Antivirus 1A REDES
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Antivirus 1A REDES

on

  • 1,193 views

BY MATEUS CARDOSO

BY MATEUS CARDOSO

Statistics

Views

Total Views
1,193
Views on SlideShare
1,163
Embed Views
30

Actions

Likes
0
Downloads
44
Comments
0

2 Embeds 30

http://assuntos1aredes.blogspot.com.br 27
http://assuntos1aredes.blogspot.com 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Antivirus 1A REDES Antivirus 1A REDES Presentation Transcript

  • Antivírus1. O que um sistema de antivírus2. O que faz um antivírus3. História dos Antivírus4. Problemas de segurança5. Métodos de identificação de Vírus 5.1 Escaneamento de vírus6. Os 10 antivírus grátis mais usados no mundo7. Qual é o melhor antivírus?8. De onde surgem os vírus9. Não é recomendado possuir mais de um antivírus10. O que um antivírus precisa ter para ser eficiente?11 Instalação do Antivírus12 Desinstalação do Antivírus13 Licença
  • 1. O que é um sistema de antivírusOs antivírus são programas decomputador concebidos para prevenir, detectar eeliminar vírus de computador.Existe uma grande variedade de produtos com esseintuito no mercado, a diferença entre eles está nosmétodos de detecção, no preço enas funcionalidades.
  • 2. O que faz um antivírusPrevenir,Detectar,Eliminar vírus de computador.
  • 3. História dos AntivírusQuando Peter Norton, empresário de tecnologias de informação,apagou acidentalmente um arquivo, desenvolveu o NortonUtilities para restaurá-los.Ele criou a Symantec, em 1982, dando início a criação ecomercialização de softwares de seguranças no mercado, e livrossobre o assunto. Ele foi um dos primeiros desenvolvedores desistemas de segurança.A primeira contaminação por um vírus de computador, ocorreuem 1988, utilizando uma BBS como meio. Sendo assim, JohnMcAfee, programador da Lockheed Air Corporation, empresa deaviação americana, desenvolveu o VirusScan, primeira vacinaconhecida. Obs. BBSs eram usados por empresas que precisavam integrar seus funcionários externos. Hoje em dia isso é simples com a Internet e o hipertexto nos documentos.
  • 4. Problemas de segurançaDevido a uma série de motivos, a família de sistema operacionalWindows é a mais visada pelos projetistas de vírus.Alguns dos motivos mais citados estão listados abaixo:•Amplamente utilizado;•Alto índice de usuários leigos;•Forma como foi projetada inicialmente: sem sistema de permissõese monousuário (argumento questionável e por muitos consideradofalso);•Relativa demora na entrega de correções (argumento questionável epor muitos considerado falso);•Dependente de software de terceiros para eficaz segurança.
  • 5. Métodos de identificação de Vírus5.1 Escaneamento de vírusÉ o comando utilizado para detectar vírus em um computador.Quando um novo vírus é descoberto seu código é desmontado eé separado um grupo de caracteres que não é encontrada emoutros softwares não maliciosos. Tal string passa a identificaresse vírus, e o antivírus a utiliza para ler cada arquivo do sistema(da mesma forma que o sistema operacional), de forma quequando a encontrar em algum arquivo, emite uma mensagem aousuário ou deleta o arquivo automaticamente.
  • 6. Os 10 antivírus grátis mais usados no mundo01. AVGA versão 8 protege o computador em tempo real, possui um anti-spyware e um novo link scanner que protege o computador de vírus quese propagam quando você visita certas páginas da web.02. AvastApesar da versão grátis desse software não possuir um sistema de scanheurístico para os emails e de estar no segundo lugar entre os antivírusmais usados do mundo, o Avast é, sem dúvida alguma, o melhorprograma antivírus grátis do mercado atualmente: protege seucomputador em tempo real contra vírus, spyware, malwares, possuianti-rootkit integrados ao sistema e atualizações automáticas. Énecessário registro (atualizado a cada 14 meses) para baixar o softwareé para uso exclusivamente pessoal.03. AviraPossui um scanner heurístico que detecta vírus e malwaresdesconhecidos baseado em seus comportamentos. As atualizaçõesonline para a versão grátis são relativamente lentas.
  • 04. ComodoEste antivirus grátis possui praticamente todas funcionalidades de um AVpago. Possui poderoso scanner heurístico que trabalha em tempo real,interceptando vírus, spyware e outros malware antes que eles infeccionemseu computador.05. IntegratorO Hand Bits VirusScan Integrator trabalha com diversos programasantivírus, permite configuração (software, Backgrounds, idiomas, etc. Aversão 5.5 é grátis somente para uso pessoal.06. BitDefender 10Possui um potente motor heurístico que consegue individualizar vírus escanners, enganando outros outros antivírus. Age como um scanner ondemand, não fornecendo proteção em tempo real, mas neutralizaeventuais malwares no sistema. É indicado mais para analisar os sistemasdo que propriamente para protege-lo.
