa ser reformado?Definição de Caráter: “Qualidade inerente a uma pessoa, o conjunto dos traçosparticulares, o modo de ser de um indivíduo ou grupo.” Dicionário Aurélio da LínguaPortuguesa. Definição de reforma: “Reforma significa uma reorganização, uma mudançanas ideias e teorias,hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a1º. Sem.: O Senhor Jesus Cristo, o Reavivador e o Reformador!
  • 19. 19menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito.” Mensagens Escolhidas, vol.1, p. 128.9. Pelo Pecado Nosso Caráter foi Deformado, Desmodelado da Semelhançacom Jesus, Arruinado. O Modelo é o Caráter de Jesus!Reformar: Formar de novo, reconstruir, restaurar, o caráter manchado pelo pecado,arruinado, deformado da semelhança do caráter de Cristo.Remodelar: Tornar a modelar; refazer com modificações profundas. Dic. Aurélio daLíngua Portuguesa.10. Reforma Verdadeira, só Jesus Pode Fazer! “Ninguém, senão Cristo, pode remodelar o caráter arruinado pelo pecado.Veio para expelir os demônios que haviam dominado a vontade. Veio para noserguer do pó, reformar o caráter manchado, segundo o modelo de Seu divinocaráter, embelezando-o com Sua própria glória.” O Desejado de Todas as Nações,p. 38.11. Reforma Genuína só Com Jesus o Resto é Remendo, Tapar Buraco,Caiação, Pintura Exterior, Maquiagem, Mudança Externa!a) “É pela renovação do coração que a graça de Deus atua para transformar a vida.Não basta mera mudança externa, para nos pôr em harmonia com Deus. Muitos háque procuram reformar-se corrigindo este ou aquele mau hábito, e esperam destamaneira tornar-se cristãos, mas começam de modo errado. Nossa primeira obrarealiza-se no coração. ...” Nos lugares Celestiais-MM/1968, p. 21.b) “À parte do poder divino, nenhuma reforma genuína pode ser efetuada. Asbarreiras humanas erguidas contra as tendências naturais e cultivadas não são maisque bancos de areia contra uma torrente. Enquanto a vida de Cristo não se torna umpoder vitalizante em nossa vida, não nos é possível resistir às tentações que nosassaltam interior e exteriormente.” Ciência do Bom Viver, p. 130.c) “Sem Cristo, não nos é possível vencer um só pecado, ou resistir à menortentação. Muitos necessitam do Espírito de Cristo e de Seu poder para iluminar-lheso entendimento, da mesma maneira que o cego Bartimeu precisava de sua vistamaterial.” Testemunhos Seletos,vol. I, p. 514.1º. Sem.: O Senhor Jesus Cristo, o Reavivador e o Reformador!
  • 20. 2012. Nenhuma Reforma Espiritual Permanente é Possível, Sem Cristo! “Não podeis servir ao Senhor”, disse Josué, “porquanto é Deus santo,... nãoperdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados.” Antes que pudesse haverqualquer reforma permanente, o povo devia ser levado a sentir sua completaincapacidade de, por si mesmos, prestarem obediência a Deus. Haviamquebrantado a Sua lei; esta os condenava como transgressores, e não provia meiode livramento. Enquanto confiavam em sua própria força e justiça, era-lhesimpossível conseguir o perdão de seus pecados; não podiam satisfazer asreivindicações da lei perfeita de Deus, e era em vão que se comprometiam a servi-Lo. Unicamente pela fé em Cristo é que poderiam conseguir o perdão do pecado, ereceber força para obedecer à lei de Deus . Não mais deviam confiar em seuspróprios esforços para alcançar a salvação; deviam confiar inteiramente nos méritosdo Salvador prometido, se queriam ser aceitos por Deus.” Patriarcas e Profetas, p.524.13. Como Ele Faz a Reforma Espiritual? Que Meios Ele Usa, Quem é o AgenteReconstrutor, Transformador? Qual é Processo?a) “A vida cristã não é uma modificação ou melhoramento da antiga, mas umatransformação da natureza. Tem lugar a morte do eu e do pecado, e uma vida todanova. Essa mudança só se pode efetuar mediante a eficaz operação do EspíritoSanto.” Desejado de Todas as Nações, P. 172.b) “O Espírito Santo era o mais alto dos dons que Ele podia solicitar do Pai paraexaltação de Seu povo. Ia ser dado como agente de regeneração, sem o qual osacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido. O poder do mal se estiverafortalecendo por séculos, e alarmante era a submissão dos homens a esse cativeirosatânico. Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operaçãoda terceira pessoa da Trindade, a qual viria, não com energia modificada, mas naplenitude do divino poder. É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado peloRedentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Eletorna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como umpoder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravarSeu próprio caráter em Sua igreja.” O Desejado de Todas as Nações, p. 671.c) “Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Ospensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, ahumildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui atristeza, e o semblante reflete a luz do Céu.” O Desejado de Todas as Nações, p.173.1º. Sem.: O Senhor Jesus Cristo, o Reavivador e o Reformador!
  • 21. 2114. Mediante a Fé “Mediante a fé, recebemos a graça de Deus; mas a fé não é nosso Salvador.Ela não obtém nada. É a mão que se apega a Cristo e se apodera de Seus méritos,o remédio contra o pecado. E nem sequer nos podemos arrepender sem o auxílio doEspírito de Deus.” O Desejado de Todas as Nações, p.175.15. Através do Relacionamento com Deus Mediante a Sua Palavra “Ao procurarmos relacionar-nos com nosso Pai celestial através de SuaPalavra, anjos se achegarão a nós, nossa mente será fortalecida, nosso caráterelevado e apurado. Tornar-nos-emos mais semelhantes a nosso Salvador. E, aocontemplarmos o que é belo e grande na natureza, nossas afeições crescem paracom Deus.” O Desejado de Todas as Nações, p. 70.16. Pela Contemplação do Caráter de Cristo Jesus, Nosso Senhor eReivindicando (solicitando, requerendo) da Justiça Dele:a) “Olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus... ” Hb.12: 2.b) “Irmãos e irmãs, é pela contemplação que somos transformados. Fixando-nos noamor de Deus e nosso Salvador, mediante a contemplação da perfeição do caráterdivino e reivindicando a justiça de Cristo como sendo nossa pela fé, havemos de sertransformados à mesma imagem.” Exaltai - O - MM/1992, p. 252.c) “É contemplando que somos transformados à Sua semelhança. Esta é a verdadepresente. Temos falado sobre a lei. Isto é correto. Só temos, porém, enaltecidocasualmente a Cristo como o Salvador que perdoa os pecados.” MensagensEscolhidas, vol. 3, p. 183.17. Pelo Cumprimento da Missão de Salvar Almas Para Cristo! “E aquele que procura comunicar luz aos outros, será ele próprio abençoado."Chuvas de bênçãos serão." "O que regar também será regado." Prov. 11:25. Deuspoderia haver realizado Seu desígnio de salvar pecadores sem o nosso auxílio; masa fim de desenvolvermos caráter semelhante ao de Cristo, é-nos preciso partilhar deSua obra. A fim de participar da alegria dEle - a alegria de ver almas redimidas porSeu sacrifício - devemos tomar parte em Seus labores para redenção delas.” ODesejado de Todas as Nações, p.142.18. Os Anjos Cantam Com as Reformas, Mudanças no Caráter. Deus e Cristose Regozijam, Alegram-Se Muito! “Mediante a influência do Espírito, a inimizade contra Deus transforma-se emfé e amor, o orgulho em humildade. A alma percebe a beleza da verdade, e Cristo é1º. Sem.: O Senhor Jesus Cristo, o Reavivador e o Reformador!
  • 22. 22honrado em excelência e perfeição de caráter. Ao efetuarem-se essas mudanças, osanjos rompem num hino arrebatador, e Deus e Cristo Se regozijam nas almasmoldadas à semelhança divina.” Maravilhosa Graça -MM/1974, p.194.19. Promessa Para os que Forem Reformados Pelo “Obreiro-Mestre”, o SenhorJesus Cristo:Glória: Sua própria glória, o Seu caráter, e andar com Ele de vestidos brancos naglória celestial: “Nossa vida pode parecer um emaranhado; mas ao confiarmos ao sábioObreiro-Mestre, Ele tirará dali o padrão de vida e caráter que O glorifique. E essecaráter que exprime a glória - o caráter - de Cristo, será aceito no Paraíso de Deus.Uma renovada raça andará com Ele de vestidos brancos, pois disso são dignos.” ODesejado de Todas as Nações, p. 331.20. A Medida Correta do Caráter a ser Reformado: O Caráter Divino Reveladopor Cristo na Sua Vida Terrestre! Os Mesmos Atributos (características,qualidades)! “A medida do caráter correta dada pelo Senhor está nas palavras do profetaMiquéias: “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige:pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.” Háhomens que podem ser descritos como estando agindo corretamente e amandomisericordiosamente, mas que não têm o princípio da verdade em seu íntimo, nem afé que os levará a andar humildemente com o Senhor. Eles podem aparentementeter todas as especificações necessárias, exceto a da fé santificada. Faltando isso,falta-lhes tudo. A vida não é santificada, e sem santificação dos motivos e propósitosé impossível agradar a Deus. O Senhor deu afeições e intelecto a homens emulheres, afim de que possam apreciar o caráter divino assim como foi revelado navida terrestre de Cristo, e, pela fé nEle, revelar os mesmos atributos. Cristo deve sermanifestado na vida de todo verdadeiro crente. Todos devem mostrar, pela própriavida, que têm direito a reivindicar a cidadania do reino de Cristo e de Deus.” Reviewand Herald, 30 de setembro de 1909.21. Bênçãos Retidas por Falta da Representação do Glorioso Caráter de Cristo! “A bênção de Deus não pode vir sobre os que se mostram ociosos em Suavinha. Professos cristãos que nada fazem neutralizam os esforços dos verdadeirosobreiros por sua influência e exemplo. Fazem que as grandes e importantesverdades que professam crer pareçam incoerentes, e tornam-nas de nenhum efeito.Eles representam falsamente o caráter de Cristo. Como pode Deus derramar oschuveiros de Sua graça sobre as igrejas que são em grande parte compostas desta1º. Sem.: O Senhor Jesus Cristo, o Reavivador e o Reformador!
  • 23. 23espécie de membros? Não são de maneira nenhuma úteis na obra de Deus. Comopode o Mestre dizer a tais pessoas: "Bem está, servo bom e fiel. ... entra no gozo doteu Senhor" (Mat. 25:21), quando eles não têm sido nem bons e nem fiéis? Deusnão pode dizer uma falsidade. O poder da graça de Deus não pode ser dado emgrande medida às igrejas. Desonraria o Seu próprio glorioso caráter permitir quetorrentes de graça viessem sobre o povo que não toma o jugo de Cristo, que nãoleva o Seu fardo, que se não negam a si mesmos, que não exaltam a cruz de Cristo.Por causa de sua indolência são um embaraço aos que sairiam para o trabalho seeles não barrassem o caminho.” Beneficência Social, p. 307.Conclusão:Advertência Para Reflexão:22. Jesus só Voltará Quando a Reforma, as Mudanças, na Sua Igreja, Refletir oSeu Caráter! O que foi morta, a nossa vida espiritual, precisa ser reavivada, despertada,ressuscitada. O que foi deformado, o nosso caráter, precisa ser feito de novo,reformado, remodelado. A “Obra-Padrão”, o modelo, para a nossa reforma é a glóriade Jesus, o Seu caráter. Ele é o “Obreiro-Mestre”. Você vai entregar-se nas mãosDele para a glória do reavivamento, a glória da reforma e para a glória do Seu reinocelestial, que está chegando? a) “Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Suaigreja. Quando o caráter e Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, entãovirá para reclamá-los como Seus.” Eventos Finais, p.39. b) “Cristo não Se manifestará enquanto a vitória não for completa.” ODesejado de Todas as Nações, p. 828. Apelo: “Eis que estou à porta, e bato", declara o Senhor; "se alguém ouvir a Minhavoz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apoc.3:20.” Atos do Apóstolos, p. 587.1º. Sem.: O Senhor Jesus Cristo, o Reavivador e o Reformador!
  • 24. 24 DÁ-NOS A CHUVA SERÔDIA! 2º. SEMINÁRIOREAVIVADOS E REFORMADOS PARA OSUCESSO NO CUMPRIMENTO DA “MISSÃOFINAL.”
  • 25. 25Parte – I INTRODUÇÃO “A Missão Final.” O que é?Foi o Senhor Jesus Cristo Quem deu a Ordem, a Missão, o Dever: Mateus 11:28 “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo opoder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os aguardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convoscotodos os dias, até a consumação dos séculos.”Definição de missão: Encargo, obrigação, compromisso, dever a cumprir. Dicionário Aurélio da LínguaPortuguesa.1. O Pr. Ted Wilson, no seu Primeiro Sermão Como Presidente da ConferênciaGeral, Disse: a) “Que mensagem preciosa temos para anunciar ao mundo nestes últimosdias!... Jesus está voltando!”E mais: b) “O Espírito Santo nos chama agora a uma experiência renovada.Necessitamos da capacitação do Espírito Santo para realizarmos a missão final(dar ao mundo a mensagem que é a verdade para o tempo presente) neste períodocrítico da história da terra, pouco antes da segunda vinda de Cristo.” AdventistWorld, janeiro de 2011, p.15. Grifo e parênteses acrescentados. c) “Ergam os vigias agora a voz e dêem a mensagem que é verdadepresente para este tempo.” Serviço Cristão, p. 163.2. Devemos Fazer Soar um Alarme que Jesus Está Voltando! a) “Fazei soar um alarme pela extensão e largura da Terra. Dizei ao povoque o dia do Senhor está perto, e se apressa grandemente. Ninguém fique poradvertir.” Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 375. b) “Chegado é o tempo em que a mensagem da breve volta de Cristo devesoar através do mundo.” Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 293. c) “O mundo tem de ser advertido da breve volta do Senhor.” SouthernWatchman, 20 de junho de 1905.3. A Causa, o Motivo, de Deus não Operar Para Trazer Muitos Para a VerdadeAgora! “O Senhor não opera agora para trazer muitas pessoas para a verdade, porcausa dos membros da igreja que nunca foram convertidos, e dos que uma vezconvertidos, voltaram atrás (apostatados dentro da igreja). Que influência teriamesses membros não consagrados, sobre os novos conversos? Não tornariam semefeito a mensagem dada por Deus, a qual Seu povo deve apresentar?”Testemunhos Para a Igreja, vol. 6, pág. 371.2º. Sem.: Reavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final”.
  • 26. 26Parte- IIESTRATÉGIAS (PLANOS E AÇÕES) DE DEUS PARA O SUCESSO DOCUMPRIMENTO DA “MISSÃO FINAL.”4.Síntese:1ª. Reavivamento (Pessoal e Corporativo) e Reforma (Pessoal e Corporativa);2ª. Orações Intercessórias Para a Salvação de Almas e Ação bem Planejada;3ª. A Igreja se Revestir com o Manto da Justiça de Cristo;4ª. A Igreja Deixar Qualquer Aliança com o Mundo;5ª. União: Reunião de forças, unidade, coesão.Introdução da Parte II5. Deus diz o que Fazer, como Fazer e Quando Fazer! Ele Tem Retido SuasBênçãos por não Seguirmos Suas Diretrizes, instruções! a) “Quando apresentamos nossas próprias idéias e opiniões, desenca-minhamos a outros. “Daí importância a um claro “Assim Diz o Senhor”, e sereisentão cooperadores de Cristo.” Esse Dia Com Deus - MM/1980, p. 367. b) “Temos que seguir as direções dadas por meio do Espírito de Profecia.”Obreiros Evangélicos, p. 308. c) “Deus tem retido as Suas bênçãos porque Seu povo não tem trabalhadoem harmonia com as Suas diretrizes.” Testemunhos Para a Igreja, vol. 7, p. 19. d) “Até que ponto aqueles que professam confiança nos Testemunhos têmprocurado viver de acordo com a luz concedida através deles? Até que ponto têmconsiderado as advertências dadas? Até que ponto têm acatado as instruçõesrecebidas?” Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, p. 663.6. O Pr. Ted Wilson, o presidente reavivalista e reformista, disse: O Espírito deProfecia será “instrucional” e não apenas “devocional”. Que bom que chegamos aofim da “era” do “eu acho”, “eu penso” e “vamos fazer assim”! Que bom que vamosbuscar o “Assim diz o Senhor”, o “Está Escrito”, “ O Plano do Senhor”, pois nossotrabalho não é tanto “fazermos planos” para obra de Deus, e sim, executarmosfielmente os Seus planos, feitos há anos, sob Sua sabedoria, no Seu tempo (já) e doSeu modo: Fazer do reavivamento nosso primeiro trabalho, nossa primeiraocupação, fazer a reforma e o evangelismo: Com rapidez, como um alarme soandoe a todo o mundo, avisando que Jesus está voltando!7. Parar de Confiar nos Recursos Humanos Para o Sucesso da Igreja:Habilidades, Preparo e Conhecimentos! Chega de por o Plano de Deus:Verdadeira Piedade e o Espírito Santo, em Segundo Plano! “De modo geral, muito pouco da obra do Espírito Santo tem influenciado aigreja. Por outro lado, muita dependência tem sido concentrada sobre os recursoshumanos na busca do sucesso para a igreja. Se houver verdadeira piedade na igrejatambém haverá uma genuína fé nas manifestações da eficiência do Espírito Santo.È a excessiva dependência do homem e sua habilidades, preparo e conhecimentosque tem relegado a segundo plano o Senhor Deus. Aquele que tem todo o poder,condições de ajudar e anseia manifestar-Se. A cada alma negligenciada ou aflitaque sente a sua carência de poder moral. É necessário apegar-se à Palavra de2º. Sem.: Reavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final”.
  • 27. 27Deus com absoluta confiança, e não ficar apenas dependendo dos recursohumanos.” (Manuscript Releases, v. 20, p. 323.) Lições da Vida de Neemias -Sabedoria Divina Para os Líderes Modernos, p. 79.8. A Bíblia e o Espírito de Profecia Garantem o Nosso Sucesso na “MissãoFinal”, Dizendo: a) “Em Deus Faremos Proezas.” Sal. 60:12. b) “Quando, em nosso trabalho para Deus, seguirmos energicamentemétodos corretos, ter-se-á uma colheita de almas.” Evangelismo, p. 330.PRIMEIRA ESTRATÉGIA de Deus Para o Sucesso do Cumprimento da “MissãoFinal”: a) O Genuíno Reavivamento: Despertamento, o Batismo do Espírito Santo, a Bendita Chuva Serôdia, o Derramamento do Espírito de Deus. b) A Reforma: Completa, Decidida, Ampla e Profunda. “Deus está apelando para que haja um reavivamento e uma reforma. As„linhas regulares‟ não tem conseguido realizar a obra que Deus quer ver concluída.”(Manuscript Releases, v. 14, p. 204.)” Lições da Vida de Neemias - Sabedoria DivinaPara os Líderes Modernos, p. 79. O preparo para “A Missão Final” é, em primeiríssimo lugar, chamado peloEspírito de Profecia de reavivamento. O Pr. Erton Köhler, o nosso presidente daDivisão Sul-Americana, falando sobre este tema, disse: “Reavivamento genuíno é a chave para a conclusão da obra... Até quandovamos esperá-lo? (a Chuva Serôdia).” Revista Adventista, 12/2009, p. 4. Parêntesesacrescentados. O Pr. Ted Wilson, presidente da Associação Geral, pergunta: EstamosDispostos? – Um Reavivamento da Piedade (Amor e respeito às coisas religiosas;religiosidade; devoção.) Primitiva (da origem, do princípio, do começo.) é NossaMais Urgente Necessidade. “Uma das maiores perguntas que enfrenta a Igreja Adventista hoje é:Estamos dispostos a sairmos de nossa zona de conforto e comodidade para permitirque Deus faça o que é necessário para preparar a cada um de nós através de umverdadeiro reavivamento pessoal e corporativo, para uma mudança ou reforma emnossas vidas e assim sermos mais semelhantes a Jesus e recebermos a chuvaSerôdia? Tudo isso só pode ocorrer através do poder do Espírito Santo.” 29 deMarço de 2011 – Silver Spring, Maryland, Estados Unidos.Ted N. C. Wilson. No site:www.reavivamentoereforma.com9. Definição de Reavivamento Pelo Espírito de Profecia, nos Escritos de EllenG. White: “Reavivamento e reforma são duas coisas diversas”: “Reavivamento significarenovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração,uma ressurreição da morte espiritual.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 128.2º. Sem.: Reavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final”.
  • 28. 2810. Atenção: O Reavivamento só é Possível com o Batismo do Espírito Santo! a) “Um reavivamento espiritual genuíno é obra do Espírito Santo. Nãopodemos reavivar a nós mesmos. Somente o Espírito Santo pode produzirreavivamento.” Pr. Mark Finley. b) “O Batismo do Espírito Santo como no dia do Pentecostes levará a umreavivamento da verdadeira religião e à execução de muitas obras maravilhosas.”Cristo Triunfante - MM/2002, p. 371. c) “Um verdadeiro reavivamento espiritual em nosso meio é a maior e maisurgente de todas as nossas necessidades. Nós precisamos da santa unção deDeus, o batismo do Seu Espírito; pois este é o único agente eficiente para proclamara santa verdade. É o Espírito Santo de Deus que desperta as faculdadesadormecidas da alma para apreciar as coisas do céu, e atrai as afeições na direçãode Deus e da verdade.” Gospel Workers, 1892 ed., pág. 370.11. O Verdadeiro Reavivamento Leva à Reforma e a Salvação de Almas! a) “Homens e mulheres oravam e lutavam com Deus, pela salvação dealmas... Notava-se uma transformação na vida dos que tinham professado o nomede Jesus... Este é o resultado da obra do Espírito de Deus. Não há prova de genuínoarrependimento a menos que ele opere reforma na vida. Se restitui o penhor,devolve o que tinha roubado, confessa os pecados, e ama a Deus e seussemelhantes, pode o pecador estar certo de que encontrou paz com Deus. Foramestes os efeitos que, em anos anteriores, se seguiram às ocasiões de avivamentoreligioso. Julgados pelos seus frutos, sabia-se que eram abençoados por Deus paraa salvação dos homens e para reerguimento da humanidade.” O Grande Conflito,págs. 463 e 464. b) “O reavivamento das igrejas provém do sincero esforço de alguma pessoaem buscar as bênçãos de Deus. Essa pessoa tem fome e sede de Deus, e pedecom fé, recebendo de acordo com ela. Põe-se a trabalhar com zelo, reconhecendosua inteira dependência do Senhor, e almas são despertadas para buscar umabênção semelhante, recebendo em seu coração um período de refrigério. A difusãoda obra não será negligenciada. Planos maiores serão delineados no devido tempo;mas o trabalho pessoal feito por todo indivíduo, o interesse manifestado pelosamigos e vizinhos, pode realizar muito mais do que se possa avaliar. É por faltadessa espécie de trabalho que estão perecendo muitas almas por quem Cristomorreu.” Serviço Cristão, p. 121.12. Está Faltando o Espírito Santo em Nossa Obra! a) “Está faltando o Espírito Santo em nossa obra... O que precisamos é obatismo do Espírito Santo. Sem isto, não estamos habilitados a sair ao mundo, maisdo que estavam os discípulos depois da crucifixão do Senhor.” MensagensEscolhidas, vol. I, p. 411. b) “É preciso que haja um despertamento (reavivamento) entre o povo deDeus, para que Sua obra seja levada avante com poder. Necessitamos o batismo doEspírito Santo.” Evangelismo, p. 558. c) “É por falta do Espírito Santo que muitos outros lugares não estão ouvindoa última mensagem de advertência... Anjos esperam para dispor de homens emulheres convertidos a que façam esta obra, devendo eles consagrar todo o2º. Sem.: Reavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final”.
  • 29. 29coração, mente e espírito para fazerem a obra. Não temos tempo a perder.”Manuscrito 62, 1896. d) “Uma razão por que não há mais conversões atualmente é porque vocêsmesmos precisam de conversão. Assim que receberem o batismo do Espírito Santo,vocês verão a salvação de Deus.” Manuscrito, 77, 1902.13. É o Espírito Santo, a Santa Unção, que nos Capacita Para o Trabalho deSalvação de Almas. Foi Esta Capacitação que os Discípulos Receberam! a) “Esses dias de preparo (em Jerusalém em 10 dias antes do Pentecostes)foram de profundo exame de coração. Os discípulos sentiram sua necessidadeespiritual, e suplicaram do Senhor a Santa Unção (o Espírito Santo) que os deviacapacitar para o trabalho de salvar almas.” Atos dos Apóstolos, p. 37. b) “Podiam (os discípulos) expor a Palavra da vida, pois haviam recebido aCeleste Unção (o Espírito Santo).” Atos dos Apóstolos, p. 594.14. Devemos Fazer um Preparo Maior Para o Pentecostes II, do que foi FeitoPara o Pentecostes I, é Ele Quem Terminará a Sua Obra , e não as NossasIdéias, Planos e Projetos! “Foi pela confissão e pelo abandono do pecado, por meio de fervorosaoração e da entrega pessoal a Deus, que os primeiros discípulos se prepararampara o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes. O mesmo trabalho,só que em grau mais elevado, deve ser feito agora... Foi Deus quem começou aobra, e Ele terminará Sua obra.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 25.15. O Que Precisamos no Para o Cumprimento da “Missão Final” é do Poderdo Espírito Santo: A Nossa Fonte de Força e Eficiência! a) “O que precisamos é o poder do Espírito Santo. Ele pode fazer por nós,num minuto, mais do que poderemos fazer em todo o tempo falando.” Manuscrito71, 1903. b) “Estai sujeitos ao Espírito Santo em tudo o que fizerdes, pois Ele é nossaforça e nossa eficiência.” Filhos e Filhas de Deus - MM/1956, p. 30.Reforma Espiritual: Mudanças Para o Sucesso no Cumprimento da “MissãoFinal.”16. O Espírito de Profecia nos diz: Com a Reforma, Muitos Mais Creriam naMensagem! “Se nosso povo estivesse meio desperto, se reconhecesse a proximidadedos acontecimentos descritos no Apocalipse, realizar-se-ia uma reforma em nossasigrejas, e muitos mais creriam na mensagem.” O Cuidado de Deus - MM/1995, 351. O experiente evangelista pr. Luiz Gonçalves, ensina: “Observe que Jesusapresenta uma sequência lógica, pois primeiro deve acontecer um reavivamento euma reforma na vida do crente para depois realizar o evangelismo com sucesso.”Site reavivamentoereforma.com2º. Sem.: Reavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final”.
