Quimica orgânica

194 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
194
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
29
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Quimica orgânica

  1. 1. O QUE É QUÍMICA ORGÂNICA?Química orgânica é a parte da química que estuda os compostos do elementocarbono, os também chamados compostos orgânicos, que possuempropriedades características.Antes de sabermos em que consiste a parte orgânica da química, primeirovamos saber qual a diferença básica entre a Química Orgânica e a QuímicaInorgânica.Substâncias presentes nos organismos vivos são chamadas de compostosorgânicos e as presentes no reino mineral são compostos inorgânicos.A História da Química Orgânica relata que ela teve início somente no séculoXVIII, quando um cientista alemão, o químico Friedrich Wohler (1800-1882),deu início aos processos de obtenção de substâncias a partir de produtosnaturais.
  2. 2. A síntese de Wohler:Esse processo ficou conhecido no mundo inteiro, porque é a partir dele que aQuímicaOrgânica surgiu. Tudo começou quando Friedrich Wohler em seusexperimentos aquecia cianeto de amônio, que é um sal inorgânico e acabouobtendo a uréia que é uma substância orgânica encontrada na urina dealguns animais.A química orgânica está presente até em nosso organismo na forma deproteínas, lipídios e carboidratos. A composição do açúcar, da glicose e dacelulose se resume em carbono, hidrogênio e oxigênio.
  3. 3. Entre os compostos orgânicos se encontram substancias essenciais nacomposição dos organismos, como as vitaminas, carboidratos, gorduras,proteínas enzimas, hormônios, etc. Plásticos, madeiras, borracha,perfumes, detergentes, medicamentos, e muitas outras inumeráveissubstâncias contêm também compostos orgânicos.Funções orgânicas é o conjunto dos agrupamentos dos compostosorgânicos de acordo com a semelhança das suas propriedades químicas,que podem ser reconhecidas através da presença de um átomo ou gruposde átomos que são denominados grupos funcionais.

×