Relatório Março 2009

580 views

Published on

Published in: Technology, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
580
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Relatório Março 2009

  1. 1. Prefeitura Municipal de Bragança Paulista Secretaria Municipal de Educação SALA VERDE Sala Verde Pindorama Rua São Bento, s/n Vila Aparecida 11 4032-4433 PINDORAMA sv_pindorama@yahoo.com.br SALA VERDE PINDORAMA Ações realizadas durante o ano de 2009 MARÇO 02/03/2009: 2ª Reunião de trabalho do Plano de Manejo do Parque Petronilla Marcowicz. Local: Espaço do Saber Reunião aberta para participação pública na construção do Plano de Manejo. Estiveram presentes mais de 80 pessoas, entre técnicos, alunos dos cursos de turismo, biologia, geografia, entre outros e moradores interessados no assunto. 04 e 05/03/2009 12 e 13 /03/2009: Oficina de “Gerenciamento de projeto de Educação Ambiental nas escolas” para professores do Ensino Fundamental Local: NAPA Curso oferecido para professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Bragança Paulista. Este curso se caracteriza como inicio da formação de gerenciadores dos projetos que serão desenvolvidos nas escolas municipais. A carga horária desta oficina foi de 8h, foram formadas duas turmas com um total de 65 professores.
  2. 2. 05/03/2009: Projeto RECICLÁSTICO - Entrega dos Bancos da Empresa Cogumelo Local: Espaço do Saber Evento que marca a finalização da etapa 2008 e inicio da 2009 do projeto Reciclástico, da secretaria municipal de educação em parceria com a empresa Cogumelo, que produz madeira plástica. O projeto consiste na arrecadação de plásticos PEAD pelas escolas, na etapa de 2008 foram distribuídos 10 bancos para as escolas que mais arrecadaram plástico. 07 e 08/03/2009: Oficina de “Turismo Sustentável em Áreas de Proteção Ambiental” Local: NAPA O Coletivo Socioambiental, com apoio da Associação Bragança Mais realizou a Oficina de “Introdução ao Turismo Sustentável em Áreas de Proteção Ambiental”, com o professor Paul Dale, que é Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciência Ambiental. A realização da oficina teve como intenção dar subsídios para o trabalho do planejamento do Plano de Manejo do Parque Municipal Petronilla Marcovicz, que está sendo realizado de forma participativa pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A oficina contou com a participação de 49 pessoas, tanto de Bragança como da região. Ao final já ficou marcado o próximo encontro para a continuidade dos aprendizados, com uma saída de campo no próprio Parque Petronilla Marcovicz.
  3. 3. 09/03/2009: 2ª Reunião do Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista – coletivo local Local: Sala Verde Pindorama Pauta da reunião: - Retorno: oficina “Turismo Sustentável”. - Divulgação: Teatro “Entre Tempos” – Feira Cultural – USF. - Participação na Tribuna Livre na Câmara Municipal, dia 17/03/09. - Encaminhamentos: “Dia da Água”. - GT – Pesquisa de Opinião 12/3/2008: Coleta de amostras de água para exposição no evento do Dia Mundial da Água Locais: Nascente Petronilla Marcovicz, Lago do Taboão, Ribeirão Lavapés, Lago do Tanque do Moinho e Rio Jaguary.
  4. 4. 16/03/2009: 3ª Reunião de trabalho Plano de Manejo do Parque Petronilla Marcowicz Finalização dos trabalhos - Termo de referência Local: NAPA 17/03/2009: 1ª Reunião com as coordenadoras do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Bragança Paulista para planejamento conjunto do Projeto de Educação Ambiental de 2009. Local: Sala Verde Pindorama Nesta reunião começamos a elaborar o projeto de Educação Ambiental que será desenvolvidos pelas escolas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O tema do projeto deste ano será Cenários Ambientais, com foco no reconhecimento dos diferentes cenários que compões o município através do intercambio de informações entre as escolas da Zona urbana e escolas da Zona Rural. 17/03/2009: Participação na Tribuna Livre da Câmara Municipal – Dia Mundial da Água Local: Câmara Municipal de Bragança Paulista Para iniciar as atividades de Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente o Coletivo Socioambiental esteve presente na 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bragança Paulista, através do vereador Dr. Marcus Valle, onde fizemos uso da palavra na Tribuna Livre levando aos vereadores informações e indagações sobre a problemática dos recursos hídricos, tanto no cenário mundial como local. 19/03/2009: Participação no Lançamento do Projeto Criança Ecológica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente Local: Parque Villa Lobos – São Paulo
  5. 5. 22/03/2009: Comemoração Dia Mundial da Água Local: Lago do Taboão No dia 22 de Março demos continuidade as nossas atividades realizando um evento no Lago do Taboão juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo. Foram organizadas tendas que levaram a comunidade informações sobre a quantidade de água para produção de bens de consumo, uso racional de água, amostra e analise da qualidade da água dos mananciais de nosso município, informações sobre coleta de óleo, divulgação dos trabalhos da ONG SOS Vale do Jaguary, Sala Verde Pindorama e Coletivo Socioambiental além da distribuição de água pela Sabesp e mudas pela Secretaria de Meio Ambiente. Juntamente com esse movimento de informação e conscientização realizamos o “Plantio da Bandeira da Paz”, com a participação de corais, orquestra de violinos da ONG Vivia Vila, grupos escoteiros Jaguary e GEBRAPA e os atiradores do Tiro de Guerra.
  6. 6. 24/03/2009: 1° Encontro Regional do Projeto Aprendendo com a Natureza 2009 Local: Casa da Agricultura 24/03/2009: Participação dos alunos da EM Nilza Fariae EM Haidée Marçal Serbin no Projeto Criança Ecológica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente Local: Parque Villa Lobos – São Paulo
  7. 7. 25 e 26/03/2009: Construção do Projeto de Educação Ambiental 2009 Local: Sala Verde Pindorama O presente projeto foi construído coletivamente entre a Sala Verde Pindorama e as escolas municipais, representadas pelas coordenadoras pedagógicas, pensando no contexto de uma aprendizagem ativa na qual o aluno é convidado a problematizar e vivenciar esse mundo que o cerca, favorecendo assim a construção de
  8. 8. sua própria identidade, posicionando-se de maneira crítica e responsável frente às suas ações. 27/03/2009: Plantio de mudas com a participação dos alunos da APAE e EM. Fernando Amos Siriani Local: Lago do Taboão e Margens do Ribeirão Lavapés 31/03/2009: Confecção e entrega de material para o PROERD • Produção de textos para Coluna Ambiente em Pauta – Bragança Jornal Diário.

×