  • 30. 3017. Precisa Haver Grandes Mudanças na Vida de Muitos Para a Salvação deAlmas! Satanás vai se Opor, Apresentar Oposição! “Vi que grandes mudanças precisam ser feitas no coração e vida de muitos,antes que Deus possa utilizá-los, mediante Seu poder, para a salvação de outros...serão transformados pela graça de Deus e empregados na especial obra de salvaralmas por quem Cristo morreu. A humildade tomará o lugar do orgulho, e aarrogante auto-estima será trocada por mansidão. ...Vi que satanás se oporá quandoeles fervorosamente iniciarem a obra de reforma própria.” Testemunhos Para aIgreja, vol. 2, p. 484.18. Reforma Espiritual Para não Contaminar, com a Corruptora Influência deSatanás, os Futuros Membros “Que possa haver uma reforma para que os que aceitarem a verdade nofuturo não sejam contaminados pela corruptora influência de Satanás.” OlhandoPara o Alto - MM/1983, p. 234.20. Definição de Reforma, Para o que foi Deformado, Pelo Espírito de Profecia,nos Escritos de Ellen G. White: a) “Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas ideias e teorias,hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que sejaligada com o reavivamento do Espírito”. Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 128. b) “A reforma espiritual, gerada pelo verdadeiro reavivamento, provocagrandes mudanças comportamentais na vida cristã.” Alberto R. Timm. No site:www.reavivamentoereforma.com em 10/03/2011.21. Definição dos Elementos da Definição de Reforma Feito Pelo Espírito deProfecia: Coisas que precisam Acontecer nas Nossas Vidas:Reorganização: Tornar a organizar, dar nova forma àquilo que perdeu a sua forma,por em ordem, estabelecer novas bases, de acordo com a vontade do Senhor.Mudanças: Dispor de modo diferente, remover, dar outra direção, modificar para sercomo Deus quer que seja.Nas idéias: No conjunto de nossos pensamentos, que passam a ser ospensamentos de Deus, através de Sua Palavra, do Espírito de Profecia e da obra doEspírito Santo, na mente renovada. Numa nova mente.Nas teorias: Nos raciocínios, nos conhecimentos. Buscar saber o que “Está Escrito”ou o “ Assim Diz o Senhor”.Nas Práticas: Nos usos, rotinas, costumes, hábitos, em todos os aspectos: Saúde,fidelidade no uso dos dons, estudo da Palavra de Deus, oração, etc.Nos Hábitos: Tendências, inclinações duradouras adquiridas pela repetiçãofreqüente do ato. Velhos e maus hábitos devem ser deixados e novos e bonshábitos, com base nas orientações e ordens de Deus, devem ser adquiridos.22. O Verdadeiro Espírito da Reforma: Buscar a Vontade de Deus em Todos osSentidos, na Bíblia e no Espírito de Profecia, Para Obedecê-La! “Quando constrangidos pela primeira vez a separar-se da Igreja Anglicana,os puritanos se uniram em solene concerto, como o povo livre do Senhor, "paraandarem juntos em todos os Seus caminhos, por eles conhecidos ou a serem2º. Sem.: Reavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final”.
  • 31. 31conhecidos". - Os Pais Peregrinos, J. Brown. Ali estava o verdadeiro espírito daReforma, o princípio vital do protestantismo.” O Grande Conflito, p. 291.23. A Reforma Deve ser Ampla, Profunda, Completa (em Tudo e em Todos),Grande, Inteira, com Reconversão e Rebatismo, se for o Caso! a) “É chegado o tempo para realizar uma reforma completa. Quando estareforma começar , o espírito de oração atuará em cada crente e banirá o espírito dediscórdia e luta.” Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 254. b) “Uma profunda e completa obra de reforma é necessária na IgrejaAdventista do Sétimo Dia.” Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, p. 559. c) “Deus requer daqueles que estão prontos a se deixarem reger peloEspírito Santo, que deem início a uma obra de inteira reforma.” Serviço Cristão, p.42. d) “A fim de preparar um povo para estar em pé no dia de Deus, deveriarealizar-se uma grande obra de reforma.” O Grande Conflito, p. 311. e) “Reconversão e Rebatismo de Adventistas do Sétimo Dia - O Senhorrequer decidida reforma. E quando uma alma está verdadeiramente reconvertida,seja ela rebatizada. Renove ela seu concerto com Deus, e Deus renovará Seuconcerto com ela.... Importa haver reconversão entre os membros, para que, comotestemunhas de Deus, testifiquem da autoridade e poder da verdade que santifica aalma.” Carta 63, 1903.24. Reforma Para a Obra Fazer Algum Progresso Definido! A ReformaCorporativa Deve Começar Pelos Pastores! a) “Vi que antes de a obra de Deus fazer algum progresso definido(acentuado, marcante), é necessário que os pastores sejam convertidos... Énecessário uma reforma entre o povo, mas essa deve começar o seu trabalhopurificador pelos pastores.” Testemunhos Para a Igreja, vol. 1, p. 468. b) “O povo de Deus não suportará a prova a menos que haja um reavivamento e reforma entre o povo de Deus, mas esta deve começar sua obra purificadora pelos pastores.” Testemunhos Para a Igreja, vol. I, p. 469.25. A Reforma Pessoal Deve Começar Pelo Coração - A Mente - A Parte MaisImportante do ser Humano. Pela Purificação da Alma! a) “A verdadeira reforma começa com a purificação da alma.” A Ciência doBom Viver, p. 180. b) “As circunstâncias não podem operar reformas. Cristianismo pressupõeuma reforma do coração. O que Cristo opera no interior, será manifesto no exteriorsob os ditames de um intelecto convertido. O plano de iniciar pelo exterior e procuraroperar interiormente, tem sempre falhado e falhará sempre. O plano de Deus paravós é começar na própria sede de todas as dificuldades – o coração – e então docoração hão de jorrar os princípios da justiça; a reforma será tanto externa comointerna.” Special Testimonies, Série A, nº 9, p. 54. c) “Talvez pareça que devemos estudar o próprio coração e ajustar nossasações por alguma norma nossa mesmo; não é esse o caso, porém. Isso nãorealizaria senão deformidade em vez de reforma. A obra deve começar no coração,e então o espírito, as palavras, a expressão do semblante e as ações da vida,2º. Sem.: Reavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final”.
  • 32. 32tornarão manifesto haver-se realizado uma mudança. Conhecendo a Cristo pelagraça por Ele abundantemente derramada, somos transformados... Com humildade,corrigiremos toda falta e defeito de caráter; por estar Cristo habitando no coração,somos adaptados para a família celestial.” Filhos e Filhas de Deus - MM/1956, p. 17.26. A Reforma Deve ser Contínua e Posta com Insistência Diante do Povo, porEnsinamento e Exemplo! a) “Seja a obra de reforma, de verdadeira conversão posta com insistênciadiante do povo.” Mensagens Escolhidas, vol. 2. p. 379. b) “Deve-se manter a reforma, contínua reforma, perante o povo, e vossoexemplo deve fortalecer os vossos ensinamentos.” Conselhos Sobre Saúde, p. 386.27.Atenção: Reavivamento e Reforma Precisam Fundir-se (incorporar, juntar-ser) “A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com oreavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem efetuar a obra que lhes édesignada, e no realizá-la, precisam fundir-se.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, p.128.28. Sugestões de Reformas: Na guarda do sábado, na fidelidade nos dízimos e ofertas, reforma desaúde, no vestuário, no uso dos nossos talentos, bens e tempo, no culto doméstico,no lar, na frequência aos cultos, na música, na linguagem, nos batismos, noevangelismo, no dever de repreender, nas recreações e entretenimentos, napregação, na reverência na Casa de Deus, na observância da Lei de Deus, etc. Obs. Nos sites www.reavivamentoereformafinal.com.br ewww.reavivamentoereforma.com, há materiais para muitos dos trabalhos acima eoutros serão disponibilizados.29. SEGUNDA ESTRATÉGIA de Deus Para o Sucesso no Cumprimento da“Missão Final”:A Igreja se Revestir com o Manto da Justiça de Cristo e Deixar QualquerAliança com o Mundo! “Se a igreja se revestir do manto da justiça de Cristo, deixando qualqueraliança com o mundo, raiará para ela o amanhecer de um dia brilhante e glorioso. Aspromessas de Deus a ela feitas serão sempre firmes. Ele fará dela uma excelênciaeterna, um regozijo de muitas gerações. A verdade, passando de largo aqueles quea desprezam e rejeitam, triunfará. Conquanto às vezes pareça haver retardado, seuprogresso nunca foi impedido. Quando a mensagem de Deus se defronta com aoposição, Ele lhe concede força adicional, para que ela exerça maior influência.Dotada de energia divina, abrirá caminho através das mais fortes barreiras etriunfará sobre todos os obstáculos.” Atos dos Apóstolos, p. 601.2º. Sem.: Reavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final”.
  • 33. 3330. TERCEIRA ESTRATÉGIA de Deus Para o Sucesso no Cumprimento da“Missão Final”:Muitas e Perseverantes Orações Para a Conversão de Almas! a) “Suas orações perseverantes trarão almas ao pé da cruz. Cooperandocom seus esforços abnegados, Jesus atuará nos corações, realizando milagres naconversão de almas.” Testemunhos Para a Igreja, vol. 7, p. 27. b) “O Senhor ouvirá nossas orações pela conversão de almas.” MensagensAos Jovens, p. 315. c) “Por meio de muita oração importa que trabalheis pelas almas, visto sereste o único método pelo qual podereis atingir os corações.” Evangelismo, p. 342.31. QUARTA ESTRATÉGIA de Deus Para o Sucesso no Cumprimento da“Missão Final”: O Espírito de Serviço se Apoderar de Toda a Igreja. Muitos NadaFazem! Deus e os Anjos têm Esperado Longamente, Faz Tempo! a) “Longamente tem Deus esperado que o espírito de serviço se apodere detoda a igreja, de maneira que cada um trabalhe para Ele segundo sua habilidade.Quando os membros da igreja de Deus fizerem a obra que lhes é indicada nosnecessitados campos nacionais e estrangeiros, em cumprimento da comissãoevangélica, todo o mundo será logo advertido, e o Senhor Jesus retornará à Terracom poder e grande glória. "E este evangelho do reino será pregado em todo omundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim." Mat. 24:14.” Atos dosApóstolos, p. 111. b) “Muitos dos membros de nossas igrejas grandes relativamente nadafazem.” Serviço Cristão, p. 183.32. QUINTA ESTRATÉGIA de Deus Para o Sucesso no Cumprimento da“Missão Final”:União: Reunião de forças, unidade, coesão! Cristo, pastores, oficiais da Igreja, membros e os anjos, unidos para com opoder do Espírito Santo, realizar “A Missão Final!”. Temos que nos livrar do sonosemelhante à morte. Os Anjos estão há muito tempo esperando que os membros daIgreja cooperem com eles na obra de proclamar o evangelho ao mundo! a) “O Senhor exige uma ação unida.” Testemunhos Para Ministros eObreiros Evangélicos, p. 399. b) “A obra de Deus na terra nunca poderá ser terminada, a não ser que oshomens e as mulheres que constituem a igreja concorram (contribuam, cooperem)ao trabalho e unam os seus esforços aos dos pastores e oficiais da igreja.” ObreirosEvangélicos, págs. 351 e 352. c) “Somente enquanto estivessem unidos com Cristo podiam os discípulosesperar possuir o poder acompanhante do Espírito Santo e a cooperação dos anjosdo Céu. Com o auxílio desses divinos instrumentos, apresentariam ao mundo umafrente unida, e seriam vencedores no conflito que eram forçados a manterincessantemente contra os poderes das trevas. Enquanto persistissem em trabalharunidos, mensageiros celestiais iriam adiante deles, abrindo-lhes o caminho;corações seriam preparados para a recepção da verdade, e muitos seriam ganhospara Cristo. Enquanto permanecessem unidos, a igreja avançaria "formosa como aLua, brilhante como o Sol, formidável como um exército com bandeiras". Cant. 6:10.2º. Sem.: Reavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final”.
  • 34. 34Nada lhe impediria o progresso. Ela avançaria de vitória em vitória, cumprindogloriosamente sua divina missão de proclamar o evangelho ao mundo.” Atos dosApóstolos, p. 90. d) “Não só por meio de homens em posições de alta responsabilidade, nãosó por meio de homens que ocupam cargos em comissões, não só pelos gerentesde nossos sanatórios e editoras que será feito o trabalho que levará a terra aencher-se do conhecimento de Deus, como as águas cobrem o mar. Essa obra sópode ser realizada Pela Igreja Inteira, desempenhando sua parte sob a orientação epoder de Cristo.” Testemunhos Para igreja, vol. 8. p. 47. e) “A Igreja inteira, agindo como uma só pessoa, irmanada em uniãoperfeita, deve ser uma agencia missionária ativa, movida e controlada pelo EspíritoSanto.” Testemunhos Para igreja, vol. 8. p. 47. f) “A igreja tem de livrar-se agora de seu sono semelhante ao da morte; poiso Senhor está à espera para abençoar Seu povo que reconheça a bênção quandoela chegar, difundindo-a em claros e fortes raios de luz... Os seres celestiais têmesperado longamente que os agentes humanos – os membros da igreja – com elescooperem na grande obra a ser feita. Eles estão esperando por ti. Tão vasto é ocampo, tão abrangente o desígnio, que todo coração santificado será levado para oserviço, como instrumento do poder divino.” E Recebereis Poder-MM99, p.188. g) “Que a mensagem do evangelho soe através de nossas igrejas,convidando-as para a ação universal.” Serviço Cristão, P.77. h) “O Senhor cuidará da obra. Seus anjos irão na frente e prepararão ocaminho.” Medicina e Salvação, p. 302.Parte - IIIInstruções Para os Materiais da “ Missão Final.”33. Os materiais para “A Missão Final!”, devem seguir as orientações do Espírito deProfecia: Conter as nossas mensagens características, enfatizadas. De formadireta, clara, positiva, expondo os erros e os sinais dos últimos dias, com a verdadepara este tempo: O Santuário, A Lei de Deus, o Sábado, que Jesus Está Voltando,despertando as pessoas para a preparação, o juízo final, o Estados dos Mortos, etc.,com o nome da Igreja! Ver as orientações na 8ª. Seção do livro Evangelismo. a) “A Causa, no tempo em que estamos vivendo, necessita de revistasemanalmente, bem como a publicação de muito maior quantidade de folhetos queexponham os crescentes erros deste tempo; mas a obra é embaraçada pelacarência de meios... Vi que os sinais dos últimos dias devem ser expostosclaramente, pois as manifestações de Satanás estão aumentando... O que temos defazer para pôr a verdade perante outros precisa ser feito depressa.” PrimeirosEscritos, p. 96. b) “O nome Adventista do Sétimo Dia exibe o verdadeiro caráter de nossa fée será próprio para persuadir aos espíritos indagadores. Como uma flecha da aljavado Senhor, fere os transgressores da lei divina, induzindo ao arrependimento e à féno Senhor Jesus Cristo.” Testemunhos Seletos, vol. 1, p. 80. c) “Não podemos adotar outro nome mais apropriado do que esse queconcorda com a nossa profissão, exprime a nossa fé e nos caracteriza como povopeculiar. O nome Adventista do Sétimo Dia é uma contínua repreensão ao mundoprotestante. É aqui que está a linha divisória entre os que adoram a Deus e os que2º. Sem.: Reavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final”.
  • 35. 35adoram a besta e recebem seu sinal. O grande conflito é entre os mandamentos deDeus e as exigências da besta. E porque os santos guardam todos os mandamentosde Deus, que o dragão lhes move guerra.” A Igreja Remanescente, p. 65. d) “Nossa mensagem precisa ser direta como foi a mensagem de JoãoBatista.” Testemunhos Para igreja, vol. 8, p. 332.34. Orientações Para o Sucesso no Cumprimento da “ Missão Final!”1ª. Participe dos Seminários de Enriquecimento Espiritual;2ª. Faça parte de um pequeno grupo;3ª. Frequente todos os programas da igreja, dentro do possível;4ª. Participe dos trabalhos de reavivamento, reforma e preparo para “A MissãoFinal!”;5ª. Participe dos programas de orações por conversões de almas a Cristo;6ª. Comece já a sua ação na “Missão Final”, sozinho, em dupla ou grupo;7ª. Comece a fazer sacrifício financeiro e dedique tempo para as ações da “MissãoFinal!”Parte – IVDeus Proverá os Meios “Os meios de que dispomos talvez não pareçam suficientes para a obra; mas,se avançarmos com fé, crendo no todo-suficiente poder de Deus, abundantesrecursos se nos oferecerão. Se a obra é de Deus, Ele próprio proverá os meios parasua realização. Recompensará a sincera e simples confiança nEle.” BeneficênciaSocial, p. 265.O Dinheiro Para Sucesso no Cumprimento da “Missão Final!” O Espírito Santo “cai”, é “derramado” do Céu, mas o dinheiro não! Deusconta com os recursos que Ele deu a você e a mim, para testar a nossa fidelidade aEle. Fiel mordomia, sábio uso de tudo aquilo que Deus nos deu, faz parte do nossopreparo para o Céu!35. O Espírito de Profecia diz que a Obra de Deus Requer Duas Coisas Para serLevada Avante: Dinheiro e Consagração! “O povo de Deus é chamado para uma obra que requer dinheiro econsagração.” Conselhos Sobre Mordomia, p. 35.36. É Agora, no Tempo Atual, que o Nosso Dinheiro vai Fazer uma GrandeSoma de Bem: Aplique-o Devidamente! “O pedido de meios para levar avante a causa da verdade jamais será maisurgente que agora. Nosso dinheiro nunca há de fazer maior soma de bem do que notempo atual. Cada dia de demora em aplicá-lo devidamente, limita o período em queele será útil em salvar almas. Se deixamos a outros fazer aquilo que Deus pretendia2º. Sem.: Reavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final”.
  • 36. 36que fizéssemos, prejudicamos a nós e Àquele que nos deu tudo quanto possuímos.”Testemunhos Seletos, vol. I, p. 470.37. Onde Você tem Depositado o Seu Dinheiro?No (BC): Banco do Céu ou no BS (Banco de Satanás)? “Há apenas dois lugares no Universo onde poderemos colocar nossostesouros - no celeiro de Deus (BC - Banco do Céu) ou no de Satanás (BS - Bancode Satanás); e tudo o que não é dedicado ao serviço de Deus é contado do lado deSatanás, e vai fortalecer sua causa.” Conselhos Sobre Mordomia, p. 35. Ênfase eparênteses acrescentados.38. O Dinheiro que é Necessário Para “A Missão Final”, a Salvação de Almas,Está nas Mãos dos Membros das Igrejas! “Não há, por assim dizer, escassez de recursos entre os adventistas dosétimo dia. Mas muitos adventistas do sétimo dia deixam de reconhecer aresponsabilidade que sobre eles repousam de cooperar com Deus e com Cristo nasalvação de almas.” Conselhos Sobre Mordomia, p. 85.39. Com o Reavivamento, o Batismo do Espírito Santo, o Dinheiro e o TempoPara “A Missão Final”, Vão Aparecer! a) “Esta liberalidade da parte dos crentes foi o resultado do derramamentodo Espírito Santo... Assim será sempre, quando o Espírito de Deus tomar posse davida... Dinheiro, tempo, influência – só serão apreciados por eles quando usadoscomo meio de fazer avançar a obra evangélica. Assim foi na igreja primitiva; e, aover-se na igreja de hoje que, pelo poder do Espírito os membros retiraram suasafeições das coisas do mundo, e se dispõem a fazer sacrifícios a fim de que os seussemelhantes possam ouvir o evangelho.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 335. b) “Se o coração do povo de Deus se enchesse do amor de Cristo; .nãohaveria falta de fundos para as missões nacionais ou estrangeiras. Nossos recursosseriam multiplicados; mil portas de utilidade se abririam e nós seríamos convidadosa entrar.” Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 137.40. Advertência e Como Garantir o Sucesso na Missão de Salvar Almas ParaCristo:a) “Agora, que Jesus subiu ao Céu, Seus discípulos são Seus representantes entreos homens, e um dos meios mais eficazes de conquistar almas para Ele, éexemplificar-Lhe o caráter na vida diária. Nossa influência sobre outros não dependetanto do que dizemos, mas do que somos. Os homens podem combater ou desafiara nossa lógica, podem resistir a nossos apelos; mas a vida de amor desinteressadoé um argumento que não pode ser contradito. A vida coerente, caracterizada pelamansidão de Cristo, é uma força no mundo.O ensino de Cristo era o resultado de firme convicção e experiência, e os que dEleaprendem se tornam mestres de uma ordem divina. A Palavra de Deus falada poruma pessoa santificada por ela, tem poder comunicador de vida, que a torna atrativaaos que a escutam, convencendo-os de que é uma divina realidade. Quando alguémrecebeu a verdade em amor, isso se tornará manifesto na persuasão de suas2º. Sem.: Reavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final”.
  • 37. 37maneiras e nos tons de sua voz. Torna conhecido o que ele próprio ouviu, viu emanuseou da palavra da vida, a fim de outros poderem partilhar com ele mediante oconhecimento de Cristo. Seu testemunho, de lábios tocados com a brasa viva doaltar, é verdade para o coração apto a receber, e opera a santificação do caráter.” ODesejado de Todas as Nações, p. 142.b) “Há, em nossa obra para Deus, risco de confiar demasiado no que pode fazer o homem,com seus talentos e capacidade. Perdemos assim de vista o Obreiro-Mestre. Muitofreqüentemente o obreiro de Cristo deixa de compreender sua responsabilidade pessoal.Acha-se em perigo de eximir-se a seus encargos, fazendo-os recair sobre organizações, emlugar de apoiar-se nAquele que é a fonte de toda a força. Grande erro é confiar emsabedoria humana, ou em números, na obra de Deus. O trabalho bem-sucedido para Cristo,não depende tanto de números ou de talentos, como da pureza de desígnio, da genuínasimplicidade, da fervorosa e confiante fé. Devem-se assumir as responsabilidades pessoais,empreender os deveres pessoais e fazer esforços pessoais em favor dos que não conhecem aCristo. Em lugar de transferir vossa responsabilidade para alguém que julgais mais bem-dotado que vós, trabalhai segundo vossas aptidões.” O Desejado de Todas as Nações, pág.370.Final Feliz Para os participantes da Bem Sucedida Missão Final!41. Jesus em Breve Voltará e Você Poderá Encontrar Pessoas que ForamSalvas com Ajuda do seu Trabalho e Dinheiro e Você Ouvirá de Jesus: “Muito bem, servo bom e fiel: foste fiel sobre o pouco; sobre muito tecolocarei; participa da alegria do teu senhor!” Mat. 25:21. Maranata! “Amém! Vem, Senhor Jesus!” Apoc. 22:20. 2º. Sem.: Reavivados e Reformados Para o Sucesso no Cumprimento da “Missão Final”.
  • 38. 38 DÁ-NOS A CHUVA SERÔDIA! 3º. SEMINÁRIO:OS RESULTADOS DO BATISMO DO DEUSESPÍRITO SANTO: CHUVAS DE BÊNÇÃOS!
