Projeto: A contribuição  africana na culinária brasileira
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Projeto: A contribuição africana na culinária brasileira

on

  • 8,043 views

 

Statistics

Views

Total Views
8,043
Views on SlideShare
8,043
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
59
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Projeto: A contribuição africana na culinária brasileira Document Transcript

  • 1. ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA MARY ALVARENGAA contribuição africana na culinária brasileira IMPERATRIZ - MA 2012
  • 2. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO  Local de trabalho: Escola Municipal Santa Maria  Tema: A contribuição africana na culinária brasileira  Período: setembro, outubro e novembro de 2012.  Turma: 6º ano Turno: vespertino  Professora: Mary Alvarenga  Tempo de execução: 3 meses  Área: Língua Portuguesa 2. JUSTIFICATIVA Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldadeque os educandos têm de ler, interpretar e produzir textos. Essa é uma reclamação constantenão só pelos professores da disciplina Língua Portuguesa, mas de toda a categoria docente.Tendo em vista essas dificuldades criou-se esse projeto, cuja finalidade é despertar o interessepela leitura e o conhecimento pela culinária afro-brasileira. Com isso levar o educandoreconhecer e valorizar as contribuições do negro na formação da culinária brasileira. 3. OBJETIVOSGerais Valorizar a cultura afrodescendentes, reconhecendo a sua presença de forma positiva nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à literatura, arte, culinária, religião música e dança.Específicos  Despertar o gosto pela leitura e o hábito de ler;  Incentivar a leitura e a escrita através de receitas culinária;  Desenvolver o senso crítico e a criatividade;  Desenvolver a habilidade de produzir textos;  Coletar várias receitas afro-brasileiras e compor um pequeno livro;  Estimular a pesquisa e a reflexão a respeito da origem da culinária brasileira;
  • 3.  Pesquisar para saber como a alimentação negra e indígena conseguiu perdurar até hoje na cultura brasileira  Estimular a leitura e a escrita objetivando maior autonomia na formação do aluno leitor;  Reconhecer a culinária afro-brasileira e sua inclusão no dia-a-dia do povo brasileiro;  Respeitar e valorizar as manifestações da cultura africana em nosso espaço cotidiano;  Utilizar a informática como recurso didático no processo ensino-aprendizagem. . 4. METODOLOGIA O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Santa Maria, com os alunos do 6º ano,que entre outras atividades, serão realizadas:  Montagem de um mercado com produtos que foram trazidos da África para o Brasil.  Escrever receitas e organizar livrinhos culinário afros.  Pesquisas navegando livremente em sites sobre a cultura afro-brasileira  Elaboração de cartazes ilustrativos.  Elaboração de slides com textos e imagens.  Apresentação de pratos típicos.  Elaboração de cartazes ilustrativos de alguns pratos afrosRECURSOS DIDÁTICOS: Materiais – Livro didático, receitas culinárias, papel chamex, papel 40, cola quente, lápis de cor, giz de cera, pincel atômico, máquina digital, data show, pen drive, xerox, computador, internet, impressora, gravuras... Humanos – Corpo docente; – Corpo discente; – Corpo administrativo.
  • 4. 5. FECHAMENTO Exposição das atividades produzidas pelos alunos 6. AVALIAÇÃO Será feita através da observação, da participação, na elaboração e execução dasatividades propostas. Levando em consideração o interesse, participação, criatividade,,organização, legibilidade, leitura, escrita, interpretação e o relacionamento com todos. 7. CRONOGRAMA ATIVIDADES SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO Tema X Levantamento bibliográfico X Digitação e correção X Execução do projeto X X X Culminância X 8. BIBLIOGRAFIADiretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnico-Raciais e para oEnsino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. MEC, Brasília - 2005.BENJAMIN, Roberto Emerson Câmara.Á África está em nós: história e cultura afro-brasileira / Roberto Benjamin. – João Pessoa ,PB. Editora Grafset, 2004. 168p.; 210x280 mmALVARENGA, Mary. A influência africana na culinária brasileira. Slideshare. Disponívelem: <http://www.slideshare.net/Alvarenga-48/culinria-afrobrasileira-14346412> Acesso em28 de outubro de 2012..ALVARENGA, Mary. A influência do negro na cultura brasileira. Portal do professorDisponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ fichaTecnicaAula.html?aula=35034>Acesso em 29 de outubro de 2012.