• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Plano de pesquisa
 

Plano de pesquisa

on

  • 1,196 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,196
Views on SlideShare
445
Embed Views
751

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

6 Embeds 751

http://blogdamayararquitetura.blogspot.com.br 704
http://blogdamayararquitetura.blogspot.ru 34
http://blogdamayararquitetura.blogspot.com 9
http://blogdamayararquitetura.blogspot.it 2
http://blogdamayararquitetura.blogspot.fr 1
http://blogdamayararquitetura.blogspot.mx 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Plano de pesquisa Plano de pesquisa Document Transcript

    • BiBlIoTeCaPúBlIcA24HoRaSbIbLiOtEcApÚbLiCa24hOrAsBiBlIoTeCaPúBlIcA24HoRaSbIbLiOtEcApÚbLiCa24hOrAsBiBlIoTeCaPúBlIcA24HoRaSbIbLiOtEcApÚbLiCa24hOrAsBiBlIoTeCaPúBlIcA24HoRaSbIbLiOtEcApÚbLiCa24hOrAsBiBlIoTeCaPúBlIcA24HoRaSbIbLiOtEcApÚbLiCa24hOrAsBiBlIoTeCaPúBlIcA24HoRaSbIbLiOtEcApÚbLiCa24hOrAsBiBlIoTeCaPúBlIcA24HoRaSbIbLiOtEcApÚbLiCa24hOrAsBiBlIoTeCaPúBlIcA24HoRaSbIbLiOtEcApÚbLiCa24hOrAsBiBlIoTeCaPúBlIcA24HoRaSbIbLiOtEcApÚbLiCa24hOrAsBiBlIoTeCaPúBlIcA24HoRaSbIbLiOtEcApÚbLiCa24hOrAsBiBlIoTeCaPúBlIcA24HoRaSbIbLiOtEcApÚbLiCa24hOrAsBiBlIoTeCaPúFIAMFAAMCENTRO UNIVERSITÁRIOPLANO DE PESQUISASÃO PAULO - 2013MAYARA VIRGULINO DE OLIVEIRA RA 5199343
    • 1Mayara Virgulino de OliveiraPLANO DE PESQUISATrabalho apresentado àdisciplina Projeto deArquitetura e Urbanismo,do curso de Arquitetura eUrbanismoSão Paulo2013
    • 21.1 TemaPara o trabalho final de graduação o tema escolhido é uma Biblioteca Pública 24horas.Esse tema foi escolhido com a intenção de ampliar a área cultural da cidade de SãoPaulo como um todo, implantando o projeto em localidade central e de fácil acesso atodos os públicos, sendo a primeira biblioteca em funcionamento durante todo o dia etoda a noite da cidade.Pretende-se fazer com que a inserção desta nova proposta de projeto proporcioneum incentivo a leitura, a procura ao livro físico, a interação entre as pessoas e tambémuma ajuda àqueles que têm dificuldade em frequentar as bibliotecas públicas em horárionormal, tanto por causa de seus serviços, como estudos e/ou tarefas diárias.
    • 31.2 JustificativaA cidade de São Paulo tem grandes bibliotecas conhecidas por muitos, como porexemplo, a segunda maior biblioteca brasileira, a Biblioteca Mario de Andrade que fica emSão Paulo e a primeira biblioteca brasileira, Biblioteca Nacional que fica no Rio de Janeiro,mas estas funcionam em horários específicos, limitando assim o seu uso e a diversificaçãode usuários.Porém a cidade tem uma vida noturna e poucos equipamentos culturais acompanhamisso e muitas pessoas não podem por motivos pessoais ir a estes locais durante o dia eacabam por perder o costume de frequenta-los e perdem a vida e interação cultural dacidade. A inserção de um equipamento 24 horas público, de bom acesso, faz com que aspessoas usufruam do mesmo com mais facilidade e liberdade.