  • 39. 39Parte - IINTRODUÇÃO1. Estamos no Tempo da Chuva Serôdia, o Derramamento do Espírito Santo -Tempo Para o Pentecostes II. Hoje é o dia de Preparo Para o Batismo doEspírito Santo! a) “Estamos no tempo da chuva serôdia, tempo em que o Senhor outorgará(dará) liberalmente (abundantemente) Seu Espírito.” E Recebereis Poder - MM/1999,p. 304. b) “A mensagem do terceiro anjo está-se avolumando num alto clamor, enão deveis sentir-vos na liberdade de negligenciar o dever presente, e ainda entretera idéia de que em algum tempo futuro sereis recipientes de grande bênção, quando,sem nenhum esforço de vossa parte tiver lugar maravilhoso reavivamento. Hojedeveis entregar-vos a Deus, para que Ele vos torne vasos para honra, e aptos paraSeu serviço. Hoje deveis entregar-vos a Deus para que sejais esvaziados do próprioeu, esvaziados de inveja, ciúmes, ruins suspeitas, pelejas, tudo quanto sejadesonroso para Ele. Hoje deveis ter purificado vosso vaso a fim de estar prontospara o orvalho celeste, prontos para os aguaceiros da chuva serôdia; pois a ChuvaSerôdia virá, e a bênção de Deus encherá toda alma que estiver purificada de todacontaminação. É nossa obra hoje entregar nossa alma a Cristo, para estarmospreparados para o tempo de refrigério pela presença do Senhor - preparados para obatismo do Espírito Santo.” Maravilhosa Graça - MM/1994, p.203.2. Satanás não Pode Impedir Que um Aguaceiro, Uma Chuva de Bênçãos, CaiaSobre o Povo de Deus! a) “E farei descer a chuva há seu tempo, serão chuvas de bênçãos.” Ezeq.34:26. b) “Quando o caminho estiver preparado para o Espírito de Deus, a bênçãovirá. Tampouco é possível a Satanás impedir uma chuva de bênçãos de cair sobre opovo de Deus, como lhe seria cerrarem (fechar) as janelas do céu para que nãochovesse sobre a Terra.” Mensagens aos Jovens, p. 133.3. A Bênção do Espírito Santo Paira, Está Logo Acima de nós, mas Não PodeSer Concedida na sua Plenitude! Saiamos do Mundo e Ela Virá! “Quando a igreja sair do mundo, separando-se de suas máximas, hábitos epráticas...: Ele derramará Seu Espírito em grande medida sobre eles... Sua bênçãopaira sobre eles, mas não pode ser concedida em sua plenitude por estarem tãocorrompidos com o espírito e as práticas do mundo.” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 290.4. Com o Espírito Santo Todas as Outras Bênçãos Virão! a) “A promessa com que Jesus consolou Seus discípulos pouco antes deSua traição e crucifixão foi a do Espírito Santo... Pois esta bênção traria em suaesteira todas as outras bênçãos.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 69.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 40. 40 b) “Essa bênção prometida (o recebimento do Espírito Santo), se reclamada pela fé, traria todas as outras bênçãos em sua esteira, e deve ser dada liberalmente ao povo de Deus.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 308. 5. Cuidado! Você Pode não Perceber que a Chuva Serôdia Está Caindo ao seu Redor! a) “A não ser que nos estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do Espírito Santo na chuva serôdia. Pode ser que ela esteja sendo derramada nos corações ao nosso redor, mas nós não a discerniremos nem a receberemos.” Testemunhos Para Ministros, p. 506. b) “Mas não se deve negligenciar a graça representada pela chuva temporã. Somente os que estiverem vivendo de acordo com a luz que têm recebido poderão receber maior luz. A não ser que nos estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do Espírito Santo na chuva serôdia.” Review and Herald, 2 de março de 1897. c) “Podemos estar certos de que quando o Espírito Santo for derramado, os que não receberam nem apreciaram a chuva temporã, não verão nem compreenderão o valor da chuva serôdia.” Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 399. Parte – II A CHUVA DE BÊNÇÃOS! 6. Sincero Arrependimento: Tristeza Pelo Pecado, Despertamento da Consciência a) “Arrependimento do pecado é o primeiro efeito da atuação do Espírito Santo na vida.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 70. b) “É o Espírito Santo que ocasiona genuína tristeza, a qual produz arrependimento de que não é preciso arrepender-se, e inspira fé nAquele que, unicamente, pode salvar de todo pecado.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 355. c) “Assim como não podemos alcançar perdão sem Cristo, também não podemos arrepender-nos sem que o Espírito de Cristo (o Espírito Santo) nos desperte a consciência.” Caminho a Cristo, p. 26. 7. O Espírito Santo Leva ao Verdadeiro Arrependimento, ao Avivamento e à Reforma na Vida! “Notava-se uma transformação na vida dos que tinham professado o nome de Jesus... Este é o resultado da obra do Espírito de Deus. Não há prova de genuíno (verdadeiro) arrependimento a menos que ele opere reforma na vida. Se restitui o penhor, devolve o que tinha roubado, confessa os pecados, e ama a Deus e seus semelhantes, pode o pecador estar certo de que encontrou paz com Deus. Foram estes os efeitos que, em anos anteriores, se seguiram às ocasiões de avivamento religioso. Julgados pelos seus frutos, sabia-se que eram abençoados por Deus para3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 41. 41a salvação dos homens e para reerguimento da humanidade.” O Conflito dosSéculos, p. 463.8. Reavivamento: Ressuscitamento, Despertamento, Renovação Espiritual! a) “E porei dentro de vós o meu Espírito e vivereis...” Eze. 37:14. b) “O Senhor Jesus age por meio do Espírito Santo... Por meio dEle, infundena alma vida espiritual...” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 344. c) “O Senhor Jesus age por meio do Espírito Santo; pois este é Seurepresentante. Por meio dEle, infunde na alma vida espiritual, vivificando as energiaspara o bem, purificando-a da corrupção moral e habilitando-a para seu reino.” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 344. d) “O Espírito Santo é o sopro da vida espiritual na alma. A comunicação doEspírito é a transmissão da vida de Cristo. (O Espírito Santo) reveste o que O recebecom os atributos de Cristo.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 298.9. O Maior Resultado do Batismo do Espírito Santo: Poder Para Cumprir comSucesso a Nossa Missão Evangélica, com Prodígios: Curas de Doentes, Sinaise Maravilhas! a) “E recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereisminhas testemunhas tanto em Jerusalém, como na Judéia e Samaria e até aosconfins da terra.” Atos 1:8. b) “Assim será proclamada a mensagem do terceiro anjo. Ao chegar o tempopara que ela seja dada com o máximo poder, o Senhor operará por meio dehumildes instrumentos, dirigindo a mente dos que se consagram ao Seu serviço. Osobreiros serão antes qualificados pela unção de Seu Espírito do que pelo preparodas instituições de ensino. Homens de fé e oração serão constrangidos a sair comzelo santo, declarando as palavras que Deus lhes dá.” O Grande Conflito, p. 606. c) “Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santaconsagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagemdo Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da terra, será dada aadvertência. Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais emaravilhas seguirão aos crentes.” O Grande Conflito, p. 611. d) “Ouvi os que estavam revestidos da armadura falar sobre a verdade comgrande poder. Isto produzia efeito. Perguntei o que havia operado esta grandemudança. Um anjo respondeu: "Foi a chuva serôdia, o refrigério pela presença doSenhor, o alto clamor do terceiro anjo." Primeiros Escritos, p. 271.10. Crescimento em Número e Coragem (audácia, bravura, entusiasmo, alento)! “Assim a igreja... crescia em número, pela coragem vinda do Espírito Santo.”Atos 9:31.11. A Inveja, O Ciúme e as Ruins Suspeitas Desaparecerão! Valorização daBíblia Como a Lei Maior e Prazer em Estudá-la! “Quando as igrejas se tornarem igrejas vivas e atuantes, o Espírito Santoserá concedido em resposta ao seu sincero pedido... A inveja, o ciúme e as ruinssuspeitas desaparecerão. A Bíblia será considerada como Carta Magna (Lei Maior)do Céu. Seu estudo absorverá a mente, e suas verdades serão um deleite para aalma.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 42. 4212. Com o Espírito Santo, Seremos de Deus! a) “Mas se alguém não tem o Espírito de Cristo (o Espírito Santo), esse talnão é dEle.” Rom. 8: 9. b) “Quem vive pecando habitualmente é do Diabo... Aquele que é nascido deDeus não peca habitualmente...” I João 3: 8 e 9.13. Seremos Cristãos, não Apenas de Nome! “A não ser que esse poder convertedor (que muda, converte) impregne(invada, penetre) nossas igrejas, a não ser que venha o reavivamento do Espírito deDeus, toda a sua profissão jamais fará que os membros da igreja sejam cristãos.” ERecebereis Poder - MM/1999, p.51.14. Seremos Completos em Cristo. Com a Plenitude do Espírito Santo SeremosSelados, Assinalados, Marcados Para a Salvação! a) “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes seladospara o dia da redenção (da volta de Jesus).” Ef. 4:30. b) “Foi ele que nos selou e pôs o Espírito como garantia em nosso coração.”I Cor. 1:22. c) “Estamos nós buscando essa plenitude, sempre avançando para o alvoque nos está proposto - a perfeição do Seu caráter? Quando o povo do Senhoralcançar este alvo, serão selados na fronte. Plenos do Espírito, serão completos emCristo, e o anjo relator (que faz o relatório da vida da pessoa) declarará: "Estáconsumado." (está feito, a obra da salvação desta pessoa está completada) João19:30.” Nos Lugares Celestiais - MM/1968, p. 335. d) “... fostes selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia danossa herança, para redenção da propriedade de Deus, para o louvor da sua glória.”Ef. 1:13 e 14.15. Com o Selo (carimbo, sinete) de Deus, o Espírito Santo, Ninguém nosArrancará de Suas Mãos! “O Selo é a garantia de Deus quanto à perfeita segurança dos Seusescolhidos. O selamento (a marcação) indica que vocês são os escolhidos de Deus.Ele os considera propriedade Sua. Como selados de Deus, somos posse adquiridade Cristo, e ninguém nos arrancará de Suas mãos.” Cristo Triunfante - MM/2002, p.101.16. Com o Derramamento do Espírito Santo a Igreja Será Despertada e Postaem Ordem! “Tenho aguardado ansiosamente, esperando que Deus derrame SeuEspírito sobre alguns e os use como instrumentos de justiça para despertar ecolocar em ordem Sua igreja.” Testemunhos Para Igreja, vol. 5, p.663.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 43. 43 17. Felicidade Verdadeira! a) “O coração humano jamais conhecerá a felicidade até que se submeta a ser moldado pelo Espírito de Deus.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 314. b) “Um coração sábio, moldado pelo Espírito Santo, eis o privilégio que vos é dado ter; e esse é o fundamento de toda verdadeira felicidade.” Filhos e Filhas de Deus - MM/1965, p. 288. 18. Alegria, Saúde e Vida! “A alegria no Espírito Santo comunica saúde e vida.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 307. 19. A Igreja Terá seus Rumos Corrigidos e o Povo de Deus Estará Pronto Para o Conflito Final que se Aproxima! “Nada (coisa alguma) a não ser o batismo do Espírito Santo pode corrigir os rumos da igreja e preparar o povo de Deus para o conflito que se aproxima.” Carta 15, 1889. 20. Cada Pensamento Será Levado Cativo à Obediência de Cristo “Seu Santo Espírito, com Sua afável influência, encherá o coração, e cada pensamento será levado cativo à obediência de Cristo.” Testemunhos Para Igreja, vol. 5, p.648. 21. Com o Bendito Batismo do Espírito Santo, Alcançaremos: Glória, Honra, Habilitação (capacitação) Para os Céus e a Imortalidade! a) “Oh! Se pudesse vir sobre vós o batismo do Espírito Santo, para que fôsseis imbuídos do Espírito de Deus!... Por meio da paciente continuidade em fazer o bem, buscareis glória e honra, e recebereis o dom da imortalidade.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 78. b) “Se somos leais às insinuações (sugestões) do Espírito Santo de Deus, prosseguiremos de graça em graça, e de glória em glória, até recebermos o toque final da imortalidade.” Exaltai-O - MM/1992, p. 377. 22. Habilitação (capacitação, preparo) Para o Céu! “Só podemos ser habilitados (preparados) para o Céu mediante a operação do Espírito Santo no coração.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 60. 23. Teremos o Maior e Mais Completo Dom (a maior graça divina, a maior doação do Céu)! Sem Ele a Cruz não Seria de Nenhum Proveito! “O Espírito Santo era o mais elevado dos dons que Ele podia solicitar ao Pai para exaltação do Seu povo... sem a qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 13. 24. Deus Será Glorificado em Nós! “O povo de Deus deve estar cheio de fé e do Espírito Santo. Então Ele será glorificado neles.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 72.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 44. 4425. Equilíbrio (comedimento, moderação, não fanatismo, não extremismo) “Daniel e seus três companheiros... eram bem equilibrados, porque sehaviam entregado ao domínio do Espírito Santo.” Filhos e Filhas de Deus -MM/2005, p. 322.26. São Entusiasmo: Ânimo, Alento, Coragem! “Precisamos não considerar ser nossa obra criar excitação (agitação,perturbação). Unicamente o Espírito Santo pode criar um são entusiasmo.”Mensagens Escolhidas,vol. 3, p. 95.27. Poder Para Guardar as Leis de Deus e os Seus Mandamentos a) “Porei o meu Espírito dentro de vocês e farei que todos obedeçam àsminhas leis e cumpram todos os meus mandamentos que lhes dei.” Ezeq. 36:27. b) “Ele Escreve sua lei no coração por meio do Espírito Santo.” ERecebereis Poder - MM/1999, p.303.28. Poder Para Vencer o Pecado! a) “O Espírito Santo foi prometido para estar com os que lutassem pelavitória, em demonstração de todo poder, dotando o instrumento humano de forçassobrenaturais.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 355. b) “O Espírito Santo, representante de Cristo, arma ao mais fraco de poder,para avançar até a vitória.” E Recebereis Poder - MM 1999, p. 171. c) “Cristo deu Seu Espírito como poder para vencer todas as tendênciashereditárias e cultivadas para o mal, e para gravar Seu próprio caráter em suaigreja.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 13. d) “A onipotente força do Espírito Santo é a defesa de toda alma contrita.” ODesejado de Todas as Nações, p. 490.29. O Pecado Será Consumido em Nós! “O Espírito de Deus consumirá o pecado em todos quantos se submeterema Seu poder.” O Desejado de Todas as Nações, p. 75.30. A Igreja e o Lar Produzirão um Resultado Diferente (melhor) “Quando este Espírito é manifestado no lar, será introduzido na igreja, e osque são missionários no lar também se tornarão instrumentos para Deus na igreja eno mundo. As instituições que Deus estabeleceu produzirão um molde inteiramentediverso.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 136.31. As Crianças Terão os Tesouros e as Belezas da Bíblia Desvendadas “Esse Espírito gosta de dirigir-Se às crianças, e desvendar-lhes os tesourose belezas da Palavra de Deus.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.141.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 45. 4532. Auxílio Para a Obra de Salvar Almas! “Deus não requer de nós que façamos em nossa própria força a obra queestá diante de nós... Dá o Espírito Santo para auxiliar...” Testemunhos Para a Igreja,vol. 8, p. 37.33. Proteção Para a Igreja Contra os Enganos, uma Protetora Muralha de Fogo!Capacidade Para Identificar o Erro! a) “Por entre a confusão de doutrinas enganadoras, o Espírito de Deus seráum guia e um escudo aos que não têm resistido às evidências da verdade... O domdo Seu Espírito Santo, rico, pleno e abundante, é para Sua igreja semelhante a umaprotetora muralha de fogo, contra que não prevalecerão os poderes do inferno.” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 123. b) “Ao nos aproximarmos do fim do tempo, a falsidade estará tão mescladacom a verdade, que somente os que tiverem a orientação do Espírito Santo serãocapazes de fazer distinção entre a verdade e o erro.” Ellen G. White, em PreparaçãoPara Chuva Serôdia, p. 48, de B. E. Wagner.34. Seremos Vigias Fiéis, Avisando o Mundo que vem a Destruição. Os Vaziosdo Espírito Santo não Servem! “Os que se acham vazios do Espírito Santo não podem ser atalaias fiéissobre os muros de Sião; estão cegos á obra que deve ser feita, e não dá á trombetaum sonido certo.” Mensagens Escolhidas, vol. 2, p. 57.35. Sucesso em Ganhar Almas Para Cristo! a) “Aqueles que querem ser bem-sucedidos em ganhar almas para Cristoprecisam levar consigo a divina influência do Espírito Santo.” E Recebereis Poder -MM/ 1999, p. 221. b) “Quão pouco podem os homens fazer na obra de salvar almas, e, noentanto, quanto poderá fazer por meio de Cristo, se forem imbuídos com o SeuEspírito.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 167. c) “Pode-se ter erudição, talento, eloquência, ou qualquer dom, natural ouadquirido; mas, sem a presença do Espírito de Deus, nenhum pecador será tocado,pecador algum ganho para Cristo.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 307.36. Preparo Para Instruir e Fortalecer a Igreja! Sem Ele, Ninguém EstáPreparado! a) “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito diz o Senhor dosexércitos.” Zac. 4:6. b) “Ninguém está preparado para instruir e fortalecer a igreja, a menos quetenha recebido o dom do Espírito Santo.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 221.37. Preparo Para o Pastor Salvar Almas! Sem Ele, Nenhum Pastor EstáPreparado! a) “Nenhum pastor está preparado para labutar inteligentemente pelasalvação de almas, a menos que seja dotado (capacitado) pelo Espírito Santo...” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 319.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 46. 46 b) “Talento, longa experiência, não tornarão os homens condutos de luz, amenos que se coloquem sob os brilhantes raios do Sol da Justiça, e sejamchamados, e escolhidos, e preparados pela dotação (recebimento) do EspíritoSanto.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 299.38. Nossos Esforços na Apresentação da Verdade Serão Bem Sucedidos! a) “Sem o Espírito e o poder de Deus, trabalharemos em vão paraapresentar a verdade. Precisamos ter o Espírito Santo para suster-nos no conflito;"porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados epotestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forçasespirituais do mal, nas regiões celestes". Efés. 6:12.” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 151. b) “Recebei o Espírito Santo, e vossos esforços serão bem sucedidos.”Mensagens Escolhidas, vol. I, p. 84.39. Nosso Rosto Irradiará uma Santa luz Celestial, com a Unção Diária! “Se crucificarmos diariamente o próprio eu, se nos entregarmos semreservas ao serviço de Deus, se orarmos constantemente pela unção diária doEspírito Santo, nosso semblante se tornará radiante de uma santa luz e outroscontemplarão a impressão celestial em nosso rosto.” Testemunhos Para a Igreja,vol. 8, p. 329.40. Poder Para ser Testemunha de Jesus! “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eistestemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, até os confinsda terra.” Atos 1:8.41. Fé, Clemência, Paciência e Inclinação Para as Coisas Divinas! a) “E a fé, a paciência, a clemência, a inclinação para as coisas celestiais, aconfiança na Providência Divina e genuína simpatia para com os que erram sãoresultado de provações bem suportadas. Estas são as graças do Espírito quebrotam, florescem e dão fruto em meio de provações e adversidades.” E RecebereisPoder - MM/1999, p. 347. b) “O Senhor quer que cada um dos Seus filhos seja rico em fé, e essa fé éo fruto da atuação do Espírito Santo na mente.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.59. c) “A fé, porém, é inspirada pelo Espírito Santo, e unicamente florescerá àmedida que for acalentada.” O Grande Conflito, p. 527.42. Teremos Diversos Dons - I Cor. 12: 8-10 e 28-31 , Rom 12: 6-10 e Efe 4:11! Dons de curar, profetizar, palavra de sabedoria, palavra de conhecimento,operação de milagres, dons de variedades de línguas, capacidade para interpretá-las, discernimento de espírito, socorro, governos, apóstolos, mestres, pastores,evangelistas , ensino, serviço, exortação , contribuir, misericórdia, etc.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 47. 4743. Poder Para Ressuscitar os Mortos! a) “Então Pedro cheio do Espírito Santo...” Atos 4:8. b) “E voltando-se para o corpo, disse; Tabita, levanta-te. Ela abriu o os olhose , vendo a Pedro, sentou-se.” Atos 9:36 a 40.44. Ouvir a Voz de Deus! “Outro modo pelo qual se ouve a voz do Senhor, é mediante os apelos doSeu Espírito Santo, produzindo impressões no coração que se desenvolverão nocaráter.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 102.45. Unidade: União, Integração a) “O Espírito Santo produzirá unidade.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.123. b) “Esta unidade pode ser obtida por meio do Espírito Santo, e o amor pelosirmãos será abundante, fazendo que os homens reconheçam que temos estado comJesus e aprendendo dEle.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 87. c) “O Espírito de Deus, unicamente, é que pode efetuar esta unidade.” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 86.46. Amor e Unidade “Quando o Espírito Santo agir sobre a mente humana... Haverá um salutaraumento de unidade e amor, o qual dará testemunho ao mundo de que Deus enviouSeu Filho para nossa redenção.” Esse Dia com Deus - MM/80, p. 309.47. Abatimento do Orgulho e as Coisas do Mundo Perderão o Seu Valor! “Quando o Espírito Santo de Deus, com o Seu maravilhoso poder vivificante,toca a alma, abate o orgulho humano. Prazeres, posições e poder mundanosaparecem sem valor.” O Desejado de Todas as Nações, p. 135.48. Nossos impulsos Serão Santificados e o Pecado se nos TornaráAborrecível: Repugnante, Desprezível! “E se consentirmos, Ele o (Espírito Santo) por tal forma Se identificará comos nossos pensamentos e ideais, dirigirá nosso coração e espírito em tantaconformidade com o Seu querer, que, obedecendo-Lhe, não estaremos senãoseguindo nossos próprios impulsos... o pecado se nos tornará aborrecível.” Exaltai-O- MM/1992, p. 179.49. Pureza de Alma Para os Adventistas do 7º. Dia a) “É por meio do Espírito que o coração é purificado.” O Desejado de Todasas Nações, p. 671. b) “A fim de ser purificados e permanecer puros, os Adventistas do SétimoDia precisam ter o Espírito Santo em Seu coração e nos seus lares.” O Conflito dosSéculos, p. 138.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 48. 4850. Força Para Não Sermos Dominados Pela Carne (Desejo Desmedido dePossuir Bens Materiais e Sentir Prazeres Carnais) a) “Mas eu afirmo: andai pelo Espírito e nunca satisfareis os desejos dacarne.” Gál. 5: 16. b) “O Espírito Santo, trabalhando no coração e no caráter do homem,expulsará toda a tendência para a cobiça e para o procedimento enganoso.” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 99.51. A Vida é Transformada: Renovada, Regenerada! a) “Não por obra de justiça praticadas por nós, mas segundo suamisericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do EspíritoSanto.” Tito 3:5. b) “A vida do cristão não é uma modificação da antiga, mas umatransformação da natureza. Tem lugar a morte do eu e do pecado, e uma vida nova.Essa mudança só se pode efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo.” ODesejado de Todas as Nações, p. 152. c) “Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida.” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 15. d) “Pela graciosa influência do Espírito Santo, ele é transformado e se tornaum com Cristo no Espírito e no propósito.” João 1:12.” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 180.52. Capacidade Para Destronar Todo Ídolo: deuses ou semi-deuses que estãoocupando o primeiro lugar, o lugar de Deus, em nossas vidas! “Oh! O batismo do Espírito Santo! Oh! Que os brilhantes raios de sol dajustiça incidam nos recessos da mente e do coração, para que seja destronado todoídolo e banido do templo da alma!” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 162.53. O Crente se Torna Completo em Cristo a) “O Espírito Santo no coração do crente torna-o completo em Cristo.” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 16. b) “O Espírito Santo procura habitar em cada alma. Caso seja Ele bem-vindocomo hóspede honrado, os que O receberem se tornarão completos em Cristo.”Conselhos Sobre Saúde, p. 561.54. Ajuda Para Termos Adequada Compreensão da Palavra de Deus a) “Sempre que estudamos a Bíblia com o coração devoto, o Espírito Santoestá perto para revelar-nos o significado das palavras que lemos.” E RecebereisPoder - MM/1999, p. 113. b) “Nunca deve a Bíblia ser estudada sem oração. Antes de abrir as suaspáginas, devemos pedir a iluminação do Espírito Santo, e será dada.” E RecebereisPoder - MM/1999, p. 113. c) “O Espírito de Deus, santo e educador, está em Sua Palavra, uma luz,nova e preciosa, resplandece de cada página. A verdade ali está revelada, epalavras e frases são aclaradas adaptadas à ocasião, à medida que a voz de Deus aeles dirige.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 141.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 49. 49 d) “Sem a guia do Espírito Santo estaremos continuamente sujeitos a torceras Escrituras ou interpretá-las erradamente. Há muita leitura da Bíblia que semproveito, e em muitos casos um positivo mal.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.103. e) “É mediante a concessão do Espírito Santo que somos levados acompreender a Palavra de Deus.” E Recebereis Poder - MM/ 1999, p. 107. f) “Ninguém pode ter adequada compreensão da palavra de Deus sem ailuminação do Espírito Santo.” E Recebereis Poder - MM /1999 p. 23. g) “O Espírito Santo acha-Se presente com o sincero indagador. Suailuminação resplandece sobre a Palavra gravando a verdade na mente com novaimportância. O pesquisador enche-se de um senso de paz e alegria nunca dantesexperimentadas. A preciosidade da verdade é compreendida como nunca dantes.Uma nova luz fulge sobre a palavra, iluminando-a como se cada letra se tingisse deouro. O próprio Deus falou à mente e ao coração, tornando a Palavra Espírito evida.