  • 07. ClamWinEste software foi desenvolvido por uma comunidade internacional deprogramadores com a finalidade de criar um antivírus free para omercado mundial. Baseia-se no ClamAV, se atualiza automaticamente eé outro antivírus on demand: só analisa os arquivos sob pedido e nãooferece proteção em tempo real.08. Dr. Web Anti VirusOutro antivírus on demand. Este, apesar de pequeno é muito potente.09. PCTools AntiVirusProteção contra vírus em tempo real com um scanner heurístico muitoativo. Possui interface simples. Ideal para usuários menos exigentes.10. Cyber DefenderRemove vírus, spaware, malware, phishing scams e maliciosos spans.
  • 7. Qual é o melhor antivírus?Sem dúvida alguma, esta é uma das perguntas que mais se houve quando o assunto é vírusou segurança. Mas será que existe realmente um “melhor”?Antes de mais nada, vamos ver o conceito de “melhor antivírus”, afinal, o que é melhorpara um pode não servir para outroO melhor é o que detecta maior número de vírus conhecidos através de uma lista deassinaturas ou o que tem maior capacidade de identificar vírus desconhecidos pelocomportamento? É o que varre o sistema mais rapidamente em busca de vírus ou o quedegrada menos a velocidade do sistema enquanto faz isso? Seria o que tem uma interfacemais fácil e/ou bonita ou um que fale o seu idioma? Pode ser um que tenha a melhorassistência técnica ou simplesmente o mais barato e até mesmo gratuito... Um que façaatualização de dados automaticamente ou que além de monitorar os arquivos usadostambém o faça com arquivos baixados, mensagens que chegam e saem, disquetes e CDslidos, etc... Bom mesmo deve ser aquele que equilibra com mais harmonia todas essascaracterísticas, certo? OK! Mas como saber?Conhecer as características do produto é importante para poder usufrui-lo em suaplenitude... Se você não sabe direito como funciona seu antivírus não vai saber usa-loeficientemente e muito menos compara-lo com outros.
  • Um bom meio de conhecer os produtos e compara-los é experimentando, todos os antivírusdispõem de versões de avaliação que podem ser baixadas e usadas por um mês geralmente;basta ir ao site das empresas desenvolvedoras e baixar a versão para teste além é claro daatualização de assinaturas de vírus.Mcafee Viruscanhttp://www.mcafee.com/us/Norton Symantechttp://www.symantec.com/norton/downloads/index.jspTrend Microhttp://www.antivirus.com/download/Sophoshttp://www.sophos.com/products/Pandahttp://www.pandasecurity.com/brazil/AVGhttp://www.grisoft.com/doc/31/br-pt/crp/0F-Prothttp://www.f-prot.com/f-prot/downloa...pwintrial.htmlAntivirhttp://www.free-av.com/AVP Kasperskyhttp://www.kaspersky.com.br/
  • 8. De onde surgem os vírusJá não é mais possível pensar que os vírus sósão encontrados em páginas de conteúdoadulto ou ilegal, pois eles estão em todos oslugares. Hoje, um dos maioresdisseminadores de pragas virtuais são ospendrives. Em faculdades, escolas ouempresas, pendrives são "espetados" emmáquinas infectadas e assim começa uma"epidemia".Não podemos nos esquecer dos emailscontaminados, frutos de contas invadidasou listas de contatos perdidas. Com eles sãorepassados milhões de arquivos ou linksinfectados, todos os dias. Ressaltamos: éextremamente importante tomar cuidadocom todos os tipos de mensagens abertas emídias inseridas nos computadores.
  • 9. Não recomendado possuir mais de um antivírusPode parecer que utilizar dois softwares de proteção contravírus é uma ótima ideia, mas a verdade é justamente ooposto. Em vez de duplicar a proteção, há dois problemasmuito grandes que são originados com essa prática. Oprimeiro deles é a possibilidade do surgimento de conflitosentre os aplicativos, resultando em brechas no sistema.O outro é menos prejudicial para os sistemas operacionais,mas também pode incomodar bastante. Devido ao grandevolume de informações sendo computadas, há umasobrecarga da memória RAM e também do processador, o quepode originar lentidão nas máquinas e até mesmo algunstravamentos, dependendo do caso.
  • 10. O que um antivírus precisa ter para ser eficiente?1. Atualizações frequentes do banco de dados2. Cuidado com falsos-positivos3. Criar disco de boot4. Pouco uso de memória5. Varreduras simultâneas6. Proteção em emails7. Verificação de mídias removíveis8. Desligamento automático9. Agendamento10. Opções de varredura11. Proteção em tempo real12. Identificação de vários malwares
  • 11 Instalação do Antivírus12 Desinstalação do Antivírus13 Licença