Manual docenteonline2013
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Manual docenteonline2013

on

  • 754 views

 

Statistics

Views

Total Views
754
Views on SlideShare
557
Embed Views
197

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

5 Embeds 197

http://diariodamarinanet.blogspot.com.br 182
http://pinterest.com 6
http://diariodamarinanet.blogspot.com 5
http://www.diariodamarinanet.blogspot.com.br 3
http://diariodamarinanet.blogspot.ru 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Manual docenteonline2013 Manual docenteonline2013 Document Transcript

  • 1Manual Docente Online – 2013Lançamento de Notas e Currículo Mínimo
  • 2CONTEÚDOConteúdo……………………………………………………………………………………………………………………..2Introdução...........................................................................................................3Como acessar o Portal? ........................................................................................4Lançamento de Notas...........................................................................................6Lançamento de Frequência para Programas / Projetos Especiais .........................16Currículo Mínimo ...............................................................................................17Protocolos .........................................................................................................20Consultando a Alocação no QHI..........................................................................21Cadastrando horas para GLP...............................................................................22
  • 3INTRODUÇÃOO lançamento de notas e faltas é realizado pelo professor através do Portal DocenteOnline. Este portal é utilizado por todos os regentes da Secretaria de Estado deEducação do Rio de Janeiro. Nele, o docente lança as notas e as faltas de seus alunospor turma/disciplina e indica o Currículo Mínimo ministrado no bimestre diretamenteno sistema. Neste portal, o docente pode realizar também consultas que o auxiliarãonas atividades do dia a dia, tais como: consultar seus horários de aula e poderdisponibilizar suas horas em GLP (Gratificação por Lotação Prioritária) para alocação noQHI (Quadro de Horários).ATENÇÃO: Leia atentamente este manual, pois a tela de lançamento de notasapresenta novidades para 2013.OBS: Neste momento, deverão ser lançadas as notas relativas as seguintes modalidades:Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, EnsinoMédio Inovador, Programa Autonomia, Educação Profissional, Curso Normal, Nova EJA e EJA.Os Projetos e Programas Especiais (Reforço Escolar, Superação, Qualificação Profissional,Fórmula da Vitória, etc.) deverão lançar apenas os dados referentes à frequência do aluno.
  • 4COMO ACESSAR O PORTAL?Para acessar o Portal Docente Online siga os passos a seguir:Passo 1 - Entre no site da Secretaria de Educação no endereçohttp://www.educacao.rj.gov.br ou http://www.rj.gov.br/web/seeducPasso 2 - No site, clique no canto direito da tela, sobre o link do Conexão Educação,como mostra a imagem a seguir:Observe que aparecerá uma lista com os principais links para utilização do ConexãoEducação. Para acessar a página de login do sistema, clique no link “Docente Online”como mostra a imagem a seguir:
  • 5PASSO 4 - Na página de login preencha os campos solicitados da seguinte forma:Usuário – Digite o número da sua matrícula com 8 (oito) dígitos. Caso sua matrículanão possua 8 (oito) dígitos, inclua um 0 (zero) à esquerda.Senha – Digite sua senha. Caso este seja o seu primeiro acesso, digite o seu CPF (com11 dígitos sem pontos e traços) como senha.Abaixo, a imagem inicial de login para o acesso ao sistema:Ao acessar, automaticamente aparecerá o texto de apresentação do Portal DocenteOnline disponibilizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação. Este textocontém, dentre outras, informações importantes referentes ao bom funcionamento dosistema em sua internet. Leia o texto e clique em “Continuar”.
  • 6O sistema mostrará todos os módulos de atividades que podem ser realizadas noDocente Online. Neste manual, aprenderemos como executar cada atividadedisponibilizada para o professor nestes módulos.LANÇAMENTO DE NOTASAo entrar no módulo de “Lançamento de notas”, aparecerá uma lista de opções deturmas cadastradas para que o docente escolha em qual delas fará os registros, e, aolado delas, aparecerá o “Status para lançamento”. Quando a turma for selecionada, osistema carregará todos os dados da mesma, direcionando automaticamente para atela de “Lançamento de notas”.Note que há uma legenda que indica quais as turmas que ainda possuem pendênciasde lançamento (em vermelho) e as turmas em que o lançamento já foi realizado (emverde).Caso você não encontre uma turma no sistema, entre em contato com o diretor de suaunidade escolar para que seja feita a verificação de sua alocação no quadro de horários.