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 127.55. O “EU” (orgulho, vaidade) se Exibirá, Exaltará Menos! “Quando o poder do Espírito Santo é apreciado e sentido no coração, o euse exibe muito menos, e o sentimento de fraternidade humana se manifesta muitomais. Nosso dever não é exibir o eu, mas deixar que o Espírito Santo atue em nós.”Refletindo a Cristo - MM/1986, p. 209.56. Maior Eficácia (força, energia) Espiritual na Igreja! “O Espírito de Deus é um poder convincente. Quando for soprado sobre aigreja haverá uma decidida mudança em sua eficácia espiritual.” Olhando Para oAlto - MM/1983, p. 281.57. Crianças Proclamarão a Verdade ao Mundo! “No próximo futuro, muitas crianças serão revestidas do Espírito Santo, efarão na proclamação da verdade ao mundo uma obra que, naquela ocasião, nãopode bem ser feita pelos membros mais idosos das igrejas.” O Lar Adventista, p.489.58. A Pessoa Passa a ser uma Fonte a Jorrar, Brotar, Manar Virtudes, CoisasBoas, Para a Vida Eterna! a) “E no último dia da festa, o dia mais importante, Jesus se colocou em pé eexclamou: se alguém tem sede, venha a mim e beba. Como diz a Escritura, rios deágua viva correrão do interior de quem crê em mim. Ele disse isso referindo-se aoEspírito que os que nele cressem haveriam de receber; porque o Espírito ainda nãohavia sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.” João 7: 37-39. b) “O que bebe da água viva perceberá que ela é "nele uma fonte a jorrarpara a vida eterna". João 4:14. O Espírito de Cristo é, dentro dele, como umanascente manando no deserto, fluindo para refrigerar a todos e tornando os que seacham prestes a perecer ansiosos de beber da água da vida.” Review and Herald,24 dez, 1908.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 50. 5059. Elevação do Padrão na Linguagem no Ministério e na Espiritualidade dasIgrejas! “Quando o Espírito Santo agir sobre a mente humana, haverá um padrãomuito mais elevado na linguagem, no ministério e na espiritualidade de nossasigrejas do que se vê agora.” Esse Dia Com Deus - MM/1980, p. 309.60. Muitos Correrão de um Lado Para Outro Para Levar a Mensagem, CriançasSerão Impelidas, Conduzidas! “Ver-se-ão... muitos correndo de uma parte para outra, constrangidos peloEspírito de Deus, para levar a luz a outros. A verdade, a Palavra de Deus, é comoum fogo em seus ossos, enchendo-os de ardente desejo de esclarecer os que seassentam nas trevas. Muitos, mesmo entre os iletrados, proclamam agora aspalavras do Senhor. Crianças são impelidas pelo Espírito a ir e declarar amensagem do Céu. O Espírito será derramado sobre todos quantos se submeterema Suas sugestões e... proclamarão a verdade com a força do poder do Espírito.” OCuidado de Deus - MM/1995, p. 244.61. Vontade de Fazer a Vontade de Deus e Obediência! “Quando o Espírito de Deus opera em nosso interior, somos levados aquerer e a fazer o bom prazer do Senhor, e há obediência no coração e na ação...”Para Conhecê-Lo - MM/1965, p. 150.62. Vitória Sobre a Tentação e Crescimento Espiritual! “Nunca poderemos obter por nós mesmos a vitória sobre a tentação. Mas osque possuem genuína fé em Cristo serão trabalhados pelo Espírito Santo... Elacrescerá na proporção em que confiar no ensino do Espírito Santo.” O Cuidado deDeus - MM/1995, p. 138.63. Aumento de Nossa Alegria e Eficiência no Serviço do Senhor! “Após um especial derramamento do Espírito Santo, nossa alegria noSenhor e nossa eficiência em Seu serviço aumentarão grandemente.” Olhando Parao Alto - MM/1983, p. 55.64. Suavidade (brandura, candura,) de Temperamento!Não Explosões de Ira, deRaiva! “Quando Cristo habita no coração, Sua presença é evidente. Boas eagradáveis palavras e ações revelam o Espírito de Cristo. É manifestada suavidadede temperamento. Não há explosões de ira, nem obstinação, nem ruins suspeitas.Não há ódio no coração quando (...) idéias e métodos... não são aceitos eapreciados pelos outros...” O Cuidado de Deus - MM/1995, p. 286.65. Sabedoria Quanto ao que Falar! “Quando aprenderdes a mansidão e humildade de Cristo, sabereis o quedizer ao povo, porque o Espírito Santo vos dirá que palavras falar...” E RecebereisPoder - MM/1999, p. 179.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 51. 5166. Submissão (obediência) à Cristo! “Como submete Cristo Seu povo escolhido a Si mesmo? Pelo poder de SeuEspírito Santo.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 31.67. O Andar (conduzir-se) Pelo Espírito! “Se vivemos pelo Espírito, andemos também sob a direção do Espírito.” Gal.5:25.68. Amor, Zelo e Fervor! a) “Mas o fruto do Espírito é: o amor...” Gal. 5:22. b) “O amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santoque nos foi outorgado.” Rom. 5:5. c) “A menos que recebais o Espírito Santo, não podereis ter o amor de Deusna alma; mas por meio da viva ligação com Cristo, somos inspirados com amor, zeloe fervor.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 71.69. Seremos de um só Coração e Alma. Liberalidade (Generosidade, partilharos bens) Para a Pregação do Evangelho! a) “Esta liberalidade foi o resultado do derramamento do Espírito Santo. “Eraum o coração e a alma” dos conversos ao evangelho... Assim será sempre, quandoo Espírito de Deus tomar posse da vida.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 335. b) “Lemos que no dia do Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobreos discípulos, ninguém dizia que seus bens eram exclusivos. Todos os seus benseram para a propagação da maravilhosa reforma. E milhares foram convertidos numdia. Quando o mesmo Espírito atuar nos crentes de hoje, e eles derem a Deus suaspropriedades com a mesma liberalidade, será realizada obra ampla e de vastoalcance.” Beneficência Social, p. 271.70. Alegria e Gozo: Prazer, Satisfação! a) “Porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas najustiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo”. Rom. 14:17. b) “Mas o fruto do Espírito é: ...gozo...” Gal. 5:22. c) “Quando o Espírito foi derramado do alto, a igreja inundou-se de luz, masCristo era essa luz; a igreja encheu-se de alegria, mas Cristo era o assunto dessaalegria.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 332. d) “Qual é a natureza do fruto produzido?” O fruto do Espírito é amor”. Noteas palavras- “amor”, não ódio; “alegria”, não descontentamento e queixume.... Gal.5:2.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 91.71. Alegria e Paz: Quietação, Sossego, Descanso, Serenidade! a) “Mas o fruto do Espírito é:...a paz...” Gal. 5:22. b) “Em crer há alegria e paz no Espírito Santo.” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 371. c) “Ter a mente controlada pela natureza humana produz morte; mas ter amente controlada pelo Espírito produz vida e paz.” Rom. 8:6.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 52. 52 d) “Alguns não estão em paz ou tranqüilos... Mas aqueles cujo Espírito écontrolado pelo Espírito Santo andam em humildade e mansidão; pois trabalhamsegundo os métodos de Cristo, e serão mantidos em perfeita paz, ao passo queaqueles que não são controlados pelo Espírito Santo assemelham-se ao maragitado.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 73.72. O Desenvolvimento do Querer e do Realizar Santificado! “Enquanto Jesus, o nosso Intercessor, pleiteia por nós no Céu, o EspíritoSanto efetua em nós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.Todo o Céu está interessado na salvação da alma. Então, que razão temos paraduvidar que o Senhor nos ajuda e nos ajudará?” E Recebereis Poder - MM/1999, p.351.73. Longanimidade e Benignidade: Amor, Bondade, Suavidade a) “Mas o fruto do Espírito é: ... longanimidade e benignidade...” Gal. 5:22. b) “O homem deve representar a Cristo. Ele deve ser longânime (de ÂnimoLongo, Paciente, Amoroso, Bondoso) com os semelhantes, paciente, perdoador echeio do amor de Cristo... Somente os que estão sendo moldados pela atuação doEspírito Santo são praticantes da Palavra de Deus, expressando a mente e vontadedo Senhor.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 74.74. Temperança, Equilíbrio e Domínio Próprio! a) “Mas o fruto do Espírito é: ...o domínio próprio...” Gal. 5:22. b) “O Fruto do Espírito não é somente amor, alegria e paz, mas temperançatambém.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 80.75. Autêntico Dom de Línguas - Falar Outras Línguas Para a Pregação doEvangelho e Capacidade Para Interpretá-las! a) “Ao cumprir-se o dia do pentecostes, estavam todos reunidos no mesmolugar: de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu todaa casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles. Línguascom de fogo, e posou uma sobre cada um deles e todos ficaram cheios do EspíritoSanto e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia quefalassem.” Atos 2:1-4. b) “... A outro, no mesmo Espírito... a um variedade de línguas: e a outro,capacidade para interpretá-las.” I Cor. 12:9.76. Mansidão - o Ornamento, o Enfeite. Deus Adornará com a Salvação Quem aTiver. a) “Mas o fruto do Espírito é:...a mansidão...” Gal. 5:22. b) “A mansidão, na escola de Cristo, é um dos assinalados frutos doEspírito. É uma virtude produzida pelo Espírito Santo como agente santificador, ehabilita seu possuidor a controlar, em todo tempo, um temperamento impulsivo eimpetuoso... Aquele que ornamentou os céus com as estrelas de luz prometeu quepelo Espírito, “adornará os mansos com a salvação”. Sal. 149:4.” E RecebereisPoder - MM/1999, p. 54.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 53. 5377. Mansidão e Humildade “Ao irmos ao Senhor em busca do Espírito Santo, Este produzirá em nósmansidão e humildade.” Testemunhos Para Ministros, p. 506.78. A Santificação, Sem a Qual Ninguém Verá a Deus (Heb. 12:14)! a) “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espíritopara a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejammultiplicadas.” I Pedro 1:2. b) “É obra do Espírito Santo enobrecer os gostos, santificar o coração,enobrecer o homem todo.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 60. c) “Mediante a atuação do Espírito Santo, é iluminada a alma, e o caráter érenovado, santificado e elevado.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 31. d) “O Espírito Santo, recebido pela fé, subjuga corações obstinados. Isto é aessência e o poder da santificação pela verdade, a fonte da fé que atua pelo amor epurifica o coração.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 55.79. Preparo Para a Família Real, Filhos do Celeste Rei Jesus! “O Espírito Santo recria, aprimora e santificam os seres humanospreparando-os para se tornarem membros da família real, filhos do celeste Rei.” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 355.80. Fidelidade (qualidade de quem é fiel, perseverança, constância nossentimentos, nas afeições, firmeza) e Bondade “Mas o fruto do Espírito é: ... a fidelidade, a bondade...” Gal. 5:22.81. Teremos o Mesmo Propósito e Seremos do Mesmo Parecer! “Devemos procurar sinceramente ser do mesmo parecer e ter o mesmopropósito. O batismo do Espírito Santo, e nada menos, pode conduzir-nos a essasituação!” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 31.82. Os Desviados, Apostatados, Voltarão! “Quando partilharmos esse Espírito (através do batismo Dele), homens emulheres nascerão de novo. [...] Pessoas outrora perdidas serão achadas e trazidasde volta.” Evangelismo, p. 307.83. Nos Aguaceiros da Chuva Serôdia Estaremos Unidos em Amor! “Eles pleitearão, portanto, com as almas com uma sinceridade que nãopoderá ser repelida. Então, as janelas do Céu se abrirão para os aguaceiros dachuva serôdia. Os seguidores de Cristo estarão unidos em amor.” E RecebereisPoder - MM/1999, p.312.3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 54. 54 84. Por Vezes, as Invenções do Homem, o Humano Mecanismo, Serão Postos de Lado, os Limites da Autoridade do Homem Serão Qual Cana Quebrada! “Sob os aguaceiros da chuva serôdia, as invenções do homem, o humano mecanismo, serão por vezes postos de lado, os limites da autoridade do homem serão qual cana quebrada, e o Espírito Santo falará com poder convincente por meio do vivo instrumento humano. Ninguém observará então a ver se as sentenças estão bem torneadas, se a gramática está impecável. A água viva fluirá nos próprios condutos de Deus. ... Tenho certeza de que há um Céu repleto dos mais ricos e duráveis tesouros para serem dados livremente a todos os que deles se apropriarem e, sendo assim enriquecidos, os transmitam liberalmente a outros. Sei que isto é verdade.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 324. 85. Todo Vestígio de Negócio que Causa Desonestidade, Toda Mancha de Egoísmo Será Removida! “A mensagem do terceiro anjo deve ser proclamada em alta voz por toda a Terra. Todo vestígio de negócio que causa desonestidade, toda mancha de egoísmo têm de ser removidos pela chuva serôdia. Toda idolatria deve ser consumida. Seja demolido todo altar, exceto aquele que santifica a dádiva e o doador - a cruz do Calvário.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.338. 86. Seremos Vivificados, Fortalecidos, Revigorados, e Preparados Para Passar o Tempo da Angustia! “É a Chuva Serôdia que os vivifica e fortalece para passar pelo tempo de angústia. Seus rostos brilharão com a glória daquela luz que acompanha a mensagem do terceiro anjo.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 342. 87. Cumpriremos Alegremente o Nosso Dever! “Podemos estar certos de que quando o Espírito Santo for derramado, os que não receberam nem apreciaram a chuva temporã, não verão nem compreenderão o valor da chuva serôdia. Quando estivermos verdadeiramente consagrados a Deus, Seu amor habitará pela fé em nosso coração e haveremos de cumprir alegremente nosso dever de acordo com a vontade de Deus.” Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 399. 88. Grande Mudança: Passar a Falar a Verdade com Grande Poder! “Ouvi os que estavam revestidos da armadura falar sobre a verdade com grande poder. Isto produzia efeito. Perguntei o que havia operado esta grande mudança. Um anjo respondeu: “Foi a chuva serôdia, o refrigério pela presença do Senhor, o alto clamor do terceiro anjo.” Primeiros Escritos, p. 271. 89. Estaremos Prontos Para Trasladação, Transportados Para o Céu! “Os indivíduos são experimentados e provados por um espaço de tempo a ver se sacrificarão seus ídolos e darão ouvidos ao conselho da Testemunha Verdadeira... Os que satisfazem em todos os pontos e resistem a toda prova, e vencem, seja qual for o preço, atenderam ao conselho da Testemunha Verdadeira, e3º Sem.: Os Resultados do Batismo do Deus Espírito Santo: Chuvas de Bênçãos!
  • 55. 55receberão a chuva serôdia, estando assim aptos para a trasladação.” Maranata - OSenhor Vem - MM/1997, p. 41.90. Cristo Será formado em nós: A Esperança da Glória (Col. 1:28)! “Necessitamos de um poder que desça sobre nós, agora, e nos estimule àdiligência e a intensa fé. Então, batizados com o Espírito Santo, teremos Cristoformado em nós, a esperança da glória.” Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 186.Conclusão:Solicitação da Palavra de Deus: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, nãoendureçais o vosso coração...” Heb. 3:7 e 8. Aceite o Deus Espírito Santo para salvar e guiar a sua vida!
  • 56. 56 Dá-nos a Chuva Serôdia! 4º. SEMINÁRIOCondições Para o Batismo do EspíritoSanto: O Que Fazer e o Que Não Fazer.
  • 57. 57Parte – IIntrodução1. Pergunta feita a Ellen White: “Alguns têm perguntado: Que devo fazer para receber o Espírito Santo?”Cristo Triunfante - MM/2002, p. 299.2. As Promessas e Ameaças de Deus são Sempre Condicionais: Dependentes! “Cumpre lembrar que as promessas e as ameaças de Deus são igualmentecondicionais (dependentes).” Evangelismo, p. 695.3. A Promessa do Espírito Santo é Feita sob Condições: Fazer ou Não Fazer: a) “Nosso Pai Celeste está mais disposto a dar seu Espírito Santo àquelesque lho peçam, do que os pais terrestres estão a dar boas dádivas a seus filhos.Compete-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosaoração, cumprir as condições estipuladas por Deus em sua promessa paraconceder-nos sua bênção.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 283. b) “Cristo prometeu o dom do Espírito Santo a sua Igreja, e a promessa anós pertence tanto quanto pertencia aos primeiros discípulos. Mas como todas asoutras promessas, são dadas sob condições.” O Desejado de Todas as Nações, p.672.4. Cumprir as Condições (fazer ou não fazer) no Poder de Cristo! “Ricas são as promessas de Deus, e plenas, e gratuitas. Quem quer quequeira, no poder de Cristo, cumprir as condições, pode reivindicar essas promessas,com toda a sua grandeza de benefícios, como sua propriedade.” Filhos e Filhas deDeus - MM/2005, p. 327.5. Definição de Condições: São obrigações que se impõem e se aceitam. Coisas indispensáveis quedevem ser feitas e outras que devem ser deixadas de se fazer. Se as mesmas nãoforem satisfeitas, não será concedido o batismo do Espírito Santo. Na questão da concessão do Espírito Santo, Deus nos promete concedê-Lo,contudo, estabelece Suas condições, ou seja, o que devemos fazer e não fazer pararecebê-Lo:6. Há Dois Tipos de Condições Quanto ao Modo: Ação e Omissão1ª. Condições Positivas - O Que Fazer: Ações, atitudes: O trabalho que devemosfazer.2ª. Condições Negativas - O Que Não Fazer: Ações, atitudes erradas, que temos deparar, omitir, deixar de fazer.4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 58. 587. Há Dois Tipos de Condições Quanto ao Número de Pessoas:1ª. Individuais, sozinhos, pessoais.2ª. Coletivas, como igreja, corporativa.8. Buscar o Poder do Espírito Santo Corretamente! “Como a dotação divina - o poder do Espírito Santo - foi concedida aosdiscípulos, assim ela será concedida hoje a todos os que a buscarem corretamente(Não de qualquer jeito!).” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 307.9. Pré - Requisito Para Deus Conceder o Espírito Santo: Passar Pela Prova(teste, avaliação) de Deus! “Antes de conceder-nos o batismo do Espírito Santo, nosso Pai celestial nosprovará, para ver se podemos viver sem desonrá-Lo.” Mensagens Escolhidas, vol. 3,p. 426.Parte - IIAs Condições Positivas e Negativas, (o que Fazer e o que não Fazer).Individuais e Coletivas:10. Aprender a Primeira Grande Lição: Encontramos o Espírito Santo Atravésda Palavra de Deus, A Santa Bíblia! a) “Essas teorias (sobre as formas de receber e demonstrações de querecebeu o Espírito Santo: confusão de ruídos, gritos, danças, músicas barulhentas,contorcionismo corporal, etc.), foram inventadas por homens que não aprenderam aprimeira grande lição de que o Espírito e a vida de Deus se encontram em SuaPalavra.” Mensagens Escolhidas, vol. 2, p.39. b) “O Espírito de Deus, santo e educador, está em Sua Palavra.” ERecebereis Poder - MM/1999, p.141.11. Deixar de Cometer o Grande Pecado dos que Dizem ser Cristãos! “O grande pecado dos que professam ser cristãos é não abrirem o coraçãopara receberem o Espírito Santo.” Mensagens Escolhidas, vol. 2, p. 57.12. Preparar os Vasos Para Recebê-Lo! “O Espírito Santo está à espera de instrumentos pelos quais trabalhar... OEspírito de Deus será derramado sobre a igreja assim que os vasos estejampreparados para recebê-Lo.” Para Conhecê-Lo - MM/1965, p. 320.13. A Promessa do Espírito Santo e as Condições que Jesus Impôs aosDiscípulos! a) “Quando vier o Consolador, que eu enviarei da parte do Pai, o Espírito daverdade, que procede do pai, esse dará testemunho acerca de mim. E vós tambémdareis testemunho, porque estai comigo desde o princípio.” João 15:26 e 27;4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 59. 59 b) “Envio sobre vós a promessa de meu Pai (em Joel 2:28). Mas ficai nacidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” Lucas: 24:49. c) “Enquanto participava de uma refeição com eles, ordenou-lhes que não seausentassem de Jerusalém, mas que esperasse a promessa do pai, a qual disse elede mim ouvistes. Porque, na verdade João batizou com água, mas vós sereisbatizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias... Mas receberei poderquando o espírito Santo descer sobre vós: e, sereis minhas testemunhas, tanto naJudéia e Samaria, e até os confins da terra.” Atos 1:4,5 e 8.A Preparação que os Discípulos Fizeram15. Os Discípulos Fizeram Diligente, Esforçada Preparação. Eles Cumpriram asCondições que Jesus Estipulou e Receberam o Espírito Santo, a ChuvaTemporã:1ª. Ficaram no lugar certo, indicado por Jesus: em Jerusalém:“Envio a promessa do meu pai. Mas ficai na cidade, até que do alto sejais revestidode poder.” Luc. 24:49 . “Então eles voltaram para Jerusalém. Quando chegaram àcidade, subiram ao aposento superior...” Atos 1:12 e 13;2ª. Do modo certo: reunidos, sentados: Atos 2: 3;3ª. Fazendo as Coisas Certas: a) Esperaram com fé, confiança, o cumprimento da promessa; b) Orando por dez dias: “unidos, todos se dedicavam à oração, juntamentecom as mulheres, Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.” Atos 2:14. c) Buscando a unanimidade, ser da mesma opinião, ter o mesmo sentimentoe o interesse geral, de todos. Se harmonizando: “Eu neles e tu em mim, para queeles sejam levados à plena unidade, a fim de que o mundo reconheça que meenviaste e os amaste, assim como me amaste.” João 17:23; d) Cada um examinando o seu coração, para saber as suas próprias falhase defeitos de caráter, para corrigi-las. “Examinemos os nossos caminhos e vamosvoltar para o Senhor.” Lam. 3:40. e) Renunciando todo ídolo, pecado acariciado; f) Humilhando a alma diante de Deus, reconhecendo sua dependência dEle; g) Fortalecendo a fé, a confiança na promessa de Jesus; h) Confessando, admitindo seus pecados e pedindo perdão dos mesmos; i) Com Disposição de testemunhar: Manifestar, comprovar que Jesus era omessias, o filho de Deus, que ele morreu e ressuscitou e estava junto ao Pai, exaltaro Seu poder de curar e salvar. Jesus tinha dito a eles: “Quando vier o Consolador,que eu enviarei da parte do pai, o Espírito da verdade, que procede do pai, essedará testemunho acerca de mim. E vós também dareis testemunho, porque estaiscomigo desde o princípio.” João 15:26 e 27; j) Buscando saber a vontade de Deus, para obedecê-La; k) Fazendo a entrega pessoal a Deus e rendendo-se ao Senhor e ao Seuserviço em salvar os perdidos; Dez Dias de Oração e Cumprimento das Condições para a BênçãoPentecostal: 4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 60. 60 l) “Após a ascensão de Cristo, o Espírito Santo não desceu imediatamente.Decorreram dez dias depois de Sua ascensão até que fosse concedido o EspíritoSanto. Esse tempo foi pelos discípulos dedicado à mais diligente preparação para orecebimento dessa tão preciosa dotação. Os ricos tesouros do Céu foram vertidossobre eles depois de haverem examinado diligentemente o próprio coração erenunciado a todo ídolo. Achavam-se diante de Deus, humilhando sua alma,fortalecendo sua fé, confessando seus pecados. E seus corações estavam emharmonia um com o outro. "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todosreunidos no mesmo lugar; de repente, veio do Céu um som, como de um ventoimpetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados." Atos 2:1 e 2.” Este Diacom Deus - MM/1980, p. 8. m) “Durante dez dias oraram os discípulos antes de vir à bênçãopentecostal. Foi necessário todo esse tempo para levá-los à compreensão do quesignificava oferecer oração eficaz, aproximando-se cada vez mais de Deus,confessando os pecados, humilhando o coração diante de Deus, e pela fécontemplando a Jesus e se transformando à Sua imagem. Ao vir a bênção, encheutodo o lugar onde estavam reunidos e, dotados de poder, saíram para fazer trabalhoeficaz pelo Mestre. Devemos orar com tanto fervor pela descida do Espírito Santo como osdiscípulos oraram no dia de Pentecostes. Se eles necessitavam [o Espírito] naqueletempo, nós O necessitamos ainda mais hoje. Trevas morais, como um mantofúnebre, cobrem a Terra. Toda espécie de doutrinas falsas, heresias e enganossatânicos estão desviando a mente dos homens. Sem o Espírito e o poder de Deus,trabalharemos em vão para apresentar a verdade. Precisamos ter o Espírito Santopara suster-nos no conflito; “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne esim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundotenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. Efés. 6:12.”Home Missionary, 1º de novembro de 1893. n) “A igreja cristã começou sua existência orando pelo Espírito Santo."Recebereis a virtude do Espírito Santo", disse Ele, "que há de vir sobre vós; e ser-Me-eis testemunhas. “...” Em obediência à palavra de seu Mestre, os discípulosvoltaram a Jerusalém, e por dez dias oraram pelo cumprimento da promessa deDeus. Esses dez dias foram dias de profundo exame do coração. Os discípulospuseram de lado todas as divergências que haviam existido entre eles, e uniram-seintimamente, em comunhão cristã. ...Ao final dos dez dias o Senhor cumpriu Suapromessa por um maravilhoso derramamento de Seu Espírito. Quando eles"perseveravam unanimemente em oração e súplicas", (Atos 1:14) veio a bênçãoprometida...” Nos Lugares Celestiais - MM/1968, p. 333. o) “Devemos estar freqüentemente em oração. O derramamento do Espíritode Deus ocorreu em resposta à fervorosa oração... Atos 2:1-4.” Sentiam suanecessidade espiritual e clamavam ao Senhor pela santa unção que os ajudasse avencer as suas próprias fraquezas e os habilitasse para a obra de salvar os outros”E Recebereis Poder - MM/1999, p. 289.16. O Cumprimento da Bendita Promessa Feita aos Discípulos! a) “Ao chegar o dia de Pentecostes, todos estavam reunidos no mesmolugar. De repente, veio do céu um som, como se um vento impetuoso, e encheu todaa casa onde estavam sentados. E apareceram umas línguas como de fogo,distribuídas entre eles, e sobre cada um pousou uma. Todos ficaram cheios do4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 61. 61Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito concediaque falassem.” Atos 2: 1- 4 .17. Depois de receberem o Batismo do Espírito Santo, os Discípulos Fizeram aCoisa Certa: Rederam-se ao Senhor e ao Seu serviço, Sendo Testemunhas deJesus e Fazendo as Obras que Jesus Fazia: “Foi esse Jesus que Deus ressuscitou; e todos somos testemunhas disso.Portanto, exaltado à direita de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do EspíritoSanto, derramou o que agora ouvis.” Atos 2:32 e 33.Parte – IIIO Preparo que Nós Temos que Fazer!18. Temos que Fazer o Mesmo Preparo que os Discípulos Fizeram ParaReceber o Batismo do Espírito Santo, só que em Grau Mais Elevado, Maior! a) “Foi pela confissão e pelo abandono do pecado, por meio de fervorosaoração e da entrega pessoal a Deus, que os discípulos se prepararam para oderramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes. O mesmo trabalho, apenasem grau mais elevado, deve ser feito agora.” Testemunhos Para Ministros e ObreirosEvangélicos, p. 507. b) “Mediante oração e confissão de pecado, devemos abrir o caminho doRei. Ao fazermos isso, o poder do Espírito nos sobrevirá. Necessitamos da energiapentecostal. Esta virá; pois o Senhor tem prometido enviar Seu Espírito como opoder que tudo vence.” Obreiros Evangélicos, p. 308. c) “Notai (observai, atentai) que só depois de haverem os discípulos entradoem união perfeita, quando não mais contendiam pelas posições mais elevadas, foi oEspírito derramado. Estavam unânimes. Todas as divergências haviam sido postasde lado. E o testemunho dado a seu respeito depois de derramado o Espírito, é omesmo. Notai a expressão: "Era um o coração e a alma da multidão dos que criam."Atos 4:32. O Espírito dAquele que morreu para que os pecadores vivessem,animava toda a congregação de crentes. Os discípulos não pediram uma bênção para si. Arcavam sob o peso dapreocupação pelas almas. O evangelho deveria ser levado aos confins da Terra, ereclamaram a dotação de poder que Cristo prometera. Foi então derramado oEspírito Santo, e milhares se converteram num dia.” Testemunhos Seletos, vol. 3,págs. 210 e 211.19. Se Fizermos o que os Discípulos Fizeram, nós Também Vamos Receber, sóque Mais Abundantemente o Espírito Santo: A Chuva Serôdia! a) “Assim pode ser agora. Ponham de parte os cristãos toda dissensão, eentreguem-se a Deus para a salvação dos perdidos. Com fé peçam a bênçãoprometida, e virá. O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi a "chuvatemporã", e glorioso foi o resultado. Mas a Chuva Serôdia será mais abundante.Qual é a promessa para os que vivem nos derradeiros dias? - "Voltai à fortaleza, ópresos de esperança; também hoje vos anuncio que vos recompensarei em dobro."4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 62. 