Nutrição, nutrientes, pirâmide alimentar, ganho e gasto de calorias

40,325 views
41,956 views

Published on

Published in: Education
2 Comments
18 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
40,325
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
14,295
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
2
Likes
18
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Nutrição, nutrientes, pirâmide alimentar, ganho e gasto de calorias

  1. 1. www.sociencias.wordpress.comAssuntos: Os nutrientes, valor calórico,pirâmide alimentar, ganho e gasto decalorias, como o nosso organismoaproveita os nutrientes.
  2. 2. Os nutrientesSão substâncias que provêm dos alimentos eque podem ser usadas pelas células para aobtenção de energia, para o crescimento emanutenção do corpo.Ex: Proteínas, Sais Minerais, vitaminas,gorduras, açúcares, Água e etc.Os nutrientes desempenham funções diferentese importantes em nosso corpo, por issodevemos fazer uma alimentação balanceadapara obter todos os nutrientes necessário para obom desenvolvimento do nosso corpo.
  3. 3. Os alimentos
  4. 4. Principais nutrientes de alguns alimentos
  5. 5. Classificação dos nutrientes Os nutrientes podem Ser agrupados em Três grupos: Energéticos: São Construtores: são Reguladores: São aqueles queaqueles que ajudam aqueles que regulam fornecem energia na construção do o funcionamento do para o nosso corpo. Corpo. nosso corpo.
  6. 6. Principais funções dos nutrientes
  7. 7. A Pirâmide AlimentarEla é um guia deorientação alimentar,que indica quaisalimentos devem serconsumidos com maisfrequência e osalimentos de devem serconsumidos com menorfrequência.Ela apresenta os gruposdos alimentos e asquantidades de porçõesdiárias que devem serconsumidas.
  8. 8. Como aproveitamos os nutrientes O sistema de nutrição O sistema O sistemaSistema digestivo respiratório cardiovascular
  9. 9. Para que sejam utilizados pelas células o alimentosprecisam passar por sucessivas transformações. Esseprocesso de transformação é conhecido como digestão.Nos seres humanos a digestão começa pela: Boca,segue pelo estômago e finaliza no intestino delgadoonde os nutrientes são absorvidos pelo sangue etransportados até as células onde são utilizados para aprodução de energia. Para que ocorra o aproveitamento dos nutrientes énecessário um trabalho em conjunto dos sistemasdigestivo, respiratório, circulatório e excretor.
  10. 10. O que é:Digerir: fazer a digestão dos alimentos para oaproveitamento dos nutrientes pelas células.Respirar: absorver o oxigênio e eliminar o gáscarbônico.Circular: levar, transportar os nutrientes, o oxigêniopara as células e eliminar o gás carbônico.Excretar: eliminar os resíduos do metabolismo celular.
  11. 11. O Sistema Digestivo e seus órgãosO sistema digestivo é Ele é formado pelosencarregado de captar os seguintes órgãos:diversos elementos Bocanutritivos presentes nos Faringealimentos, necessários à Esôfagosobrevivência e aofuncionamento das Estômagonumerosas células Intestino Delgadopresentes em nosso Intestino Grossoorganismo, ou seja, suafunção é fazer a digestãodos alimentos.
  12. 12. Os órgãos dos sistemas digestivo e suas funções.
  13. 13. O Sistema Respiratório e seus órgãos.O sistema respiratório Ele é formado pelostem função de realizar as seguintes órgãos:trocas gasosas do Cavidades nasais:organismo com o Narizambiente, sendo que, namaioria dos organismos, Bocaocorre absorção de gás Faringeoxigênio e eliminação de Laringegás carbônico. Traquéia Os Pulmões
  14. 14. As funções dos órgãos do sistema respiratório.
  15. 15. O Sistema circulatório e seus Órgãos.O sistema circulatório é formado pelo: Coração Vasos sanguíneos: Veias Artérias Capilares
  16. 16. As Funções do sistema cardiovascularO sistema circulatório permite que algumas atividadessejam executadas com grande eficiência:Transporte de gasesTransporte de nutrientesTransporte de resíduos metabólicosTransporte de hormôniosO Transporte de calorDistribuição de mecanismos de defesa
  17. 17. As funções dos órgãos do sistema circulatório.Coração- bombear o sangue, fazer o sangue circular.Vasos sanguíneos- distribuição do sangue peloorganismo.Artéria- são os vasos por onde sai o sangue docoração.Veia- são os vasos que trazem o sangue para ocoração.Capilares- são vasos de diâmetro muito reduzido,constituindo as últimas ramificações das artérias.
  18. 18. O sistema excretorO sistema excretor éformado por um conjuntode órgãos que filtram osangue, produzem eexcretam a urina - oprincipal líquido deexcreção do organismo.É constituído por um parde rins, um par deureteres, pela bexigaurinária e pela uretra.
  19. 19. Representação do sistema urinário masculino e feminino.
  20. 20. As funções dos órgãos do sistema excretorRins- filtrar o sangue para retirar substâncias inúteiscomo (uréia, ácido úrico) dissolvidos na água paraformar a urina.Bexiga- é uma bolsa muscular onde vai se acumulandoa urina.Ureteres- são tubos elásticos que ajudam a urina descerpara a bexiga.Uretra- tubo por onde a urina é levada da bexiga parafora do corpo.

×