  • 7A tela de “Lançamento de notas e frequências” é uma tela em que o docente lançatodas as notas e faltas dos alunos por turma/disciplina e o lançamento é realizado deacordo com o disposto no Calendário Escolar. Nesta tela, o docente poderá consultar,alterar e lançar todas as notas dos alunos por turma, e terá um tempo de até 60minutos para salvar. Caso ultrapasse este tempo, perderá os dados digitados. Assimque abrir esta página o tempo já começa a contar e você poderá visualizá-lo na tela.A partir de 2013, o docente também deverá lançar a nota do aluno que tenha realizadoa Recuperação de Estudos. Caso queira saber mais informações sobre a Recuperaçãode Estudos, o sistema disponibiliza o link “ ”.O docente visualizará as abas referentes ao bimestre para efetuar o lançamento dasnotas e, logo abaixo, visualizará os campos para lançar o total de aulas previstas e ototal de aulas dadas no bimestre conforme mostra a imagem:ATENÇÃO: Os alunos estão relacionados por ordem alfabética, podendo não coincidircom o diário de classe, por isso pedimos muita atenção para que não haja equívocos nomomento de inserir as notas.
  • 8Logo abaixo, o docente visualizará a relação de todos os alunos referentes à turmaselecionada, como mostra a imagem a seguir:Observe que o docente visualizará as seguintes colunas: Situação do aluno - Sinaliza a situação em que se encontra o aluno na turma.Quando aparecer o status “Cancelado”, clique em cima para visualizar se oaluno foi transferido, remanejado de turma, encerrado, dentre outras.Observe como aparece na imagem abaixo: Notas - O docente deverá digitar a nota obtida pelo aluno no bimestre anteriorà aplicação da Recuperação de Estudos. Caso o aluno tenha nota inseridainferior a 5,0, veja mais abaixo a explicação da coluna “Recuperação deEstudos”.Ao inserir a nota neste campo, automaticamente será preenchido o campo“Nota Final do Bimestre”. Faltas – O docente deverá inserir o número de faltas do aluno no bimestre. Recuperação de Estudos – Esta coluna somente será habilitada caso a notalançada para o aluno seja inferior à média. No momento em que a nota forlançada, na coluna “Notas” aparecerá a mensagem abaixo:
  • 9Ao clicar em “OK”, você confirma que foi aplicada a recuperação de estudo aoaluno, automaticamente esta coluna é selecionada e a coluna para inserir anota desta recuperação será habilitada para o preenchimento. Caso o alunoesteja realmente com esta nota abaixo da média e não tenha sido aplicada arecuperação de estudos, você deverá clicar em “Cancelar”. Assim, a nota doaluno será mantida e o campo para inserir a nota da recuperação de estudosnão será habilitado para preenchimento. Nota de Recuperação de Estudos – O docente deverá digitar a nota darecuperação nesta coluna. Como foi dito acima, esta coluna só estaráhabilitada caso seja lançado nota inferior a 5,0 na coluna “Notas” e tenha sidoconfirmada a realização da recuperação de estudos para o aluno. Sem Avaliação – O campo “Sem Avaliação” só deverá ser selecionado para oscasos em que o aluno não passou por qualquer avaliação e requer umaJustificativa:Caso o professor tenha se equivocado e não aplicado a Recuperação de Estudos, poderáfazê-lo e acessar novamente esta tela para inserir a nota. Clique no campo “Recuperaçãode Estudos” para ativar a caixa de “Notas de Recuperação de Estudos”. Após a inserçãodesta nota não se esqueça de clicar em salvar.O campo “Nota Final do Bimestre” será atualizado automaticamente,prevalecendo a maior nota do aluno.
  • 101ª Justificativa:- Aluno em progressão parcial (dependência) não apresentou trabalho: Se vocêselecionar esta opção aparecerá a seguinte mensagem:Você deverá clicar em “OK” confirmando a mensagem. Caso contrário, a opção nãopoderá ser selecionada.2ª Justificativa:- Afastamento Médico / Maternidade / Serviço Militar: Se você selecionar esta opçãoaparecerá a seguinte mensagem:Você deverá clicar em “OK” confirmando a mensagem. Caso contrário, a opção nãopoderá ser selecionada.Orientamos ao professor que seja lançado, no campo de faltas, 0 (zero) paratodos os alunos em Progressão Parcial, mesmo os que não foram avaliados.
