Fatores climáticos

3,050
-1

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
3,050
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fatores climáticos

  1. 1. Fatores determinantes do clima do continente americano.Latitude: As terras americanas ocupam quase toda aextensão norte-sul do globo,sendo cortadas pelos grandescírculos ( Equador,trópicos de Câncer e de Capricórnio,círculo polar Ártico), com exceção do círculo polarAntártico.Essa é uma das características do continenteamericano que explicam a sua diversidade climática,umavez que,à medida que nos afastamos do Equador,seguindoem direção aos pólos,as temperaturas vão diminuindo.Assim,quanto maior é a latitude,menor a temperatura.
  2. 2. Relevo: O relevo também contribui para a grandevariedade de climas e paisagens vegetais naAmérica,em razão das diferenças de altitude e dadisposição de suas formas (cadeiasmontanhosas,planaltos,depressões e planícies).É a altitude que explica,por exemplo,as neveseternas dos Andes (altitudes maiores),em plenazona equatorial.A disposição espacial das formas de relevo podefacilitar ou dificultar o deslocamento das massas dear,que influenciam na distribuição da umidade e namudança de temperatura.
  3. 3. As cadeias da costa ocidental americana,porexemplo,funcionam como barreira à passagem dasmassas de ar,dificultando sua penetração e influindona distribuição da umidade.Comoconsequência,existem áreas desérticas em váriasregiões da costa ocidental do continente.Outro exemplo é o corredor formado pelas planíciesque se estendem ao longo da parte central docontinente,permitindo o deslocamento de massas dear frias e polares ou de massas equatoriais etropicais,de acordo com a época do ano.O fenômenoda friagem que ocorre na Amazônia nada mais é doque o deslocamento de massas de ar.
  4. 4. Correntes Marítimas: As correntesmarítimas também exercem influência sobreo clima do continente americano.Essainfluência é mais sensível no litoral doPacífico,onde as correntes frias da Califórniae de Humboldt são um dos fatoresresponsáveis pelo clima árido ou desértico napenínsula da Baixa Califórnia (América doNorte),na maior parte do litoral peruano e nodeserto de Atacama,no Chile (América doSul).Isso acontece porque a umidade trazidapelos ventos quentes do oeste,ao passarsobre as águas frias dessas correntes,resfria-se,condensa-se e se precipita em forma de
  5. 5. chuva.Quando chegam ao continente,essesventos já não carregam umidade suficiente paraprovocar chuvas.
  6. 6. Continentalidade: A influência daCcontinentalidade (distância em relação aoooceano),que se verifica mais acentuadamente noninterior da América do Norte e da América dotSul.Essa influência acarreta a diminuição dasichuvas e a maior amplitude térmica(diferençanentre as temperatura máxima e mínima),própriaedos climas continentais.talidad

×