Sugestão de avaliação

3,146 views
2,808 views

Published on

Published in: Education, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,146
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
59
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sugestão de avaliação

  1. 1. Avaliação Maria Cristina Bortolozo de Oliveira Martins mcristinalistas@yahoo.com.br
  2. 2. Esta apresentação se tornou necessáriaapós uma das aulas do curso dePedagogia onde sou Orientadora deDisciplina, quando ficou evidente quemuitos professores, mesmo osexperientes, confundem instrumento deavaliação com a AVALIAÇÃO, assim,apresento uma sugestão para colocarem seus planos de aula e de ensino.
  3. 3. A Avaliação de aprendizagem A avaliação de aprendizagem terá caráter formativo, de modo a permitir que o aluno tenha um retorno de seu desenvolvimento no curso. Ela será realizada de duas formas:  mediante acompanhamento do professor e  da auto-avaliação do cursista.
  4. 4. A Avaliação de aprendizagemA avaliação ocorrerá por meio da resolução deatividades e desafios apresentados ao longo doprocesso, na intenção de concretizar os movimentosde ação-reflexão-depuração-ação.
  5. 5.  Etapas da Avaliação  (qualidade) Participação nas atividades  Desenvolvimento dos estudos e das atividades  Auto-avaliação  Atividade Final  Instrumentos de Avaliação Trabalho individual ou em grupo em que se identifique um tema gerador, certezas provisórias e dúvidas momentâneas a respeito da questão que tenha emergido.
  6. 6. Itens a serem observados em cada etapa daavaliação
  7. 7. Participação - foco na qualidade daparticipação: Cooperação nos trabalhos desenvolvidos: contribui para os debates, resolução de problemas, auxilia colegas em dificuldade, respeita o colega com maior dificuldade? Interesse e participação nas atividades propostas. Responsabilidade em cumprir as tarefas propostas. Integração com os colegas. Pontualidade no cumprimento do cronograma e no desenvolvimento das atividades.
  8. 8. Observar O aluno faz inferências, deduções, relações, co- relações? De que tipo? Por força do que foi trabalhado em aula, alterou a maneira de pensar e de agir? Ficou mais criterioso? Aprendeu a trabalhar em grupo respeitando os colegas, por exemplo? Em sua fala, se expressa de maneira mais condizente com os resultados esperados a partir do desenvolvimento de alguma atividade ou projeto?
  9. 9. No desenvolvimento das atividades o alunomanifesta ser capaz de• Identificar o problema• Explicitar os objetivos• Propor solução
  10. 10. Auto-avaliação Objetivos específicos da atividade Organização dos estudos individuais Interesse e compromisso

×