62Zac. 9:12. "Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor, que faz osrelâmpagos, lhes dará chuveiro de água, e erva no campo a cada um." Zac. 10:1.”Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 210 e 211. b) “Cumpre-nos remediar os defeitos de caráter, purificar de toda acontaminação o templo da alma. Então a Chuva Serôdia cairá sobre nós, como caiua temporã sobre os discípulos no dia de Pentecoste.” Testemunhos Seletos, vol. 2,pág. 69. c) “A promessa do Espírito Santo não é limitada há algum século ou raça.Cristo declarou que a divina influência do Espírito deveria estar com Seusseguidores até o fim. Desde o dia do Pentecostes até o presente, o confortador temsido enviado a todos os que se rendem inteiramente ao Senhor e Seu serviço.” Atosdos Apóstolos, p.48.20. Temos que Orar e Confessar os Nossos Pecados. Desviar-nos dos NossosMaus Caminhos! “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar aminha presença, e desviar dos seus maus caminhos, então ouvirei dos céus,perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” II Cron. 7:14.21. Abrir a Porta do Coração! Isto é, Consentirmos, Querermos! TermosVontade. Deus não vai Forçar Você Receber o Espírito Santo! “Precisamos sentir o poder convertedor da graça de Deus, e insto com todosos que têm fechado o coração ao Espírito de Deus para que abram a porta esupliquem fervorosamente: Permanece comigo.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.59.22. Abrir a porta Para Jesus e Fechar Os Caminhos para Satanás! “Estão nossas súplicas ascendendo a Deus, com viva fé? Abrimos nós aporta do coração a Jesus, fechando todas as vias de acesso a Satanás? Estamosdiariamente obtendo luz mais clara e maior força, a fim de que possamospermanecer na justiça de Cristo? Estamos esvaziando o coração de todo egoísmo, epurificando-o, como preparo para o recebimento da Chuva Serôdia do Céu?” Reviewand Herald, 19 de novembro de 1908.23. Tire o Cadeado da Porta do Seu Coração, se for seu Caso! “Se assim restringistes (impedistes) e repelistes (expulsastes) o EspíritoSanto de Deus, rogo-vos que vos arrependais disso o mais breve possível. Sealguém cerrou (fechou) e passou cadeado à porta do vosso coração diante doEspírito de Deus, rogo-vos insistentemente que a descerreis (abra), e oreis comfervor: "Habita em mim." Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 364.24. Importunar a Deus: Incomodar com Súplicas Repetidas, Aborrecer comSúplicas, Pedidos Insistentes. “Não estamos suficientemente dispostos a importunar o Senhor com nossaspetições, e a suplicar-lhe o dom do Espírito Santo. O Senhor quer que O4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 63. 63importunemos a esse respeito. Deseja que apresentemos com insistência nossaspetições ao trono.” Eventos Finais, p.189.25. Vigiar, Orar com um só Coração, por de Lado Toda a Diferença, HaverUnidade, Terno Amor de uns Para com os Outros Deve Permear o Todo! “Todos os que professam o nome de Cristo devem aguardar, vigiar e orarcom um só coração. Toda diferença deve ser posta de lado, e a unidade e ternoamor de uns para com os outros permear o todo. Então nossas orações poderãosubir juntas ao nosso Pai celestial com vigorosa, fervorosa fé. Então poderemosaguardar com paciência e esperança o cumprimento da promessa (a do batismo doEspírito Santo).” História da Redenção, p.246.26. Estar em Associação Com o Divino Canal - Jesus! a) “É nossa parte do trabalho colocarmo-nos a nós mesmos em associaçãocom o divino canal (Jesus). Deus é responsável por Sua parte do trabalho. Ele é fiel(cumpre) ao que prometeu (o Espírito Santo).” História da Redenção, p. 247. b) “A menos, porém, que os membros da igreja de Deus hoje estejam emviva associação com a Fonte de todo o crescimento espiritual, não estarão prontospara o tempo da ceifa. A menos que mantenham suas lâmpadas espevitadas eardendo, deixarão de receber a graça adicional em tempos de especialnecessidade.” Atos dos Apóstolos, p. 55.27. Ser um só Coração, Colocar de Lado Toda Maldade e Inveja, Ser HumildesSuplicantes, Vigiar e Aguardar! “A grande e importante questão conosco é ser um só coração e uma sómente, colocando de lado toda a inveja e maldade e, como humildes suplicantes,vigiarmos e aguardarmos. Jesus, nosso Representante e Cabeça, está pronto parafazer por nós o que fez pelos suplicantes e vigilantes no dia de Pentecostes.”História da Redenção, p. 247.28. Ter fé, Confiança, crer, na Promessa do Batismo do Espírito Santo! Definição de fé: “A fé é a garantia do que se espera e a prova do que não sevê.” Heb. 11: 1. a) “Porém Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldiçãoimposta pela Lei. Como dizem as Escrituras: ”Maldito todo aquele que for penduradonuma cruz.” Isso aconteceu para que a benção que Deus prometeu a Abraão, sejadada, por meio de Jesus Cristo, aos nãos judeus e para que todos nós recebamospela fé o Espírito que Deus prometeu.” Gal. 3:15. b) “Deveis pensar que vossa vitória será confirmada por forte emoção? Não;"esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé". I João 5:4. O Senhor conhece ovosso desejo; pela fé, mantende-vos perto dEle, e esperai receber o Espírito Santo.”E Recebereis Poder - MM/ 1999, p.351. c) “A medida do Espírito Santo que recebermos será proporcional àintensidade de nosso desejo, à fé exercida neste sentido e ao uso que fizermos daluz e do conhecimento que nos forem concedidos.” Eventos Finais, p. 188. d) “O Espírito Santo, recebido pela fé, subjuga corações obstinados.” ERecebereis Poder - MM/ 1999, p. 55.4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 64. 64 e) “Somente a súplica fervente, perseverante a Deus, feita com fé - fé queleva a esperar com inteira confiança nele - pode ser eficaz para trazer aos homens oauxílio do Espírito Santo.” O Desejado de Todas as Nações, p. 431. f) “A verdadeira fé apreende e reivindica a bênção prometida, antes que estase realize e a experimentemos. Devemos, pela fé, enviar nossas petições paradentro do segundo véu, e fazer com que nossa fé se apodere da bênção prometidae a reclame como sendo nossa. Devemos então crer que recebemos a bênção,porque nossa fé se apoderou dela e, segundo a Palavra, é nossa. "Tudo o quepedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis." Mar. 11:24. Isto é fé, e fépura; o crer que recebemos a bênção, mesmo antes que a vejamos. Quando abênção prometida se realiza, e é fruída, cessa a fé. Muitos supõem, todavia, que temmuita fé quando participam amplamente do Espírito Santo, e não podem ter fé amenos que sintam o poder do Espírito. Essas pessoas confundem a fé com asbênçãos que a acompanham. O tempo em que propriamente deveríamos exercer a fé é aquele em quenos sentimos privados do Espírito. Quando densas nuvens de trevas parecem pairarsobre o espírito, é ocasião para fazer com que a fé viva penetre as trevas e disperseas nuvens. A verdadeira fé baseia-se nas promessas contidas na Palavra de Deus, eapenas aqueles que obedecem a essa Palavra podem rogar suas gloriosaspromessas. "Se vós estiverdes em Mim, e as Minhas palavras estiverem em vós,pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." João 15:7. "Qualquer coisa que Lhepedirmos, dEle a receberemos; porque guardamos os Seus mandamentos, efazemos o que é agradável à Sua vista." I João 3:22.” Vidas e Ensinos, p. 127.Parte – IVOrar! Orar e Orar!29. Oração! Súplica Religiosa, “Falar com Deus Como com um Amigo”: ACondição Principal Para o Batismo do Espírito Santo! a) “Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração.”Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 121. b) “Precisamos orar, mais do que nunca, pelo batismo do Espírito Santo.”Evangelismo, p. 307. c) “No dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi derramado sobre osdiscípulos em oração.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 315. d) “Devemos orar com tanto fervor pela descida do Espírito Santo como osdiscípulos oraram no dia de Pentecostes.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 151. e) “O Deus que guarda o concerto (o pacto, o acordo, a aliança) queprometeu, derramará Seu Espírito sobre esses discípulos da escola de Cristo emresposta à oração a fim de que se tornem ministros da justiça”. Conselhos aosProfessores, Pais e Estudantes, p. 514. f) “Devemos orar para que Deus decerre (abra) a fonte da água da vida...Oremos, pois, com o coração contrito e com maior fervor, para que agora, no tempoda chuva serôdia, os chuveiros da graça sejam derramados sobre nós... Se com féorarmos pela benção, recebê-la-emos conforme Deus nos prometeu.” TestemunhosPara Ministros, p. 509.4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 65. 65 g) “Para tudo isto, é essencial o derramamento do Espírito Santo. Devemosorar para esse fim. O Senhor espera que Lho peçamos. Ainda não empreendemosessa tarefa com todo o coração.” Testemunhos Para Ministros, p. 512. h) “Uma corrente de orações fervorosas feitas por crentes sinceroscircundará o mundo... orando pelo poder do Espírito Santo.” Review and Herald,03/01/1907. i) “Precisamos orar, mais do que nunca, pelo batismo do Espírito Santo, poisse jamais houve um tempo em que precisamos desse batismo, é agora. Não hánada que o Senhor nos tem falado com mais freqüência do que de Seu desejo emnos conceder esse batismo, e nada poderia glorificar mais a Seu nome do que essaconcessão. Quando partilharmos esse Espírito, homens e mulheres nascerão denovo. [...] Pessoas outrora perdidas serão achadas e trazidas de volta.”Evangelismo, p. 307.30. DOZE ORAÇÕES E SUGESTÕES DE ORAÇÕES DE ELLEN WHITE PELACONCESSÃO DO ESPÍRITO SANTO:1ª. "Que a Chuva Serôdia caia em meu vaso. Que a luz do anjo glorioso que se uneao terceiro anjo resplandeça sobre mim; dá-me uma parte na obra; que eu soe aproclamação; que eu seja um colaborador de Cristo." Assim buscando a Deus,permiti-me contar-vos, Ele vos está preparando todo o tempo, concedendo-vos Suagraça.” Olhando Para o Alto - MM/1983, p. 277.2ª. "Tem piedade de Tua sofredora causa, piedade da Igreja, tem piedade doscrentes individualmente, ó Tu, Pai das misericórdias! Tira de nós tudo quantocontamina. Nega-nos o que quiseres, mas não retires de nós o Teu Santo Espírito."Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 359.3ª. “Conceda o Senhor que Seu Espírito Santo sobrevenha aos corações que seencontram agora à vontade, para que não continuem dormindo como os outros, masvigiem e sejam sóbrios.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 44.4ª. “Ajoelhe-se cada membro da igreja diante de Deus, ore sinceramente pelaconcessão do Espírito. Clamai: “Senhor, acrescenta-me a fé. Faze-me compreenderTua Palavra; pois a exposição de Tua Palavra esclarece-me. Refrigera-me pela Tuapresença. Enche-me o coração de Teu Espírito, para que eu ame a meus irmãoscomo Cristo ama.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 318.5ª. “Não precisamos nos preocupar com a chuva serôdia. Tudo quanto temos quefazer é manter o vaso limpo e com o lado certo para cima e estar preparados parareceber a chuva celestial, orando continuamente: "Que a Chuva Serôdia caia emmeu vaso." Olhando Para o Alto - MM/1983, p. 277.6ª. “{...} Abençoa os que manifestaram o seu desejo de servir-Te. Põe Teu Espíritosobre eles. Suplico-Te, Pai celestial, que deixes Teu Santo Espírito vir a este povo.Seja revelada a Tua salvação. Toca os seus corações e torna-os muito afetuosos.Enternece-os com o Teu Espírito Santo e ajuda-os a ver o trabalho a ser realizadoem favor de seus vizinhos e das almas que perecem ao seu redor. Oh, desperta-ospara as suas responsabilidades! Lavem eles as vestiduras do seu caráter e as4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 66. 66alvejem no sangue do Cordeiro. Envolve-los-ás nos braços de Tua misericórdia?Insta com eles por meio das impressões de Teu Espírito Santo, para que procuremdeixar Sua luz brilhar para os que não conhecem a verdade. Põe Tua igreja emordem, ó Senhor, para que trabalhem pelas almas... Amém.” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 190.7ª. “Pai celestial, Tu disseste: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscais e achareis; batei, eabrir-se-vos-á.” Mat. 7:7. Pai celestial, necessitamos de Teu Espírito Santo. Nãoqueremos dirigir-nos a nós mesmos; só ao trabalhar em união com Deus. Queremosestar numa posição em que o Espírito de Deus esteja sobre nós com Seu podervivificante e santificador. Manifesta-Te a nós nesta manhã! Remove toda névoa etoda nuvem escura! Nós nos achegamos a Ti, nosso compassivo redentor, e Terogamos, por amor de Cristo – por amor de Teu próprio Filho, Meu Pai, quemanifestes Teu poder a Teu povo aqui. Precisamos de sabedoria; precisamos daverdade; precisamos que o Espírito Santo esteja conosco.” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 313.8ª. “Satanás está tentando lançar todo o desânimo possível sobre cada pessoa queele possa influenciar. Senhor, rogo-Te que o batismo do Espírito Santo desça sobreesta congregação. Rogo-Te, pelo amor de Jesus, que dissipes a neblina e onevoeiro que Satanás interpôs neste lugar. Ele está aqui. Seus seguidores estãoaqui. Aqui estão os que ouvem as palavras dele. Mas eu Te peço, Senhor, quebra ofeitiço (encanto, malefícios de feiticeiro) ... Peço-Te que haja para com Deusconsagração tão integral (completa, total), que Cristo possa dizer: “ Eu te vestirei detrajes festivos.” Sermons and Talks, p. 382.9ª. “Precisamos orar pela concessão do Espírito Divino como remédio para as almasenfermas de pecado... Precisamos sentir o poder convertedor da graça de Deus, einsto com todos os que têm fechado o coração ao Espírito de Deus para que abrama porta e supliquem fervorosamente: Permanece comigo!” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 59.10ª. “Preciso ter o Espírito de Deus em meu coração. Não posso ir avante para fazera grande obra de Deus, se o Espírito não repousar sobre minha alma.” Comosuspira a corça pelas correntes das águas, assim, por Ti, ó Deus, suspira a minhaalma.” Sal. 42:1. O dia do juízo está sobre nós. Oh, lavemos as vestes de nossocaráter e as alvejemos no sangue do Cordeiro.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.295.11ª. “Meus irmãos e irmãs, orai pedindo o Espírito Santo. Deus sustenta cadapromessa que fez. Com a Bíblia na mão, dizei: Fiz como disseste. Reclamo agoraTua promessa: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.”Testemunhos Para a Igreja, vol. 8, p. 23.12ª. “Que a oração diária seja: “Retira de nós o que decidiste retirar, mas nãoretenhas (não impeças que Ele venha) Teu Espírito Santo de nós.” Olhando Para oAlto - MM/1983, p. 137.4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 67. 6731. Orar e Crer que Ele, o Espírito Santo, é Para nós! “Orai pela concessão do Espírito Santo e crede que Ele é para vós.”Olhando Para o Alto - MM/1983, p. 12.32. Cada Membro da Igreja Deve Orar Buscando a Concessão do EspíritoSanto! “Conclamo (chamo aos brados) os membros de toda a igreja a buscarem amaior bênção que o Céu pode conceder - o Espírito Santo. Se em fé buscardesmaior medida do Espírito de Deus, estareis constantemente inspirando-O eexalando-O. Diariamente recebereis um novo suprimento... Que a oração diária seja:"Retira de nós o que decidiste retirar, mas não retenhas Teu Espírito Santo de nós.”Olhando Para o Alto - MM/1983, p. 137.Orar Individualmente!33. Orar, Suplicar Individualmente Pelo Batismo do Espírito Santo! a) “Precisamos orar pela concessão do Espírito Divino como remédio paraas almas enfermas de pecado... Precisamos sentir o poder convertedor da graça deDeus, e insto com todos os que têm fechado o coração ao Espírito de Deus para queabram a porta e supliquem fervorosamente: Permanece comigo.” E RecebereisPoder - MM/1999, p. 59. b) “Meus irmãos e irmãs, rogai pelo Espírito Santo.” Ellen G. White emPreparação Para Chuva Serôdia, p. 30, de B. E. Wagner.Orar na Igreja!34. A igreja Deve Fazer Reuniões de Orações Para Pedir o Derramamento doEspírito Santo! “Ascendam nossas orações a Deus por Sua graça que converte etransforma. Em cada igreja devem ser realizadas reuniões para solene oração ediligente investigação da Palavra, para saber que é verdade. Tomai as promessasde Deus, e solicitai-Lhe, com viva fé, o derramamento de Seu Espírito Santo.Quando o Espírito Santo for derramado sobre nós, será extraído tutano e gordura daPalavra de Deus.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.312.Orar em Pequenos Grupos Pelo Batismo do Espírito Santo !35. Orar em Grupos Para Saber Como Planejar, Orientar e Executar a Obra ePelo Batismo do Espírito Santo! a) “Grupos devem reunir-se para pedir a Deus auxílio especial, sabedoriacelestial, para que o povo de Deus saiba como planejar, orientar e executar a obra.Especialmente devem orar para que o Senhor escolha Seus instrumentos, e batizeSeus missionários com o Espírito Santo.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 151. b) “O Senhor prometeu que onde dois ou três estivessem reunidos em Seunome, Ele estaria no meio deles. Os que se reúnem para oração recebem a unção4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 68. 68do Santo. Há grande necessidade de oração secreta, mas também é necessário quevários cristãos se reúnam, enviando com fervor suas orações a Deus. Jesus estápresente nesses pequenos grupos, o amor pelas pessoas se aprofunda no coração,e o Espírito Santo aplica Suas poderosas energias, para que os instrumentoshumanos se ponham em atividade, com vistas a salvar os que estão perdidos. Jesussempre... Se esforçou para impressionar os Seus discípulos com o fato de que oEspírito Santo precisa iluminar, restaurar e santificar a mente.” Review and Herald,30 de junho de 1896. c) “A promessa é feita sob a condição de que haja uma união das oraçõesoferecidas pelo povo de Deus, e em resposta a essas orações virá um poder maiordo que aquele que vem em resposta à oração feita em particular. O poder dado seráproporcional à unidade dos membros e seu amor a Deus e uns pelos outros.” TheCentral Advance, 25 de Fevereiro, 1903.36. Orar e Esperar! “Deus deseja refrigerar o Seu povo pelo dom do Espírito Santo, batizando-osde novo com o Seu amor. Não há necessidade de uma escassez do Espírito naigreja. Após a ascensão de Cristo, o Espírito Santo veio, com uma plenitude e poderque alcançou todos os corações, sobre os discípulos crentes, que estavam aesperar e orar.” Nos Lugares Celestiais - MM/1968, p. 33437. Orar e Confiar! “Ao orardes, crede, confiai em Deus, estamos no tempo da chuva serôdia,tempo em que o Senhor outorgará liberalmente o Seu Espírito. Sede fervorosa emoração vigie no Espírito.” Testemunhos Para Ministros, p. 512.38. Atenção Pastores, Anciãos e Líderes das Igrejas: Prostrem-se Diante doTrono da Graça e Supliquem fervorosamente Pelo Derramamento do EspíritoSanto! “... E por que não nos prostramos diante do trono da graça, comorepresentantes da igreja e, com o coração submisso e espírito contrito, suplicamosfervorosamente que o Espírito Santo seja derramado do alto sobre nós? Oremospara que quando Ele for graciosamente concedido, nosso frio coração sejareavivado, e possamos ter o discernimento para compreender que Ele vem de Deus,e recebê-Lo”. E Recebereis Poder - MM/1999, p. 321.39. Entrar na Obra Individualmente! Nunca Toda a Igreja Será Reavivada! OrarMais e Falar Menos! “Temos a esperança de ver toda igreja reavivada? Tal tempo nunca há devir... há na igreja pessoas não convertidas, e que não se unirão em fervorosaoração, prevalecente oração. Precisamos entrar na obra individualmente.Precisamos orar mais, e falar menos.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 122.40. Falar, Orar, Pregar Sobre a Promessa do Espírito Santo! “Falai sobre ela, orai por ela, pregai a seu respeito; pois o Senhor está maisdisposto a conceder o Espírito Santo do que os pais a dar boas dádivas a seusfilhos.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 11.4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 69. 6941. Atenção! Nenhuma Oração Feita com fé, Pedindo o Espírito Santo éPerdida! “Jesus almeja conceder a dotação celestial a seu povo em grande medida.Diariamente ascendem petições a Deus pelo cumprimento da promessa: E não éperdida nenhuma das orações feitas com fé.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.158.Parte – VPedir a Chuva Serôdia: O Batismo do Espírito Santo!42. Solicitar: Pedir sem Parar! a) “Pedi ao Senhor chuva no tempo das chuvas serôdia, ao Senhor, que fezs nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo.” Zac.10:1. b) “A dispensação em que vivemos deve ser para os que pedem, adispensação do Espírito Santo. Pedi-lhe a bênção. É tempo de sermos maisdedicados em nossa devoção... Ao orar, crede e confiai em Deus. Estamos notempo da chuva serôdia, tempo em que o Senhor outorgará liberalmente o SeuEspírito. Sede fervorosos em oração, e vigiai no Espírito.” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 304.Jesus Disse Para Pedir: c) “Por isso, vos digo: Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis: batei, e aporta vos será aberta: pois todo o que pede, recebe; quem busca, acha: e ao quebate, a porta será aberta. E qual pai dentre vós, se o filho lhe pedir pão, lhe daráuma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma cobra em lugar do peixe? Ou, sepedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vós, sendo maus, sabeis dar boas coisasaos vossos filhos, quanto mais o Pai Celestial dará o Espírito Santo aos que opedirem.” Luc. 11:9-13. d) “ O Espírito Santo é prometido a todos os que O pedirem.” E RecebereisPoder - MM/1999, p. 328. e) “Aos que lhe pedem, comunica Jesus o Espírito Santo.” E RecebereisPoder - MM/1999, p. 65. f) “... Buscar o Senhor com simplicidade, pedindo Seu Espírito Santo comouma criancinha pede alimento a seus pais.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 94. g) “Unicamente aos que esperam humildemente em Deus, que estão atentosà sua guia e graça, é concedido o Espírito. O poder de Deus aguarda que o peçam eo recebam. Esta prometida bênção, se reclamada pela fé, traz após si todas asoutras bênçãos.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 298. h) “Esse derramamento do Espírito é comparado com a queda da chuvaserôdia; e é por esse poder adicional que os cristãos devem fazer as suas petiçõesao Senhor da seara "no tempo da chuva serôdia". Atos dos Apóstolos, págs. 54 e55.4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 70. 70Parte – VIRemover Todos os Obstáculos, Impedimentos, ao Batismo do Espirito Santo!43. O que Satanás tem Mais Medo! “Não há coisa alguma que Satanás tema tanto como que o povo de Deusdesimpeça o caminho mediante a remoção de todo impedimento, de modo que oSenhor possa derramar Seu Espírito sobre uma enfraquecida igreja e umacongregação impenitente. Se Satanás pudesse fazer o que ele queria, nuncahaveria outro despertamento, grande ou pequeno, até ao fim do tempo. Não somos,porém, ignorantes de seus ardis. É possível resistir-lhe ao poder. Quando o caminhoestiver preparado para o Espírito de Deus, a bênção virá.” Mensagens Escolhidas,vol. 1, p. 124.44. Preparar o Caminho, remover todos os obstáculos (empecilhos, barreiras,estorvos). “Todo o que ama a causa da verdade, deve orar pelo derramamento doEspírito Santo. E o quanto estiver em nosso alcance, cumpre-nos remover todoobstáculo a sua operação.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 301.45. Quais são os obstáculos (embaraços, impedimentos, empecilhos, estorvos)Para a Atuação do Espírito Santo? Entre Outros, Citamos:1º. OBSTÁCULO:Tentar a Igreja Servir ao Mesmo Tempo, a Deus e ao Diabo: “Ésta é a única posição que podemos ocupar com segurança; e se osmembros individuais da igreja se apercebessem disso, que poder seria exercido pelaigreja para atrair e conquistar almas para Cristo! È esse trabalho feito com o coraçãodividido, a tentativa de servir ao mesmo tempo a Deus e ao diabo, que deixa a igrejatão destituída do Espírito de Deus”. E Recebereis Poder – MM/1999, p. 348.2º. OBSTÁCULO:Estar a Igreja Num Sono Semelhante ao da Morte: “A igreja tem de livrar-se agora de seu sono semelhante ao da morte;...Porei dentro de vós o meu Espírito e farei com que andeis nos meus estatutos.” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 188. 4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 71. 713º. OBSTÁCULO:Haver entre os membros da Igreja: Desarmonia, Dissensões, Desinteligências,Desacordos, Divergências, Não Estar os irmãos na Devida Relação com Deus eCom os Outros: a) “Antes do dia do Pentecostes (os discípulos) se reuniram e tiraram dentreeles todas as desinteligências (desarmonias, discordâncias). Eram de um mesmosentimento.” O Desejado de Todas as Nações, p. 827. b) “Tirem os cristãos do meio deles as dissensões (desacordos,desavenças) e entreguem a si mesmos a Deus para a salvação dos perdidos.Peçam a bênção com fé e ela há de vir.” O Desejado de Todas as Nações, p. 827. c) “Quando o povo de Deus se colocar na devida relação para com Ele e unspara com os outros, haverá plena concessão do Espírito Santo para combinaçãoharmoniosa de todo o corpo.” E Recebereis Poder- MM/1999, p. 85.4º OBSTÁCULO:A Falta de Serem as Igrejas Vivas e Atuantes Para a Salvação dos Perdidos: a) “Quando as igrejas se tornarem vivas e atuantes, o Espírito Santo seráconcedido em resposta ao seu sincero pedido...” E Recebereis Poder - MM/1999, p.312. b) “O fim está próximo. Que nossas igrejas se levantem! Seja o poderconvertedor de Deus experimentado no coração dos membros individuais, e entãoveremos a profunda atuação do Espírito de Deus.” Mensagens Escolhidas, vol. 3, p.154.5º. OBSTÁCULO:A Ignomínia (a vergonha) a Indolência (negligência) a Preguiça da Igreja. NãoSerem os Membros da Igreja Cooperadores de Deus na salvação de Almas e oEgoísmo e Condescendência Pessoal! a) “Quando a ignomínia da indolência e preguiça tiver sido afastada daigreja. O Espírito do Senhor Se manifestará graciosamente.” Testemunhos Seletos,vol. 1, p. 308. b) “Quando as igrejas se tornarem igrejas vivas e atuantes, o Espírito Santoserá concedido em resposta ao seu sincero pedido. Então, a verdade da Palavra deDeus será considerada com novo interesse, e examinada como se fosse umarevelação direta das cortes celestiais. Toda declaração inspirada acerca de Cristoimpressionará o íntimo da alma dos que O amam. A inveja, o ciúme e as ruinssuspeitas desaparecerão. A Bíblia será considerada como Carta Magna do Céu. Seuestudo absorverá a mente, e suas verdades serão um deleite para a alma.” