Trabalho De Artes

65,420 views
64,705 views

Published on

Trabalho para disciplina de Arte - Eduarda - 1º EM A

Published in: Business, Education
8 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
65,420
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
132
Actions
Shares
0
Downloads
558
Comments
8
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trabalho De Artes

  1. 1. A dança é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade , ao lado do teatro e da música . Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos ( coreografia ), ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
  2. 2. <ul><li>A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo. </li></ul><ul><li>Com o Balé Clássico , as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna . </li></ul>
  3. 3. O ballet tem suas raízes na Itália renascentista através das pantomimas (peças de teatro sem falas, utilizando apenas expressões faciais e corporais, geralmente improvisada)que eram realizados por atores e circenses em grandes salões para membros da corte.
  4. 4. A expressão dança moderna se refere às escolas e movimentos da história da dança referentes ao período da modernidade . A dança moderna surgiu no início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança. Isadora Duncan
  5. 5. <ul><li>♥ Mazurca </li></ul><ul><li>♥ Gavota </li></ul><ul><li>♥ Chula </li></ul>
  6. 6. A mazurca é uma dança tradicional de origem polaca , feita por pares formando figuras e desenhos diferentes, em compasso de ¾ e tempo vivo. Característico é o ritmo pontuado, com acento típico no 2º e 3º tempo do compasso. A mazurca é semelhante à oberca , que é uma variante muito rápida.
  7. 7. Gavota foi uma dança popular de origem francesa dos séculos XVII e XVIII . Esta dança parece ter se originado no Delfinado .Era muito popular na corte de Luís XV e Luís XVI , reis de França. O ritmo da gavota se baseia em um compasso a quatro tempos bem marcados e começando no terceiro tempo do compasso. A linha melódica da gavota deve ser clara, elegante e refinada, com acompanhamento tão sutil e refinado quanto a linha melódica principal.
  8. 8. A chula é uma dança popular e género musical de Portugal de andamento lento e de ritmo bastante marcado. O canto é acompanhado por rabecas , violas , guitarras e percussão .
  9. 10. <ul><li>Samba </li></ul><ul><li>Forró </li></ul>
  10. 11. <ul><li>Catira </li></ul><ul><li>Capoeira </li></ul>
  11. 12. <ul><li>A dança de salão tem origem nos bailes da nobreza européia , especialmente a valsa , dançada em casais, o que era um avanço comportamental em sua época. </li></ul>
  12. 13. A Dança do Ventre é uma dança do Período Matriarcal , cujos movimentos revelam sensualidade, de modo que em sua forma primitiva era considerada um ritual sagrado. Sua origem data de 7000 anos atrás, relacionada aos cultos primitivos da Deusa-Mãe: provavelmente por este motivo, os homens eram excluídos de seu cerimonial .
  13. 14. As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.

×