Agropecuária e ecologia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Agropecuária e ecologia

on

  • 1,471 views

A profª Silvane Spolaor disponibilizou no meu e-mail, só baixarem.

A profª Silvane Spolaor disponibilizou no meu e-mail, só baixarem.

Statistics

Views

Total Views
1,471
Views on SlideShare
1,471
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
30
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Agropecuária e ecologia Agropecuária e ecologia Presentation Transcript

  • Agropecuária e ecologia Profª. Silvane Spolaor
  • Agricultura: Como o nome indica (agros = terra; cultura = cultivo), essa atividade consiste na utilização do solo para o plantio e cultivo de plantas úteis ao homem. Existem várias maneiras ou técnicas utilizadas pelo ser humano para a prática da agricultura. Estas maneiras de cultivo são chamadas de sistemas agrícolasDo ponto de vista técnico e científico podemos considerar três principais etapas de desenvolvimento da agricultura: Agricultura arcaica: É aquela caracterizada pela utilização intensiva da força humana e animal nas plantações, é geralmente de subsistência e não usa métodos científicos de organização.
  • Agricultura modernasurgiu após a 1ª Revolução Industrial, combase na utilização da energia a vapor etambém da eletricidade. O aumento daprodução agrícola devido à utilização detratores, colheitadeiras, semeadeiras ealguns novos implementos agrícolas.
  • A agricultura contemporânea É caracterizada pela grande utilização de meios tecnológicos, que ampliaram a quantidade e a qualidade da produção. Uma das maiores conquistas da agricultura contemporânea foi a invenção dos transgênicos, que permitem aumentar a produção, diminuir os custos. Revolução Verde: Proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola,aumentando significativamentea produção de alimentos, entretanto,a fome mundial não foi solucionada,
  • MODIFICAÇÕES GENÉTICAS NA AGRICULTURA Fonte: “A Descoberta”, 8º ano, editora Santillana Constância, 2007.
  • AGRICULTURA MODERNA X AGRICULTURA BIOLÓGICA
  • AGRICULTURA ORGÂNICA OU BIOLÓGICAProdução agrícola que despreza o recurso dos produtos químicos.OBJETIVOS:•Produção de alimentos com elevada qualidade nutritiva;•Manutenção da fertilidade dos solos;•Utilização de energia limpa;•Combate das pragas através de métodos tradicionais.
  • SISTEMAS AGRÍCOLAS E TIPOS DE AGRICULTURA Sistema Extensivo Sistema Intensivo Neste sistema são usados Utiliza tecnologias os elementos dispostos da avançadas, máquinas, natureza; preparação do solo Baixa produtividade; sementes selecionadas; Mão de obra familiar sem Animais criados em muitos recursos e confinamentos; cuidados; Mão de obra qualificada; Animais criados soltos. Grandes propriedades. Ex: Agricultura de Ex: Plantation, subsistência itinerante e a Agricultura comercial, roça. Empresas agrícolas e Agricultura de Jardinagem.
  • PECUÁRIAÉ a criação de gado, isto é, de bois, ovelhas, porcos, cavalos,cabras, asnos ou burros e mulas.No Brasil a pecuária é praticada de duas formas: INTENSIVA EXTENSIVA
  • AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA ITINERANTE -É praticada em pequenas e médias propriedades; -Uso de mão de obra familiar; -Empregam-se técnicas ultrapassadas de cultivos e de criação; -Atende as necessidades básicas do agricultor e de sua família e quando ocorre excedente é vendido no mercado local; -O agricultor transfere a área cultivada sempre que percebe o esgotamento do solo; -Foi desenvolvido pelos índios e por comunidades nômades de regiões menos desenvolvidas onde ainda existem terras disponíveis para essa finalidade; -Não conhecem ou não tem capital para aplicar na conservação dos solos.
  • NO BRASIL-ROÇAÉ a agricultura desenvolvida pelospequenos lavradores, proprietários earrendatários de pequenas porções deterras e de onde tiram o seu sustentoatravés da policultura, explorando-ajuntamente com sua família e semmuitas técnicas ;
  • OS TIPOS DE AGRICULTURA Agricultura de Empresas Plantation Jardinagem agrícolas Encontrada nas É o cultivo de regiões maisAtividade típica das produtos tropicais ricas (Américaregiões produtoras para exportação. É do Norte,de arroz do praticada através da Austrália, monocultura emcontinente asiático. Canadá e da latifúndios e tem porApresenta elevada Europa). objetivo atender aoprodutividade. Apresenta mercado consumidorEmprega grande grandes externo.Alternaquantidade de mão investimentos e técnicas modernasde obra. aplicação das com técnicas mais evoluídas rudimentares . tecnologias
  • PRINCIPAIS QUESTÕES NA ZONA RURAL BRASILEIRATrabalho escravo;Migrações para áreas urbanas;Distribuição desigual de terras;Depredação do meio ambiente;Terras improdutivas;Corrupção;Impunidade;Violência.