Your SlideShare is downloading. ×
Blender 3D
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Blender 3D

2,455
views

Published on

Palestra ministrada por Erick Feitosa par ao Dia Livre 8.06 no dia 21/06/08

Palestra ministrada por Erick Feitosa par ao Dia Livre 8.06 no dia 21/06/08

Published in: Technology

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,455
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
47
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Blender 3D
  • 2. Introdução ao Blender Blender é um software de modelagem e animação 3D de código aberto. Ele está sob a licença GNU-GPL, que permite a qualquer pessoa ter acesso ao código-fonte do programa para que possa fazer melhorias, contanto que disponibilize tais melhorias à comunidade. Além de fazer modelagem e animação, o Blender permite-nos criar jogos, sem programação, e realizar pós-produção de animações com um editor de vídeo integrado.
  • 3. Histórico A história do Blender começa em 1995, quando o estúdio de animação holandês NeoGeo decidiu desenvolver uma nova ferramenta de modelagem e animação para uso interno no estúdio. Assim nasceu o Blender. Em 1998, uma empresa derivada do estúdio NeoGeo chamada Not a Number foi criada com o intuito de desenvolver esse software e prover serviços baseados nele. Essa mesma empresa, também conhecida pela sigla NaN, conseguiu um crescimento rápido no ano de 2000, mas que não durou por muito tempo. A estratégia comercial dessa companhia não coincidiu com a realidade do mercado na época, e a NaN teve de ser reestruturada como pequena empresa em 2001. Nesse mesmo ano, o primeiro software comercial da empresa foi lançado, o Blender Publisher, direcionado para o mercado de internet 3D interativa. No entanto, o fraco desempenho comercial do software e as dificuldades do mercado naquela época fizeram com que a NaN encerrasse suas atividades e o desenvolvimento do Blender foi interrompido.
  • 4. Em março de 2002, foi criada a Fundação Blender, a qual não tinha fins lucrativos, com o objetivo inicial de dar continuidade ao desenvolvimento do Blender como um projeto de código aberto, com o auxílio da comunidade de usuários que já conheciam o software. Naquele mesmo ano foi realizada a campanha “Blender Livre”, que arrecadou doações para que a fundação pudesse adquirir os direitos sobre o código-fonte e a propriedade intelectual. Ainda em 2002, a entidade conseguiu lançar o Blender como um projeto de código aberto sob a licença GNU General Public License (GPL) e, até o presente momento, seu desenvolvimento continua sob os mesmos princípios, como um projeto de colaboração da comunidade de usuários.
  • 5. Introdução a Modelagem Conceitos básico de como modelar no Blender 3D, utilizando um tutorial básico para a modelagem de uma aero nave.

×