Your SlideShare is downloading. ×
HD 1A REDES
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

HD 1A REDES

336
views

Published on

BY MATEUS CARDOSO

BY MATEUS CARDOSO


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
336
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Disco Rígido, HDs• O que é uma Disco Rígido• Tipos de Disco Rígido• Surgimento dos HDs• Componentes e funcionamento dos HDs
  • 2. O que é uma Disco Rígido Disco rígido ou disco duro, popularmente chamado também de HD(derivação de HDD do inglês hard disk drive), “memória de massa” ou aparte do computador onde são armazenados os dados.No disco rígido as memórias não são perdidas quando o computador édesligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dadosem massa. É um sistema necessário para se ter um meio de executarnovamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridosanteriormente quando ligamos o computador.
  • 3. O disco rígido é uma memória não volátil, ou seja, as informações não HISTÓRICO / CURIOSIDADES - HDsão perdidas quando o computador é desligado. Nos sistemasoperacionais mais recentes, ele é também utilizado para expandir amemória RAM, através da gestão de memória virtual.
  • 4. Tipos de Disco Rígido HISTÓRICO / CURIOSIDADES - HDExistem vários tipos de discos rígidos diferentes: IDE/ATA, SerialATA, SCSI, Fibre Channel, SAS, SSD.O primeiro disco rígido foiconstruído pela IBM em 1956, e foi lançado em 16 deSetembro de 1957. O primeiro disco rígido foi chamado de 305 RAMAC(Random Access Method of Accounting and Control) e tinha dimensõesde 152,4 centímetros de comprimento, 172,72 centimetros de largura e73,66 centímetros de altura
  • 5. Ainda no início da década de 1980, os discos rígidos eram muito caros e HISTÓRICO / CURIOSIDADES milHDmodelos de 10 megabytes custavam quase 2 - dólares americanos,enquanto em 2009 compramos modelos de 1.5 terabyte por pouco maisde 100 dólares.Os mais antigos possuíam 5 MB (cerca de 4 disquetes), sendo aumentadapara 30 MB. em seguida para 500 MB (20 anos atrás), e 10 anos maistarde, HDs de 1 a 3 GB. Em seguida lançou-se um HD de 10 GB eposteriormente um de 15 GB. Posteriormente, foi lançado no mercado umde 20 GB, até os atuais HDs dos mais variados tamanhos.Capacidade : volume de dados que podem ser armazenados no disco.Taxa de transferência (ou débito): quantidade de dados que ser lidos ouescritos no disco por unidade de tempo. Exprime-se em bits por segundo.
  • 6. Velocidade de rotação : A velocidade dos discos duros é deaproximadamente 7200 a 15000 rpm. Quanto mais a velocidade derotação de um disco é elevada melhor é o débito do disco. Emcontrapartida, um disco que possui uma velocidade de rotação elevada égeralmente mais ruidoso e aquece mais facilmente.
  • 7. Conversão: trata-se da técnica das conexões do disco rígido. As principais CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS conversões para discos duros são as - HD seguintes: IDEConexão SATA no HD Conexão IDE no HDConexão SATA na Placa mãe Conexão IDE na placa mãe SATA
  • 8. Surgimento dos HDsO disco rígido não é um tipo dispositivode armazenamento novo, mas sim umcomponente que evoluiu e muito com opassar do tempo. Um dos primeirosHDs que se tem notícia é o IBM 305RAMAC. Disponibilizado no ano de1956, era capaz de armazenar até 5MB de dados (um avanço para aépoca) e possuía dimensões enormes:14 x 8 polegadas. Seu preço também O HD RAMAC 350não era nada convidativo: o 305RAMAC custava cerca de 30 mildólares.
  • 9. Componentes e funcionamento dos HDsOs discos ficam guardados dentro de uma espécie de "caixade metal". Essas caixas são seladas para evitar a entrada dematerial externo, pois até uma partícula de poeira podedanificar os discos, já que estes são bastante sensíveis.Isso significa que se você abrir um HD em um ambientedespreparado e sem o uso dos equipamentos e das técnicasapropriadas, terá grandes chances de perdê-lo.
  • 10. Componentes de um HD
  • 11. A placa lógica contém chips responsáveis por diversas tarefas. O maiscomum é conhecido como controlador, pois gerencia uma série de itensdo HD, como a movimentação dos discos e das cabeças deleitura/gravação (mostradas adiante), o envio e recebimento de dadosentre os discos e o computador, e até rotinas de segurança.Pratos e motor: este é o componente que mais chama a atenção. Ospratos são os discos onde os dados são armazenados. Eles são feitos,geralmente, de alumínio (ou de um tipo de cristal) recoberto por ummaterial magnético e por uma camada de material protetor. Quanto maistrabalhado for o material magnético (ou seja, quanto mais denso), maioré a capacidade de armazenamento do disco.
  • 12. Cabeça e braço: Os HDs contam com um dispositivo chamado cabeça(ou cabeçote)de leitura e gravação. Trata-se de um item de tamanhobastante reduzido que contém uma bobina que utiliza impulsosmagnéticos para manipular as moléculas da superfície do disco e assimgravar dados.Atuador: também chamado de voice coil, o atuador é o responsável pormover o braço acima da superfície dos pratos e assim permitir que ascabeças façam o seu trabalho. Para que a movimentação ocorra, oatuador contém em seu interior uma bobina que é "induzida" por imãs.