Ramo lobinho

4,278 views
3,870 views

Published on

Este documento tem com objetivo esclarecer as mudanças causadas pela publicação da nova versão do POR e voltado tanto para escotistas como para jovens do Ramo Lobinho.

Autor: Ricardo Canavese

Published in: Education
3 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
4,278
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
120
Comments
3
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ramo lobinho

  1. 1. Ramo Lobinho Mudanças com o novo POR Ricardo Canevese Janeiro/2014
  2. 2. Introdução A nova versão do POR, publicada em novembro de 2013, além criar as Insígnias da Modalidade e as Insígnias de Interesse Pessoal, apresenta pequenos detalhes para a conquista de algumas condecorações do Ramo Lobinho. Este documento tem com objetivo esclarecer tais mudanças para escotistas e jovens do Ramo Lobinho. O download do novo POR pode ser feito em http://goo.gl/sOhF6w.
  3. 3. Insígnias de Interesse Especial Novas insígnias e possibilidades
  4. 4. Insígnia de Interesse Especial Além da Insígnia Mundial do Meio Ambiente, o novo POR apresentou 3 novas insígnias que ampliam o leque de opções para o Ramo Lobinho. Conheça as novas Insígnias de Interesse Especial: Boa Ação Lusofonia Cone Sul
  5. 5. Insígnia de Interesse Especial Insígnia Mundial do Meio Ambiente Nada mudou para a conquista desta insígnia. Os requisitos para conquista continuam sendo definidos pelo guia que pode ser adquirido na Loja Escoteira.
  6. 6. Insígnia de Interesse Especial Insígnia da Boa Ação Esta insígnia incentiva o relacionamento do jovem, de sua Alcateia e Grupo Escoteiro com a comunidade que os cercam e é realmente interessante do ponto de vista de relacionamento institucional e da visibilidade que pode proporcionar ao Escotismo.
  7. 7. Insígnia de Interesse Especial Insígnia da Boa Ação São requisitos para a conquista desta insígnia, os seguintes itens: Explorar a sua comunidade: •Conhecer os principais problemas sociais de sua rua ou bairro e conversar com seus pais sobre como você poderia contribuir para melhorá-los. •Conhecer instituições de sua comunidade que realizam ações assistenciais a pessoas necessitadas ou orientação para a melhoria da vida das pessoas, procurando saber de que forma sua Alcateia poderia ajudá-las.
  8. 8. Insígnia de Interesse Especial Lobinho em Atividade: •Participar de pelo menos uma edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária com sua Alcateia ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Alcateia ou pelo seu Grupo Escoteiro. •Perceber os eventuais perigos a que estão expostos os lobinhos em uma excursão ou acampamento/acantonamento e ajudar a aplicar as regras de segurança para evitá-los.
  9. 9. Insígnia de Interesse Especial Lobinho em Ação: •Participar de pelo menos três boas ações coletivas com sua Alcateia, contribuindo com ideias e ações para o planejamento e execução das atividades. •Participar de uma ação comunitária promovida por alguma instituição de sua comunidade: igreja, clube, escola, posto de saúde, polícia, bombeiros, casa comercial, etc. e fazer uma relatório sobre essa participação. •Planejar e executar uma boa ação, diferente das realizadas anteriormente, que seja útil em sua Alcateia, casa, escola ou comunidade, com duração mínima de um mês, apresentando posteriormente os resultados para sua Alcateia.
  10. 10. Insígnia de Interesse Especial • A Insígnia da Boa Ação poderá ser usada no vestuário ou uniforme escoteiro até ser substituída pela Insígnia da Ação Comunitária, no Ramo Escoteiro; Insígnia do Desafio Comunitário, no Ramo Sênior ou saída do Ramo Sênior. • A Insígnia da Boa Ação é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou vestuário escoteiro, acima das estrelas de atividade e abaixo do distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. • Quando usada em conjunto com outras Insígnias de Interesse Especial deve estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso.
  11. 11. Insígnia de Interesse Especial Insígnia da Lusofonia Esta insígnia promove o relacionamento com jovens de outros países que também falam português, o que proporciona uma excelente e descomplicada troca de experiências. Os requisitos se dividem em Escotismo, Cultura, Linguagem e Comunicação e Geografia. Conheça-os:
  12. 12. Insígnia de Interesse Especial Linguagem e Comunicação: •Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo:  1) Entrevistar alguém que tenha morado, ou esteja morando, em um país lusófono;  2) Ver um filme nacional ou animação de outro país Lusófono;  3) Enviar e receber uma correspondência, ou e-mail, contendo uma foto de sua Alcateia, para um lobinho de outro país Lusófono.
  13. 13. Insígnia de Interesse Especial Insígnia da Lusofonia - Escotismo •Realizar pelo menos duas das opções abaixo: 1) Descobrir quais distintivos o Lobinho poderia conquistar se fosse de outro país lusófono. 2) Fazer uma lista de termos escoteiros utilizados em outro país lusófono. 3) Conhecer o símbolo das Associações Escoteiras dos países lusófonos.
  14. 14. Insígnia de Interesse Especial Insígnia da Lusofonia - Cultura •Realizar pelo menos três das opções abaixo: 1) Visitar exposições ou feiras culturais referentes a outros países lusófonos. 3) Degustar pelo menos uma refeição típica de outro país lusófono, conhecendo sua história e origem.
