Your SlideShare is downloading. ×
0
Racismo
Racismo
Racismo
Racismo
Racismo
Racismo
Racismo
Racismo
Racismo
Racismo
Racismo
Racismo
Racismo
Racismo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Racismo

1,890

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,890
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
38
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Racismo
  • 2. o que é RacismoO Racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que sedá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas esuperiores umas às outras, normalmente relacionando características físicashereditárias a determinados traços de caráter e inteligência oumanifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas umconjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferençasbiológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns deacordo com a matriz racial. A crença da existência de raças superiores einferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domíniode determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durantetoda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo,muitos povos, como inferiores aos europeus.
  • 3. Casos de Racismo
  • 4. NazismoEm 1899, o inglês Houston Stewart Chamberlain, chamado de O antropólogo doKaiser, publicou na Alemanha a obra Die Grundlagen des neunzehntenJahrhunderts (Os fundamentos do século XIX). Esta obra trouxe o mito da raçaariana novamente e identificou-a com o povo alemão. Alfred Rosenberg tambémcriou obras que reforçaram a teoria da superioridade racial. Estas foram aproveitadaspelo programa político do nazismo visando à unificação dos alemães utilizando aidentificação dos traços raciais específicos do povo dos senhores. Como a raçaalemã era bastante miscigenada, isto é, não havia uma normalidade detraços fisionômicos, criaram-se então raças inimigas, fazendo desta forma surgir umsentimento de hostilidade e aversão dirigido a pessoas e coisas estrangeiras. Destaforma, os nazistas usaram da xenofobia associada ao racismo atribuindo aindivíduos e grupos sociais atos de discriminação para amalgamar o povo alemãocontra o que era diferente. A escravização dos povos da Europa oriental e aperseguição aos judeus eram as provas pretendidas pelos nazistas da superioridadeda raça ariana sobre os demais grupos diferentes e raciais também.
  • 5. Bandeira símbolo do movimento nazista
  • 6. Selos que rodaram pela Alemanha durante o período nazista (de 1933 a 1945).
  • 7. Pessoas que viviam no campo de concentração de Aucshwitz.
  • 8. Caminhão de mortos que eram queimados semanalmente
  • 9. ApaRtheidOs trabalhos de geneticistas, antropólogos, sociólogos e outroscientistas do mundo inteiro derrubaram por terra toda e qualquerpossibilidade de superioridade racial, e estes estudos culminaramcom a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Emboraexistam esforços contra a prática do racismo, esta ainda é comum amuitos povos da Terra. Uma demonstração vergonhosa para o serhumano sobre o racismo ocorreu em pleno século XX, a partirde 1948 na África do Sul, quando o apartheid manteve a populaçãoafricana sob o domínio de um povo de origem européia. Este regimepolítico racista acabou quando por pressão mundial foramconvocadas as primeiras eleições para um governo multirracial detransição, em abril de 1994.
  • 10. Placa indicando lugar proibido para negros
  • 11. Bebedouros para brancos e para negros.
  • 12. Daniel François Malan Nelson Mandela
  • 13. Auto-Racismo O Auto-racismo ocorre quando uma pessoa se auto-exclui da sociedade por conta de sua raça, como quando uma pessoa acha que não passou na entrevista de emprego porque é negra, ela está julgando a atitude da pessoa como racismo, está se auto discriminando.

×