Comprometimento Organizacional

13,589 views
13,018 views

Published on

Comportamento Organizacional - Comportamento Individual - Comprometimento.

Published in: Business
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
13,589
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
267
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Comprometimento Organizacional

  1. 1. COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
  2. 2. COMPONENTES DE UMA ATITUDE Cognitivo Afetivo Comportamental Atitude
  3. 3. PRINCIPAIS ATITUDES NO TRABALHO Satisfação com o trabalho  Sentimento positivo com relação ao trabalho, resultado de uma avaliação de suas características. Envolvimento com o trabalho  Grau em que uma pessoa se identifica psicologicamente com seu trabalho e considera seu desempenho como fator de valorização pessoal. Comprometimento organizacional  ....
  4. 4. O QUE ÉCOMPROMETIMENTOORGANIZACIONAL?
  5. 5. ALGUNS CONCEITOS “O Comprometimento vai além de uma postura de lealdade, mas que isso envolve uma busca constante pelo bem comum, seja numa organização ou numa profissão “. “O grau ao qual uma pessoa se identifica psicologicamente ao seu trabalho, ou a importância que tem o trabalho na imagem total que ela tem dela mesma”. “A ligação do indivíduo com uma organização materializa-se pela introspecção por parte daquele das crenças e valores desta, de forma tal que se cria um sentimento de afeição, fazendo-o desejar permanecer ou continuar a exercer suas funções”.
  6. 6. DIMENSÕES Comprometimento Afetivo Comprometimento Instrumental Comprometimento Normativo
  7. 7. COMPROMETIMENTO AFETIVO Ligação emocional com a empresa e uma crença em seus valores. Disposto em exercer um esforço considerável em benefício da organização. Um forte desejo de se manter membro da organização.Relacionamento ativo que busca o bem-estar em comumentre o sujeito e organização.
  8. 8. COMPORTAMENTO INSTRUMENTAL A percepção da importância da compensação econômica em permanecer em uma organização em vez de deixá-la, refletindo no seu estado psicológico de necessidade de permanência nela. Procura permanecer na empresa devido aos custos e benefícios associados a sua saída, que seriam as trocas entre as partes – realiza suas atividades com consistência para se manter no emprego.
  9. 9. COMPROMETIMENTO NORMATIVO Os indivíduos permanecem porque sentem que são obrigados a permanecer. “É a totalidade das pressões normativas internalizadas para agir num caminho que encontre os objetivos e interesses organizacionais” (Wiener, 1982). Delimita ainda que o ponto central desta definição, em aceitar os valores e objetivos organizacionais, configura- se como uma forma de controle sobre as ações dos indivíduos, denominando-o de normativo-instrumental.
  10. 10.  Flime...
  11. 11.  Mowday, Steers, e Porter(1979) Mowday, Porter e Steers (1982) Lodahle Kener (apud Sá e Lemoine, 1998, p. 2) Barros e Costa (2001) Robbins et al (2011)
  12. 12. CONCEIÇÃO MORAESmcmoraescosta@gmail.comhttp://casosecausos.com@mcmoraescosta

×