  • 113ª Justificativa:- Outros: Nesta opção enquadram-se os alunos com faltas justificadas verbalmentepelos responsáveis e as faltas sem justificativas e, principalmente nesse caso, oprofessor deve estar atento e comunicar o fato à direção da unidade escolar. Aoslançamentos com a marcação de “Outros” serão demandados do professor: Caso o aluno tenha frequência menor ou igual a 40%, o alerta à unidadeescolar; Caso o aluno tenha frequência maior que 40%, o lançamento do valor da notado(s) instrumento(s) aplicado(s) durante período.O sistema não permitirá que a escolha da opção “Outros”, caso o aluno tenha mais de40% de frequência e aparecerá a mensagem abaixo:No caso do aluno que tenha frequência menor ou igual a 40%, o sistema permitirá aopção de “Outros” e indicará a mensagem abaixo:Ao receber esta mensagem, o professor deverá clicar em “OK” , desmarcar a opção desem avaliação e lançar a nota para o aluno, uma vez que com mais de 40% defrequência, entende-se que o aluno tenha sido avaliado em algum momento por um dosinstrumentos de avaliação previstos para o bimestre.
  • 12OBSERVAÇÃO:Ao lançar as notas, o docente observará algumas situações: Os lançamentos de notas a partir de (5,0) pontos ficarão automaticamente nacor AZUL; Os lançamentos de notas abaixo de (4,9) pontos ficarão automaticamente nacor VERMELHA; Quando a célula estiver totalmente na cor CINZA , significa que não estaráhabilitada para o lançamento. Isso ocorrerá, por exemplo, com os alunos cujamatrícula foi cancelada ou aqueles que não precisaram fazer a Recuperação deEstudos.Vale sugerir aos professores que amparem a equipe de gestão escolar na preparação da FICAI(Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente) que é um instrumento operacional de combateà infrequência e abandono escolar, que deve ser utilizado de forma obrigatória paranotificação de infrequência, de crianças e adolescente, até 18 anos incompletos, matriculadosna rede estadual de ensino, após 10 dias de faltas injustificadas, consecutivos ou dez diasalternados, dentro do bimestre letivo.Lembramos que, devido à distribuição da carga horária semanal das disciplinas, o professornão está diariamente em contato com esse aluno, portanto, se no período de duas semanasesse aluno não esteve presente nas aulas de uma determinada disciplina, isso já é motivopara o professor comunicar o fato à direção da escola.De acordo com a Resolução 3256 de 22 de agosto de 2006, esgotados os recursos a unidadeescolar deve encaminhar a FICAI, com a síntese dos procedimentos adotados e efetivados, aoConselho Tutelar e, na sua inexistência ao Promotor de Justiça da Infância da Juventude e doIdoso da Comarca, para as providências cabíveis e aguardar o retorno do aluno, bem comopara a apuração da omissão do Conselho Tutelar.
  • 13Ao final, o professor deverá ter preenchido todas as células habilitadas, não sendopermitido o lançamento parcial de notas e faltas, ou seja, não será permitido deixar delançar informações para qualquer aluno de status matriculado. Após conferir quetodas as células estão preenchidas, o docente deverá clicar em .Caso alguma nota, falta ou justificativa tenha deixado de ser preenchida, o sistemasinalizará, nominalmente, os alunos pendentes e não salvará os lançamentosefetuados. Clique em “OK”, faça os ajustes e clique novamente em .
  • 14IMPORTANTE: Caso não haja pendências no lançamento, aparecerá uma mensageminformando que as notas foram lançadas com sucesso, o número do protocolo e apergunta se deseja imprimir a filipeta eletrônica, conforme imagem abaixo:Se o docente desejar imprimir, deverá clicar em . Abrirá um documento comtodos os campos disponíveis da Filipeta Eletrônica constando o número do protocolode confirmação do lançamento de notas realizado. Este documento pode serexportado para o formato que desejar como mostra a imagem a seguir:
  • 15N° protocoloFormatos para exportaçãoCaso você não realize a impressão da filipeta eletrônica neste momento, você poderáefetuar a impressão através do botão a qualquer momento queacessar as notas da turma, como mostra a imagem abaixo:Lembramos que o sistema irá gerar um número de protocolo diferente todas as vezesque o Lançamento de Notas for realizado com sucesso.
  • 16LANÇAMENTO DE FREQUÊNCIA PARA PROGRAMAS / PROJETOS ESPECIAISPara os Projetos e Programas Especiais (Reforço Escolar, Superação, QualificaçãoProfissional, Fórmula da Vitória, etc.), os professores devem preencher somente oscampos: aulas previstas, aulas dadas e faltas. Todos os outros campos estarãodesabilitados. Após realizar o lançamento, clique em . Sinalizamos estescampos na imagem abaixo.