    • 41.3 ObjetivosA biblioteca terá função de distribuir informação, a biblioteca é como base, a casa dainformação, o local de aprendizagem, onde todos os públicos tem o mesmo direito àsinformações que lá tem, não importando de qual classe social é ou qual sua raça.Ela exercerá função de espaço de fruição, local de interação entre as pessoas, pontode encontro e centro de leitura, um local dinâmico, onde a cultura e a informação sãoencontradas sem custo.A biblioteca será uma instituição aberta a todos os público servindo como grandeconexão entre o individuo e a informação.Citando Luis F. Málaga, Wilson Martins (2002, p. 326) salienta:A biblioteca pública deve colaborar na educação das massas ignorantes. Ela completará o ensino dispensadopela escola e ajudara a formar o público de amanhã. Ela desempenhará o papel de um centro de serviço social,onde as crianças, os adolescentes e os adultos que não puderem receber nas escolas uma instrução suficiente,encontrarão informações, conselhos, divertimentos, sem distinção de condição social, de nacionalidade, decrença, de língua ou de profissão.
    • 51.4 ObjetoA Biblioteca Pública 24 horas, será implantada partindo de um trabalho de pesquisasobre o tema a ser desenvolvido, levando em consideração os aspectos construtivos,volumétricos, conforto térmico, acústico e iluminação, custos, acessibilidade elocalização.É importante destacar que, desde o acesso à porta de entrada, saída e todas as rotasdo local, devem ser respeitadas e observadas todas as normas existentes para facilitar oacesso do público que será livre.Deve-se propor uma tipologia arquitetônica que utilize diversos materiais,empregados de forma inovadora não deixando de harmonizar a obra com o entorno,considerando todas as regras, como acessibilidade e conforto térmico e ambiental.Com um estudo preliminar básico a biblioteca abrangerá: uma área de convivência,café, exposições, auditório com foyer, área para leitura para as diversas idades, serviçosde multimídia e internet, área de estudo, acervo geral, administração, recepção,sanitários para uso interno e externo, bosques de leitura entre outros espaços.
    • 61.5 MetodologiaPara realizar a pesquisa relacionada ao tema Biblioteca Pública 24 horas, seránecessário fazer um levantamento do histórico da implantação e o processo deamadurecimento da biblioteca ao longo do tempo com o aumento da tecnologia, assimcomo tomar conhecimento das legislações e decretos vigentes sobre o tema, do Códigode Obras, do Corpo de Bombeiros, das normas de Acessibilidade, Pesquisas Bibliográficas,Histórica, Documental e IPT. Realização de estudos de caso ligados a localizações, uso demateriais, arquitetura e tema equivalentes.Reconhecimento do terreno e de seu entorno através de gegran, imagens áreas,mapa topográfico, plano diretor, zoneamento, uso e ocupação do solo, gabaritos dealtura, análise do sistema viário e levantamento fotográfico, visando uma análise urbanaaprofundada.
    • 71.6 Cronograma
    • 81.7 BibliografiaSerão listadas Bibliografias lidas e ainda em estudo, que com o tempo e pesquisaconsultarei.LivrosNEUFERT, Ernst. A Arte de Projetar em Arquitetura, 17ª edição, Gustavo Gilli Editora, 1998.MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. SãoPaulo: Ática, 2002.Prefeitura de São Paulo. Bibliotecas Públicas. Ações processos e perspectivas.Coordenadoria do sistema municipal de bibliotecas de São Paulo.Siteswww.prefeitura.sp.gov.brwww.arcoweb.com.brwww.revistaau.com.brwww.seade.gov.brwww.ibge.gov.brwww.google.comhttp://www.artigos.etc.br/a-biblioteca-publica-da-historia-a-transformação-social.html.Acesso 02/03/2013 as 19:31h.http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_das_bibliotecas.Acesso em 02/03/2013 as 19:22h.Aplicativos on lineGoogle EarthGoogle MapsMDC – Mapa Digital da Cidade