PROJETO LEITURA NA EDUCACÃO INFANTIL
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

PROJETO LEITURA NA EDUCACÃO INFANTIL

on

  • 48,269 views

 

Statistics

Views

Total Views
48,269
Views on SlideShare
48,115
Embed Views
154

Actions

Likes
0
Downloads
118
Comments
0

6 Embeds 154

http://educacaodialogica.blogspot.com.br 148
http://educacaodialogica.blogspot.com 2
https://www.blogger.com 1
https://educacaodialogica.blogspot.com 1
http://educacaodialogica.blogspot.pt 1
http://educacaodialogica.blogspot.it 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as OpenOffice

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

PROJETO LEITURA NA EDUCACÃO INFANTIL PROJETO LEITURA NA EDUCACÃO INFANTIL Presentation Transcript

  • Elaboração de Projetos- PITEC - 40H PROJETO:NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL MAGDA IVANA TURMA: EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª. CLÁUDIA CLEVER MATIAS DO VAL
  • Este trabalho intitulado “NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO” éuma seguimento do projeto maior da instituição, onde a mesmavem buscar soluções para os problemas de leitura encontradosna atual situação educacional. Com este projeto objetivamos com as turmas de educaçãoinfantil proporcionar condições para o desenvolvimento dohábito da leitura no contexto escolar e extraescolar. Para alcançarmos esses objetivos trabalharemossubtemas que atenderão a temática maior. Dessa forma, ao fim deste trabalho buscamos que nossosalunos tenham contato com diversos tipos de textos, fazendocom que os mesmos saibam utilizar-nos diversos momentos desua vida.
  • TEMA: CRIANÇA LEITORAPROBLEMA: Falta do Hábito de leitura encontrado na atual situação educacional.
  • JUSTIFICATIVA A leitura, na contemporaneidade, surge como algofundamental para garantir as crianças o desenvolvimentode habilidades necessárias a vida, pois o leitor é alguém capaz de sonhar, de criar, de inventar, de construir pontes para superar cada obstáculo enfrentado, dedesafiar a si próprio em busca de seus ideais. Ler não é simplesmente uma ação mecânica, é acima de tudo um ato de coragem que permitirá ao seu praticante ver a realidade desvelada de suas impurezas sociais.
  • OBJETIVO GERAL: Proporcionar condições para odesenvolvimento do hábito da leiturano contexto escolar e extraescolar.
  • ConteúdosBrincadeiras;Habilidades manuaisCanções;Diferentes ritmos;Contagem oral;Calculo mental;Identificação de numeros;Peso, volume, tempo;Leitura de informações;Conversar, brincar, comunicar e expressar desejos;Elaboração de perguntas e respostas;Reconto de historias;Contos, parlendas, rimas e poemas;Leitura como fonte de prazer e entretenimento; Escrita do próprio punho; Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do corpo.
  • TECNOLOGIAS UTILIZADAS Fazer uso de TIC/UCA, vídeo, maquinas fotográficas, TV, dvd, aparelho de som, cd, impressora, data show, filmadora.
  • CRONOGRAMA O projeto leitura iniciará no mês de Março e terá suaconclusão no mês de junho, com a exposição de todos ostrabalhos produzidos durante este período.
  • DISCIPLINAS ENVOLVIDAS MATEMÁTICA PORTUGUÊS ARTE
  • METODOLOGIA A metodologia a ser utilizada é a sociointeracionista,pois buscaremos trabalhar com a interação do sujeito como meio, proporcionando sua participação ativa, gerandopossibilidades de uma aprendizagem significativa econtextualizada. Por esse motivo trabalharemos com as relações intere intrapessoais, pois o aluno não é aquele que produz aprópria aprendizagem, mas aquele que aprende com ooutro e com o grupo social que convive.
  • DESENVOLVIMENTO Para garantir a realização do trabalho o projeto seráorganizado em vários subtemas de pesquisa, sendo eles: Poesias Histórias Parlendas Receitas Bulas Cartas Parodias Contos Cantigas populares
  • DESENVOLVIMENTO Os subtemas de pesquisa ficará a cargo do professorde educação infantil, que trabalhará de acordo com asnecessidades de suas turmas. Para atingir tais objetivos será utilizado, pesquisabibliográficas, produções, confecções de materiais.Juntamente com esses materiais utilizaremos o oPrograma Educacional UCA, Dominio Público, TV Escola,Data Show e computador.
  • AVALIAÇÃO A avaliação será continua possibilitando que ascrianças acompanhem suas conquistas e suasdificuldades ao longo do seu aprendizado. Assim, a avaliação terá como objetivo intervir emodificar a prática docente para garantir umaaprendizagem significativa para as crianças, não sendo decaráter promocional, mas servindo como orientadora deintervenções para sanar as dificuldades existentes nodecorrer da aprendizagem. Para tanto, utilizaremos para a sistematização destessaberes caderno de campo, relatórios e portfólios.