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 312.4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 72. 726º. OBSTÁCULO: A Falta de Harmonia, o Mundanismo, a Discórdia, a Amargura, a Inveja, osCiúmes, as Ruins Suspeitas e a Maledicência dos Membros da Igreja! “O Espírito não poderá nunca ser derramado enquanto os membros da igrejanutrir desarmonia e amargura uns contra os outros. Inveja, ciúmes, ruins suspeitas emaledicência, são coisas de Satanás, e barram eficazmente (impede com eficiência)o caminho à operação do Espírito Santo.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 301.7º. OBSTÁCULO:As Contendas por Posições Mais Elevadas, Falta de União Perfeita,Divergências, Falta de Unanimidade, Falta de Entrega Para a Salvação dosPerdidos! “Notai (observai, lembrai) que só depois de haverem os discípulos entradoem união perfeita, quando não mais contendiam por posições mais elevadas, foi oEspírito derramado. Estavam unânimes. Todas as divergências haviam sido postasde lado...” Assim pode ser agora. Ponham de parte os cristãos toda dissensão,entreguem-se a Deus para a salvação dos perdidos. Com fé peçam a bênçãoprometida, e ela virá.” Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 210.8º. OBSTÁCULO: Estar a Igreja no Mundo! “Quando a igreja sair do mundo, separando-se de suas máximas, hábitos epráticas, o Senhor Jesus trabalhará com Seu povo: Ele derramará Seu Espírito emgrande medida sobre eles, e o mundo conhecerá que o Pai os ama. Será que o povode Deus continuará a estar tão entorpecido pelo egoísmo? Sua bênção paira sobreeles, mas não pode ser concedida em sua plenitude por estarem tão corrompidoscom o espírito e as práticas do mundo.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 290.9º. OBSTÁCULO:Estarmos Contentes com Pequeninas Bênçãos, Esperarmos Poucos! a) “Se todos estivessem dispostos a receber, todos seriam cheios doEspírito. Contentando-nos com bênçãos pequeninas, desqualificamo-nos parareceber o Espírito em ilimitada plenitude... Esperando pouco, pouco recebemos.” ERecebereis poder - MM/1999, p. 303. b) “O povo de Deus parece incapaz de compreender esta promessa (doderramamento do Espírito Santo) e apropriar-se dela. Parecem pensar que apenasuns escassos chuviscos de graça devam cair sobre a alma sedenta. Não sentiram anecessidade de buscar os exaltados privilégios para eles providos a preço infinito.”Nos Lugares Celestiais - MM/1968, p. 335. c) “Enquanto a igreja se contentar com pequenas coisas , estará inapta (nãoapta, despreparada) a receber as grandes coisas de Deus. Mas por que não temos4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 73. 73fome e sede do dom do Espírito Santo já que é o meio pelo qual o coração poderámanter-se puro?” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 10.10º. OBSTÁCULO:Acharmos que Podemos Fazer Alguma Coisa, Sem Jesus! “Sei que nada sou, mas Jesus é poderoso para salvar-me. Nada possofazer, mas Jesus pode fazer coisas grandiosas, mas meus esforços serão inúteissem a Sua ajuda... Quando sentimos nossa completa nulidade (que sem Deus nadasomos, nada podemos fazer de bom), Cristo vê que é chegado o momento deconceder-nos o Seu Espírito.” Cristo Triunfante - MM/2002, p. 126.Parte – VII46. Condição Básica: Crucificar o EU! Abaixo a Egolatria! Ser esvaziados do eu, do egoísmo, do orgulho e da pretensão. Se você nãomatar o eu, ele te matará com a morte eterna! a) “Quando é crucificado o próprio eu, o Espírito Santo toma osquebrantados de coração e faz deles vasos para honra.” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 51. b) Paulo Crucificou o próprio eu: “Já estou crucificado com Cristo e vivo nãomais eu, mas Cristo vive em mim.” Gál. 2:2. Negar o “Eu”, é condição de discipulado: Considerar-se morto para simesmo, suas vontades, gostos, preferências, planos, etc. e estar disposto a morrerpor Cristo e Sua Obra. c) “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia adia, tome a sua cruz e siga-me.” Luc. 9:23. d) “É fácil morrer por Cristo, o difícil é viver para Ele. Morrer leva apenasuma ou duas horas. Mas, viver para Cristo significa morrer diariamente.” SadhuSundar Singh. “Tomar a Cruz”, é morrer para si mesmo e para o mundo, negar-se,viver sópara Deus: Sua vontade, Seus planos, Sua lei, etc. EU - Definição: Egoísmo: Amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interessesalheios, dos outros. Egocentrismo: Exclusivismo que faz a pessoa referir tudo a si próprio. “Amor exclusivo e excessivo de si, implicando na subordinação do interessede outrem ao seu próprio.” Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.47. Todas as Tragédias do Pecado é por Causa do “EU”! a) “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como fostelançado por terra, tu que enfraquecias as nações! Tu dizias a ti mesmo: Subirei aocéu, elevarei o meu trono acima das estrelas de Deus e me assentarei no monte dacongregação, nas extremidades do Norte. Subirei além das nuvens e sereisemelhante ao altíssimo.” Isaías 14:12-14. 4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 74. 74 b) “O pecado originou-se na busca dos próprios interesses. Lúcifer, oquerubim cobridor desejava ser o primeiro no Céu.” O Desejado de Todas asNações, p. 21. O “eu”, foi a causa da desgraça do belo e poderoso anjo que assistia napresença de Deus e é, também, a causa das nossas desgraças. O “eu”, semanifesta na busca dos nossos próprios interesses, das nossas vontades carnais eterrenas, no desejo de supremacia, ou seja, no desejo de exaltação, aplausos, sersuperior, ser o maior, o melhor, na auto-suficiência, eu posso, em vez de “tudoposso naquele que me fortalece”, eu acho, eu penso, em vez de “assim quer oSenhor”, “eu quero”, seja feita a minha vontade, e não como Cristo dizia: “Pai, sejafeita Tua vontade”.48. A Salvação nos é Possível, Porque Jesus Esvaziou-se do Eu! a) “Pai, se Queres, passe de Mim esse cálice; contudo, não se faça a Minhavontade, e sim, a Tua.” Lucas 22:42. b) “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,que, existindo em forma de Deus, não considerou o fato de ser igual a Deus algo aque se devesse apegar, mas, pelo contrário, esvaziou a si mesmo, assumindo aforma de servo e fazendo-se semelhante aos homens. Assim na forma de homem,humilhou a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:5-8.49. O Eu Impede a Atuação do Espírito Santo! Fora com o Orgulho e aPretensão (ambição)! “O Espírito Santo realizará sua obra no coração que é contrito, mas nãopode atuar em alguém cheio de orgulho e pretensão. O eu se interpõe entre a almae o Espírito Santo. O Espírito Santo atuará se o eu não interpuser (se coloca comoimpedimento).” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 93.50. O Eu tem que Sair do Trono do Coração! “O eu tem que ser destronado, abatido o orgulho se desejamos conhecer aglória do reino espiritual.” O Desejado de Todas as Nações, p.57.51. Ser Esvaziado do EU! a) “Deus pede que os homens e as mulheres esvaziem o coração do próprioeu. Então o Seu Espírito poderá ter livre entrada.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.51. b) “Quando uma pessoa está inteiramente vazia do próprio eu, quando todofalso deus é expulso da alma, o vazio é preenchido com a comunicação do Espíritode Cristo.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 91. c) “Mas, para estar na alma (Jesus), ela primeiro tem de ser esvaziada dopróprio eu, pois então será criado um vácuo que pode ser preenchido pelo EspíritoSanto...” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 293.4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 75. 7552. Ser Curados do Planejamento Egoísta: Pensando só em si Mesmo. a) “Porque Eu Desci do Céu não para fazer a minha vontade, mas a vontadedaquele que me enviou.” João 6:38. b) “Tão plenamente vazio do próprio eu era Jesus que não elaborava planospara Si mesmo. Aceitava os que Deus fazia a Seu respeito, e o Pai os desdobravadia a dia. Assim devemos nós confiar em Deus, para que a nossa vida seja umasimples operação da Sua vontade.” O Desejado de Todas as Nações, p.208. c) “Fomos esvaziados do próprio eu? Fomos curados do planejamentoegoísta?... Como poderá o Mestre usar-nos como vaso para o serviço sagradoenquanto não nos esvaziarmos a nós mesmos e dermos lugar à atuação do SeuEspírito.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 111. d) “O Senhor pede que esvaziemos o coração do egoísmo, que é a raiz detoda alienação (indiferença). Ele anseia derramar sobre nós Seu Espírito Santo emfartas medidas, e que aplainemos o caminho mediante a renúncia.” E RecebereisPoder - MM/1999, p. 292.53. Entregar Total e Incondicionalmente a Alma Para Ser Guiada por Deus! “Muitos há que crêem e professam reclamar a promessa do senhor: falamacerca do Espírito Santo, todavia não recebem o benefício. Não entregam a almapara ser guiada e regida pelas forças divinas... querem dirigir a si mesmos. É porisso que não recebem o celeste dom.” O Desejado de Todas as Nações, p. 672.54. É Cristo que nos Esvazia do Eu! Podemos Apenas Concordar! “Todavia ninguém pode esvaziar-se a si mesmo do eu. Somente podemosconsentir em que Cristo execute a obra.” Parábolas de Jesus, p.158.55. Pare de Querer Fazer a Obra de Esvaziar-se do Eu, por Si Mesmo! “Deus pede que os homens e as mulheres esvaziem o coração do próprioeu. Então o Seu Espírito poderá ter livre entrada. Parem de procurar fazer a obra porsi mesmos. Peçam que Deus opere em vocês e por seu intermédio, até que aspalavras do apóstolo se tornem sua: “Logo não sou eu quem vive mais Cristo viveem mim.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.51.56. Atenção: É o Espírito Santo que Mata o Eu, se Você Deixar! a) “Tem lugar a morte do eu e do pecado, e uma vida nova. Essa mudançasó se pode efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo.” O Desejado deTodas as Nações, p. 159.57. Submeter a Vida e Vontade à Vontade de Deus “Nossa vontade finita precisa ser levada em submissão à vontade do Infinito;a vontade humana deve fundir-se com a divina. Isso trará o Espírito Santo em nossoauxílio.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 344. 4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 76. 7658. Utilidade Ilimitada, Condicional: Por de Parte o Próprio Eu. “Não há limites à utilidade daquele que, pondo de parte o próprio eu, abremargem à operação do Espírito Santo em seu coração, e vive uma vida inteiramenteconsagrada a Deus.” Serviço Cristão, p. 254.59. Bendita Promessa! Ajuda Para Vencer e Sujeitar o Maldito Eu! “O Senhor ajudará a cada um de nós onde mais necessitamos de auxílio, nagrande obra de vencer e sujeitar o próprio eu.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.81.Parte – VIIIOutras Diversas Condições60. A Resposta Completa de Ellen White à Pergunta: O que Devo Fazer ParaReceber o Espírito Santo? “Alguns têm perguntado: Que devo fazer para receber o Espírito Santo?Peça que Deus lhes esquadrinhe o coração como com uma vela acesa. Nada façampara satisfação egoísta... O desejo do Mestre não é que haja um escassosuprimento, mas que produzam com abundância.” Cristo Triunfante - MM/2002, p.299.61. Ser Manso e Humilde! Os Anjos Cooperarão Conosco nos Esforços Para oReavivamento! “É-vos dado o privilégio de vos tornardes manso e humilde de coração;então os anjos de Deus hão de cooperar convosco em vossos esforços dereavivamento.” Obreiros Evangélicos, p. 164.62. Ser Batizado! “E, ouvindo eles isto compungiu-se em seu coração, e perguntaram a Pedroe aos demais apóstolos: que faremos irmãos? Pedro então lhes respondeu:Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, pararemissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:37 e 38.63. Preparar o Caminho Para Receber o Espírito Santo “Quando o caminho estiver preparado para o Espírito de Deus, a bênçãovirá... O Espírito de Deus nunca poderá vir enquanto ela (a Igreja) não preparar ocaminho.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, p.124.64. Devemos Preparar os Vasos (os Corações, as mentes) Para Receber oEspírito de Deus “O Espírito de Deus será derramado sobre a igreja assim que os vasosestejam preparados para recebê-Lo.” Para Conhecê-Lo -MM/1965, p. 330.4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 77. 7765. Buscar Continuamente Mais do Espírito, de Todo Coração (TodaSinceridade) “Podemos ter tido uma medida do Espírito de Deus, mas tanto pela oraçãocomo pela fé devemos buscar continuamente mais do Espírito Santo... Se queremosreceber os chuveiros da graça, devemos buscar-Lhes os favores de todo o coração(com toda sinceridade).” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 306.66. Ter um Espírito Voluntário (que não precisam ser coagido, forçado). OEspírito Santo é Apenas Para Quem Quer! “O Espírito Santo toma posse de todo aquele que tem espírito voluntário,não para que essa pessoa dirija o Espírito Santo, mas para que o Espírito Santopossa operar Seu milagre pela graça que é derramada sobre o instrumentohumano.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 300.67. Sentir a Necessidade da Descida do Espírito Santo a) “Não é possível que o Espírito Santo desça sobre vós se não sentirdesvossa necessidade e estiverem mais desejosos de sua descida do que estaisagora.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 101. b) “Reconhecei a cada momento que deveis ter a presença do EspíritoSanto.” Testemunhos para Ministros, p. 310.68. Usar as Faculdades (os dons, as capacidades) que Deus deu! “Estamos nós aguardando a chuva serôdia, esperando confiantemente umdia melhor, quando a igreja será dotada de poder do alto, e assim habilitada para aobra? A Chuva Serôdia jamais há de refrigerar e fortalecer o negligente, que não useas faculdades que Deus lhe deu.” O Cuidado de Deus - MM/1995, p. 364.69. Estar Disposto a Separar-se de Tudo, Menos do Espírito Santo! NãoAcariciar Pecados Secretos e Rancores, Buscar a Deus de Todo o Coração(com toda sinceridade) “Acariciam vocês pecados secretos, rancores contra alguém? Está buscandoa Deus de todo o coração? Podemos suportar separar-nos de tudo o mais, excetodo Espírito de Deus.” Cristo Triunfante - MM/2002, p. 299.70. Pedir com Fé o Dom do Espírito Santo, e ao Receber a Benção, Transmiti-laa Outros! a) “Todo tesouro celestial aguarda nosso pedido e receptação: e ao recebera bênção, devemos transmiti-la a outros. É assim que as lâmpadas sagradas sãoabastecidas, e a igreja se torna portadora de luz ao mundo.” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 17. b) “A promessa do dom do Espírito Santo não é compreendida como deveriaser; os privilégios a serem desfrutados mediante sua aceitação não são apreciadoscomo deveriam ser. Deus quer que Sua igreja se apodere de Suas promessas pelafé, e solicite o poder do Espírito Santo para ajudá-los em todos os sentidos. Ele nosassegura que está mais disposto a conceder o Espírito Santo aos que Lho pedirem, 4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 78. 78do que os pais a darem boas dádivas a seus filhos.” E Recebereis Poder - MM/1999,p. 183.71. Fazer Confissão, Humilhar-se, Arrepender-se, Converter-se, Isto é, Mudar aVida em Direção à Deus e Abandonar o Pecado! a) "Ao ouvirem isso (o sermão de Pedro), eles ficaram com o coraçãopesaroso e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Irmãos, que faremos?Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado emnome de Jesus Cristo, para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom doEspírito Santo.” Atos 2:37- 39. b) “Haverá nas igrejas uma admirável manifestação do poder de Deus, masele não influirá sobre os que não se humilharem perante o Senhor, abrindo a portado coração por meio da confissão e arrependimento.” E Recebereis Poder -MM/1999, p.299. c) “Oxalá (queira Deus) nós como um povo humilhássemos o coração diantede Deus, e pleiteássemos com ele pela dotação do Espírito Santo!” Crist OurRightousness, p. 165.72. Purificar a Alma de Toda a Contaminação, Pecado e Impureza! “A Chuva Serôdia há de cair sobre o povo de Deus... Estamos preparadospara tomar parte na gloriosa obra do terceiro anjo? Estão os nossos vasospreparados para receber o orvalho celestial? Temos alguma contaminação e pecadono coração? Se é assim, purifiquemos o templo da alma e preparemo-nos para osaguaceiros da chuva serôdia. O refrigério pela presença do Senhor nunca virá acorações cheios de impureza...” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 259.73. Obedecer às Insinuações (sugestões) do Espírito Santo: Faça isto, nãoFaça Isto. a) “Quando vos desviares para a direita ou para esquerda, os teus ouvidosouvirão uma palavra dizendo: este é o caminho, andai nele. ” Isaias 30:21. b) “O Espírito será derramado sobre aqueles que se submeterem às suasinsinuações (sugestões).” E Recebereis Poder- MM/1999, p. 22. c) “Devemos honrar o Espírito seguindo aonde Ele nos levar. „Não teestribes no teu próprio entendimento‟. Prov. 3:5.” Mensagens Escolhidas, vol. 2, p.59.74. Obedecer a Deus! “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo,que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32.75. Manter Cada Pensamento Cativo à Obediência a Cristo, e o Espírito SeráDado sem Medida! “Só podemos discernir o caráter de Deus e aceitar a Cristo pela fé, seconsentirmos que cada pensamento se torne cativo da obediência de Cristo. A todosos que isso fazem, o Espírito Santo é dado sem medida”. Testemunhos Para aIgreja, vol. 8, p. 333.4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 79. 7976. Desejar Servir a Deus, Repartir a Verdade e Transmitir a Benção a Outros! a) “O Espírito Santo é concedido aos que desejam servir a Deus e repartir averdade com seus semelhantes. “Os discípulos não pediram uma bênção para si.Arcavam sob o peso da preocupação pelas almas. O evangelho deveria ser levadoaos confins da Terra, reclamaram a dotação de poder que Cristo prometera. Foientão derramado o Espírito Santo, e milhares se converteram num só dia. “Assimpode ser agora...” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 287. b) “Seu Espírito é transmitido aos instrumentos humanos que se consagramao Seu serviço... Todo tesouro celestial aguarda nosso pedido e recepção; e, aoreceber a bênção, devemos transmiti-la a outros.” E Recebereis Poder - MM/1999, p.17.77. Pedir Pão (alimento espiritual) Para dar aos Semelhantes! “O Espírito Santo será derramado sobre todos quantos pedem pão da vidapara dar aos semelhantes.” Testemunhos Para Ministros, p. 512.78. Render-se (Entregar-se) Inteiramente ao Senhor e ao Seu Serviço! “Desde o dia do Pentecostes até ao presente, o Confortador tem sidoenviado a todos que se rendem inteiramente ao Senhor e ao Seu serviço.” Atos dosApóstolos, p. 47.79. Consagração Completa da Maior Parte da Igreja. Humanamente Falando:50% + 1, dos Membros. Ser Cooperadores, Colaboradores de Deus! “O Grande derramamento do Espírito de Deus, o qual ilumina toda a Terracom Sua glória, não há de ter lugar enquanto não tivermos um povo esclarecido, queconheça por experiência o que seja ser cooperador de Deus. Quando tivermos umaconsagração (dedicação) completa, de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deusreconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito;mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forcooperadora de Deus.” Serviço Cristão, p. 253.80. Purificar-se da Carne e do espírito: Desejos e Vontades da Natureza Caída.Aperfeiçoar-se em Santidade! “O refrigério ou poder de Deus só atingirá os que se houver para elepreparado, fazendo o trabalho que Deus ordena, isto é, purificando-se de toda aimpureza da carne e do espírito, aperfeiçoando-se em santidade, no temor de Deus.”Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 33.81. Abandonar a Vaidade (ostentação, arrogância) e Cuidar dos Pobres eNecessitados! “Todos os que afirmam guardar os mandamentos de Deus olhem bem paraesta questão, e vejam se não há razões por que eles não têm mais doderramamento do Espírito Santo. Quantos têm alteado a alma com vaidade! Eles seconsideram exaltados no favor de Deus, mas negligenciam os necessitados, fazemouvidos moucos aos clamores dos oprimidos e proferem palavras ferinas e 4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 80. 80contundentes aos que necessitam de um tratamento completamente diferente...” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 311.82. Esvaziar a Mente da Vaidade e Frivolidade (futilidade, vaidade: Qualidadedo que é vão, ilusório, instável ou pouco duradouro)! “Assim, por Seu Espírito e por Sua Palavra, Ele quer educar-vos para Suaobra. Com igual segurança, à medida que esvaziardes a mente da vaidade efrivolidade, o vácuo será preenchido com o que Deus espera conceder-vos – SeuEspírito Santo.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 21.83. Preparar o Coração Para Receber o Espírito Santo! “Quando o Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes, foi como um ventoimpetuoso. Não foi concedido (o Espírito) em medida limitada, pois ocupou todo olugar em que os discípulos estavam assentados. Assim ser-nos-á concedido quandonosso coração estiver preparado para recebê-Lo.” E Recebereis Poder - MM/1999,p. 303.84. Quebrar os Traços Objetáveis (ruins) de Caráter! “Não podemos receber o Espírito Santo até que quebremos todo jugo quenos prende aos traços objetáveis de nosso caráter. São estes os grandesempecilhos para levar o jugo de Cristo e aprender dEle.” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 297.85. Ter Desejo de Receber o Espírito Santo, Exercer a fé e Abençoar os Outroscom a luz Recebida! “A medida do Espírito Santo que recebermos será proporcional à medida denosso desejo e da fé exercida nesse sentido, e do uso que fizermos da luz e doconhecimento que nos forem dados. Seremos dotados do Espírito Santo de acordocom a nossa capacidade para receber a nossa aptidão para comunicar isso a outros.Cristo disse: “Todo o que pede recebe, o que busca encontra. Luc. 11:10.” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 67.86. Meditar uma Hora por dia na Vida de Jesus, Principalmente nas CenasFinais! “Seria muito bom para nós passar diariamente uma hora refletindo sobre avida de Jesus. Devemos tomá-la, ponto por ponto, e deixar que a imaginação seapodere de cada cena, especialmente as finais. Ao meditar assim em Seu grandesacrifício por nós, nossa confiança nele será mais constante, nosso amor vivificado,e seremos mais profundamente imbuídos do Seu Espírito.” O Desejado de Todas asNações, p. 83.87. Buscar Individualmente Fazer a Experiência de Provar a Palavra de Deus!Ele não nos Decepcionará! a) “Quem realmente busca a preciosa graça de Cristo certamente não sedecepcionará. Esta promessa nos foi dada por Aquele que não nos enganará. Elanão é anunciada como um conceito ou teoria, mas como um fato, uma lei do4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 81. 81governo divino. Podemos estar certos de que receberemos o Espírito Santo sefizermos individualmente a experiência de provar a Palavra de Deus. Deus éverdadeiro; Sua ordem é perfeita. ”O que busca encontra; e a quem bate abrir-se-lhe-á.” Luc. 11:10. Luz e verdade resplandecerão de acordo com o desejo da alma.Oxalá todos tenha fome e sede de justiça, para serem saciados!” E RecebereisPoder - MM/1999, p. 67. b) “A nós hoje, tão certamente como aos primeiros discípulos, pertence àpromessa do Espírito... Nesta hora Seu Espírito e graça se acham à disposição detodos quantos deles necessitam e crêem em Sua Palavra.” Testemunhos ParaIgreja, vol. 8, p. 20.88. Entregar o Coração Para a Habitação de Cristo. Esvaziar-se de si mesmoPara a Salvação da Humanidade. “A Jesus, que se esvaziou a si mesmo para a salvação da humanidadeperdida, o Espírito Santo foi dado sem medida. Assim será ele dado a todo seguidorde Cristo, quando todo o coração for entregue para sua habitação.” Maior Discursode Cristo, p. 26.89. Dar Ouvido e Atender o Testemunho da Testemunha Fiel e Verdadeira:Jesus! “Os indivíduos são experimentados e provados por um espaço de tempo aver se sacrificarão seus ídolos e darão ouvidos ao conselho da TestemunhaVerdadeira. Os que satisfazem em todos os pontos e resistem a toda prova, evencem, seja qual for o preço, atenderam ao conselho da Testemunha Verdadeira, ereceberão a chuva serôdia, estando assim aptos para a trasladação.” Maranata - OSenhor Vem - MM/1997, p. 41.90. Eliminar Toda Nódoa, Mácula de Caráter! Temos que ter a Alma Alvacenta:Branca, Pura! “Nenhum de nós jamais receberá o selo de Deus, enquanto o caráter tiveruma nódoa ou mácula sequer. Cumpre-nos remediar os defeitos de caráter, purificarde toda a contaminação o templo da alma. Então a Chuva Serôdia cairá sobre nós,como caiu a temporã sobre os discípulos no dia de Pentecoste. ...” TestemunhosSeletos, vol. 2, pág. 69.91. Viver a luz que Está Recebendo, Como Através Destes Seminários! “Mas não se deve negligenciar a graça representada pela chuva temporã.Somente os que estiverem vivendo de acordo com a luz que têm recebido poderãoreceber maior luz. A não ser que nos estejamos desenvolvendo diariamente naexemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações doEspírito Santo na chuva serôdia.” Review and Herald, 2 de março de 1897.92. Ser Obediente e Fiel Como Cristo foi! “Cristo é nosso exemplo em todas as coisas. Em resposta à Sua oração aoPai, o Céu se abriu e o Espírito desceu como pomba e pousou sobre Ele. O SantoEspírito de Deus comunica-Se com o homem e habita no coração dos obedientes efiéis. Luz e força virão aos que sinceramente as buscam a fim de terem sabedoriapara resistir a Satanás e para vencer em ocasiões de tentação. Devemos vencerassim como Cristo venceu.” Signs of Times, 24 jul, 1893.4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 82. 8293. Buscar o Espírito Santo com Sinceridade! “Pelo auxilio do Espírito Santo, que é prometido a todos os que O buscamcom sinceridade...” O Grande Conflito, p. 526.Advertência Final!93. Cuidado Para Não Ser Posto de Lado Pelo Espírito Santo! “Não falo, porém, minhas próprias palavras quando digo que o Espírito deDeus porá de lado aqueles que tiverem o seu tempo de prova e oportunidade, masnão distinguiram a voz de Deus ou não apreciaram as operações do Seu Espírito.”Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 16.Conclusão:Solicitação da Palavra de Deus “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, nãoendureçais o vosso coração...” Heb. 3:7 e 8.4º Sem.: Condições Para Batismo do Espírito Santo: O que Fazer e o que não Fazer.