  • 17CURRÍCULO MÍNIMOO docente também terá que declarar o cumprimento do Currículo Mínimo ministradono bimestre, para que a Secretaria de Estado de Educação possa mapear possíveisdificuldades de implantação do currículo na Rede. Esta indicação não só avalia aaplicabilidade deste documento, como também fornece ao corpo docente novascontribuições e ferramentas pedagógicas para sua implementação.Nesta tela, o docente deverá selecionar as competências/habilidades trabalhadas nobimestre com a turma em questão.Para selecionar, o docente deverá clicar em , situado à frente dacompetência/habilidade desejada, como mostra a imagem abaixo:Após ter selecionado as competências/habilidades trabalhadas no bimestre com aturma em questão, o docente deverá clicar em .Caso o docente queira imprimir o comprovante do lançamento do currículo mínimo,deverá clicar em logo após ter salvado com sucesso.
  • 18Um documento será aberto com as informações lançadas podendo exportar para oformato que desejar como mostra a imagem a seguir:Nesta tela de Currículo Mínimo, há dois atalhos, como podemos observar na imagemabaixo, um com perguntas frequentes e outro para avaliar o Currículo Mínimo.Clicando em “Perguntas frequentes” você poderá tirar suas dúvidas, caso estasestejam entre as perguntas mais frequentes.
  • 19Clicando em “Avalie o Currículo Mínimo”, você poderá avaliar o Currículo Mínimoimplementado pela SEEDUC.A SEEDUC quer saber a opinião dos docentes quanto ao conteúdo do Currículo Mínimopara que possa, juntamente com os professores, realizar modificações necessárias epensadas por eles no decorrer do tempo. Ao final de cada bimestre, serádisponibilizada uma avaliação referente ao Currículo Mínimo estipulado para obimestre em questão.O docente deve selecionar SIM ou NÃO para as perguntas, como mostra a imagem aseguir:Logo abaixo das questões, o docente deve digitar as competências/habilidadestrabalhadas no bimestre que NÃO constam no Currículo Mínimo. Após concluir aavaliação, clique em .
  • 20PROTOCOLOSTodos os lançamentos realizados pelo docente são registrados através do número deprotocolo que é gerado automaticamente pelo sistema. O professor poderá visualizarestes protocolos na aba “Protocolos” como mostra a imagem a seguir:Campo DescriçãoData Data da realização do lançamento de notas da turma.Nº Protocolo Código do protocolo referente ao lançamento de notas da turma.T Tipo do lançamento. (T) lançamento Total.Ano Ano em que foi realizado o lançamento de notas.P Período em que foi realizado o lançamento de notas.B Bimestre em que foi realizado o lançamento de notas.Turma Turma em que foi realizado o lançamento de notas.Disciplina Disciplina em que foi realizado o lançamento de notas.A cada salvamento realizado com sucesso será gerado um número de protocolodiferente, mesmo que o procedimento tenha sido feito na mesma turma.
  • 21CONSULTANDO A ALOCAÇÃO NO QHIA tela “Consulta Alocação no QHI” permite ao docente visualizar todos os tempos deaula em que está alocado e o dia da semana em que a aula é ministrada por turma.Esta tela indica apenas para consulta dos horários dos docentes.Ao acessar a página, todos os horários serão exibidos automaticamente em forma deRelatório. Caso o horário do docente venha a ser alterado por algum motivo no quadrode horário da escola, também será alterado automaticamente no Docente Online.Dessa forma, não há possibilidade dos dados estarem equivocados. Destacamos que odocente poderá realizar a impressão desta página para seu acompanhamento pessoal.Campo Horário de Aula DescriçãoInício Horário de início da aula do docenteTérmino Horário de término da aula do docenteDisciplina Código e descrição da disciplina alocada pelo docenteTurma Código da turma oficial em que o docente está alocadoUnidade Código e descrição da unidade em que o docente está alocado para lecionar neste horárioLocal Dados de identificação do local físico em que a aula é realizada
  • 22CADASTRANDO HORAS PARA GLPEsta tela permite ao docente disponibilizar sua carga horária em GLP (Gratificação porLotação Prioritária) para uma ou mais Regionais. Nela, o docente apenas fará aindicação da Regional, do município de interesse, o dia da semana que deseja atuar emGLP e informar a hora disponível para o dia da semana indicado. Caso o docente queiradisponibilizar outro dia da semana, deverá fazer um novo registro. Após disponibilizarsua Carga Horária em GLP, os dados seguirão para a SEEDUC e seu pedido seráanalisado.E por fim clique no botão “Salvar Horário”. Para alterar o telefone do docente, vá aocampo Telefone e entre com o novo número. Para salvar a alteração clique no botãoAtualizar.Campo Dados paraInclusãoDescriçãoCoordenadoria Nome da coordenadoria a ser disponibilizada a C.H. em GLPMunicípio Nome do município a ser disponibilizado a C.H. em GLPDia da Semana Dia da semana a ser disponibilizado para alocação em C.H. em GLPHora Disponível Início Horário de início do tempo de aula a ser disponibilizado para GLPHora Disponível Fim Horário de término do tempo de aula a ser disponibilizado para GLP