  15. 15. Insígnia de Interesse Especial 4) Ir a uma peça de teatro cujo roteiro seja de outro país lusófono e não esteja adaptado. 5) Assistir um espetáculo (circo, show musical etc) que seja originário de outro país lusófono. 6) Conhecer uma lenda ou conto de um outro país lusófono, e contá-la para sua Alcateia.
  16. 16. Insígnia de Interesse Especial Insígnia da Lusofonia - Geografia •Realizar pelo menos duas das opções abaixo: 1) Pesquisar os temperos e especiarias de origem lusófona presentes no Brasil. 2) Pesquisar a fauna e flora de origem lusófona presentes no Brasil.
  17. 17. Insígnia de Interesse Especial 3) Pesquisar utensílios e invenções utilizadas no Brasil que tem origem lusófona. 4) Indicar, no mapa mundi, onde estão localizados os países lusófonos e reconhecer suas respectivas bandeiras.
  18. 18. Insígnia de Interesse Especial • A Insígnia do Cone Sul é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou vestuário escoteiro, acima das estrelas de atividade e abaixo do distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. • Quando usada em conjunto com outras insígnias de Interesse Especial deve estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso. • O distintivo da Insígnia da Lusofonia poderá ser usado no vestuário ou uniforme até ser substituído pelo mesmo distintivo nos ramos seguintes, ou até a saída do Ramo Pioneiro.
  19. 19. Insígnia de Interesse Especial Insígnia do Cone Sul Esta é uma insígnia que exige e ao mesmo tempo proporciona um volume de conhecimentos e aprendizados aos jovens. Embora o volume de requisitos pareça grande, são todos de relativa facilidade. Os requisitos se dividem em Escotismo, Cultura, Linguagem e Comunicação e Geografia. Conheça-os:
  20. 20. Insígnia de Interesse Especial Insígnia do Cone Sul - Escotismo •Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo: 1) Descobrir quais distintivos poderia conquistar se fosse de outro país do Cone Sul. 2) Ensinar a Alcateia a cantar uma canção escoteira de outro país do Cone Sul.  3) Conhecer as principais terminologias do Ramo Lobinho (Alcateia, Matilha, acampamento, etc) em outro idioma falado no Cone Sul (espanhol, português, guarani, etc) diferente do seu. 4) Conhecer o símbolo das Associações Escoteiras que integram o Conesul.
  21. 21. Insígnia de Interesse Especial Insígnia do Cone Sul - Cultura •Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo: 1) Degustar pelo menos um prato típico de outro país do Cone Sul, conhecendo sua história e origem. 2) Visitar exposições ou feiras culturais referentes a outros países do Cone Sul. 3) Conhecer uma lenda ou conto de outro país do Cone Sul e conta-la para Alcateia. 4) Conhecer o nome das principais danças típicas dos países do Cone Sul. 5) Ir a uma peça de teatro cujo roteiro seja de outro país do Cone Sul e não esteja adaptado.
  22. 22. Insígnia de Interesse Especial Insígnia do Cone Sul - Linguagem e Comunicação •Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo: 1) Assistir uma animação ou filme nacional de outro país do Cone Sul. 2) Enviar e receber uma correspondência, ou e-mail, contendo uma foto de sua Alcateia, para um lobinho de outro país do Cone Sul. 3) Entrevistar alguém que esteja morando, ou tenha morado em algum país do Cone Sul.
  23. 23. Insígnia de Interesse Especial Insígnia do Cone Sul - Geografia •Realizar as duas atividades abaixo: 1) Indicar, no mapa mundi, onde estão localizados os demais países do Cone Sul, sabendo reconhecer suas bandeiras e explicar o significado das cores de cada uma delas. 2) Pesquisar utensílios e invenções utilizadas no Brasil que tem origem em países do Cone Sul.
  24. 24. Insígnia de Interesse Especial • A Insígnia do Cone Sul é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou vestuário escoteiro, acima das estrelas de atividade e abaixo do distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. • Quando usada em conjunto com outras insígnias de Interesse Especial deve estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso. • O distintivo da Insígnia do Cone Sul poderá ser usado no vestuário ou uniforme até ser substituído pelo mesmo distintivo nos ramos seguintes, ou até a saída do Ramo Pioneiro.
  25. 25. Cruzeiro do Sul Condecoração máxima do Ramo Lobinho
  26. 26. Cruzeiro do Sul • É um distintivo redondo de tecido azul marinho, com um círculo tendo ao centro o Cruzeiro do Sul, ambos em dourado. • O distintivo deve ser colocado na manga direita da camisa e pode ser usado até a conquista do distintivo Lis de Ouro, ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Escoteiro. • Os Lobinhos e Lobinhas os podem começar a realizar os itens necessários para conquistar o Distintivo Cruzeiro do Sul desde o início da sua vida na Alcateia, em paralelo com as outras etapas de progressão.
  27. 27. Cruzeiro do Sul Conheça os requisitos para conquista do Cruzeiro do Sul: •Conquistar todas as atividades previstas no 2ª Guia do Caminho da Jângal; •Participar de, no mínimo, três acampamentos ou acantonamentos; •Conquistar, no mínimo, 5 especialidades em pelo menos 3 ramos de conhecimentos diferentes; •Conquistado uma das quatro Insígnias de Interesse Especial do Ramo Lobinho; •Ser recomendado pelos Velhos Lobos e pela Roca de Conselho por ser um Lobinho dedicado, frequente às atividades da Alcateia e cumpridor da Lei e Promessa do Lobinho.
  28. 28. Sempre Alerta Espero que este documento ajude os escotistas a compreenderem bem as mudanças do novo POR e os jovens a planejar a conquista de suas insígnias, o do tão desejado Cruzeiro do Sul. Boa atividade!

×