  • 83. 83 DÁ-NOS A CHUVA SERÔDIA! 5º. SEMINÁRIOOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA E OPECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO!
  • 84. 84Parte - IINTRODUÇÃO1. “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados(marcados, assinalados) para o dia da redenção (o dia da volta de Jesus).”Efésios 4:30. Definição de Entristecer: Magoar, Desgostar, Ofender, Ultrajar. DicionárioAurélio da Língua Portuguesa.2. Você vai Entristecer o Espírito Santo? “Ó meus irmãos, entristecereis o Espírito Santo e fá-lo-eis retirar-Se?Deixareis de fora o bendito Salvador, porque não estais preparados para Suapresença.” Review and Herald, 22 de março de 1887.3. Cuidado com Esta Doutrina de Demônios, de que o Espírito Santo não é a“Terceira Pessoa” da Trindade! “O Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns sedesviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas dedemônios.” I Tim. 4:1. A mais perigosa das doutrinas de espíritos enganadores, de demônios,destes últimos dias, é a “crise ômega”, predita por Ellen White: A negação doEspírito Santo como uma pessoa (a Sua personalidade, individualidade,pessoalidade), como a Terceira Poderosa Pessoa da Trindade! O Espírito Santo é uma pessoa como o próprio Deus. Como toda pessoa Eletem: Personalidade, Individualidade, Sentimentos, podendo ser entristecido,magoado e ofendido: a) “Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto Uma pessoacomo o próprio Deus.” Evangelismo, p. 616. b) “O Espírito Santo é uma pessoa, pois dá testemunho com o nosso espíritode que somos filhos de Deus, deve ser também (em inglês “must also be”, ter queser também) uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar (saber,investigar, indagar) os segredos que jazem ocultos (“encobertos, escondidos) namente de Deus.” Evangelismo, p. 616”. A Igreja em Perigo - O ômega da apostasiapredita por Ellen White, p. 41- Dr. José Carlos Ramos, CPB. c) “O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, éo Espírito em toda a plenitude da Divindade... Há três pessoas vivas pertencentes àTrindade (“Trio”, no original) celeste; em nome destes três grandes poderes – o Pai,o Filho e o Espírito Santo – os que recebem a Cristo por fé viva são batizados...”Evangelismo, p. 615”. A Igreja em Perigo - O ômega da apostasia predita por EllenWhite, p. 41- Dr. José Carlos Ramos, CPB - 2008. d) “Os eternos dignitários celestes - Deus, Cristo e o Espírito Santo...”Evangelismo, p. 616. e) “Cumpre-nos cooperar com os três poderes mais altos no Céu – o Pai, oFilho e o Espírito...” Evangelismo, p. 616.5º Sem.: Os Adventistas do Sétimo Dia e o Pecado Contra o Espírito Santo.
  • 85. 85 f) “Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operaçãoda terceira pessoa da Trindade, a qual viria, não com energia modificada, mas naplenitude do divino poder.” O Desejado de Todas as Nações, p.271.4. Séria Advertência aos Irmãos e Irmãs! “Desejaria que todos os meus irmãos e irmãs se lembrassem de que é coisaséria entristecer o Espírito Santo; e Ele é entristecido quando o instrumento humanoprocura dirigir-se a si mesmo, e se recusa a entrar no serviço do Senhor porque acruz é muito pesada, ou muito grande o desprendimento.” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 33.5. Ilustração I: Hazen Foss: Este homem pecou contra o Espírito Santo. Exemplo de um homem que entristeceu (ofendeu, magoou) o Espírito doSenhor porque a cruz era muito pesada e o desprendimento (renúncia, desapego,abnegação) muito grande: Uma explicação: Aceitar o chamado de Deus para ser profeta nos dias emque Ellen White aceitou, não era fácil. Exigia muito desprendimento (renúncia,desapego, altruísmo, devotação, abnegação). Naqueles dias, depois de muitasdatas marcadas para a volta de Jesus (nunca os adventistas do Sétimo Dia,marcaram data para o retorno de Jesus, e sim, os adventistas mileritas, seguidoresde Guilherme Miller), muitos estavam com ódio, raiva mortal dos que se diziamprofetas, (havia cerca de mais ou menos quinhentas pessoas que se diziamprofetas), porque haviam vendido, casas, fazendas, usado seu dinheiro para ajudaranunciar a volta de Jesus, e Ele não voltou. Muitos culpavam aqueles que se diziamprofetas, prediziam o futuro, por sua frustração e decepção, com o não retorno deJesus, como diziam que aconteceria naqueles dias. Um exemplo do que se afirma é que Josehp Smith Junior, o fundador daIgreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, os Mormons, estava preso como seu irmão e foi tirado da prisão, levado para uma praça pública e morto pelamultidão. Isto ocorreu cinco meses antes do chamado de Ellen White, em julho de1844. Antes de chamar Ellen White para o ministério profético, Deus chamou doishomens, Wiliam Foy e Hazem Foss. Deus deu uma visão a Hazen Foss e mandou que ele a contasse ao povo,mas ele não a contou. Deus deu uma segunda visão a ele, e lhe foi dito que se elenão fosse fiel em relatar a primeira visão, a responsabilidade seria colocada sobreoutra pessoa, com muito pouca qualificação. Ele continuou a temer, e com medo deser ridicularizado pelos seus irmãos mileritas, não fez o que Deus disse para elefazer. Mais tarde, Hazem Foz convocou uma reunião para relatar as visões. Depoisde varias tentativas mal sucedidas ele disse: Não consigo dizer nada - o Espírito deDeus me abandonou! Depois desta experiência, Hazem Foss encontrou-se com Ellen White e lhedisse: O Senhor me deu uma mensagem para apresentar ao Seu povo, mas eurecusei depois de saber as suas conseqüências. Ouvi a sua palestra ontem à noite.Creio que as visões foram retiradas de mim e dadas a você. Não se recuse aobedecer a Deus, pois é perigoso para a sua alma! Sou um homem perdido! Você éa escolhida de Deus! Seja fiel em fazer a sua obra. A coroa que eu poderia ter tido,você a receberá.5º Sem.: Os Adventistas do Sétimo Dia e o Pecado Contra o Espírito Santo.
  • 86. 86 Tempo depois Hazem Foss perdeu interesse nos assuntos religiosos, emorreu em 1893. Fonte: CD: O Dom Profético.- CPB. Se você está ouvindo a voz do Espírito Santo dizendo para você fazer umaobra de reavivamento e reforma na sua vida, na sua família e na sua igreja, faça-a!É perigoso para sua alma desobedecer ao Espírito de Deus! Cuidado para você nãoser também como Hazem Foss, um homem perdido!6. Cuidado Para não Pecar Contra o Deus Espírito Santo! Este Pecado é AlgoMuito Sério! “Peca pecado grande, quem peca sabendo que é pecado!” “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termosrecebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelospecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor que há de devorar osadversários. Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pelapalavra de duas ou três testemunhas; de quanto maior castigo cuidais vós sereisjulgados aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto,com que foi santificado, e ultrajar o Espírito da graça? Pois conhecemos aquele quedisse; Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o Seu povo.Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” Heb. 10: 26 a 31:7. É Triste Mais é Verdade! O Espírito de Deus Está se Apartando de Muitos deSeu Povo! “O Espírito de Deus Se está apartando de muitos de Seu povo. Muitos têmpenetrado em caminhos escuros e secretos, e alguns nunca retornarão. Continuarãoa tropeçar para sua ruína.” Testemunhos Para Ministros, p. 90.8. Ilustração II: O Irmão Ananias e a Irmã Safira Pecaram Contra o EspíritoSanto É triste os exemplos do irmão Ananias e da irmã Safira, que pecaram contrao Deus Espírito Santo, por causa de fraude (engano) através da mentira: “Mas certo homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher,vendeu uma propriedade e ficou com uma parte do valor; sua mulher também sabiadisso. Então ele levou a parte restante e colocou-a aos pés dos apóstolos. EntãoPedro perguntou: Ananias, por que Satanás encheu o teu coração, para quementisse ao Espírito Santo e ficasse com uma parte do valor do terreno? Enquanto opossuías, não era teu? E, depois de vendido, o dinheiro não estava em teu poder?Como planejaste isso no coração? Não mentistes aos homens, mas a Deus. Aoouvir essas palavras, Ananias caiu morto e expirou. E sobreveio grande temor atodos os que souberam disso. Então os mais novos levantaram, cobriram-no,carregaram-no para fora e o sepultaram. Depois de um intervalo de cerca de trêshoras, chegou também sua mulher, sem saber o que havia acontecido. E Pedro lheperguntou: Dize-me, vendestes por tal quantia aquele terreno? E ela respondeu:Sim, foi por essa quantia. Então Pedro lhe disse: Por que combinastes colocar àprova o Espírito do Senhor? Os que sepultaram o teu marido estão aí á porta: elestambém te levarão. Na mesma hora ela caiu morta aos pés dele e espirou. Então osmais novos entraram, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram ao ladodo marido.” Atos 5:1-10.5º Sem.: Os Adventistas do Sétimo Dia e o Pecado Contra o Espírito Santo.
  • 87. 87Parte – II9. Um dos Modos, Jeito, de Pecar Contra o Deus Espírito Santo: Pela Persistente (Constante) Recusa em Atender aos Seus Apelos(solicitações, convites), Para Não Pecar ou Para Fazer Alguma Coisa. “Ninguém precisa considerar o pecado contra o Espírito Santo como coisamisteriosa e indefinível. O pecado contra o Espírito Santo é o pecado de persistenterecusa de atender aos convites para arrependimento... No entanto, que nenhumaalma fique desalentada com apresentação do assunto. Não desfaleça ninguém queesteja empenhado em fazer a vontade do Mestre. Esperai em Deus.” E RecebereisPoder - MM/1999, p. 35.10. Se Você Vem Persistentemente Recusando os Apelos do Espírito SantoPara uma Reforma de Vida, Ouça! a) “Quero dirigir estas linhas aos que têm tido luz, aos que têm tidoprivilégios, aos que têm recebido advertências e apelos, mas não têm feito decididoesforço para entregar-se completamente a Deus. Desejo advertir-vos para quetenhais receio de pecar contra o Espírito Santo, ficando então entregues aos vossospróprios caminhos, caindo em letargia moral e nunca mais obtendo perdão. Por queconsentir em continuar sendo educados na escola de Satanás e seguir uma linha deprocedimento que torne impossível o arrependimento e reforma? {...} Os queresistem ao Espírito de Deus pensam que hão de se arrepender algum dia no futuro,quando estiverem preparados para dar um passo decisivo em direção à reforma;mas o arrependimento estará fora do seu alcance.” E Recebereis Poder - MM/1999,p. 35. b) “O Senhor nos envia advertências, conselhos e repreensões para quetenhamos oportunidade de corrigir nossos erros antes que eles se tornem umasegunda natureza. Se, porém, recusamos ser corrigido, Deus não interfere paraneutralizar as tendências do nosso próprio procedimento. Ele não opera nenhummilagre... Deus não enviou um poder sobrenatural para endurecer o coração do rei;mas, à medida que Faraó resistia à verdade, o Espírito Santo foi se retirando, e eleficou entregue às trevas e incredulidade que escolhera.” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 302.11. Não Atendimento aos Apelos (convites) do Deus Espírito Santo, Leva-nos aPecar Contra Ele! O pecado contra o Espírito Santo na forma de Recusa Persistente é umprocesso, ou seja, um ato após o outro, um pecado após o outro. O não atendimentopara o arrependimento e mudança de vida. “Bem sei os perigos dos que recusam a andar na luz, tal qual Deus aconcede. Acarretam sobre si a terrível crise de serem deixados a seguir seuspróprios caminhos, de proceder segundo seu juízo pessoal. A consciência torna-secada vez menos impressionável. A voz de Deus como que se torna mais e maisdistante, e o malfeitor fica entregue à sua própria presunção. Obstinado, ele resiste atodos os apelos, despreza todos os conselhos e advertências, volve as costas a5º Sem.: Os Adventistas do Sétimo Dia e o Pecado Contra o Espírito Santo.
  • 88. 88todas as providências tomadas em favor de sua salvação, e a voz do mensageiro deDeus não causa mais nenhuma impressão na sua mente. O Espírito de Deus já nãoexerce sobre ele um poder moderador, e é dada a sentença (a condenação): „Estáentregue aos ídolos: é deixá-lo.‟ Osé. 4:17. Oh, quão escura, quão triste, quãoobstinada é sua independência! Dir-se-ia que a insensibilidade de morte lhe pesassesobre o coração. Este é o processo através do qual passa a alma que rejeita aatuação do Espírito Santo.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 32.12. Cuidado Para não Ficar Entregue à sua Fraqueza (seus pontos fracos decaráter, seus pecados acariciados)! a) “O Senhor conduz repetidas vezes ao mesmo lugar os Seus filhosextraviados; mas se continuamente deixam de escutar as advertências de SeuEspírito, não emendam todos os seus caminhos e erros Ele os deixará, por fim,entregues à própria fraqueza.” Testemunhos Para a Igreja, vol. 9, p. 182. b) Mas, oh, que cena deplorável! Aqueles que não se submetem à influênciado Espírito Santo quando reconheceram que a verdade procedia do céu. Eles caemnuma fria formalidade sem vida; perdem o interesse pelas almas que perecem: elesabandonaram “seu primeiro amor.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 309.13. Ilustração III: Sansão: O Forte, Fraco! O Espírito do Senhor se Retirou Dele! Um homem que o Espírito de Deus o deixara, e ele não sabia.Consequências: Foi preso pelos seus inimigos, teve os dois olhos furados e passoua viver como um animal (boi ou cavalo) girando a roda de um moinho, moendocereais, numa prisão: “E lhe disse (Dalila): Sansão, os filisteus estão te atacando! Acordando dosono, ele disse. Sairei e me livrarei como das outras vezes. Mas ele não sabia que oEspírito do Senhor havia se retirado dele. Então os filisteus o prenderam, furaram-lhe os olhos e o levaram para Gaza amarram-no com duas algemas de bronze e ofizeram girar um moinho no cárcere.” Juízes 16: 20 e 21.14. O Espírito Santo Está Sendo Retirado da Terra! Quais Serão os Primeiros aSerem Deixados Por Ele?Resposta: Os que tiveram grande luz e oportunidades, como através destesseminários! “Creio de todo coração que o Espírito de Deus está sendo retirado domundo, e os que tiveram grande luz e oportunidades, mas não as aproveitaram,serão os primeiros a serem deixados. Eles repeliram o Espírito de Deus.”Mensagens Escolhidas, vol. 2, p. 154.15. Davi Temia Muito Ficar sem o Espírito Santo! Ore Como Ele: “Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu SantoEspírito.” Sal. 51:11.5º Sem.: Os Adventistas do Sétimo Dia e o Pecado Contra o Espírito Santo.
  • 89. 8916. Pecar Contra o Espírito Santo é a Desgraça Total e Eterna! Cuidado Paranão Trair, Sagrados Depósitos Como fez Judas: Ser Infiel, não Cumprir com osPropósitos de Deus Para nós! a) “Deus confiou a cada um de nós sagrados depósitos (nossas faculdades,nossos dons, As verdades, etc.,) pelos quais nos considera responsáveis”Testemunhos Seletos, vol. 1, p. 193. b) “A história de Judas apresenta o triste fim de uma vida que poderia tersido honrada por Deus. Houvesse Judas morrido antes de sua última viagem aJerusalém, e teria sido considerado digno de um lugar entre os doze, e cuja faltamuito se faria sentir. A aversão (a repulsa) que o tem acompanhado através dosséculos não teria existido, não fossem os atributos revelados ao fim de sua história.Havia, porém, um desígnio em ser seu caráter exposto perante o mundo. Seria umaadvertência para todos quantos, como ele, traísse sagrados depósitos... Por trintamoedas de prata - o preço de um escravo - vendeu o Senhor da glória para aignomínia e a morte”. O Desejado de Todas as Nações, p. 716. c) “Os que resistem ao Espírito de Deus, ofendendo-O até que vá embora,não sabem até onde Satanás os levará. Quando o Espírito Santo se afasta doHomem, este fará imperceptivelmente certas coisas que outrora encarava, demaneira correta, como evidente pecado. A menos que atenda às advertências,envolver-se-á num engano como no caso de Judas, o levará a tornar-se traidor ecego... Quando o Espírito de Deus é entristecido de tal modo que venha a retirar-Se,todo apelo feito através dos servos do Senhor é inexpressivo para eles... Barrabás éescolhido, Cristo é rejeitado”. E Recebereis Poder - MM/1999, p. 34.17. Cuidado! Pode ser Pela Última vez que Estamos Pecando Contra o EspíritoSanto! a) “Entristecer o Espírito Santo, que quer tornar-vos uma testemunha deCristo, é algo terrível. Não sabeis quando podeis estar entristecendo o Espírito pelaúltima vez.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 300. b) “Por meio de persistente rejeição da influência do Espírito, os homensseparam-se de Deus. Ele não dispõe de instrumento mais poderoso apara iluminar-lhes a mente. Nenhuma revelação de Sua vontade pode atingi-los em suaincredulidade...Quisera poder levar todo professo seguidor de Cristo a ver estaquestão como na realidade é. Todos estamos semeando para a carne ou para oEspírito, e nossa colheita será de acordo com a semente que semearmos.” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 30218. Por que não Atender a voz do Espírito de Deus no Primeiro Momento,quando Ele nos Fala? “Quando a convicção atinge a consciência, por que não prestar atenção eatender a voz do Espírito de Deus? Cada ato de hesitação e demora nos leva acolocar-nos onde é cada vez mais difícil aceitarmos a luz do Céu, afinal pareceráimpossível ser impressionado por admoestações e advertências. O pecador diz, comfacilidade cada vez maior: „Por agora, podes retirar, e, quando eu estiver a vagar,chamar-te-ei.‟ Atos 24:25.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 32.5º Sem.: Os Adventistas do Sétimo Dia e o Pecado Contra o Espírito Santo.
  • 90. 9019. Cuidado Para Você Não Silenciar a voz do Espírito Santo Através doQuebrantamento (transgressão) da Lei de Deus! Se você está voluntariamente (conscientemente) transgredindo algumMandamento da Lei de Deus, ouça: “Ninguém se engane com a crença de que pode tornar-se santo enquantovoluntariamente transgride um dos mandamentos de Deus. O cometer o pecadoconhecido faz silenciar a voz testemunhadora do Espírito e separa a alma de Deus.“Pecado é o quebrantamento da lei.” E “qualquer que peca [transgride a lei] não Oviu nem O conheceu”. I João 3:6”. O Conflito dos Séculos, p. 280. Lembre-se: “Peca pecado grande, quem peca sabendo que é pecado!”20. Atenda Sempre ao Primeiro Pedido do Espírito Santo na sua Consciência:Não Faça isto, Faça Aquilo, Para Você não Ficar Insensível à Sua Voz! a) “Quando te desviares para direita ou para a esquerda, os teus ouvidosouvirão uma palavra atrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele.” Isaias30:21. b) “A primeira resistência à súplica (pedido para não pecar, sugestão paranão fazer alguma coisa ou fazer) do Espírito Santo prepara o caminho para asegunda resistência. Assim o coração se endurece, e a consciência fica cauterizada(insensível).” Exaltai-O - MM/1992, p. 300.PARTE – III21. Blasfêmia: Outra Maneira, Jeito, de Pecar Contra o Espírito Santo! A blasfêmia ocorre quando são proferidas palavras que ofendem adignidade, ultrajam as pessoas da divindade ou as coisas sagradas. Jesus Disse que a Blasfêmia, o Ultraje Contra o Espírito Santo não temPerdão! Jesus expulsava os demônios pelo poder do Espírito Santo (Atos10:38). Osfariseus disserem que Jesus expulsava os demônios, porque o demônio maior,Belzebu, o chefe dos demônios, estava nEle, e os demônios menores que estavamnos endemoniados, obedeciam o demônio maior e saíam! Isto é blasfêmia! a) “Então lhe trouxeram um endemoniado cego e mudo: Jesus o curou... E,espantada a multidão dizia: Será este o Filho de Davi (o messias prometido)? Masos fariseus ouvindo isso, disseram: Este homem expulsa os demônios pelo poder deBelzebu, o chefe do demônios (Satanás,o Diabo)... Mas, se é pelo Espírito de Deusque expulso os demônios, então o reino de Deus é chegou a vós... Portanto, vosdigo: Todo tipo de pecado e blasfêmia será perdoado aos homens; mas a blasfêmiacontra o Espírito não será perdoada. Se alguém disser alguma palavra contra o Filhodo homem, isso lhe será perdoado: mas se alguém falar contra o Espírito Santo, nãolhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro.” Mat. 12:22 a 32. b) Blasfêmia por chamar a verdadeira obra do Espírito Santo de fanatismo!(extremismo, intransigência, desequilíbrio, entusiasmo falso, inconveniente excitaçãohumana).5º Sem.: Os Adventistas do Sétimo Dia e o Pecado Contra o Espírito Santo.
  • 91. 91 “Não estão os professores de nossas escolas em risco de blasfêmia, deacusar o Espírito Santo de ser um poder enganador, conducente ao fanatismo?”Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 358.22. Não Chame a Verdadeira Atuação do Espírito Santo, o Reavivamento, deFanatismo, Extremos! a) “O batismo do Espírito Santo como no dia de Pentecostes levará a umreavivamento da verdadeira religião e à execução de muitas obras maravilhosas.Seres celestiais estarão entre nós, e homens e mulheres falarão movidos peloEspírito de Deus. Mas se o Senhor atuasse sobre o povo como o fez no dia dePentecostes e depois dele, muitos que agora alegam crer na verdade conheceriamtão pouco da operação do Espírito Santo que clamariam: "Cuidado com ofanatismo!”Diriam daqueles que estivessem cheios do Espírito: "Estão embriagados!”(Atos 2:13.)” Cristo Triunfante - MM/2002, p. 370. b) “Quando as pessoas anseiam por Cristo e buscam tornar-se um com Ele,então aqueles que estão contentes com uma forma de piedade exclamarão:"Tenham cuidado; não cheguem a extremos."...” Cristo Triunfante - MM/2002, p.370. c) “Sejam cuidadosos e não se envolvam com excitação humana. Masenquanto alguns devem ser cuidadosos para não envolver-se com excitaçãohumana, nós não deveríamos estar entre os que suscitam indagações e acariciamdúvidas com referência à obra do Espírito de Deus, pois haverá aqueles quequestionarão e criticarão quando o Espírito Santo tomar posse de homens emulheres, porque seu próprio coração não foi impressionado, mas permanece frio einsensível.” Cristo Triunfante - MM/2002, p. 370. d) “Cumpre-nos ser muito cuidadosos de não ofender o Espírito de Deus, nãodeclarando que o ministério de Seu Espírito Santo é uma espécie de fanatismo.”Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 130.23. Definição e Ilustração de Ellen White do Pecado Contra o Espírito Santo,por Blasfêmia: “Que constitui o pecado contra o Espírito Santo? – Está em atribuir aSatanás a obra do Espírito Santo. Por exemplo: Suponhamos que uma pessoa sejatestemunha de uma nova manifestação especial do Espírito de Deus. Possui provaconvincente de que o fato está em harmonia com as Escrituras. E o Espíritotestemunha com seu espírito de que é de Deus. Depois, entretanto, a pessoa cai emtentação; orgulho, convencimento, ou qualquer outro mal traço a dominam; e, aorejeitar todas as provas de seu divino caráter, declara que tudo que antesreconhecera como sendo o poder do Espírito Santo era apenas o de Satanás... Por algum tempo, pessoas que tenham cometido este pecado podemparecer serem filhas de Deus, mas quando surgem circunstâncias destinadas adesenvolverem o caráter e mostrar de que espírito são, ver-se-á que se acham noterreno do inimigo, arregimentados sob a sua negra bandeira.” E Recebereis Poder -MM/1999, p. 327.5º Sem.: Os Adventistas do Sétimo Dia e o Pecado Contra o Espírito Santo.
  • 92. 9224. O Espírito Santo vem de Maneira Inesperada! Cuidado Para não Rejeitá-Lo,por Recusar ou Abafar a Sua voz Através da Consciência! “O Espírito Santo é freqüentemente rejeitado porque Ele vem de maneirainesperada. Haviam sido dadas aos sacerdotes e maiorais judeus abundantesevidências de que os apóstolos estavam falando e agindo sob inspiração divina, maseles rejeitaram firmemente à mensagem da verdade. Cristo não tinha vindo damaneira como eles esperavam, e embora às vezes tivessem estados convictos deque ele era o filho de Deus, abafaram a convicção, tornando assim mais cegos emais endurecidos do que antes. Crucificaram a Cristo, mas Ele em Sua misericórdia,deu-lhes novas evidências nas obras realizadas pelos Seus discípulos. Enviou Seusservos para dizer-lhes o que tinha feito, e mesmo na terrível acusação de quehaviam matado o Príncipe da vida, deu-lhes outra oportunidade paraarrependimento. Mas sentindo-se seguros em sua própria justiça, os ensinadoresjudeus não estavam dispostos a admitir que os homens que os acusavam dehaverem crucificado a Cristo estivessem falando pela direção do Espírito Santo.” ERecebereis Poder - MM/1999, p. 325.25. Rejeite Todas as Tentações do Maligno! Passe a Orar Muito! Resista àsTentações de Satanás! Não Ofenda o Espírito Santo! Não Duvide que é EleQuem Está Falando Com Você! “Quando Deus atua no coração dos homens, a fim de atraí-los para Cristo,parece que incide sobre eles um poder coercitivo (forte, que força), e eles crêem ese entregam à influência do Espírito de Deus. Mas, se não mantêm a preciosa vitóriaque Deus tem dado; se permitem que revivam velhos costumes e hábitos, econdescendem com diversões ou luxo mundano; se negligenciam a oração e deixamde resistir o mal, então são aceitas as tentações de Satanás e eles são levados aduvidar da veracidade da sua experiência anterior. Verificando que são fracos empoder moral, e Satanás lhes declara que não adianta fazerem a tentativa de levaremuma vida cristã. Ele diz: “A experiência que julgáveis ser de Deus era somente oresultado de indevida emoção e impulso. Logo que o instrumento humano acolhe essas insinuações (sugestões) domaligno, elas parecem parecer razoáveis, e então aqueles que não deviam acreditarnisso, que tiveram mais longa experiência na obra de Deus, reforçam as sugestõesde Satanás, e o Espírito Santo é ofendido pela alma. Há os que imperceptivelmente,chegam a tomar essa atitude, mas voltam imediatamente a si quando percebem oque estão fazendo; outros, porém, continuarão a resistir o Espírito Santo, até que aresistência (oposição, não atendimento) lhes pareça ser uma virtude. É perigoso duvidar das manifestações do Espírito Santo; pois se este Agenteé posto em dúvida, não resta algum poder de reserva que possa atuar no coraçãohumano. “Os que atribuem a obra do Espírito Santo a instrumentos humanos,dizendo que uma influência escusa atuou sobre eles, estão separando a alma dafonte de bênção.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 326.26. Você é Livre, a Decisão é sua! Escolha o bem, Logo na Primeira vez! “Deus dá luz e evidências suficientes para capacitá-los a distinguir a verdadedo erro. Mas não força a receber a verdade. Deixa-os livres para escolher o bem ouo mal. Se as pessoas rejeitam evidências suficientes para guiá-los em seu juízo na5º Sem.: Os Adventistas do Sétimo Dia e o Pecado Contra o Espírito Santo.
  • 93. 93direção correta e escolhe o mal uma vez, fa-lo-ão mais prontamente na segundavez. Na terceira, afastar-se-ão de Deus ainda mais ansiosamente e escolherãopermanecer ao lado de Satanás. E nesse curso continuarão até serem confirmadasno mal e crerem na mentira que acalentaram como verdade.” Cristo Triunfante -MM/2002, p. 103.27. Se Você tem Ofendido, Entristecido, Resistido ao Espírito Santo,Arrependa-se! “Aqueles que reconhecem sua necessidade de arrependimento para comDeus, e de fé do nosso Senhor Jesus Cristo, terão contrição de alma e searrependerão de sua resistência ao Espírito do Senhor. Confessarão seu pecado derejeitar a luz que o Céu lhes enviou tão graciosamente, e abandonarão o pecadoque entristeceu e ofendeu o Espírito do Senhor. Eles se humilharão e aceitarão opoder e a graça de Cristo, reconhecendo as mensagens de advertência, repreensãoe encorajamento.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 294.CONCLUSÃO28. Atenção: Redobre a Vigilância Após Este Período de Reavivamento (visitação doEspírito Santo)! Purifiquem-se! Santifiquem-se! Satanás vai Forçar as SuasTentações! “Por meio das profundas atuações do Espírito de Deus, tem-me sidorevelado o caráter de Sua obra de visitação. Foi-me revelado o perigo em que asalmas assim visitadas seriam postas; pois teriam de enfrentar posteriormente maisviolentas investidas do inimigo, que forçaria sobre elas suas tentações, a fim deanular a operação do Espírito de Deus, e fazer com que as momentosas verdadesapresentadas e testemunhadas pelo Espírito Santo não purificassem e santificassemaqueles que receberam a luz do Céu, fazendo assim com que Cristo não fosse nelesglorificado. O período de grande luz espiritual, caso essa luz não seja sagradamenteacalentada e seguida, tornar-se-á em um tempo de correspondente treva espiritual.A impressão produzida pelo Espírito de Deus, se os homens não acalentarem asagrada impressão e ocuparem terreno santo, desvanecer-se-á (serão apagadas,varridas) da mente.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 30.29. Cuidado Para não Sofrer Grave Dano, Depois Deste Período deReavivamento. Resista ao Pecado até o Sangue (até a Morte, ou Seja, AntesMorrer do que Pecar). “Porém Eu já vos disse que, embora Me tenhais visto, não credes” João6:36. Isto se tem cumprido literalmente no caso de muitos; pois o Senhor lhes deumais profunda compreensão da verdade, de Seu caráter de misericórdia, compaixãoe amor; no entanto depois de haverem sido assim iluminados, desviaram-se dEle emincredulidade. Virão as profundas atuações do Espírito de Deus; mas quando vieramas insidiosas tentações de Satanás, como sempre acontecem depois de um períodode reavivamento, eles não resistiram até o sangue, lutando contra o pecado; e osque poderiam ter estado em um terreno vantajoso, se tivessem feito o devido uso do5º Sem.: Os Adventistas do Sétimo Dia e o Pecado Contra o Espírito Santo.
  • 94. 94precioso esclarecimento que possuíam foram vencidos pelo inimigo. “Devia haverrefletido sobre a alma de outros à luz que Deus lhes comunicara; devia haverrefletido e agido em harmonia com as sagradas revelações do Espírito Santo; e pornão fazerem assim, sofreram dano.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 30.30. Cuidado! Quem Continuar Persistentemente, Constantemente , Resistindoao Espírito Santo, Terminará Sofrendo Toda Maldade e Inimizade de Satanás! “O Espírito de Deus, persistentemente resistido, é afinal retirado do pecador,e então poder algum permanece para dominar as mas paixões da alma, e nenhumaproteção contra a maldade e inimizade de Satanás. A destruição de Jerusalémconstitui tremenda e solene advertência a todos os que estão tratando levianamentecom os oferecimentos da graça divina e resistindo aos rogos da misericórdia deDeus. Jamais foi dado um testemunho mais decisivo do ódio ao pecado por parte deDeus, e do castigo certo que recairá sobre o culpado”. O Grande Conflito, p. 36.31. Atenda ao Precioso e Valioso Convite do Espírito Santo! “Meu irmão, o Espírito convida-o hoje. Chegue-se a Jesus, de todo ocoração. Arrependa-se dos seus pecados, faça confissão a Deus, abandone todainiqüidade, e poderá se apropriar de suas promessas. Olhai para cima, e sereissalvos” (Isa. 45:22), é Seu precioso convite.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 37.Conclusão:Solicitação Final da Palavra de Deus “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, nãoendureçais o vosso coração...” Heb. 3:7 e 8.5º Sem.: Os Adventistas do Sétimo Dia e o Pecado Contra o Espírito Santo.
  • 95. 95 Dá-nos a Chuva Serôdia! 6º. SEMINÁRIOCoisas Que os Adventistas do Sétimo DiaFazem ou Podem Fazer e Entristece,Afugenta o Deus Espírito Santo!
  • 96. 96Parte - IINTRODUÇÃO1. O Conselho Bíblico: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qualfostes selados (marcados, assinalados) para o dia da redenção (o dia da volta deJesus).” Efés. 4:30. Definição de Entristecer: Desgostar, Magoar, Contristar, Fazer SentirTristeza. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.2. Não Afugentar (afastar, repelir, fazer desaparecer) o Espírito Santo. Ele DeveSer Acolhido (recebido, aceito)! “Em vez de ser reprimido e afugentado, como tem sido, o Espírito Santodeve ser bem acolhido, e Sua presença animada.” Conselhos aos Pais, Professorese Estudantes, p. 360.3. Séria Advertência aos Irmãos e Irmãs de Ellen White! “Desejaria que todos os meus irmãos e irmãs se lembrassem de que é coisaséria entristecer o Espírito Santo; e Ele é entristecido quando o instrumento humanoprocura dirigir-se a si mesmo, e entrar no serviço do Senhor porque a cruz é muitopesada, ou muito grande o desprendimento.” E Recebereis Poder - MM/1999, p. 33.Parte – IICoisas que os Adventistas do Sétimo Fazem ou Podem Fazer e Entristece,Afugenta o Deus Espírito Santo!1ª. Falta de União: Reunião de Forças, de Vontades, Coesão, Unidade. “O Espírito do Senhor foi ofendido. Essa falta de união desencorajou aquelessobre quem Deus pôs a responsabilidade de reprovar.” Testemunhos Para a Igreja,vol.1, p. 215.2ª. Conservadorismo: “Panelinhas”, grupos fechados! Tratamento Desigual dePessoas, Favoritismo, Selecionar Pessoas Para se Relacionar! a) “Não fará discriminação de pessoas.” Deut. 16:19. b) “Reconheço que Deus não trata as pessoas com base em preferências.”Atos 10:34. c) “O Filho do Deus infinito, senhor da vida e da glória, desceu emhumilhação à vida dos mais baixos, a fim de que ninguém se sentisse excluído deSua presença. Tornou-Se Ele acessível a todos. Não selecionava uns poucosfavorecidos, para com eles Se associar, passando por alto os demais. Quando oconservadorismo exclui os homens de seus semelhantes, especialmente quandoesse conservadorismo se encontra entre os que professam ser filhos de Deus, istoentristece ao Espírito divino.” Mensagens Escolhidas, vol. I, p. 260. 6º Sem.: Coisas que os Adventistas do Sétimo Dia Fazem ou Podem Fazer e Entristece, Afugenta o Deus Espírito Santo!
  • 97. 973ª. Espírito de Censura: Reprovação, Condenação, Crítica Maldosa aos queFizeram o Melhor que Puderam! “Mas não se permita que prevaleça o espírito de censura; pois o Espírito deCristo se entristece quando são proferidas palavras de crítica maldosa aos quefizeram o melhor que puderam. Na Palavra de Deus há animação bem comoadvertência. Não permita Deus que se enfraqueçam as mãos daqueles que estãoprocurando levar avante este ramo de trabalho.” Conselhos aos Pais, Professores eEstudantes, p. 316.4ª. Descrentes (não crentes em Deus, nas Suas promessas, no Seu amor, nosSeus cuidados, na Sua Bondade, etc.). Ingratidão a Deus por Tudo o que Elenos Concede. Receio (Temor, medo) “Irmãos e irmãs, fazemos bem em ser assim descrentes? Por quehaveríamos de ser ingratos e receosos? Jesus é nosso amigo. Todo o Céu estáinteressado em nosso bem-estar; e nossa ansiedade e temor entristecem o SantoEspírito de Deus.” Para Conhecê-Lo - MM/1995, p. 2615ª. Descontentamento: Tristeza, Falta de Alegria, Insatisfação, Aborrecimento.Estar Sempre Descontente! “Quantos há que entristecem o Espírito de Deus por contínuodescontentamento! Isto é porque perderam de vista a Cristo. Se contemplamosAquele que levou nossas dores e morreu como nosso sacrifício, para quepudéssemos ter um eterno peso de glória, acima de toda comparação,consideraremos nossas mais opressivas tristezas e tribulações como leves aflições.Pensai no Salvador sobre a cruz, maltratado, ferido, escarnecido, mas não Sequeixando, não oferecendo resistência, e sofrendo sem murmurar. Este é o Senhordo Céu, cujo trono é desde a eternidade. Ele suportou todo esse sofrimento evergonha pela alegria que Lhe estava proposta - a alegria de trazer aos homens adádiva da vida eterna.” Exaltai-O - MM/1992, p. 249.6ª. Menosprezo a Mensagem Que Deus deu a Ellen White Para Transmitir anós! “Espero que essas palavras sejam torcidas e deturpadas pelos descrentes, eisto não constitui uma surpresa para mim. Mas, isso de meus irmãos, que estãofamiliarizados com minha missão e com minha obra, menosprezarem a mensagemque Deus me incumbe de transmitir, entristece Seu Espírito.” MensagensEscolhidas, vol. 3, p. 8.7ª. A Sonolência: A Preguiça, o Marasmo, a Indiferença, o Torpor. Indolência:Negligência, Desleixo, Apatia. a) A Palavra de Deus é Contra a Ociosidade: “Seis dias trabalharás” Ex.20:9. “Se alguém não quer trabalhar, também não coma.” II Tes. 3:10. “Do suor doteu rosto comerás o teu pão.” Gên. 3:19. b) “A carreira nem sempre é dos ligeiros, nem dos valentes a peleja; e osque são diligentes nos negócios nem sempre hão de prosperar. É, porém, "a mãodos diligentes" que "enriquece". E, ao mesmo tempo em que a indolência e asonolência entristecem ao Espírito Santo e destroem a verdadeira piedade, tendem6º Sem.: Coisas que os Adventistas do Sétimo Dia Fazem ou Podem Fazer e Entristece,Afugenta o Deus Espírito Santo!
  • 98. 98também à pobreza e necessidade. "O que trabalha com mão enganosa empobrece."Prov. 10:4.” Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 278.8ª. Maledicências: Usar a Linguagem Para Transmitir más (ruins, maldosas,)Informações! “O talento da linguagem deve ser utilizado para glorificar a Deus. Comdemasiada freqüência é usado para transmitir más informações. Isso entristece oEspírito Santo.” Refletindo a Cristo - MM/1986, p. 275.9ª. Os Divertimentos (jogos, entretenimento, diversão), Contrários àsOrientações do Senhor!a) “Mais que qualquer outra coisa, os divertimentos estão contribuindo para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor é ofendido.” Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 281.b) “Quando os alunos da escola foram para seus jogos de competição e jogo de futebol, quando se absorveram na questão do divertimento, Satanás achou boa ocasião de entrar e neutralizar o Espírito de Deus em moldar e servir-Se do agente humano.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 131. Obs.: Os textos com fonte em inglês foram extraídos do ótimo estudo deWilson H. Endruveit, PhD, em CD: “Estudos Sobre o Espírito Santo.”10ª. Falta de Sinceridade (Pureza de coração, lealdade, Sem intenção deenganar) Coração (alma, espírito)! Falar uma Coisa e Viver Outra, Contrária. “O Espírito de Deus é entristecido porque muitos não são sinceros decoração e na vida; sua fé professada não harmoniza com suas palavras.”Testemonies for Church, vol. II, p. 247.11ª. Cobiçar: Ter Grande Desejo de Obter Bens Materiais. Agir com Hipocrisia:Falsidade, Fingimento! “Depois Ananias e Safira ofenderam o Espírito Santo cedendo a sentimentosde cobiça... No caso de Ananias e Safira, o pecado da fraude contra Deus foirapidamente punido. O mesmo pecado foi muitas vezes repetido na história posteriorda igreja, e é cometido por muitos em nosso tempo. Mas embora possa nãomanifestar-se visivelmente o desagrado de Deus, não é menos desprezível a Suavista agora do que o foi no tempo dos apóstolos. A advertência foi dada; Deus temclaramente mostrado Seu desprezo por este pecado; e todos os que se dão àhipocrisia e à cobiça, podem estar certos de que estão destruindo a própria alma.”Atos dos Apóstolos, p. 72.12ª. Duvidar do Amor de Deus e Desconfiar de Suas Promessas! “Quando nos inclinamos a duvidar do amor de Deus, a desconfiar de Suaspromessas, nós o desonramos e ofendemos o Seu Santo Espírito.” Caminho aCristo, p. 118. 6º Sem.: Coisas que os Adventistas do Sétimo Dia Fazem ou Podem Fazer e Entristece, Afugenta o Deus Espírito Santo!
  • 99. 9913ª. Não Controlar a Imaginação: A Mente, o Pensamento “Vós tendes o poder da vontade e deveis usá-lo para vosso auxílio. Nãotendes feito isto, mas deixas a vossa imaginação controlar a mente. Nisto tendesentristecido o Espírito de Deus.” Testemonies, vol. 5, p. 310.14ª. Temores: Medos, Receios. Queixas: Lamentações, Reclamações. “Fazem eles bem em ser assim incrédulos? Jesus é seu amigo. Todo o céuse acha empenhado em seu bem-estar, e seu temor e queixas ofendem o EspíritoSanto.” Obreiros Evangélicos, p. 252.15ª.Desunião, Contenda, Indulgência: Tolerância com o Egoísmo: AmorExcessivo a si Mesmo. “O Espírito de Deus não habitará onde há desunião e contenda entre oscrentes. Mesmo quando estes sentimentos não são expressos (manifesto, exposto),eles tomam posse do coração e expulsam a paz e o amor que deviam caracterizar aigreja cristã. Isto é resultado do egoísmo no se mais amplo sentido. A indulgênciacom o egoísmo certamente entristecerá o Espírito Santo.” Testemonies, vol. 4, p.221.16ª. Falta de Cooperação Entre Obreiros de Instituições: Estabelecimentos daIgreja. “Estas coisas entristecem o Espírito Santo. Deus deseja que aprendamosum com o outro. Independência não santificada coloca-nos onde Ele não podetrabalhar conosco. Com tal estado de coisas Satanás se alegra.” Testemonies, vol.7, p. 197.17ª. Relaxamento: Negligência, Descuido na Observância do Sábado! “Quando vossas ocupações temporais requerem vossa atenção violais oquarto mandamento sem escrúpulo. Fazeis da observância da lei de Deus umassunto de conveniência obedecendo ou desobedecendo conforme vossos negóciosou inclinação requerem.Isto não é honrar ao sábado como uma Instituição Sagrada.Entristeçais o Espírito Santo e desonrais Vosso Redentor em seguir este cursonegligente.” Testemonies, vol. 4, p. 248.18ª. Ser Duro: Insensível de Coração! “Enquanto estava ao lado da cama do meu esposo moribundo, eucompreendi que se outros tivessem levado suas cargas, ele poderia ter vivido pormais tempo. Eu implorei, com agonia de alma que aqueles que estavam presentesnão mais entristecessem o Espírito de Deus pela dureza de coração.” Testemonies,vol. 5, p. 67.19ª. Ligar-se: Casar-se com Descrente! “Ligar-se a um descrente é colocar-se no terreno de Satanás. O Espírito deDeus é entristecido e perde-se a Sua proteção.” Testemonies, vol. 5, págs. 364 e365. 6º Sem.: Coisas que os Adventistas do Sétimo Dia Fazem ou Podem Fazer e Entristece, Afugenta o Deus Espírito Santo!
  • 100. 10020ª. Praticar a Represália: Desforra, Vingança! “Se surgem provações que parecem inexplicáveis, não devemos permitir quea nossa paz seja roubada. Conquanto sejamos tratados injustamente, nãodemonstremos paixão. Alimentando o espírito de represália prejudicamo-nos a nósmesmos. Destruímos nossa confiança em Deus e entristecemos o Espírito Santo.”Parábolas de Jesus, págs. 171 e 172.21ª. Rivalidade Entre as Instituições, estabelecimentos Adventistas! “Não deve haver rivalidade entre as nossas instituições. Se este espírito étolerado, ele irá crescer e fortalecer-se e eliminará o espírito missionário. Istoentristecerá o Espírito Santo de Deus e banirá da instituição os anjos ministradoresenviados para serem coobreiros daqueles que nutrem a graça de Deus.”Testemonies, vol. 7, págs. 173 e 174.22ª. Observações Severas: Ríspidas, Rigorosas e Sarcásticas: Irônicas, queFerem! “O Salvador em nós é revelado por palavras. Mas o Espírito Santo nãohabita no coração daquele que é obstinado se outros discordam de suas ideias eplanos. Dos lábios de tal pessoa vem observações severas que entristecem oEspírito e desenvolve atributos que são satânicos ao invés de divinos.” CounselsStewardship, p. 115. Se o Espírito Santo não for entristecido ou afugentado, mas for considerado obem-vindo “divino Hóspede da alma”, Ele nos conduzirá até entramos nos portais depérolas da Jerusalém Celestial!Apelo: “Hoje, se ouvirdes a Sua Voz, não endureçais os vossos corações.”Hb.4:7.No site:www.projetomissaofinal.com.br há uma proposta de trabalhos e materiais para o“Evangelismo Final!”, no seu território missionário, seus vizinhos, e vizinhos da igrejaque você frequenta, da sua cidade e estado. 6º Sem.: Coisas que os Adventistas do Sétimo Dia Fazem ou Podem Fazer e Entristece, Afugenta o Deus Espírito Santo!
  • 101. 101 Sugestões de Ações PráticasPara o Reavivamento, Reforma, Discipulado e Evangelismo.
  • 102. 102Sugestões de Ações Práticas Para o Reavivamento,Reforma, Discipulado e Evangelismo. Com base na Bíblia, no Espírito de Profecia, na nossa liderançadas organizações superiores e tudo o que já foi exposto nos seminários: 1- Atenda às prioridades de Deus: Em primeiro lugar o Seu reino e Sua justiça: Reavivamento, reforma e evangelismo; 2- Atenda à ordem do nosso presidente mundial, Pr. Ted Wilson: “Avante! Marche defendendo o reavivamento e a reforma!” em sua vida, igreja, ministério e no mundo. Sem medo de nada e de ninguém, sempre buscando a unidade da igreja, no Espírito; 3- Comprometa-se: Pessoalmente e financeiramente, com a “Missão Final!”, começando no seu lar, vizinhos da sua casa e da sua igreja; 4- Busque Saber os planos de Deus para a sua vida e Sua Obra, através da oração, estudo da Bíblia e do Espírito de Profecia e faça as coisas do jeito que Deus manda; 5- Busque conhecer os aspectos da grande reforma que necessitamos e ajude a promovê-las; 6- Estude, leia, releia, distribua, pregue, etc. sobre o documento: Apelo Urgente Pelo reavivamento e Reforma, Discipulado e Evangelismo da Associação Geral e da Divisão Sul-Americana; 7- Faça ou participe de um programa de orações pela Chuva Serôdia: a) Individualmente, participando e trabalhando pela Operação Chuva Global da Associação Geral, o 777. b) Organize pequenos grupos de orações pelo reavivamento, reforma e evangelismo. c) Tenha na sua igreja programa, exclusivamente, de orações e estudos pelo reavivamento, reforma e sucesso na salvaçãoSugestões de Ações Praticas Para o Reavivamento, Reforma, Discipulado e Evangelismo.
  • 103. 103 de almas. Ex.: “Sexta-feira da Chuva Serôdia”ou as “ Quartas- feiras da Chuva Serôdia”, vigílias, etc. d) Tenha na sua igreja, em todas as programações, momentos de oração, silenciosa e uma audível, pedindo a chuva serôdia. 8- Faça ou participe dos Seminários de Enriquecimento Espiritual; 9- Participe de retiro espiritual para pedir a chuva serôdia; 10- Crie uma Biblioteca na sua igreja com os livros de reavivamento, reforma, eventos finais, Daniel, Apocalipse e do Espírito de Profecia, para estudos e emprestá-los aos irmãos; 11- Freqüente e participe de todas as programações da igreja, dentro do possível. 12- Promova ou participe de constantes cursos de estudos de Daniel e Apocalipse, para os membros da igreja; 13- Promova as ações previstas no item 7 do documento Apelo Urgente Pelo reavivamento e Reforma, Discipulado e Evangelismo da Associação Geral e da Divisão Sul-Americana posto no inicio; 14- Não “contamine o acampamento”, a igreja, com pecados habituais (acariciados) e violações às ordens de Deus e ajude na sua purificação, em amor, no Espírito; 15- Seja um soldado de reavivamento, reforma e evangelismo, pessoalmente e através das mídias que você domina; 16- Tenha metas de evangelismo, de reforma pessoal e corporativa, da igreja local, da qual você é membro; 17- Seja assinante da Revista Adventista. È muito importante saber e participar das ações e dos trabalhos da igreja mundial, nestes últimos dias.Sugestões de Ações Praticas Para o Reavivamento, Reforma, Discipulado e Evangelismo.
  • 104. 104 Orientações Para os Programas das Quartas-Feiras,nas igrejas, de Orações e Estudos Para o ReavivamentoPermanente e a Reforma Contínua ou Reuniões emGrupos.1. Tempo do programa: 01:00 hora.2. Horário: Das 19h30min. às 20h30min.3. A apostilha dos seminários deve ser estudada, em casa, desde o seuinício;4. Começar a reunião e terminá-la dentro do horário, pontualmente;5. Cante hinos sobre o Espírito Santo e outros de reavivamento ereforma;6. Todos devem manter o foco, não se desviando do tema emrecapitulação;7. Se for necessário diminuir o tempo de alguma das atividades, faça-ode qualquer outra, menos a das orações, pois o objetivo principal dasreuniões é orar pedindo o batismo do Espírito Santo e sucesso nareforma;8. Após a leitura de breves partes dos textos que estão sendorecapitulados, o coordenador deve permitir que aqueles que desejamfazer algum comentário o façam, mas de maneira breve, sem fugir doassunto, em voz alta. Será melhor se for com o microfone sem fio;9. Atenção: Não deve haver pressa nos recapitulação da apostilha emestudo, que deve ser recapitulada até onde o tempo permitir. Marque atéonde o texto foi recapitulado e na próxima reunião inicie a recapitulaçãoa partir do ponto marcado; Sugestões de Ações Praticas Para o Reavivamento, Reforma, Discipulado e Evangelismo.
  • 105. 10510. “Intercessor do meu irmão”: Na chegada a cada reunião todosdeverão ter seus nomes escritos em pequenos papéis, com fone paracontato do intercessor, se desejar, para no final serem distribuídos paraintercessão semanal, objetivando que o intercedido seja batizado peloEspírito Santo e tenha sucesso na sua reforma;11. Cada membro ou família, deve se esforçar para ter a apostilha deestudos.Sugestões de Ações Praticas Para o Reavivamento, Reforma, Discipulado e Evangelismo.
  • 106. 106Sugestão de Distribuição do Tempo Nos Programas de Reuniõesem Grupos e Quartas-feiras de Orações Pedindo o Batismo doEspírito Santo e Sucesso na Reforma, e de Recapitulação doEstudado na Semana Sobre o Tema.1. Abertura pelo coordenador da reunião. Tempo: 1 minuto;2. Oração individual silenciosa, com o amém final do coordenador.Tempo: 5 minutos;3. Hino inicial: Tempo: 3 minutos;4. Orações em duplas, com breves agradecimentos e pedidos de oraçãoao parceiro: Se for possível, as duplas devem procurar ficarem loge umadas outras. O amém final será dito pelo coordenador: Tempo: 5 minutos;5. Primeiro momento da recapitulação da parte estudada em casa:Tempo: 14 minutos;6. Oração silenciosa e uma audível por alguém previamentedeterminado: Tempo: 5 minutos;7. Segundo momento da recapitulação da parte estudada em casa.Tempo: 14 minutos;8. Hino final: 3 minutos;9. Oração audível por alguém previamente determinado: Tempo: 3minutos;10. Oração final: O Pai nosso em conjunto. Tempo: 2 minutos.Sugestões de Ações Praticas Para o Reavivamento, Reforma, Discipulado e Evangelismo.
  • 107. 107Materiais: Sermões em áudios e vídeos, artigos, entrevistas: 1- www.projetomissãofinal.com.br 2- www.reavivamentoereforma.com (Site da DSA) 3- www.revivalandreformation.org (Site da Associação Geral)Contato: abelpompeu@hotmail.comFone: (67) 9981-2141Rua Marambaia, nº. 706, B. Coophavilla IICampo Grande (MS)CEP.: 79 097 090

×